PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Quer flertar com um cara ou uma garota no Instagram, Facebook, WhatsApp ou qualquer outro serviço on-line, mas não quer correr o risco de parecer uma pessoa bizarra na internet? Parabéns! Ao buscar ajuda, você já demonstrou ter mais noção do que a maioria das pessoas que gostam de se relacionar na internet. Continue lendo para aprender a flertar de forma inteligente e respeitosa.

Método 1
Método 1 de 2:

Sabendo o que fazer

PDF download Baixe em PDF
  1. Assim como no mundo real, o primeiro passo de qualquer flerte é superar o medo e dar a cara a tapa! Envie uma mensagem breve à pessoa perguntando sobre o dia dela, fazendo uma pergunta específica sobre o trabalho ou os estudos, ou simplesmente dizendo “Oi!”. A parte mais difícil do flerte é superar a relutância inicial, portanto, se está com dificuldade para criar coragem e mergulhar com tudo no flerte, lembre-se: não importa se vai tudo correr bem ou não, o papo digital vai ser menos estressante do que um encontro cara a cara.
    • Não há motivo para ficar nervoso com o flerte virtual — se a pessoa não quiser falar com você, ela pode simplesmente ignorar sua mensagem. Do seu ponto de vista, entretanto, vai ser impossível saber se ela o está ignorando ou se não está conectada.
    • Ainda assim, se você mal conhece alguém, é bom ter uma boa desculpa para puxar um papo sem criar uma situação desconfortável para ambos. Pedir ajuda com um problema em um projeto escolar ou profissional é sempre uma boa ideia. Outra sugestão é fazer uma pergunta sobre algo que chama atenção no outro. Por exemplo, se a pessoa tem um nome de usuário no Instagram relacionado a uma banda, você poderia perguntar: “Curti seu nome de usuário, você foi no show deles quando vieram pra cá na última vez?”
  2. Após cumprimentar a pessoa e trocar algumas palavras, é bom perguntar como ela vai, assim como faria no mundo real ao encontrar alguém pessoalmente. Pergunte um pouco sobre o trabalho ou os estudos, sobre interesses pessoais ou eventos recentes, por exemplo. Se preferir, faça um comentário sobre algum desses assuntos, sem fazer uma pergunta. Quando o outro responder, teça comentários ou faça novas perguntas, dando seguimento ao papo. Não tente se intrometer muito na vida do outro. A ideia é que a conversa seja leve, divertida e focada em assuntos não relacionados aos problemas do mundo e ao estresse.
    • Não gaste muito tempo na conversa fiada. Gaste no máximo dois minutos para quebrar o gelo, sem se estender demais na conversa sobre o nada, ou você corre o risco de entediar o outro.
    • Por exemplo, depois de abrir o papo perguntando sobre o interesse da pessoa na banda do nome de usuário da pessoa, é lógico e racional perguntar mais sobre os gostos musicais dela. Você também pode discutir sobre suas próprias opiniões e dar sugestões. Por exemplo: “Se você gosta tanto de Beatles, devia procurar uma banda chamada Manic Albatross. Eles são bem parecidos, mas as temáticas das músicas são mais sombrias. Quais os estilos de música dos quais mais gosta?”
  3. Todo mundo gosta de senso de humor, pode acreditar. Nas palavras de Marilyn Monroe: “Se conseguir fazer uma mulher rir, você conseguirá qualquer coisa com ela.” Não se preocupem, mulheres, pois isso também vale para os homens! Busque manter um papo leve e levemente sarcástico ao responder à outra pessoa.
    • Por exemplo, se ela perguntar o que está fazendo, não responda com “Estou procurando pessoas pra flertar no Facebook”. É melhor dar uma resposta engraçada e sarcástica como “Escrevendo o melhor romance de todos os tempos” ou “Me alimentando de minhas lágrimas”. Essas respostas, além de engraçadas, ajudam a criar novas conversas sobre seus hobbies, como o livro que está escrevendo ou o que está acontecendo na sua vida.
    • No nosso exemplo de conversa, você poderia fazer uma ou duas piadas relacionadas à música: “Não entendo por que todas as músicas nas rádios agora têm participação especial da Anitta. Onde ela arranja tempo para tocar com todo mundo?”
  4. Depois de iniciar a conversa com a pessoa, é bom dar uma aprofundada no papo e no flerte com algumas brincadeiras mais provocadoras. Sempre faça isso mantendo um ar leve, sem pegar pesado. Como medida geral, entenda: quanto mais você conhece a pessoa, mais “pesadas” as provocações podem ser.
    • Obviamente, não seja sem noção. É uma boa ideia evitar assuntos polêmicos ou que tenham a ver com a vida pessoal ou a carreira da pessoa.
    • A linha entre a provocação do flerte e a provocação ofensiva é bastante tênue. Na dúvida, não brinque. É mais fácil pensar em uma brincadeira boa depois, mas é difícil desfazer uma mágoa caso escolha a provocação errada no momento. No nosso exemplo, você poderia provocar a pessoa falando sobre o gosto musical dela dizendo algo como: “Ah, qual é? Você gosta deles? Hahahaha.” Por outro lado, se disser algo como “Nossa, essa banda é poser demais. Os fãs deles são piores ainda.”, você certamente não vai agradar a pessoa.
  5. Um dos pontos fortes do flerte na internet é o uso de emojis, o que ajuda a transmitir melhor as emoções que deseja passar para a pessoa, evitando interpretações erradas das suas falas. Para o flerte, é bom focar em emojis como o da piscadela ( ;) ) e o da língua pra fora ( :p ), presentes em praticamente todos os serviços de mensagem. Acompanhe suas brincadeiras e provocações com os emojis para que sua intenção fique óbvia.
    • Como tudo nesse mundo, tome cuidado e não exagere no uso dos emojis. Use-os espaçadamente durante a conversa para que suas brincadeiras sejam entendidas como tal, ajudando a fazer com que frases ambíguas fiquem mais claras. Se pesar a mão, você vai parecer juvenil demais, o que pode irritar a pessoa.
  6. Sua parceira de conversa está reagindo com bom humor às suas piadas e provocações? Agora é hora de fazer a transição para um papo mais íntimo. Faça isso com calma — não passe das brincadeiras leves para conversas mais pesadas de uma hora pra outra. Comece com insinuações sutis, sugerindo coisas. A ideia é ser saber se adaptar ao papo, pois essa é uma habilidade valiosíssima, tanto para conversas virtuais quanto para conversas cara a cara.
    • Ainda assim, continue falando de forma leve e brincalhona. Há um certo clima pueril em qualquer tipo de flerte, e reconhecer isso fará com que você pareça uma pessoa mais pé no chão e menos bizarra.
    • Por exemplo, voltando à conversa sobre bandas. Caso sua parceira de papo diga que considera uma música sensual, siga nessa linha de conversa. Rebata com um choque falso, como em “Ei, se comporte!” ou mostra que está a fim de algo a mais dizendo algo como “Ah, é mesmoooo? ;)”.
  7. O flerte sempre envolve um certo risco de rejeição, tanto na internet quanto na vida real. A comunicação virtual é rápida e impessoal, mas a rejeição ainda é uma possibilidade. Caso a pessoa não pareça retribuir seus avanços, dê um jeito de se retirar da conversa o quanto antes, minimizando suas perdas. Por exemplo, você pode dizer que precisa fazer algo — tarefas de casa ou algum projeto no trabalho são boas desculpas — ou que precisa dormir. O motivo específico não é importante — o importante mesmo é respeitar os desejos da pessoa com quem está flertando, sem prolongar desnecessariamente uma conversa desconfortável.
    • Por exemplo, no exemplo de conversa sobre bandas, se você mencionar uma música e a outra pessoa disser que é a canção preferido do ex-namorado dela, é melhor dar uma recuada educada. Às vezes, basta dizer “Bom, preciso sair rapidinho. Conversamos depois, ok?”
  8. O segredo para o flerte, virtual ou não, é encerrar o encontro deixando um gostinho de “quero mais” na outra pessoa. No mundo do flerte virtual, a ideia é mandar uma mensagem rápida de adeus antes que o papo comece a ficar morno. Assim, a pessoa vai ter apenas memórias divertidas e positivas da conversa, sem lembranças desconfortáveis de ficar pensando em um assunto para reviver o papo.
    • Se a pessoa tem respondido bem aos flertes, despeça-se dela de forma levemente provocadora, para deixar uma marca. Os emojis são bem úteis nesse momento! Por exemplo, por mais que “Boa noite” seja uma mensagem meio sem graça e nada inspirada, "Boa noite ;)” já passa uma conotação mais sutil de que você vai continuar pensando na pessoa.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Sabendo o que evitar

PDF download Baixe em PDF
  1. Isso vale mais para situações físicas no “mundo real”, mas é algo que também impacta o flerte virtual. Por exemplo, não faça muitas piadas às suas custas. Uma brincadeira zombando a si próprio é mais do que suficiente, e isso não deve ser um tema recorrente na conversa. Exagerar na frequência pode transformar o flerte em um papo focado na sua carência e em seu sofrimento.
    • Por outro lado, isso não significa que você deva fazer piadas ás custas dos outros, pois isso passará a ideia de que você é uma pessoa maldosa e mesquinha. Comentários maldosos, sobre você ou outra pessoa, não têm lugar no flerte.
  2. As pessoas querem se divertir na hora do flerte, e receber elogios demais só é divertido até certo ponto. Mais do que dois comentários do tipo já devem fazer com que o outro fique com vergonha e questione os seus motivos. No fim, a pessoa vai achar que você está falando com ela esperando algo em troca. Além disso, o poder dos elogios é diminuído consideravelmente quando eles são feitos em uma caixinha pequena de texto no canto do monitor, junto de emojis.
    • Em vez de depender demais dos elogios, foque em gerar um papo sincero e com envolvimento. Sempre siga a máxima: “Mostre, não fale”. Em outras palavras, demonstre que está atraído pelo outro gerando uma boa conversa, não dizendo “Estou amando esse papo”.
  3. Flertar pela primeira vez pela internet deixa claro que o relacionamento de vocês é bastante casual . Por conta disso, é importantíssimo manter a conversa casual. Nada de falar de amor, compromisso ou qualquer coisa do tipo, pois esses são sinais de alerta para a outra pessoa que vão sabotar suas chances de evoluir para um relacionamento cara a cara.
  4. Cada pessoa reage de um jeito ao uso de linguajar de baixo calão, humor escatológico, referências sexuais, entre outras coisas, e é preciso aprender a respeitar essa diferença. Na internet, os xingamentos e o humor pesado são muito comuns, e é muito fácil se esquecer de que muitas pessoas não gostam de encarar esses tipos de conteúdos chocantes. Portanto, o ideal é que o papo seja relativamente leve, pelo menos no começo. Pense sempre em como você pode ser interpretado pelo outro se ele não está acostumado a esse tipo de papo.
    • Uma boa regra é não ser vulgar até que o outro o faça . Em outras palavras, se está flertando, nada de palavrões ou piadas pesadas enquanto o outro não o fizer primeiro.
    Publicidade

Dicas

  • Não pressione o outro caso ele esteja ocupado ou não respondendo por qualquer motivo. Você simplesmente não sabe o que pode estar acontecendo do outro lado da tela.
  • Tecer comentários sexuais exagerados não é flertar. Obviamente, insinuações sexuais são aceitáveis, mas ficar falando de sexo logo de cada pode incomodar o outro, principalmente se ele não sente o mesmo por você.
  • Nunca fale sobre sexo ou outro assuntos com alguém que acabou de conhecer. Acredite, essa não é uma boa ideia.
  • Leia tudo que escrever, evitando erros de ortografia e digitação.
  • Sempre pense duas vezes no que dizer, e use emojis para reforçar suas intenções caso alguma frase pareça ambígua. Lembre-se de que o outro não consegue ouvir seu tom de voz pela escrita e pode interpretá-lo mal.
  • Não responda instantaneamente, ou você vai parecer desesperado! Deixe a mensagem sem resposta por uns dois minutos, pelo menos. Aproveite esse tempo para pensar bem no que responder.
  • Ao flertar em um aplicativo, ria com frequência. Use mensagens como "rs" e "haha" para reforçar a mensagem. Isso passa a ideia de que você está curtindo o papo.
  • Não responda imediatamente, ou você vai parecer uma pessoa carente e sem vida própria. Espere alguns minutos para pensar no que dizer e deixar o outro querendo mais!
Publicidade

Avisos

  • Não crie o costume de mandar mensagens se o outro estiver off-line, ou você vai parecer desesperado. Tudo bem mandar uma mensagem do tipo de vez em quando, entretanto, principalmente se o conteúdo for importante demais para esperar.
  • Mantenha o papo sempre leve e positivo.
  • Não fale sobre outras pessoas, ou você pode magoar seu parceiro de conversa. Foque nele!
  • Assim como tudo na internet, conversar com estranhos pode ser perigoso. Nunca passe seu endereço de casa ou outras informações pessoais para pessoas que não sejam de confiança.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 7 018 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade