Baixe em PDF Baixe em PDF

Apesar da ciência ainda não ter descoberto com precisão a razão por trás dos bocejos, nós sabemos que essa ação tem algumas funções importantes. Ela resfria o cérebro, evita que nossos ouvidos estralem pela pressão e ajuda na formação de laços entre pessoas (pois é!). Se quer forçar um bocejo, tente observar alguém bocejando ou abrir bem a boca. Abaixo, vamos dar algumas dicas certeiras para conseguir isso. Vamos lá?

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando o corpo para o bocejo

Baixe em PDF
  1. Parece mentira, mas o simples ato de imaginar um bocejo pode desencadear essa reação! Prepare seu corpo imaginando que está bocejando ou pensando na sensação de soltar um bocejo gostoso e profundo.
  2. Não importa se está fingindo ou não, abra a boca tanto quanto possível. Ao entrar na posição de bocejo, talvez você consiga forçar essa reação natural.
  3. Esses são os músculos que são contraídos naturalmente durante o bocejo, e forçar esse movimento pode estimular o corpo a bocejar. Seu cérebro vai associar a sensação nos músculos com o ato, afinal de contas.
  4. Assim como faria em um bocejo de verdade, inspire pela boca, de forma profunda e lenta. Nada de respiração rasa agora, já que os bocejos de verdade são feitos com bastante ar.
  5. Fique com a boca aberta e os músculos da garganta contraídos para bocejar. Na maioria das vezes, seu corpo vai querer bocejar naturalmente depois que o ar entrar pela boca. Se não der certo, tente o próximo Método.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Observando outras pessoas bocejando

Baixe em PDF
  1. Como você provavelmente já sabe, bocejar é "contagioso". É só ver alguém fazendo isso que bate aquela vontade de fazer também, certo? Isso acontece com mais frequência quando a outra pessoa é próxima de você, seja um amigo, seja um familiar. Portanto, se precisa muito forçar um bocejo, fique de olho nas pessoas próximas e veja se elas bocejam primeiro.
    • Há uma teoria entre cientistas que diz que o bocejo ajuda a sincronizar as ações dentro de um grupo social, e é por isso que 50% das pessoas boceja ao ver alguém bocejar, principalmente se o outro é uma pessoa conhecida. [1]
    • O bocejo é tão contagioso que o simples ato de ler sobre ele já pode fazer você bocejar. Quem sabe isso não acontece só de ler nosso artigo, hein? [2]
  2. Ninguém ao seu redor está bocejando ou com sono? Sem problemas, peça para um amigo ou familiar fingir um bocejo. O simples fato de ver essa ação sendo executada, mesmo que de mentirinha, pode desencadear uma reação natural em seu corpo. [3]
  3. Por mais que essa ação não seja tão contagiante com pessoas desconhecidas, isso ainda pode funcionar. Quando estiver em um local público e aberto, olhe ao redor e veja se alguém está bocejando. Se estiver com sorte, você vai se inspirar e conseguir bocejar também. [4]
  4. Não tem ninguém por perto para se inspirar? Procure por "bocejo" no YouTube e veja um vídeo! O efeito vai ser o mesmo daquele de se observar um estranho bocejando pessoalmente. Uma foto também basta, caso esteja com um plano de dados limitado e não queira assistir a um vídeo.
  5. Acredite, o bocejo é ainda mais contagioso entre animais! Como experimento, tente observar seu bichinho de estimação bocejando e veja se não fica com vontade também! Segundo estudos, praticamente todos os animais passam por isso!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Criando um ambiente propício para o bocejo

Baixe em PDF
  1. É normal que as pessoas bocejem mais no calor do que no frio, e os cientistas acreditam que isso ocorre pois o bocejo enche o corpo com ar frio e ajuda a resfriar o cérebro quando ele está prestes a superaquecer. Segundo estudos, as pessoas bocejam menos no inverno ou em ambientes frios. [5] Por outro lado, se quer estudar e não consegue parar de bocejar, tente resfriar de leve o ambiente e o problema se resolverá rapidamente.
  2. As chances de você bocejar de manhã são altas, pois o cérebro fica um pouco mais quente durante a noite e os bocejos o resfriam. Portanto, se quer forçar um bocejo, volte para a cama, se cubra e se aqueça um pouquinho. É batata!
  3. Pois é, o estresse e a ansiedade aquecem o cérebro, o que é combatido inconscientemente pelos bocejos. É por isso que atletas bocejam antes de uma competição! Quem salta de paraquedas ou pratica outras atividades radicais também costuma bocejar antes de um salto, portanto, fique levemente nervoso para estimular alguns bocejos que vão resfriar seu cérebro. [6]
    Publicidade

Dicas

  • Cubra a boca ao bocejar em um local público. Não fazer isso é falta de educação.
  • Tente fingir que está com uma coceira no nariz e abra bem a boca. Uma hora você vai conseguir bocejar quando quiser.
  • Continue pensando ou dizendo "aaaaahhh" várias vezes.
  • Abra a boca lentamente, até entrar na posição de bocejo. No meio tempo, respire de forma não muito profunda.
Publicidade

Avisos

  • Quando conseguir bocejar, prepare-se: talvez você não consiga parar por um tempo!
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 40 849 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade