Baixe em PDF
Baixe em PDF
Não há nada pior do que não ter o equipamento adequado! Agora, não estamos dizendo que algum dia você estará em uma situação onde não haja escolha que não seja forjar sua própria faca, mas quem sabe? Pode acontecer, e você vai ser grato por ter lido isto!
Passos
-
Esquente o metal e uma forja ou sua própria fornalha de metal. A temperatura ideal varia, mas um fogo de carvão com ar introduzido é suficiente.
-
Olhe a cor quando esquentado. O metal deve estar de 1150 a 1200º C, que deve ficar com cor amarela ou de palha.
-
Forje a lâmina a um ponto em que o lado plano será a borda da sua lâmina, e o lado curvado irá ser a espinha quando finalizado.
-
Deixe espaço para um tang (a parte do cabo). Deixe por volta de 5 cm ou mais em uma das pontas.
-
Estabeleça uma lâmina, dando repetidas batidinhas com uma marreta de 1,5 kg (o melhor peso irá depender do seu tamanho e força) em linhas longas através da lâmina, estreitando o metal, deixando-o mais fino. Trabalhe dos dois lados da lâmina para evitar qualquer distorção.
-
Martele o lado plano para fazer uma curvatura. Note que fazendo isso você irá fazer com que a lâmina entorte na sua espinha.
-
Tente não deixar a lâmina se dobrar nem criar bolhas, pois isso irá enfraquecê-la.
-
Lembre-se, quando a lâmina está no formato bruto, você pode temperá-la levando-a a uma temperatura que a deixe vermelha, três vezes, e então deixando-a resfriar ao ar até toda a cor sair. Depois de esquentar três vezes, deixe resfriar sobre o fogo durante a noite. Resfriar muito devagar fará com que a faca fique mais macia, facilitando o processo.
-
Lixe até o formato desejado e deixe bem uniforme.
-
Leve a lâmina novamente à temperatura que a deixa vermelha, e mergulhe-a em uma cuba de óleo para endurecê-la (existem metais que endurecem em óleo, água e ar). Mergulhar somente a borda de corte irá dar uma dureza de corte boa, mas deixará a parte de trás flexível, assim aumentando a durabilidade da faca como um todo. Somente mergulhe o metal verticalmente; qualquer outro ângulo causará a criação de bolhas ao redor do metal, que empenará a faca, arruinando o processo.
-
Coloque no forno por uma ou duas horas em 120 a 180 º C para temperá-la. Você também pode deixá-la coberta por com alguns carvões acesos.
-
Faça a faca. Ou faça buracos e prenda madeira, envolva com corda ou fios, ou faça um tang pontudo, prenda a um bloco de madeira e lixe até ficar no formato desejado.
-
Afie sua faca com uma lixa fina, depois com uma pedra de amolar. Finalmente use uma tira de couro impregnada com uma pasta de polimento para remover qualquer rebarba e deixar uma faca muito bem afiada.Publicidade
Dicas
- Trabalho igualmente nos dois lados do metal para deixar uniforme.
- Leve o tempo que for preciso. O processo de se fazer uma faca é algo que fica melhor quanto mais tempo você põe nele.
- Não bata com a marreta no metal com muita força. Mesmo se estiver com a face plana, você deixará uma falha bem grande onde bater.
- Somente trabalhe com o metal quando estiver vermelho de quente, ou mais quente ainda, mas não tão quente ao ponto de projetar faíscas. Alguns tipos começam a soltar algumas ligações químicas e ficarão quebradiços quando resfriados, por exemplo o ferro e o ferro fundido.
- Não espere que suas facas fiquem boas, a não ser que você já seja um ferreiro experiente. Leva-se meses ou anos de prática para se tornar um bom ferreiro. Para aprender, faça ferramentas simples como martelos, pregos, etc. Isso também pode ajudar a não haver constrangimentos durante uma aula de forja quando sua faca se tornar uma colher.
- Se quiser escolher o jeito fácil, use um metal fino, não mais do que uma chave de bronze. Forje a frio (sem aquecimento) em qualquer formato e lixe até ficar afiado em uma pedra de amolar ou qualquer superfície que esmerilhe.
- Escolha um metal que durará bastante tempo, e aço é o melhor que você pode usar para qualquer ferramenta ou produto. Porém, esse metal pode se tornar caro e difícil de forjar. Não use metais muito macios, como estanho e zinco, entre outros. Se você somente tiver pequenas porções, derreta-os juntos, mas tome cuidado para o ponto de derretimento e de fervura de cada metal, assim como quando misturá-los.
- Não toque no metal até que ele tenha resfriado ao ponto de você poder ver a cor original novamente.
- É mais fácil se você fizer um molde de argila e moldar o metal antes de usar a bigorna para que já fique no formato e fique mais fácil de afiar.
- A bigorna precisa estar a certo nível, logo nos joelhos do forjador. Não ajustando a altura devidamente, você pode sofrer de dores nas costas e ainda não conseguir forjar corretamente.
- Não use nenhum material perigoso, mesmo ácido para limpar, afiar e chapar o metal. Lingotes de chumbo derretidos são o suficiente para causar problemas de saúde seríssimos. Se você estiver inseguro com o material, retire um pedaço pequeno e derreta em temperaturas diferentes. Use máscaras para respiração e óculos apropriados enquanto testa materiais desconhecidos.
Publicidade
Avisos
- Sua faca estará afiada, então não teste no seu dedão!
- Quando apagar apenas a borda da sua faca (passo 9) existe a chance da lâmina empenar.
- Trabalhar com metal é extremamente perigoso, seja inteligente, focado e seja precavido quando estiver ao redor da forja. Quando ver um pedaço de metal que você sabe que não resfriou, use o alicate, não suas mãos.
- Não deixe ferramentas perto da forja por mais de 10 segundos, e não toque neles com suas mãos. Deixe-os resfriar ao ar livre.
Publicidade
Materiais Necessários
- Metal
- Uma fornalha
- Ferramentas (ou seja, marreta)
- Experiência trabalhando com metais.
- Sensibilidade
- Possivelmente um profissional médico.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 53 613 vezes.
Publicidade