Baixe em PDF
Baixe em PDF
O sistema de arquivo ExFAT da Microsoft foi criado para melhorar o FAT32. Assim como o FAT32, o ExFAT é perfeito em termos de portabilidade; como ele é suportado por quase todos os sistemas operacionais, você pode usá-lo para compartilhar arquivos entre Windows, macOS e Linux. Diferentemente do seu antecessor, o ExFAT funciona em qualquer drive maior do que 32 GB e permite o uso de arquivos maiores do que 4 GB. Ainda assim, muitas vezes o formato FAT32 pode ser pré-requisito para alguns dispositivos (como alguns carros) e computadores mais antigos. Este artigo o ensinará a formatar um drive externo usando o sistema de arquivo ExFAT ou FAT32.
Passos
-
Faça um backup dos arquivos contidos no drive caso queira salvá-los. Caso ele seja menor do que 32 GB, você poderá formatá-lo em FAT32 ou ExFAT usando um utilitário nativo do Windows. Fazê-lo vai excluir todo o conteúdo do drive, então faça um backup de qualquer dado importante que você quer manter.
-
Pressione as teclas ⊞ Win + E para abrir o "Explorador de arquivos". Você também pode abri-lo clicando com o botão direito no menu "Iniciar" e selecionando Explorador de arquivos .
-
Clique em Este PC ou Computador . Uma dessas duas opções estará disponível no painel do lado esquerdo do "Explorador de arquivos". Em seguida, todos os drives conectados no computador serão listados.
-
Clique com o botão direito sobre o drive USB e selecione Formatar . Você o verá no painel do lado direito. Em seguida, a janela "Formatar" será aberta.
- Caso não veja o drive USB listado, pressione as teclas ⊞ Win + R , digite "diskmgmt.msc" e pressione a tecla ↵ Enter para abrir a ferramenta "Gerenciamento de disco". Se o drive ou a porta USB não estiver com um mal funcionamento físico, o drive deverá aparecer listado. Clique com o botão direito sobre ele e selecione "Formatar".
-
Selecione FAT32 ou ExFAT no menu "Sistema de arquivo". A menos que você esteja usando um dispositivo com alguma particularidade (ou um computador mais antigo) que exija o formato FAT32, ExFAT será a opção mais adequada. Ainda assim, a opção FAT32 vai funcionar normalmente, porém limitada a arquivos de no máximo 4 GB.
- Caso tenha instruções específicas para usar o formato FAT32 (como a de usar o drive em um carro ou outra particularidade do dispositivo), então use esta opção. Senão, use o ExFAT para que você possa gerenciar arquivos maiores.
- Deixe a opção "Formatação rápida" marcada para economizar tempo. Não é preciso fazer uma formatação completa a menos que haja algo errado com o drive ou se você precisar realmente apagar permanentemente o conteúdo dele. [1] X Fonte de pesquisa
-
Dê um nome ao drive. O campo "Rótulo do volume" permite que você digite um nome para identificar o drive sempre que ele for conectado. Digite o que quiser nesse campo.
-
Clique em Iniciar para formatar o drive. Você vai precisar confirmar que quer apagar todo o conteúdo do drive. Na maioria dos casos, a formatação leva apenas alguns minutos. Realizar uma formatação completa vai demorar mais. Em seguida, você poderá copiar seus arquivos de e para o drive em qualquer sistema operacional.Publicidade
-
Faça um backup do drive. A formatação exclui todo o conteúdo do drive, então faça um backup de qualquer dado importante que você quer manter.
-
Decida entre os sistemas de arquivo FAT32 e ExFAT. O ExFAT, sucessor do FAT32, também funciona em Windows, macOS e Linux. A principal diferente entre eles é que o ExFAT aceita arquivos maiores do que 4 GB e funciona em drives maiores do que 32 GB.
- Se o drive for maior do que 32 GB e você pretende usá-lo apenas para compartilhar arquivos entre múltiplos sistemas operacionais (Windows 8 e versões posteriores, macOS X 10.6.6 e versões posteriores), use este método , e selecione ExFAT como sistema de arquivo.
- Caso tenha instruções específicas para usar o formato FAT32 e seu drive tenha mais do que 32 GB, será preciso usar uma ferramenta de terceiros.
-
Acesse o site http://www.ridgecrop.demon.co.uk/index.htm?guiformat.htm em um navegador de internet. Fazê-lo vai baixar o aplicativo gratuito fat32format , capaz de formatar drives maiores do que 32 GB (Máximo de 2 TB) como FAT32. [2] X Fonte de pesquisa Essa ferramenta já está disponível há muitos anos e pode ser usada com segurança.
-
Clique na imagem para baixar a ferramenta. Caso o download não inicie imediatamente, clique em Salvar para iniciá-lo.
-
Dê um clique duplo sobre o arquivo baixado para abri-lo. Ele tem o nome guiformat.exe e pode ser encontrado na sua pasta padrão de downloads. Essa ferramenta não precisa ser instalada; assim que você der um clique duplo (e confirmar sua ação), ela estará pronta para ser usada.
-
Selecione o drive USB no menu de "Drive" no topo da tela.
- Deixe a opção "Allocation unit size" (Alocar tamanho de unidade) em seu valor padrão a menos que você precise realmente alterá-lo.
-
Digite um nome para o drive USB no campo "Volume label" (Rótulo do volume). Esse será o nome usado para identificar o drive quando ele for conectado (além da sua letra).
-
Escolha entre fazer ou não uma formatação rápida. Essa opção é selecionada por padrão, e deverá ser suficiente para a maioria dos usuários, além de levar menos tempo. Caso o drive esteja com algum problema ou se você pretende doá-lo a alguma pessoa, desmarque essa opção e faça uma formatação completa.
-
Clique em Iniciar para formatar o drive. Se estiver fazendo uma formatação rápida, o processo levará apenas alguns minutos (dependendo do tamanho). Uma formatação completa, por outro lado, pode levar horas. Ao final do processo, você poderá copiar arquivos de e para o drive.Publicidade
-
Faça o backup de quaisquer arquivos importantes salvos no drive. Para usar o disco rígido externo no Windows e macOS, formate-o como MS-DOS (FAT) (32 GB e tamanhos menos — basicamente igual ao FAT32) ou ExFAT (qualquer tamanho). Embora esses tipos de sistema de arquivo não sejam chamados de FAT32, eles funcionam tanto no Windows quanto no Mac. A formatação exclui todo o conteúdo do drive, então faça um backup de qualquer dado importante que você quer manter.
-
Abra o "Utilitário de disco". Você pode encontrá-lo na pasta Aplicativos abaixo de Utilitários .
-
Selecione o drive USB. Ele pode ser encontrado no painel do lado esquerdo abaixo de "Externo". Caso não o veja listado, tente desconectá-lo e plugá-lo em uma porta USB diferente.
-
Clique na aba Apagar próxima ao topo da janela.
-
Selecione um sistema de arquivos no menu "Formato". O tipo ExFAT é uma versão atualizada do FAT32 que funciona quase da mesma forma, porém não há limitação de 4 GB para tamanho de arquivos, e você pode usar drives maiores do que 32 GB. Essa é a opção mais atual, e ela funciona entre Windows e Macs (Windows 8/Mac OX X 10.6.6 e versões mais atualizadas). Caso tenha instruções específicas para usar o tipo FAT32, como por exemplo para usar o drive em um carro, selecione MS-DOS (FAT) .
- Caso o drive seja maior do que 32 GB e você precise necessariamente do sistema FAT32, você pode criar partições múltiplas nele, formatando cada uma delas separadamente como uma partição FAT32. Clique na aba Partição e depois no botão + para criar partições novas. Defina o tamanho de cada partição para 32 GB ou menos, e selecione MS-DOS (FAT) no menu "Formato" para cada uma delas.
-
Dê um nome ao drive. Digite um rótulo de no máximo 11 caracteres para o drive no campo "Nome". Esse nome vai aparecer quando ele for conectado em algum computador ou dispositivo.
-
Clique em Apagar para iniciar a formatação. Em seguida, todos os dados do drive serão apagados e formatados com o sistema de arquivo selecionado. Agora, você poderá copiar seus arquivos de e para o drive em qualquer sistema operacional.Publicidade
-
Salve quaisquer dados que você possa precisar futuramente. Formatar o drive vai apagar todo o seu conteúdo. Copie tudo o que quiser salvar antes de formatar o drive USB.
-
Abra o utilitário Discos. Esse utilitário permite que você formate discos conectados ao sistema operacional. A forma mais fácil de abri-lo é clicando no dashboard e digitando discos na barra de pesquisa. O utilitário "Discos" deverá ser o primeiro na lista de resultados.
-
Selecione o drive USB. Você vai encontrá-lo na lista de drives do lado direito da janela "Discos".
-
Clique no botão "Parar" para desmontar o drive. Ele tem o ícone de um quadrado sólido e pode ser encontrado na seção "Volumes".
-
Clique no ícone de engrenagem e selecione Formatar partição no topo do menu.
-
Dê um nome ao drive USB. Faça-o no campo de texto "Nome do volume" no topo da janela. Ele será o nome exibido ao conectar o drive em um computador ou dispositivo. [3] X Fonte de pesquisa
-
Selecione um sistema de arquivo. O ExFAT, sucessor do FAT32, também funciona no Windows e macOS, e é recomendado para drives de todos os tamanhos. A principal diferente entre eles é que o ExFAT aceita arquivos maiores do que 4 GB. A menos que você esteja usando um dispositivo com alguma particularidade que exija o formato FAT32, ExFAT será a opção mais adequada. Ainda assim, a opção FAT32 vai funcionar normalmente, porém limitada a arquivos de no máximo 4 GB.
- Para usar o ExFAT, escola Outros , clique em Avançar e escolha ExFAT .
- Para usar o FAT32, selecione Para uso com todos os sistemas e dispositivos (FAT)" e clique em Avançar .
-
Clique em Cancelar para formatar o drive. Esse processo leva desde alguns minutos até horas, dependendo da velocidade do computador e do tamanho do drive. Ao final da formatação, você poderá remontar o drive e copiar arquivos de e parar ele.Publicidade
Referências
Publicidade