PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Realizar uma formatação deletará todos os dados de uma unidade de armazenamento e criará um novo sistema de arquivos. É necessário formatar um disco antes de instalar o Windows nele. Além disso, no caso de uma unidade nova, uma formatação é exigida antes do primeiro uso. Você pode formatar um dispositivo para apagar rapidamente todos os dados salvos nele. Também é possível criar partições ao diminuir o tamanho da partição principal e formatar o espaço livre, criando uma nova unidade para o computador. Se você estiver se desfazendo de um disco, existem algumas ferramentas especiais que podem ser usadas para apagar com segurança todos os dados armazenados nele.

Método 1
Método 1 de 4:

Formatando a unidade de armazenamento principal

PDF download Baixe em PDF
  1. Formatar um disco deletará todos os arquivos guardados nele e removerá o sistema operacional. Então não se esqueça de copiar todos os arquivos para um outro local, como um HD externo ou serviços de armazenamento na nuvem.
    • Se você precisar apagar todos os dados de um disco com segurança antes de se desfazer dele, veja a seção deste artigo sobre como formatar unidades de armazenamento com segurança.
  2. Esta é a forma mais fácil de formatar o disco principal, pois não é possível fazer isso a partir do próprio Windows. Não é necessário usar o seu próprio disco de instalação, pois não é necessário digitar a chave do produto (a não ser que você esteja reinstalando o Windows). Caso você não esteja achando o disco de instalação, ainda existem opções dependendo da versão do Windows usada:
    • Windows 7 - você pode baixar uma imagem ISO do Windows 7 usando a sua chave do produto aqui . Depois, será necessário passar esta imagem para um DVD ou pen drive usando o programa "USB/DVD Download Tool" para Windows 7, que pode ser encontrado aqui .
    • Windows 8 - você pode baixar a ferramenta "Windows 8 Media Creation" aqui . Ela vai baixar e criar uma mídia de instalação em um DVD virgem ou pen drive (de 4GB ou mais). Execute a ferramenta e siga as telas de instalação para criar a mídia.
    • Windows 10 - você pode baixar a ferramenta "Windows 10 Media Creation" da Microsoft aqui . Execute o programa para criar um disco de instalação em um DVD virgem ou pen drive. A maioria dos usuários deve baixar a versão 64 bits da ferramenta. Se você não tiver certeza, leia este artigo.
  3. Para rodar o instalador e formatar o disco, é necessário fazer o computador iniciar a partir da mídia que criamos (DVD ou USB) em vez de pelo disco principal. O processo para fazer isso depende de se o computador veio com Windows 7 (ou mais antigo) ou Windows 8 (ou mais novo).
    • Windows 7 (e anteriores) - reinicie o computador e selecione as opções BIOS , SETUP ou BOOT , dependendo do dispositivo, durante a inicialização. As teclas mais comuns para acessar estas opções são F2 , F11 , F12 e Del . No menu de BOOT, selecione o disco de instalação como disco primário de inicialização.
    • Windows 8 (e mais novos) - clique no botão "Liga/Desliga" na tela ou menu iniciais. Segure Shift e clique em "Reiniciar" para reiniciar o computador no modo "Inicialização Avançada". Selecione a opção "Resolução de Problemas" e depois "Opções Avançadas". Clique em "Configurações de Firmware UEFI" e abra o menu "BOOT". Selecione o disco de instalação como o dispositivo primário de inicialização.
  4. O Windows carregará os arquivos necessários e iniciará a instalação. O processo pedirá que você selecione a linguagem desejada e que aceite os termos mostrados antes de continuar.
  5. Isto permitirá que você formate o disco durante a instalação.
  6. Depois de passar pelas telas iniciais de instalação, você verá todos os discos e partições disponíveis. Em geral, um sistema terá várias partições, uma para o sistema operacional, uma de recuperação e outras que você possa ter criado ou que estejam em outros discos instalados.
    • Você pode deletar todas as partições de um disco para combiná-las em uma única partição não alocada. Isto deletará todos os dados nessas partições. Clique no botão "Opções de Unidade" para encontrar a opção de deletar partições.
    • Se você deletar todas as partições, será necessário criar uma nova antes de formatar o disco. Selecione o espaço não alocado e clique em "Novo" para fazer isto. Você poderá configurar o tamanho da nova partição de acordo com o espaço livre, mas lembre-se de que, em geral, não é possível ter mais de quatro partições no mesmo disco.
  7. Clique no botão "Formatar" após selecionar a partição ou disco. Se você não encontrar este botão, clique em "Opções de Unidade" para que ele apareça. O assistente de instalação informará que o processo de formatação deletará todos os dados da partição. Ao concordar, a formatação ocorrerá automaticamente. O processo pode demorar alguns minutos para terminar. [1]
  8. Formatar a partição primária removerá o sistema operacional, o que impede que você use o PC até que um novo sistema seja instalado. Você poderá continuar a instalação do Windows após realizar a formatação ou instalar um sistema diferente, como o Linux. Para instalar o Linux, será necessário ter uma mídia de instalação dele. Veja este artigo para ver as instruções de instalação para várias versões do Linux.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Formatando uma unidade de armazenamento secundária

PDF download Baixe em PDF
  1. Quando você conectar ou instalar um novo disco, seja ele interno ou externo, será necessário formatá-lo para que ele apareça no Windows Explorer . Você pode fazer isso através da ferramenta "Gerenciamento de Disco".
    • Pressione Win + R e digite diskmgmt.msc para iniciar a ferramenta. No Windows 8 e no Windows 10, você pode simplesmente clicar com o botão direito do mouse no botão "Iniciar" e selecionar "Gerenciamento de Disco".
    • Pode demorar alguns instantes para que todos os discos instalados apareçam.
    • Se você estiver tentando apagar todos os dados do disco com segurança antes de se desfazer dele, veja a seção deste artigo sobre como formatar um disco com segurança.
  2. Se você estiver iniciando o "Gerenciamento de Disco" pela primeira vez após instalar uma nova unidade, provavelmente aparecerá um aviso informando que é necessário inicializar o disco, mas não se preocupe se isto não ocorrer.
    • Selecione "GPT" se o novo disco tiver mais de 2TB de capacidade. Caso contrário, selecione "MBR".
  3. Todos os discos e partições serão mostrados no "Gerenciamento de Disco". Se você acabou de instalar uma nova unidade, ela provavelmente estará separada das outras e marcada como "Não alocado". Expanda a coluna "Status" para saber mais detalhes sobre cada partição.
    • Não é possível formatar a partição "Boot" do Windows, pois é nela onde o sistema está instalado.
    • A formatação deletará todos os dados do disco, então tenha certeza absoluta de que você escolheu a unidade correta.
  4. Se o disco estiver "Não alocado", será necessário clicar com o botão direito sobre ele e selecionar "Novo Volume Simples". Siga as telas para criar uma nova partição no espaço não alocado.
  5. Isto abrirá a janela de formatação.
  6. Você poderá dar um novo nome (rótulo) à unidade e também escolher o sistema de arquivos a ser usado por ela. Para o Windows, selecione o sistema de arquivos "NTFS" para uma maior compatibilidade. Você pode optar por realizar uma formatação rápida, mas nunca faça isso se você desconfiar de que o disco está danificado.
  7. Clique no botão "Formatar" quando estiver satisfeito com as configurações. O processo deve demorar alguns minutos. Quando a formatação terminar, você poderá guardar arquivos ou instalar programas no disco.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Diminuindo uma unidade existente

PDF download Baixe em PDF
  1. Você pode diminuir qualquer uma das unidades existentes e converter o espaço livre criado em uma nova partição. Isto pode ser útil se você tiver muito espaço livre em um disco e desejar criar uma partição para arquivos específicos, como os de mídia.
    • Pressione Win + R e digite diskmgmt.msc para iniciar a ferramenta "Gerenciamento de Disco" rapidamente. Você também pode clicar com o botão direito do mouse no botão "Iniciar" e selecionar "Gerenciamento de Disco" caso esteja usando o Windows 8 ou o Windows 10.
  2. Você pode diminuir qualquer partição que tiver algum espaço livre. Para gerar mais espaço livre, escolha uma partição que tenha vários GB disponíveis para uso. Lembre-se de deixar espaço suficiente na partição que você for diminuir, especialmente se ela estiver sendo utilizada pelo sistema operacional. O Windows funciona melhor se ele tiver pelo menos 20% de espaço livre em sua partição.
  3. O "Gerenciador de Disco" calculará a quantidade de espaço máxima que pode ser retirada do volume. Depois, uma nova janela aparecerá.
  4. Na nova janela, será mostrada a quantidade de espaço disponível para a diminuição em megabytes (MB). Um gibabyte (GB) tem 1024 MB. Você precisará digitar a quantidade de espaço a ser diminuída (para criar uma partição com o mesmo tamanho).
  5. Clique em "Diminuir" para retirar o espaço livre definido da partição escolhida. Ele aparecerá no programa como espaço não alocado no mesmo disco da partição original.
  6. Clique com o botão direito no espaço não alocado e selecione "Novo Volume Simples". Isto iniciará o assistente que realizará o processo.
  7. Você poderá selecionar a quantidade de espaço não alocado a ser usado pela nova partição. Também será possível definir a letra da unidade.
  8. Durante o processo, o assistente pedirá para formatar a partição. Você pode formatá-la agora ao escolher um sistema de arquivos ou fazer isso depois usando os passos descritos no método anterior.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Formatando uma unidade de armazenamento com segurança

PDF download Baixe em PDF
  1. O DBAN é uma ferramenta gratuita de formatação de discos que pode sobrescrever com segurança os dados para que eles não possam ser recuperados. Você deve fazer isso se estiver doando, vendendo ou se desfazendo do seu computador ou disco e quiser prevenir que os seus dados sejam roubados e usados por outras pessoas.
    • Você pode baixar o DBAN em dban.org . A versão gratuita atenderá a maioria dos usuários.
    • Você não pode usar o DBAN para apagar com segurança os dados de discos de estado sólido (SSDs). Neste caso, será necessário usar um programa pago, como o Blancco.
  2. O DBAN é pequeno, por isso, ele caberá em qualquer CD ou DVD virgens. Se você estiver usando o Windows 7 ou mais novo, basta clicar com o botão direito sobre o arquivo ISO e selecionar "Gravar imagem do disco" para gravar a imagem ISO em um disco virgem no seu gravador.
  3. Para iniciar o DBAN, configure a unidade óptica com o disco do programa como dispositivo primário de inicialização.
    • Windows 7 (ou mais antigos) - reinicie o computador e aperte o botão para acessar as opções "BIOS", "SETUP" ou "BOOT", dependendo do fabricante da máquina. O botão de acesso geralmente é F2 , F11 , F12 ou Del . Abra o menu "BOOT" e selecione a unidade óptica como dispositivo primário de inicialização.
    • Windows 8 (e mais novos) - clique no botão "Liga/Desliga" na tela ou menu iniciais. Segure Shift e clique em "Reiniciar" para reiniciar o computador no modo "Inicialização Avançada". Selecione a opção "Resolução de Problemas" e depois "Opções avançadas". Clique em "Configurações de Firmware UEFI" e abra o menu "BOOT". Selecione a unidade óptica como o dispositivo primário de inicialização.
  4. Depois de configurar a ordem de inicialização, reinicie o computador para iniciar o DBAN. Pressione Enter na tela principal do programa para iniciá-lo.
  5. Use as setas do teclado para destacar o disco que você deseja apagar e pressione Space para selecioná-lo. Tenha cuidado ao selecionar as unidades se você tiver dados que precisam se preservados, pois não há como reverter o processo quando ele for iniciado. Você poderá até apagar a instalação do Windows se não tiver cuidado.
  6. F10 para começar a apagar os dados. Isto usará as configurações padrões do DBAN para apagar os dados com segurança. Será quase impossível recuperar algum dado depois de um processo como este. Lembre-se de que realizar este processo com as configurações padrões do DBAN pode demorar várias horas.
    • Se você quiser ter ainda mais certeza de que tudo foi completamente apagado, pressione M na unidade selecionada e escolha "DoD 5220.22-M" ou "Gutmann Wipe". Rodar o DBAN em um desses dois modos pode demorar muito mais tempo, mas a limpeza dos arquivos será ainda mais segura. [2]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 64 866 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade