Touros são animais muito perigosos. Eles são um dos tipos mais perigosos de animais de fazenda, mais ainda se se ficarem perto de cavalos. Eles não são lentos, estúpidos e nem desajeitados. Um touro pode, parado, virar-se mais rápido do que você pode reagir. Ele pode até mesmo correr mais rápido do que você. Cair diante de um touro furioso é um erro praticamente mortal: ele pode e vai pisoteá-lo se quiser.
A mídia já avisou ao público em geral que os touros são perigosos, mas é importante saber como agir diante de um desses animais se precisar escapar deles por qualquer motivo.
' Obs. : Touros não são o único tipo de bovino que pode machucar ou matar. Vacas têm tanta chance de serem perigosas quanto touros, especialmente se estiverem protegendo um novilho.
Passos
-
Evite entrar em qualquer pasto onde esteja um touro ou outras vacas. Isso é questão de bom senso. Não tente atravessar um caminho que tem um touro só por ser mais rápido passar por ele. Melhor demorar mais pra chegar onde você quer do que correr o risco de ser atacado por um touro. [1] X Fonte de pesquisa
-
Observe os alertas. Se você precisar passar pelo território do touro, saiba que o animal pode vê-lo como uma ameaça e alertá-lo para se afastar. [2] X Fonte de pesquisa Os alertas incluem:
- Patear a terra e se esfregar nela;
- Rosnar (o som é parecido com “rrrrunf... rrrrrrunf”);
- Balançar a cabeça;
- Encarar você.
- Ele pode até virar de lado para intimidá-lo, mostrando-lhe seu tamanho e força.
- Qualquer touro que faça isso perto de você deve ser evitado.
-
Entenda que alguns touros podem ir atrás de você sem serem percebidos. Esses touros são ainda mais perigosos que os que dão os alertas. Permaneça atento.
-
Na dúvida, leve uma arma consigo. Essa arma deve ser uma vara espessa que não se quebre no impacto, um cabo de machado, um pedaço comprido de PVC ou coisa do tipo; qualquer coisa que você possa carregar na mão para se defender ou fazer o touro pensar duas vezes antes de atacar. [3] X Fonte de pesquisa
- Fique também perto da cerca para facilitar a fuga.
Publicidade
-
Encontre um local seguro rapidamente. Fuja e suba o mais rápido que puder na cerca, portão, proteção ou até mesmo em uma árvore forte. [4] X Fonte de pesquisa Os touros podem ser mais rápidos que pessoas, portanto, você deve ficar sempre próximo de um ponto de escape.
-
Se não puder encontrar uma rota de fuga, dê um passo para o lado e corra ou bata nele “com força”. O melhor a se fazer se não houver lugar para se esconder ou se você estiver no meio de um pasto, é dar um passo ao lado e correr na direção oposta ou encarar o touro, gritar o mais alto que puder e bater no rosto ou focinho dele com sua arma, empregando o máximo de força ossível. [5] X Fonte de pesquisa
- Dependendo do seu nível de adrenalina, você pode acabar fazendo isso mais de uma vez, especialmente se o animal vier correndo na sua direção.
- Isso pode parecer cruel, mas é uma prática utilizada por muitos fazendeiros quando precisam lidar com um touro agressivo ou prestes a atacar.
- Você pode ficar parado até que o touro se afaste e então persegui-lo ou bater e correr. Quase sempre, um golpe bem forte no focinho ou nariz é suficiente para fazê-lo parar de correr atrás de você!
- Se não for possível fazer nada disso, jogue uma mochila, sua camisa ou casaco no animal. Tome cuidado, pois um touro é muito mais rápido do que você, tanto em velocidade quanto em tempo de reação, e com frequência você não terá tempo suficiente para tirar a camisa e jogá-la no animal.
-
Sinta-se grato se conseguir escapar ileso.Publicidade
Dicas
- Use o bom senso e seus instintos ao lidar com um touro ou andar no pasto dele. Evite qualquer região que você sinta, instintivamente, que deve evitar.
- Jamais provoque um touro.
- Suba na árvore mais próxima, se puder.
- Caso consiga, tente manter uma árvore grande entre você e o animal. Com a segurança de uma árvore, você pode bater no focinho do animal com uma vara ou com a mão até ele se afastar.
- Fique perto da cerca. Isso aumenta sua chance de fugir.
- Conheça os sinais de alerta se não quiser ser atacado por um touro.
- Touros correm e reagem mais rápido do que você. No entanto, eles não conseguem mudar de direção no meio da corrida como os seres humanos, portanto, um passo para o lado ou uma mudança rápida de direção ao correr pode lhe dar mais tempo de escapar. Não tente pular para fora do caminho dele, pois isso lhe dará menos tempo para fugir e aumentará os ferimentos caso ele lhe atinja.
- Sempre carregue algum tipo de arma consigo. Uma boa batida no focinho de um animal é suficiente para afugentá-lo.
Avisos
- Não tente lutar contra um touro, pois você não vencerá. Suas chances de sair ileso caso caia diante do animal são bem baixas.
- Touros sem chifres são tão perigosos quanto os com chifres. No entanto, os touros com chifres gostam de tentar perfurar a sua pele. Com chifres, eles conseguem lançá-lo pelo ar facilmente.
- Touros sem chifres, apesar de não conseguirem arremessar corpos, ainda são capazes de derrubar e pisotear pessoas.
Referências
- ↑ https://www.ramblers.org.uk/advice/safety/walking-near-livestock.aspx
- ↑ https://www.agriculture.com/podcast/successful-farming-radio-podcast/staying-safe-around-bulls
- ↑ https://www.asgmag.com/news/raging-bull-how-to-survive-a-bull-charge/
- ↑ https://www.grandin.com/behaviour/principles/preventing.bull.accidents.html
- ↑ https://www.asgmag.com/news/raging-bull-how-to-survive-a-bull-charge/