Baixe em PDF
Baixe em PDF
O narguilé é um cachimbo de vapor. No Oriente Médio, ele é conhecido como xixa ou hookah . Mas não é preciso conhecer os vários nomes do narguilé para apreciá-lo. Para aprender a usá-lo, basta ler as informações abaixo!
Passos
-
Aprenda como o narguilé funciona. Este resumo deve ajudá-lo a entender melhor o processo. As palavras em negrito são os nomes dos componentes principais do narguilé.
- O fornilho , que fica no topo do narguilé, abriga o tabaco aromatizado e, por cima dele, o carvão.
- Ao se aspirar a mangueira do narguilé, o ar que passa pelo carvão em brasa acende o tabaco, e a fumaça produzida por ele desce pelo corpo da peça.
- A fumaça entra na base de vidro pelo tubo na base do corpo.
- Após entrar em contato com a água e o ar da base, a fumaça fica mais fria e diluída.
- Dali, a fumaça segue pela mangueira até chegar aos pulmões.
-
Faça a limpeza do narguilé. Limpar o objeto antes do primeiro uso e após fumar ajuda a eliminar os sabores indesejados da fumaça. Lave todos os componentes com água e sabão, exceto as mangueiras, que podem enferrujar ou apodrecer se ficarem úmidas. [1] X Fonte de pesquisa
- Limpe as partes de vidro com água fria ou morna. Água quente pode quebrar o vidro.
-
Coloque água na base. Olhe para dentro da base e observe onde o tubo termina. Agora, desencaixe o corpo do narguilé e despeje água fria no recipiente de vidro. Quando o corpo for recolocado, o tubo deverá ficar 2,5 cm abaixo da linha da água.
- Quando se coloca água em excesso, ela pode se infiltrar nas mangueiras e estragá-las. Sempre deixe a parte de cima da base sem água.
-
Monte o narguilé. Coloque o corpo na base e encaixe as mangueiras nas saídas. Cada conexão deve ser protegida com um anel de silicone ou borracha para que o encaixe seja perfeito e o ar não escape. Verifique também o encaixe entre o fornilho e o corpo. Remova o fornilho por enquanto.
- Coloque todas as mangueiras, ainda que vá usar apenas uma. Isso impede que o ar escape pelo corpo do narguilé.
-
Teste o fluxo de ar. Bloqueie a abertura no topo do corpo do narguilé com a palma da mão e sugue uma das mangueiras. Se algo mais do que um pingo d'água escapar pelo bocal, há um vazamento de ar. Cheque todas as conexões mais uma vez. Siga as dicas abaixo:
- Se um anel de vedação ficar folgado, tente umedecê-lo e encaixá-lo novamente.
- Se o encaixe entre o corpo e a base não estiver perfeito, cole fita crepe na junção entre as duas partes. Coloque apenas o suficiente para impedir que o ar escape, a fim de a fita possa ser removida facilmente após o uso.
- Se o problema for em outra conexão, embrulhe-a em papel-toalha úmido ou papel- alumínio — caso o papel úmido entre em contato com as mangueiras, lembre-se de secá-las após fumar.
-
Coloque tabaco aromatizado (ou essência) no fornilho. Abra o compartimento, despeje o tabaco e misture-o até ficar homogêneo (úmido por igual e sem grumos). Para não entupir as passagens de ar, vá depositando o tabaco de pitada em pitada até preencher ¾ do recipiente. Por fim, pressione o tabaco com delicadeza para criar uma superfície regular. [2] X Fonte de pesquisa Não o aperte com muita força, ou a passagem de ar será dificultada.
- Se vir talos no meio do tabaco, arranque-os. Caso a concentração de talos seja muito grande, deposite o tabaco num prato e retire todos antes de despejá-lo no fornilho.
-
Cubra o fornilho com papel-alumínio ou com uma malha. Muitos modelos de narguilés vêm de fábrica com a tela ou a gaze que deve cobrir o fornilho. Alguns fumantes mais experientes, por outro lado, preferem substituí-la por uma folha de papel-alumínio resistente, que permite controlar melhor o fluxo de ar e a queima do tabaco. Estique o pedaço de papel-alumínio na abertura do fornilho, puxando as extremidades com cuidado para que ele fique bem esticado. Para fixá-lo no lugar, dobre para baixo as partes excedentes de papel. [3] X Fonte de pesquisa
- Lembre-se de que o tabaco não deve tocar o papel ou a fumaça ficará com gosto de queimado.
- Se você não tiver um papel-alumínio de alta gramatura, use duas folhas do papel- alumínio de cozinha.
-
Faça furos no papel alumínio. Quanto maior for a espessura ou o número de buracos, mais ar passará pelo narguilé. Portanto, experimente até encontrar um número de furos ideal, que permita à fumaça circular livremente sem, no entanto, superaquecer o tabaco. Eis algumas diretrizes que você deve respeitar no início: [4] X Fonte de pesquisa [5] X Fonte de pesquisa
- Se vai usar um palito de dentes ou um clipe de papel, faça 15 buraquinhos. Se tiver apenas uma caneta ou pinça para carvão à disposição, faça de quatro a sete furos.
- Para cobrir um fornilho egípcio, comece a fazer os furos em espiral, de fora para dentro. Para cobrir um fornilho phunnel (parecido com uma fôrma de pudim), disponha os furos em três círculos concêntricos entre as bordas interna e externa do compartimento.
- Crie mais buracos se você tiver dificuldade para sugar a fumaça. Algumas pessoas fazem 50 buraquinhos ou mais, especialmente as que usam tabacos densos ou viscosos.
-
Acenda dois carvões. Fornilhos e carvões para narguilé vêm em vários tamanhos. O fornilho comum requer dois carvões de tamanho médio, mas pode ser necessário usar um a mais ou um a menos para produzir quantia ideal de fumaça. [6] X Fonte de pesquisa Sempre use carvões inodoros (que não deixam gosto de fumaça no tabaco) e que queimem sozinhos. Carvões de churrasqueira ou que precisem de álcool ou fluido de isqueiro para pegar fogo são tóxicos. [7] X Fonte de pesquisa Há dois tipos de carvão apropriados para o uso em narguilés; ambos devem ser manuseados com pinças e longe de materiais inflamáveis. Acenda-os conforme as instruções abaixo: [8] X Fonte de pesquisa
- É possível atear fogo em carvões de acendimento rápido com fósforos ou isqueiros. Após acendê-lo, deixe-o queimar até que a superfície fique coberta de cinzas. Então, assopre o carvão até ele ficar rubro.
- Carvão de materiais naturais tem menos chances de produzir sabores fortes, de queimar o tabaco ou de provocar dor de cabeça. Para acendê-lo, deixe-o na chama de um fogão a gás ou na boca de um fogão elétrico por dez minutos. Assopre-o e vire-o uma vez para aquecê-lo de forma homogênea. (Não use fogões com superfície de vidro ou com saídas de gás viradas para cima.)
-
Aqueça o fornilho. Encaixe-o no topo do corpo do narguilé e coloque o carvão sobre o papel-alumínio. Se for usar vários carvões, coloque-os perto das bordas do papel-alumínio e separe-os por distâncias iguais. Para melhores resultados, espere o tabaco se aquecer antes de começar a puxar a fumaça.
-
Trague com cuidado. Sugue o bocal da mangueira, puxando bastante ar, mas sem pressa. Aspirar muito rapidamente vai superaquecer o tabaco e conferir a ele um gosto de queimado. Para evitar a queima do tabaco e enjoos, faça um intervalo de um ou dois minutos entre cada tragada, ao menos enquanto você for iniciante. Siga estas dicas para não sofrer reações adversas à nicotina: [9] X Fonte de pesquisa
- Beba muita água antes de começar a fumar. Para manter a boca úmida e continuar a sentir o gosto da fumaça, beba água ou chá de hortelã enquanto usar o narguilé. [10] X Fonte de pesquisa
- Coma algum tipo de petisco (pão ou frutas secas) enquanto estiver fumando.
- Se começou a fumar narguilé há pouco tempo, consuma apenas um fornilho por dia.
- Evite se exercitar antes e depois de fumar.
-
Ajuste a temperatura. A maioria dos fornilhos dura de 30 a 45 minutos. Quando o equipamento é ruim, quando se fuma muito depressa ou em dias de má sorte, a qualidade da fumaça começa a decair antes disso. Siga as dicas abaixo para aquecer o tabaco devagar e de forma homogênea, e assim aproveitá-lo por mais tempo.
-
Mude a temperatura da água. Compare a fumaça obtida com água fria e gelo à obtida com água morna. Alguns apreciadores acham que a água fria produz um efeito mais suave, outros acham que a água morna filtra melhor a fumaça. Encontre a combinação que funcionar melhor para você. [13] X Fonte de pesquisa
-
Adicione novos ingredientes à base de vidro. Para explorar novos sabores, coloque suco de frutas, vinho, frutas congeladas, óleos aromáticos ou balas de hortelã na água. [14] X Fonte de pesquisa Ingredientes líquidos podem ser misturados à água ou substituí-la completamente (exceto óleos aromáticos, que devem ser usados às gotas).
- Leite e bebidas gaseificadas tendem a borbulhar e se infiltrar nas mangueiras, deixando-as com um cheiro ruim permanentemente. Espere bebidas gaseificadas eliminarem o gás antes de usá-las. Se quiser usar leite, dilua uma pequena quantia em água.
- Jamais beba ou coma os ingredientes da base após fumar o narguilé. O líquido da base filtra diversas substâncias tóxicas.
- Sempre que colocar algum ingrediente além de água na base, limpe bem o narguilé após o uso.
-
Prove tabacos diferentes. O tabaco aromatizado vem em diversos sabores — descubra de quais você mais gosta. A consistência do material permite adivinhar o tipo de fumaça que ele produz: [15] X Fonte de pesquisa
- O melaço não possui tabaco. Ele é uma boa alternativa para iniciantes, uma vez que não possui nicotina e queima dificilmente. Ele não dura tanto quanto o tabaco, portanto use menos carvões do que o de costume (ou deixe-os longe do centro do papel alumínio).
- Tabaco com uma aparência "triturada" é o mais comum. Fume-o segundo as instruções acima.
- Tabacos pegajosos, com consistência de purê, precisam de mais carvão e de um tempo de aquecimento maior. Uma vez aquecidos, eles produzem uma fumaça espessa e de boa qualidade.
- O tabaco com pedaços de folhas inteiras deixa um gosto mais evidente de fumo, deve ser manuseado delicadamente e é geralmente vendido como um produto selecionado (especialmente o das marcas Tangiers e Nakhla). Antes de comprá-lo, peça a ajuda de um apreciador experiente ou pesquise sobre o assunto.
-
Teste marcas diferentes de carvão. No início, a maioria dos fumantes usa carvões com pólvora, de acendimento fácil. Se você deseja se aprofundar neste hobby, tente usar carvões naturais, que podem ser produzidos a partir de pitósporo-da-china, fibra de coco, bambu e outros materiais — cada um confere à fumaça um sabor distinto.
-
Teste diferentes equipamentos. Para produzir a fumaça mais agradável possível, amantes de narguilé procuram a combinação ideal de equipamento, tabaco e técnica. Já que não existe uma fórmula mágica, entre em contato com apreciadores do narguilé na sua região ou em fóruns na internet. Eles vão recomendar os tipos de fornilho e de tabaco mais adequados para o tipo de fumaça que você procura.
Dicas
- Não aperte o tabaco com muita força contra o fundo do compartimento. A não ser que seu fornilho seja do tipo vortex , pressionar o tabaco pode eliminar as essências da mistura.
- A maioria dos papéis-alumínio é revestida de uma camada de óxido de alumínio; se possível, queime-a antes de fumar. Basta expor a folha de papel-alumínio a uma chama até que ela pare de soltar fumaça. Tome cuidado para não se queimar!
Avisos
- O carvão fica extremamente quente. Sempre o manuseie com uma pinça e longe de qualquer material inflamável.
- Assim como ocorre com as outras modalidades de fumo, o uso do narguilé aumenta os níveis de nicotina e de outras toxinas no sangue. [16] X Fonte Confiável Centers for Disease Control and Prevention Ir à fonte
Materiais Necessários
- Tabaco aromatizado.
- Narguilé.
- Água.
- Carvão natural ou de acendimento rápido.
- Papel-alumínio.
- Isqueiro, fósforos ou fogão.
Referências
- ↑ http://www.hookah.org/how-to-prepare-a-hookah/
- ↑ http://www.hookahreport.com/2010/06/06/the-absolute-beginners-guide-part-three-packing-your-bowl/
- ↑ https://www.hookah-shisha.com/hookahlove/70-how-to-smoke-a-hookah-hookah-charcoal-and-heat-management.html
- ↑ http://www.hookah.org/how-to-prepare-a-hookah/
- ↑ https://www.hookah-shisha.com/hookahlove/765-bowl-me-over-tips-on-loading-and-tending-a-hookah-bowl.html
- ↑ http://www.hookah.org/hookah-heat-management/
- ↑ http://www.snarkdreams.com/hookah/hookah.html
- ↑ http://www.hookah.org/how-to-prepare-a-hookah/
- ↑ http://www.hookah.org/avoiding-hookah-sickness-a-k-a-nicotine-sickness/
- ↑ http://www.shishainfo.com/hookah-shisha-setup.htm
- ↑ http://www.hookah.org/hookah-heat-management/
- ↑ https://www.hookah-shisha.com/hookahlove/70-how-to-smoke-a-hookah-hookah-charcoal-and-heat-management.html
- ↑ http://www.hookahforum.com/topic/1144-avoid-harshness-the-physics-of-hookah/
- ↑ https://www.hookah-shisha.com/hookahlove/1332-top-10-things-to-add-to-your-hookah-base.html
- ↑ http://www.shishainfo.com/hookah-shisha-setup.htm
- ↑ http://www.cdc.gov/tobacco/data_statistics/fact_sheets/tobacco_industry/hookahs/