Baixe em PDF Baixe em PDF

Embora fundar uma instituição de caridade possa parecer uma tarefa assustadora, qualquer um que possua dedicação, paciência e a habilidade de seguir instruções é capaz de consegui-lo. Há requisitos federais, estaduais e municipais para iniciar uma instituição, e há muitos tipos de estrutura organizacional para escolher. Então, certifique-se de pesquisar bem e de verificar com todas as autoridades pertinentes. Se você seguir os passos abaixo, poderá criar sua própria instituição de caridade com menos aborrecimento do que imagina.

  1. 1
    Pense em que tipo de instituição de caridade você deseja ter. Se quiser ter uma Organização Não Governamental (ONG), suas atividades terão que ser sem fins lucrativos e será necessário enquadrá-la em certas categorias. As categorias mais comuns são filantropia, religião, ciência e educação.
  2. 2
    Decida se uma ONG é o modelo de instituição que melhor atende a seus objetivos de caridade. Além das ONGs, também há os fundos de caridade. A diferença é que eles focam mais na angariação de dinheiro em vez de em serviços comunitários.
  3. 3
    Defina sua missão. O que a sua instituição irá fazer? Quais serviços ela prestará à comunidade? Depois de definida, escreva como uma missão formal. Pode parecer bobo escrever uma missão, mas é absolutamente necessário e muito importante – uma boa missão formalizada comunica sucintamente às pessoas – voluntários, membros da comunidade e potenciais fundadores – o que você faz ou deseja fazer. Essa missão formalizada deve ser breve (1 a 5 frases), clara e livre de jargões.
  4. 4
    Crie a identidade da sua instituição. São informações gerais como nome, propósito, duração da operação, tipo, estrutura e outras coisas básicas para a sua existência e funcionamento. Isso tudo terá que ser feito para que você possa regularizar sua instituição perante o município, estado ou país.
  5. 5
    Escreva o estatuto da organização. Ele é o conjunto de regras que regem a instituição. Essas regras definirão como as decisões serão tomadas, quem tomará as decisões, que tipo de administração guiará a organização, como ela será organizada e como será a resolução de conflitos.
  6. 6
    Enquadre sua instituição de forma adequada em termos contábeis e fiscais. Contrate um contador ou escritório de contabilidade para cuidar de toda a parte legal e do registro de sua instituição junto aos órgãos de fiscalização, Receita Federal, etc.
  7. 7
    Procure incentivos fiscais. Muitas instituições podem ser beneficiadas por incentivos e programas do governo, desde que se enquadrem corretamente e preencham todos os requisitos necessários para merecerem tais vantagens sociais. Pesquise bem e aproveite as oportunidades.
  8. 8
    Estabeleça uma diretoria e representantes legais. Essas pessoas irão administrar a instituição, representá-la e tomar decisões a respeito de suas atividades. Precisam ser pessoas de extrema confiança e capacidade.
  9. 9
    Comece a agir na sua comunidade. Divulgue o que você está fazendo, quem será beneficiado e como serão as atividades da organização. Tente estabelecer parcerias com outras instituições de caridade.
  10. 10
    Levante fundos, crie programas, desenvolva eventos, reúna as pessoas, resolva problemas e torne a sua comunidade, seu país ou o mundo em que você vive um lugar melhor!
    Publicidade

Dicas

  • Utilize a experiência dos profissionais com os quais você tem contato em favor da instituição e da comunidade. Há muita gente boa e capacitada com vontade de ajudar.
  • Não tenha medo de fazer perguntas ou de cometer erros. Lembre-se de que você está tentando ajudar a sua comunidade. As pessoas irão querer lhe ajudar.
  • Fundar uma instituição de caridade requer muita papelada e trabalho burocrático no início. Mas, com um pouco de paciência, você verá que a espera e o trabalho valem a pena.
  • Tire um tempo para pesquisar bastante a respeito de códigos de conduta, valores, missão e estrutura organizacional. Tudo isso, feito de forma correta e organizada, ajuda sua organização a funcionar melhor e evita muitos problemas.
  • Peça ajuda a outras instituições de caridade que desenvolvam um trabalho semelhante. Algumas delas podem até oferecerem ajuda permanente durante os primeiros anos de atividade da sua organização.
Publicidade

Avisos

  • Mantenha registros. Você precisará manter tudo em dia desde a criação de sua instituição. Terceirize o trabalho burocrático para não ter problemas com órgãos fiscalizadores, Receita Federal e demais agentes públicos.
  • Como todo negócio, uma instituição de caridade demanda muito trabalho, um pouco de sorte e um bocado de suor. Não desanime se a sua organização não levantar milhões de reais logo de cara. É preciso tempo, capacidade administrativa e o interesse de colaboradores para que sua instituição seja um sucesso. Foque suas energias no que as pessoas precisam e em como tornar o mundo um lugar melhor.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Dados oficiais e legais
  • Nome
  • Estatuto
  • Registros diversos da parte burocrática
  • Algumas taxas
  • Demanda para os serviços que deseja prestar
  • Determinação

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 740 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade