A prata é o mais comum dos metais preciosos. Ela é utilizada na fabricação de joias, eletroeletrônicos e suprimentos médicos, e tem usos variados em inúmeros segmentos da indústria. Até fins do século XIX, ela era muito usada como moeda mundo afora. Tudo isso contribuiu para que ela fosse amplamente empregada no mundo de hoje. Dentre os metais preciosos abundantes, ela costuma ser favorecida por uma série de razões — no entanto, por mais que seja bonita e um ótimo metal para ferreiros novatos, fundir metais é sempre uma tarefa complicada para quem não tem experiência. Felizmente, com os instrumentos certos e um pouco de estudo e trabalho, é possível fundir e moldar prata em casa.
Passos
-
Providencie itens para derreter. Você precisará de objetos para a fundição. Embora se fale da prata como um metal raro, ela é bastante comum no dia a dia: é muito usada em joias, mas também está presente em moedas antigas e muitos artefatos produzidos em escala industrial.
- A prata é muito usada em moedas, joias, objetos de decoração e talheres. Tente reunir objetos desse tipo para derreter.
- Na indústria, o metal é empregado na produção de baterias, rolamentos, placas de circuito, teclados e telas de televisão; na solda e na brasagem de artigos metálicos; e como um potente catalisador de reações químicas em larga escala. Tome cuidado ao derreter qualquer item com componentes potencialmente tóxicos.
- Com os recentes avanços tecnológicos, a prata passou a ser usada também na medicina, na energia solar e na filtragem de água. Como minimiza a proliferação de bactérias na medida em que as impede de criar ligações químicas, o material também é utilizado para conter infecções e promover a cicatrização. [1] X Fonte de pesquisa
-
Providencie um cadinho, o recipiente adequado para a fundição de metal. Feito de argila, alumínio, grafite e carboneto de silício, ele é extremamente resistente ao calor, sendo possível submeter o metal que se quer fundir a circunstâncias extremas sem derreter o cadinho.
- O cadinho deve ter um tamanho compatível com o projeto e estar em bom estado. Não use cadinhos antigos, rachados, nem muito desgastados.
- A prata sólida é depositada no cadinho para que se realize a fundição.
- A prata fundida é então transferida para uma forma ou molde.
- O cadinho é vendido em lojas de metalurgia e pela internet. [2] X Fonte de pesquisa
-
Encontre uma boa tenaz de ferreiro. Essa ferramenta é usada para manejar o cadinho, o que a torna essencial, pois ele estará quente demais ao toque, mesmo que se usem luvas grossas. Verifique se a sua tenaz:
- É específica para o manejo de cadinhos;
- Está em bom estado;
- É grande o bastante para mover o cadinho.
- Tenazes são vendidas em depósitos de materiais de construção, em lojas de metalurgia e via internet. [3] X Fonte de pesquisa
-
Compre uma boa haste de grafite para fundição. A haste é o instrumento que se utiliza para misturar o metal fundido e para verificar se ele se derreteu antes da transferência para o molde.
- Compre uma haste de grafite com as especificações corretas.
- Verifique também se ela tem um comprimento que permita tocar o fundo do cadinho sem que você se aproxime demais dele.
- Hastes de grafite são vendidas em lojas de metalurgia e pela internet.
-
Providencie um forno ou um maçarico, que são usados para aquecer a prata até o ponto de fusão. Desse modo, ter um deles é essencial para a fundição. Escolha entre um e outro dependendo da quantidade de metal com que vai trabalhar. Tenha em mente que:
- Investir num forno talvez não seja vantajoso a quem funde a prata com pouca frequência e em poucas quantidades. Considere comprar um apenas se você trabalha com isso todo fim de semana ou numa frequência maior.
- O maçarico pode ser pouco eficaz para fundir grandes quantidades de metal.
- No início, convém trabalhar com um maçarico e passar a usar o forno apenas quando se tiver mais experiência com o manuseio da prata.
- Tanto o forno quanto o maçarico podem ser adquiridos em depósito de materiais de construção especializados, lojas de metalurgia ou pela internet. [4] X Fonte de pesquisa
-
Faça um molde ou uma forma, cuja função é atribuir um formato à prata fundida. Trata-se, portanto, de outro item essencial para o trabalho. Tenha em mente que:
- Formas ou moldes podem ser feitos de madeira, determinadas ligas metálicas, cerâmica ou argila.
- Costumam ser os mais baratos dentre todos os outros materiais.
- Podem ser feitos em casa ou adquiridos em lojas de moldes ou via internet.
- O molde pode ser feito em casa, com madeira ou argila. Esculpa ou molde o material no tamanho e formato desejados. Caso você use cerâmica ou argila, precisará queimar o molde numa temperatura superior a 540 °C. [5] X Fonte de pesquisa
-
Providencie os equipamentos de segurança necessários. Fundir prata — e qualquer outro metal, na realidade — é uma tarefa de risco, e é aí que entram os equipamentos de segurança. Tome todo o cuidado durante a fundição, e não a realize se não houver condições de se proteger a contento. Providencie:
- Óculos de segurança de nível industrial e resistentes a metais fundidos;
- Luvas de proteção de nível industrial e resistentes a metais fundidos;
- Avental de nível industrial e resistente a metais fundidos;
- Máscara de nível industrial e resistente a metais fundidos.
- Todo o equipamento pode ser adquirido em lojas de metalurgia e via internet. [6] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Muna-se do equipamento de segurança e organize a área. Nem pense em começar o trabalho sem o equipamento de segurança: a fundição é um processo perigoso, no qual o risco de acidentes deve ser reduzido ao mínimo.
- Ponha os óculos, as luvas, o avental e a máscara.
- Deixe por perto a haste de carbono e quaisquer itens de que você vá precisar durante o processo.
- Avise os seus familiares ou os outros moradores da casa do que vai fazer e impeça o acesso de crianças e bichos de estimação à sua área de trabalho.
-
Agora, coloque o objeto de prata no cadinho, e este dentro do forno. A maneira de fazer isso varia de acordo com o tipo de forno. Não se deve colocar o cadinho dentro do forno com este já ligado, o que aumentaria o risco de acidentes.
-
Aqueça o forno a uma temperatura que seja superior ao ponto de fusão da prata. Isso pode demorar muito ou pouco, dependendo do tipo de forno. Tenha em mente que:
- O ponto de fusão da prata é 961,8 °C.
- A temperatura no interior do forno deve ser monitorada conforme ele se aquece. Existem fornos com termômetro embutido. Se o seu modelo não é assim, instale um.
- A prata não deve ser removida antes de se fundir totalmente.
- O forno de fundição deve ser usado ao ar livre ou em uma área de ótima ventilação, especificamente projetada para trabalhos de metalurgia. [7] X Fonte de pesquisa
-
Ou aqueça a prata com o maçarico, que é recomendável a quem vai usar um cadinho pequeno ou vai trabalhar com uma quantidade pequena de metal. Basta expor a prata à chama, e ela se aquecerá lentamente.
- Aprenda a operar o maçarico antes de tentar fundir a prata.
- Faça com que a prata seja tocada diretamente pela chama.
- É difícil monitorar a temperatura quando se usa um maçarico. Existem alguns modelos com termômetro embutido, mas, caso o seu modelo não tenha um, basta esperar o metal derreter-se por completo.
- O tempo necessário para a fundição vai variar — depende da composição da liga metálica, bem como do tamanho do objeto.
- Parta objetos grandes em pedaços menores e derreta-os em lotes para que o calor possa espalhar-se mais rápido e com maior homogeneidade.
- Para mais detalhes acerca da fundição a maçarico, leia: http://www.danielicaza.com/2011/03/first-entry-how-to-cast-ingot-fine.html (em inglês). [8] X Fonte de pesquisa
Publicidade
-
Remova o cadinho do forno quando a prata se fundir. Caso tenha usado o forno, será necessário remover o cadinho de dentro dele para que possa trabalhar com a prata. Isso é arriscado e deve ser feito com todo o cuidado. Siga estes passos:
- Coloque as luvas de antemão;
- Apanhe o cadinho com a tenaz;
- Leve-o para perto do molde ou da forma;
- Use calçados protetores e o equipamento de segurança recomendado;
- Ou, caso você tenha usado um maçarico, use a tenaz para levar o cadinho para perto do molde. [9] X Fonte de pesquisa
-
Tire a escória do metal. Usando a haste de grafite ou ferramenta similar, remova a escória a pairar na superfície da prata fundida. A escória pode ser constituída por impurezas presentes na prata devido à sua baixa qualidade, ou por outros metais componentes da liga metálica. Tanto um tipo de escória quanto o outro podem ser raspados da superfície do metal derretido antes da moldagem.
- Use a haste para raspar homogeneamente a superfície da prata fundida.
- Insira a parte chata do objeto sob a escória e suspenda-o para removê-la.
- Deposite-a num recipiente seguro e no qual você possa reaproveitá-la, já que ela pode ser fundida novamente para a remoção dos restos de prata. [10] X Fonte de pesquisa
-
Deposite a prata no molde com celeridade. Uma vez que o cadinho esteja perto do molde, é hora de despejar a prata dentro dele rapidamente, para não haver tempo de a prata retornar ao estado sólido — mas não vá rápido demais, ou você terá menos controle sobre os seus movimentos, favorecendo desperdício de material e acidentes. Caso a prata comece a se solidificar, devolva-a ao forno.
- A moldagem de prata fundida é usada para criar joias, objetos de decoração, facas, talheres, recipientes, entre outros.
- Despeje com cuidado para evitar desperdício e para que o molde seja ocupado por completo e o objeto saia com o formato esperado.
- Dependendo de tamanho do molde, será preciso usar força centrífuga para que a prata o ocupe por completo.
- Espere a prata endurecer e esfriar. [11] X Fonte de pesquisa
-
Faça a desmoldagem. Espere até que o metal esteja frio, o que pode levar de dois até mais de 20 minutos, dependendo do tamanho e da espessura do objeto. Identificar a melhor hora para a desmoldagem depende de vários fatores, inclusive o material do molde. Só se pega o jeito com a experiência, mas tenha em mente que:
- Dependendo do tipo de molde, é preferível esperar um pouco mais e correr o risco de ter de quebrá-lo a ter de refazer a fundição.
- Uma vez que a prata pareça solidificada, convém esperar mais, até ela terminar de esfriar.
- Faça a desmoldagem equipado com as luvas, o avental e a máscara de segurança recomendados anteriormente. Eles o protegerão de respingos que podem ocorrer caso você tenha calculado mal o tempo da desmoldagem.
- Bata o molde contra uma superfície dura, e o objeto deverá soltar-se sozinho. [12] X Fonte de pesquisa
-
Tempere a prata. A têmpera, estágio seguinte à desmoldagem e último do processo de fundição, consiste em submergir a prata em água para que ela se resfrie e enrijeça.
- Apanhe o item com a tenaz.
- Mergulhe-o lentamente em água pura e destilada.
- A temperatura da prata fará com que vapor se levante conforme o objeto é mergulhado.
- Deixe-o submerso por um bom tempo — até as borbulhas e o vapor d'água se extinguirem, pelo menos.
- Remova o objeto da água e pronto! [13] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- A fundição de prata exige preparo, materiais adequados e uma série de precauções de segurança. O ferreiro lidará com metais derretidos e instrumentos a temperaturas elevadíssimas, o que é um risco tanto a ele como a quem quer que tenha acesso à área de trabalho. Não tente realizá-la sem preparo ou cuidado.
- Remova quaisquer materiais inflamáveis da área de trabalho — temperaturas de 300 °C podem incendiar muitos materiais instantaneamente.
- Metais quentes podem causar queimaduras de terceiro grau instantaneamente. Evite respingos e manuseie o objeto com todo o cuidado, mesmo depois de a prata endurecer — sua superfície parece normal a temperaturas superiores a 100 °C.
Referências
- ↑ http://geology.com/articles/uses-of-silver/
- ↑ http://www.backyardmetalcasting.com/faq.html
- ↑ http://www.backyardmetalcasting.com/faq.html
- ↑ http://www.sellgoldhq.com/how-to-melt-silver-at-home/
- ↑ http://www.instructables.com/id/Metal-Casting-with-SUGRU/
- ↑ http://www.sellgoldhq.com/how-to-melt-silver-at-home/
- ↑ http://www.sellgoldhq.com/how-to-melt-silver-at-home/
- ↑ http://www.engraverscafe.com/archive/index.php/t-12024.html?s=ebee6759d90d7bf8ccd06cf9a91fdc93
- ↑ http://www.backyardmetalcasting.com/faq.html
- ↑ https://www.corrosionpedia.com/definition/1457/skimming
- ↑ http://www.patriciabriggs.com/articles/silver/silverbullet5.shtml
- ↑ http://www.danielicaza.com/2011/03/first-entry-how-to-cast-ingot-fine.html
- ↑ http://resources.schoolscience.co.uk/Corus/16plus/steelch2pg3.html
- Vídeos concedidos por Drew Metalsmith .