Baixe em PDF Baixe em PDF

Fazer um piercing no nariz com um profissional pode ser caro. Você pode realizar o processo na sua casa, porém precisará pesquisar primeiro. Seja bastante consciente quanto à limpeza e prepare-se para uma certa dor. Lembre-se de que, ainda que seja possível perfurar o próprio nariz com segurança, quase sempre será mais confiável, mais seguro e mais limpo ir a um profissional.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Planejando o piercing

Baixe em PDF
  1. Observe os vários estilos de piercing de nariz e decida o que quer. Considere um pino simples, uma argola ou um piercing de septo completo, pense em como vai ficar com ele e saiba exatamente o que deseja.
    • Veja se vale a pena procurar um profissional para fazer o piercing com mais segurança. O trabalho dele pode ser mais limpo, mais seguro e menos doloroso. [1] Por outro lado, pode ser gratificante fazer o piercing você mesmo.
  2. É possível encontrar pinos, argolas e outros tipos de piercing em lojas de joias e em estúdios de piercings e tatuagens. Procure on-line se souber exatamente o que quer. Compre joias estéreis não usadas e comece com algo pequeno. Procure por algo do comprimento, espessura e tamanho corretos e não use um brinco, um anel ou outra coisa que já tenha sido utilizada antes.
    • Cuidado: algumas pessoas têm alergia a certos tipos de metal. Alergias a níquel são as mais comuns e podem deixar a pele muito irritada. Ouro, cobalto, cromato e outros materiais comumente usados em piercings também podem provocar reações alérgicas. Se sua pele parecer rachada ou machucada depois de colocar o piercing, remova-o e procure um médico assim que possível.
    • Considere usar joias de aço inoxidável ou titânio, metais que não sofrem corrosão facilmente.
  3. Se você tentar perfurar sobre ou perto de uma espinha, o piercing em si terá maior risco de infecção. Logo, se estiver com cravos ou acne, espere alguns dias ou semanas até que eles sumam. Lave o rosto com regularidade e use um esfoliante facial para limpeza dos poros ou medicinal.
  4. Use uma nova: se ela não estiver embalada, não será possível garantir que nunca foi usada antes. Prefira as agulhas ocas, que são mais eficazes. Tire a ferramenta da embalagem quando estiver pronto e esterilize-a antes de colocá-la na pele.
    • Usar um alfinete, um brinco, uma agulha de costura ou um alfinete de fralda tornará o piercing mais propenso a infecções; pode ser difícil esterilizar corretamente esses objetos. A ponta também pode estar cega demais para perfurar, o que pode rasgar o tecido e colocar estresse demais sobre a joia.
    • Não coloque a agulha em lugar nenhum para que ela não se contamine. Caso precise deixá-la em algum lugar, use um tecido limpo ou uma bandeja esterilizada.
  5. Esterilize tudo . Isso inclui a joia, a agulha e quaisquer outras ferramentas a serem usadas durante o processo. Encharque a agulha em álcool isopropílico e depois ferva-a em água quente. Lave as mãos com sabonete antibacteriano e calce luvas de látex. Não toque em nada que não tenha sido esterilizado.
    • Troque as luvas cada vez que tocar no nariz, e coloque um par novo logo antes de fazer a perfuração.
  6. Use uma canetinha para fazer um pontinho no local da pele onde quer inserir o piercing. Olhe no espelho para ter certeza de que marcou direito. Se o ponto estiver alto ou baixo demais, lave-o e faça de novo até que esteja totalmente satisfeito.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Fazendo o piercing no nariz

Baixe em PDF
  1. Umedeça um cotonete com álcool isopropílico, e então limpe o local que pretende perfurar. Cuidado com os olhos, pois o álcool arde.
    • Considere usar um cubo de gelo para anestesiar a região. Segure o gelo contra sua narina por até três minutos, quando não conseguir mais sentir o tecido. Saiba que isso pode endurecer sua pele, tornando a perfuração mais difícil.
  2. Caso tenha uma pinça dessas, aperte-a de modo que ela prenda a área que você deseja perfurar. Pense sobre a possibilidade de comprar uma pinça se já não tiver uma. Ela manterá o local aberto para que você não perfure o dedo ou a parte de dentro do nariz.
  3. . Respire fundo antes de começar. Caso esteja tremendo, procure relaxar e se concentrar. A boa notícia é que os piercings de nariz são relativamente simples, pois não há muita pele ou gordura para se perfurar nessa região, por isso o procedimento é direto e a dor é mínima. [2]
  4. Olhe no espelho e alinhe a agulha com o ponto marcado. Respire fundo e seja rápido. Empurre a agulha perpendicular à superfície da pele e procure passar direto pelo tecido. Você sentirá uma dor, mas ela será temporária. [3]
    • Lembre-se: quanto mais rápido você perfurar, mais rápido terminará.
    • Tente não perfurar a parte de dentro da sua narina. Caso esteja perfurando a lateral dela, não empurre muito profundamente ou a dor será maior.
  5. A rapidez é essencial, pois a ferida vai começar a cicatrizar assim que a agulha for removida, o que significa que o buraco vai começar a se fechar. Ele precisará cicatrizar ao redor da joia para que esta se encaixe naturalmente. Se você esperar demais, terá perfurado a pele para nada!
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Cuidando do seu piercing

Baixe em PDF
  1. Limpe o piercing duas vezes por dia. Use peróxido de hidrogênio, uma solução de partes iguais de sabão e água ou uma solução salina estéril. Duas vezes por dia, sature um cotonete com a solução de limpeza e deixe que ele encharque a área perfurada por alguns minutos. Limpe o piercing por fora e por dentro do seu nariz. Caso tenha colocado uma argola, gire-a um pouco cada vez que limpá-la. [4]
    • Caso esteja especialmente preocupado com infecções, tudo bem limpar o piercing a cada poucas horas. No entanto, evite limpar demais se estiver usando um agente de limpeza particularmente forte.
    • Repita o processo todos os dias até que o piercing cicatrize. Seu nariz ficará inchado e dolorido por alguns dias depois do procedimento, mas deverá voltar ao normal antes do fim da semana. Saiba que o piercing pode levar até 3 ou 4 meses para cicatrizar completamente. [5]
    • O peróxido de hidrogênio pode prejudicar a recuperação de um ferimento não-cicatrizado. Muitos profissionais defendem o uso dele como agente de limpeza, mas fique atento quanto aos riscos.
  2. Lave sempre as mãos antes de lidar com o piercing e limpe-o regularmente. Se você limpar o piercing bastante e tomar o cuidado de esterilizar todo o equipamento, não precisa se preocupar. No entanto, se o local ainda estiver vermelho e dolorido uma semana depois, é possível que a ferida tenha ficado infectada. Procure conselhos médicos antes que ela piore.
    • Os antibióticos podem ser caros e prejudiciais a sua saúde, e às vezes custam mais do que fazer o piercing em um local adequado e esterilizado.
  3. Se o tirar por mais do que algumas horas, pode ser que o buraco se feche. A pele da narina se recupera muito rápido, e talvez seja necessário perfurá-la novamente se o pino não caber mais. Deixe-o no lugar por pelo menos três meses antes de trocá-lo por outro piercing.
  4. Caso tenha dúvidas, não hesite em perguntar no estúdio de piercing local. Ainda que você não tenha feito o piercing lá, provavelmente conseguirá obter orientações se perguntar com jeitinho. Caso tenha preocupações médicas, não hesite em procurar um médico.
    Publicidade

Dicas

  • Se achar que está com uma infecção, não retire o pino ou pode prendê-la na pele! Caso o problema continue a piorar, procure um médico.
  • É normal que seus olhos lacrimejem. Pisque bastante, mas concentre-se na tarefa.
  • Seu nariz ficará vermelho e dolorido por alguns dias depois da perfuração, o que é normal. Caso ele ainda esteja assim uma semana ou duas depois, considere procurar um médico, pois ele pode estar infectado.
  • Não use peróxido de hidrogênio, óleo de melaleuca, álcool isopropílico ou outros antissépticos fortes para limpar o piercing. Utilize apenas soluções salinas ou um sabonete antibacteriano de alta qualidade e sem perfume.
  • Não use álcool para limpar o piercing, pois ele pode ressecar o buraco e fazer com que ele descasque.
  • Tente colocar gelo no nariz antes de perfurá-lo para anestesiar um pouco da dor. O gelo também vai endurecer um pouco o tecido, por isso saiba que a pele pode ficar mais difícil de perfurar.
  • Caso não tenha uma pinça, use uma caneta com uma ponta vazia na parte de cima para não cortar a parte de dentro do nariz com os dedos. A caneta facilita o processo, mas a pinça é ainda melhor.
  • Considere usar um spray cicatrizante que pode ser encontrado em estúdios de piercing, mas saiba que muitos profissionais não o recomendam, pois ele pode ser muito forte.
  • Não fique mexendo no piercing. Ao contrário do que se pensa, girar o piercing não o ajuda a cicatrizar. Na verdade, isso rasga o tecido fresco, o que resulta em períodos de cicatrização mais longos.
  • Chupe uma bala ou outra coisa doce para que sua mente se concentre mais no açúcar do que na dor.
Publicidade

Avisos

  • Visite um estúdio de piercing profissional se tiver dúvidas ou preocupações. Pode valer a pena pagar mais para que um profissional faça seu piercing com segurança.
  • Não compartilhe agulhas. Infecções como a AIDS podem se espalhar dessa maneira, mesmo depois da esterilização. Nunca compartilhe agulhas, nem com seu melhor amigo!
  • Antes de perfurar, tenha a certeza de que quer colocar um piercing no nariz ou pode se arrepender depois!
  • Tome muito cuidado! Não perfure seu nariz com nada que não seja uma agulha oca e esterilizada em autoclave.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Agulha para piercing oca e esterilizada em autoclave maior do que a joia, para que esta caiba melhor;
  • Fórceps de agulha;
  • Pinça tesoura;
  • Piercing de argola ou pino para o nariz (esterilizado primeiro!);
  • Solução para cuidado com os ouvidos ou de sal marinho;
  • Álcool isopropílico;
  • Luvas de látex.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 558 151 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade