Baixe em PDF Baixe em PDF

Muitas pessoas têm dificuldade para aprender matemática e chegam a tremer na base quando vem a hora de fazer provas e trabalhos. Por sorte, existem diversas técnicas que facilitam o estudo da matéria. Aprenda a ler todas as instruções e os enunciados, anote todas as fórmulas, tente resolver cada questão com atenção e mostre os seus cálculos e raciocínios ao professor. Se não conseguir resolver um problema, pule-o e volte depois. Por fim, participe bem das aulas, faça todas as tarefas que o docente passar e revise o conteúdo com frequência para começar a ver resultados palpáveis em questão de tempo.

Método 1
Método 1 de 3:

Aprendendo a fazer provas de forma eficaz

Baixe em PDF
  1. Geralmente os alunos só precisam de caneta ou lápis, mas em alguns casos podem ter que levar mais materiais: calculadora, transferidor, régua, compasso e afins. Você vai ficar em desvantagem em relação aos colegas se não tiver o necessário ao alcance da mão. [1]
  2. Entenda exatamente o que fazer na prova. Pode ser, por exemplo, que o professor tenha escrito instruções específicas. Leia e siga tudo à risca e com atenção para não perder nota. [2]
    • Não perca pontos por bobeira. Por exemplo: digamos que o professor tenha instruído a turma a responder às questões de caneta . Se você não ler as instruções, não vai saber disso e acabar tirando uma nota mentor.
  3. No geral, os alunos devem memorizar uma série de fórmulas para problemas diferentes. Mesmo que tenha estudado e esteja a par de tudo, você pode acabar esquecendo algumas por conta do nervosismo. Portanto, anote todas as fórmulas e equações que vai ter que usar logo no início da avaliação. Consulte essa lista sempre que necessário.
    • Além disso, anote também em que situações você usaria a fórmula. Não adianta escrever só "Teorema de Pitágoras: a 2 + b 2 = c 2 "; inclua a descrição "Descobrir os lados de um triângulo".
    • Se não houver espaço para anotar isso tudo na prova, pergunte ao professor se você pode usar um rascunho. Mostre que o papel está em branco antes de começar a escrever.
  4. Resolver problemas com "palavras" é um pouco mais complicado porque nem sempre fica claro o que a questão está pedindo — justamente devido à forma do enunciado. Portanto, tenha calma e paciência, leia tudo e sublinhe as partes necessárias para não cometer erros bobos e desnecessários.
    • Transforme o enunciado escrito na forma matemática para entender melhor. Se o problema trouxer "João tem 5 maçãs e Sara tem 3 vezes mais. Quantas maçãs Sara tem?", anote "5 x 3" e resolva em seguida.
    • Se não conseguir avançar no problema, divida-o em partes. Corte as palavras que não são importantes e traduza as restantes na forma matemática. Por exemplo: a palavra "de" pode indicar que é preciso multiplicar o valor, enquanto "por" indica divisão. Fique de olho em termos assim. [3]
  5. Alguns professores dão parte da nota quando veem que o aluno escreveu a equação e estava pelo menos no caminho certo para resolver o problema. Portanto, anote tudo o que você conseguir, mesmo que não saiba a resposta final.
    • Por exemplo: talvez você saiba que tem que usar o Teorema de Pitágoras (a 2 + b 2 = c 2 ). Primeiro, anote a equação na forma pura; depois, insira os valores nas suas respectivas variáveis. Isso mostra que, mesmo que a resposta esteja errada, pelo menos você conhece parte do processo — e pode ganhar pontos por isso.
    • É bom mostrar o seu raciocínio mesmo que você não ganhe nota nenhuma. Fica mais fácil encontrar os possíveis erros desse jeito.
    • Se ficar preso em um problema, volte e repense o cálculo. Tente descobrir se cometeu algum erro na montagem da equação.
  6. Você provavelmente vai se deparar com uma ou outra questão que não sabe responder. Nesse caso, pule-a por enquanto e use todo o tempo necessário para resolver outros problemas e não acabar deixando parte da prova em branco por descuido. Volte nesse ponto depois de fazer todo o resto. [4]
    • Por exemplo: se tem 40 minutos para responder a 20 questões da prova, gaste cerca de dois minutos para cada uma. Se passar um minuto e você nem souber por onde começar, pule e volte depois.
    • Você também pode usar a estratégia inversa: faça a prova na sequência correta, respondendo a todas as questões que entender, para ter mais tempo para os problemas complicados depois.
  7. Algumas questões de matemática envolvem valores em unidades específicas, como quilômetros por hora e afins. Se for o caso, anote essas unidades na resposta. [5]
    • Tome cuidado com números positivos e negativos. Se um valor tiver que ser negativo, mas você se esquecer de anotar o sinal de menos, a resposta vai ficar errada .
  8. Se você terminar a prova e ainda tiver um tempo antes de ser dispensado, releia todas as questões e as suas respostas para saber se não deixou algum errinho passar. Veja se anotou todos os cálculos e ajustou as unidades e corrija os pontos onde houver dúvidas.
    • Lembre-se de que a matemática é uma via de mão dupla. Faça a operação inversa dos problemas para ver se as respostas estão corretas. Por exemplo: se você determinar que "x" em "8x = 40" vale 5, multiplique 8 por 5. Como o resultado dessa operação é 40, a resposta está correta. Se chegar a "x" igual a 6, faça a mesma operação de multiplicação; o resultado vai ser 48, o que está errado.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Resolvendo problemas mais difíceis

Baixe em PDF
  1. É normal ficar afobado quando não se sabe uma resposta, mas não perca o controle — para conseguir continuar fazendo a prova. Relaxe se notar que está ficando ansioso e clareie a mente antes de voltar. Pode ser que a resposta esteja na sua cabeça, mas "escondida". [6]
    • Respire fundo para relaxar a frequência cardíaca e diminuir a ansiedade.
    • Feche os olhos e concentre-se em cada grupo muscular que está tenso no momento.
    • Alongue os braços de leve para melhorar a circulação.
  2. Você nunca vai conseguir resolver aquele problema em que ficou preso se não souber do que ele está falando. Pare e releia o enunciado, tentando pensar na pergunta que ele faz. Ela envolve velocidade? Geometria? Se sim, qual é a forma geométrica? Pense bem para identificar como proceder. [7]
    • Se o problema envolve números, pense em que fórmula você tem que usar. Releia a lista do início da prova e identifique a opção correta.
    • Se o problema envolve palavras, divida o enunciado de acordo com os componentes diferentes. Corte os termos que não são importantes e fique de olho naqueles que podem levar à resolução. Por exemplo: "de" geralmente indica que é preciso multiplicar dois ou mais valores.
  3. O processo de eliminação ajuda bastante em questões de múltipla escolha. Observe as respostas e corte aquelas que estão claramente erradas para chegar a uma ou duas alternativas possíveis. [8]
    • Dá para saber se uma alternativa está errada de diversas formas. Por exemplo: se você chegar a um resultado que está próximo das três primeiras opções, mas distante da quarta, elimine esta.
    • Refaça os seus cálculos se você chegar a duas alternativas possíveis. Depois, marque como resposta a que estiver mais próxima do resultado.
  4. É normal ficar preso em uma questão específica de vez em quando. Não se preocupe: lembre-se de que é um problema da prova e de que você consegue resolver todos ou quase todos os outros. Tente ao máximo chegar a uma resposta para, com sorte, marcar a alternativa correta. [9]
    • Se a prova for de múltipla escolha, marque a alternativa que mais parece correta.
    • Se a prova não é de múltipla escolha, anote a resposta a que você chegou. Pode ser que ela esteja correta.
  5. Se você estiver perdido e nem souber chutar, não apague os cálculos que fez até o momento. Talvez o professor dê alguns pontinhos ao ver o seu raciocínio até aquele ponto. [10]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Preparando-se para as provas

Baixe em PDF
  1. Preste atenção às aulas . O processo de preparação para uma prova começa semanas ou até meses antes da avaliação em si. Você pode, por exemplo, prestar atenção às aulas, chegar sempre adiantado, anotar tudo o que o professor disser e assim por diante. [11]
    • Participe das discussões em sala de aula e tire todas as suas dúvidas.
    • Faça anotações para ter bons materiais de consulta na hora de estudar e revista o conteúdo.
    • Não se deixe distrair por nada durante a aula. Guarde o celular e não fique de papo com os colegas.
  2. Você pode até não gostar de fazer lição de casa, mas ela serve justamente para facilitar a absorção do conteúdo. Isso é ainda mais importante quando se trata de matemática, já que usar tantas fórmulas e equações diferentes exige prática. Faça tudo o que o professor pedir para estar sempre preparado. [12]
    • Faça o dever em um lugar confortável, mas não a ponto de você cair no sono.
    • Afaste todas as distrações, desligue a televisão e o computador e vá para um lugar calmo para fazer o dever.
    • Se você ficar preso em uma questão específica do dever de casa, tire as suas dúvidas com o professor no dia seguinte. Pode ser que esse conteúdo caia na prova.
  3. Comece a estudar alguns dias antes da prova. Não adianta tentar estudar só no último dia. Comece a se preparar assim que você souber as datas das avaliações. Consulte o seu caderno e o livro didático para ficar sempre a par do que vai ser cobrado e não ter problemas para memorizar o conteúdo. [13]
    • Concentre-se mais nos problemas que você não conseguiu resolver de primeira. Tente entender onde errou e como dá para melhorar.
    • Use todos os recursos que o professor der à turma. Fique de olho nas dicas que ele deu para a prova.
  4. Até quem estuda bastante e presta atenção às aulas tem dúvidas de vez em quando. Se for o seu caso, não deixe de pedir para o professor explicar melhor o conteúdo.
    • Liste todos os problemas que você quer discutir com o professor para otimizar o tempo dele. Não adianta só dizer "Eu não entendi nada!".
    • Peça ajuda pelo menos um dia antes da prova. Também não adianta tirar as dúvidas na hora da avaliação.
    Publicidade

Dicas

  • Escreva de forma legível na prova para o professor entender tudo.
  • Estude com um ou mais colegas para que todo mundo se ajude.
  • Comece a estudar para a prova assim que souber quando ela vai ser. Dessa forma, fica muito mais fácil se preparar.
Publicidade

Avisos

  • Não deixe para estudar na noite anterior à prova. Fica muito mais difícil memorizar todo o conteúdo em tão pouco tempo, o que afeta o desempenho de qualquer um.
  • Não converse com ninguém durante a prova. O professor pode achar que você está colando.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 74 362 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade