Baixe em PDF Baixe em PDF

Sem deslocamentos, sem colegas irritantes, sem chefe para vigiar você, uma rotina flexível... esses são apenas alguns dos benefícios de se trabalhar em casa. E se esse for seu objetivo, você só precisa de um computador, de acesso à internet e de um plano.

Método 1
Método 1 de 2:

Preparando-se para o trabalho

Baixe em PDF
  1. Antes de trabalhar de casa, avalie sua experiência de trabalho, seus conhecimentos e seus objetivos. Pergunte a si mesmo: "Que habilidades eu tenho? Que tipo de trabalho estou disposto a fazer? Quanto dinheiro quero ganhar? Quanto tempo estou disposto a dedicar?". Seja honesto consigo mesmo; essa informação ajudará você a reduzir suas opções.
    • Comece pensando em suas habilidades transferíveis. [1] Em seguida, atualize seu currículo.
    • Caso tenha uma família, veja se seus objetivos se alinham com as prioridades dela.
  2. Se não tiver experiência ou estiver procurando começar uma carreira nova de casa, alguns dos melhores campos a se considerar são TI, contabilidade e marketing. [2] Eles são um tanto técnicos, portanto você precisará de treinamento formal. O bom é que você pode obter um diploma em uma faculdade local ou por meio de cursos on-line.
    • Se você não tiver tempo, dinheiro ou motivação para buscar um diploma, não se preocupe. Há muitas maneiras de ganhar dinheiro de casa.
  3. As fraudes envolvendo trabalho em casa foram o principal crime na Internet em 2011, e pouco mudou desde então. [3] Se uma oportunidade de emprego parecer boa demais para ser verdade, você já sabe o resto.
    • As oportunidades de trabalho on-line legítimas não exigem "investimentos" iniciais e certamente não vêm em e-mails em massa.
  4. Para maximizar sua eficiência, atualize o sistema operacional do seu computador e adquira um serviço de internet de alta velocidade. Encontre um espaço de trabalho adequado em casa e exija que os outros o tratem com respeito: esse é seu novo escritório!
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Trabalhando de casa

Baixe em PDF
  1. Os assistentes virtuais são fornecedores independentes que realizam trabalhos administrativos para donos de pequenos negócios, escritórios médicos e jurídicos e executivos. Entre outras coisas, assistentes virtuais planejam eventos, fazem preparações para viagens, entram em contato com clientes e lidam com dados, tudo isso de casa. Se você decidir se tornar um assistente virtual, entre para a Associação Internacional de Assistentes Virtuais para obter acesso a oportunidades de networking e possíveis empregadores.
    • Os trabalhos de assistente virtual que mais pagam costumam exigir experiência administrativa.
    • Caso não tenha essa experiência, talvez você precise começar com uma posição que pague menos. Não se sinta desmotivado por isso. Você tem que começar de algum lugar.
    • A associação oferece programas de certificação pode podem tornar você um candidato de maior destaque.
    • Além do site da associação, você pode procurar emprego em sites de trabalho freelancer.
  2. Esse tipo de página fornece informações sobre um assunto específico, como assar bolos, projetar cozinhas ou reparar bicicletas. Você não precisa de um produto ou serviço para começar, apenas de uma boa ideia. Caso saiba bastante sobre um assunto em particular, compartilhe seu conhecimento com o resto do mundo. Por que não ganhar algum dinheiro com isso?
    • Para render, o site precisará atrair bastante tráfego. Se não tiver conhecimentos técnicos, contrate um profissional especializado em web design e otimização de sites (SEO). O SEO melhora a interação do seu site com os usuários e os motores de busca. [4]
    • Você precisará escolher um nome de domínio e um serviço de hospedagem, e pagar por eles. Por sorte, tudo isso vai custar menos de R$ 30,00 por mês. [5]
    • Depois que o site estiver montado, comece a adicionar o conteúdo.
    • Você pode então anunciar produtos e serviços relacionados fornecidos por outras empresas, e receber uma comissão pelas vendas ou por post. Programas como o Google AdSense tornam esse processo bastante simples.
  3. Se só quiser ganhar um pouco de dinheiro, você pode ser pago para participar de simulações de julgamentos e grupos focais. Os advogados usam esses "júris" para medir a opinião pública e se preparar para os julgamentos reais. Para participar, você terá de se cadastrar em um site e cumprir algumas qualificações básicas para ser jurado. Você poderá então revisar e responder aos materiais do caso quando for mais conveniente.
    • Leia sempre os avisos e termos de contrato.
  4. Se já tiver um emprego e trabalhar em um computador, pergunte a seu empregador sobre a possibilidade de trabalhar de casa. Dependendo da sua profissão, talvez você tenha que continuar trabalhando durante o horário comercial normal. Seu empregador talvez também peça a você para participar de conferências de vez em quando, mas pelo menos você estará em casa.
    • Você precisará ter um bom motivo para querer trabalhar em casa antes de perguntar a seu chefe sobre essa possibilidade.
    • Caso não seja possível trabalhar de maneira remota em horário integral, pergunte sobre a possibilidade de trabalhar em casa alguns dias da semana.
    • Lembre-se de que, se você escolher trabalhar de casa em tempo integral, seu status pode mudar de empregado com carteira assinada para prestador de serviços, e você pode perder seus benefícios.
    • Caso se torne um prestador de serviços e seu empregador não puder fornecer a você materiais de trabalho, você pode abater certos materiais do seu Imposto de Renda.
  5. Se tiver conhecimentos em idiomas estrangeiros ou um diploma avançado (mestrado ou doutorado) e experiência de ensino, você pode dar cursos on-line para faculdades e universidades como adjunto de meio período. A maioria dos cargos exigirá que você preencha uma inscrição on-line e envie um currículo.
    • Se dar um curso for um compromisso muito grande, você também pode ser tutor on-line. Há várias empresas de tutoria que estão sempre procurando por ajuda.
    • Para realizar esse trabalho, você pode precisar de equipamento audiovisual para seu computador.
  6. Sempre há demanda para a escrita de alta qualidade. Se você for um bom escritor e tiver experiência com blogs, revisão ou edição, você pode se tornar um escritor autônomo. Monte um portfólio dos seus textos ou atualize o que você já tem e comece a procurar emprego. Um ótimo local para começar é dentro de suas redes já existentes. Você também pode procurar por oportunidades para escrever newsletters, blogs ou anúncios para clientes locais.
    • Uma precaução: pode ser difícil encontrar o primeiro cliente pagante tendo pouca experiência. Talvez você precise começar escrevendo voluntariamente para ganhar experiência e montar um portfólio.
    • Passe algum tempo explorando o Escola Freelancer se você não estiver familiarizado com o mundo dos escritores autônomos. Lá, você encontrará dicas e recursos para construir uma carreira autônoma de sucesso e dicas de onde encontrar trabalho.
    • Você também pode procurar trabalho em sites que oferecem vagas para freelancers.
    Publicidade

Dicas

  • Seja paciente. Estabelecer uma carreira trabalhando em casa pode levar algum tempo. Em muitos campos, você precisa ganhar experiência e desenvolver suas habilidades no escritório antes de poder trabalhar em casa.
Publicidade

Avisos

  • Na dúvida, verifique. Não tenha medo de pedir mais credenciais a um possível empregador.
  • Nunca dê suas informações bancárias logo de cara para um possível empregador.
  • Evite as empresas que entrarem em contato com você sem que você as tenha procurado.
  • Lembre-se de ficar de olho nas fraudes. Nunca confie em uma oferta de emprego que venha em um e-mail em massa ou inclua um pedido imediato por informações pessoais.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 43 034 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade