Baixe em PDF Baixe em PDF

À medida que relacionamentos progridem, é possível sentir que as coisas acabaram chegando em um ponto de “estagnação” devido à falta de confiança de uma das partes. Isso não significa que o namoro deve terminar, mas pode desgastar a relação se não for superado. A confiança pode ser criada, adquirida e reconstruída para formar um relacionamento mais forte e saudável.

Método 1
Método 1 de 3:

Ganhando confiança no relacionamento

Baixe em PDF
  1. A base de qualquer relacionamento é “erguida” a partir de um alicerce: a amizade. Ambos devem ser bons amigos antes de tudo, construindo uma relação de amizade lentamente à medida que o relacionamento se desenvolve com naturalidade.
    • Uma forte amizade como ponto central do relacionamento ajuda ambos a serem francos e a darem atenção um ao outro ao mesmo tempo que já anseiam pelo próximo encontro.
    • Dê à parceira o melhor presente possível: uma amizade com aceitação total. Aceite-a como ela é sem esperar qualquer coisa em retorno para fortalecer o relacionamento e a amizade.
  2. Ela é o vínculo entre você e a namorada; ao dizer qualquer coisa ou realizar promessas, é necessário cumpri-las. Do contrário, não prometa nada ou as coisas só ficarão piores. [1]
    • As promessas podem ter perspectivas grandes ou pequenas. De qualquer forma, é um compromisso em longo prazo que afeta o futuro de ambos.
    • Ao falar para a garota que vai ao aniversário dela, não falte. Se oferecer de ajudar na mudança da casa dela, não a deixe na mão. Ao cumprir sua palavra, você estabelecerá uma relação de confiança.
  3. Às vezes, a verdade dói, mas ela é apenas temporária em comparação com a mágoa causada por mentiras ou traições. Ganhe a confiança da namorada sendo 100% verdadeiro a cada segundo da vida. A honestidade cria confiança em um relacionamento. [2]
    • Seja ela pequena ou grande, a mentira sempre machuca. Repense se a melhor opção é realmente falar à sua namorada que saiu com os amigos, quando na verdade estava estudando na casa de uma colega de classe. Nunca responda a uma pergunta com uma mentira.
    • As traições – mesmo as de menor grau – vão lentamente minar um relacionamento, fazendo com que a namorada perca a confiança em você, em especial se tocar em uma ferida que ainda não cicatrizou de um namoro anterior. É normal demorar para se recuperar de tais acontecimentos.
  4. Relacionamentos saudáveis são resultado de conversas produtivas e honestas. [3] É sempre melhor ouvir em primeira mão o que aconteceu para depois pedir perdão. Abrir-se também exige que você comunique informações pertinentes à moça.
    • Não apresentar fatos desde o início faz com que você aparente ser alguém que esconde coisas. Mesmo coisas pequenas podem adquirir uma grande magnitude se não for honesto desde o começo. [4]
    • Manter sua namorada inteirada com os problemas e desafios que está enfrentando – de forma que ela esteja sempre disposta a apoiá-lo – terá resultado em momentos felizes. O sentimento de que é importante para ela será muito maior, e a moça sentirá a mesma coisa por compartilharem essas ocasiões especiais, como ao ser promovido no trabalho ou entrar em uma faculdade importante. [5]
  5. [6] Lidar com uma pessoa que tem problemas em confiar nos outros significa estar constantemente sob suspeita ao ocultar certos detalhes da vida. Algumas mulheres já ficarão desconfiadas ao saberem que você tomou um simples café com uma colega de classe na faculdade, o que ocorre devido à dificuldade que ela possui em confiar em homens, fruto de problemas do passado. A situação será ainda pior se você esconder isso e ela souber através de outra pessoa.
    • Seja franco. No dia que isso for acontecer, diga: “vou tomar um café com o Marina. Tudo bem?”. É uma forma simples de ser honesto ao mesmo tempo que mostra que a opinião da namorada também é importante.
    • Caso não esteja escondendo nada, ela não precisa ficar preocupada sem necessidade. Sempre diga a ela algo que for fazer com pessoas do sexo oposto, mesmo que apenas sejam amigos.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Superando os problemas de confiança da namorada

Baixe em PDF
  1. [7] Não ter segurança em relação à namorada evita que ela também confie em você. Entenda que algumas coisas vão muito além da confiança, colocando-o até mesmo em situações tentadoras.
  2. Agir dessa forma e sempre cumprir o que promete fará com que ela desenvolva – mesmo que lentamente – um senso de confiança por você. [8]
  3. Como namorado de uma pessoa com problemas em confiar nos outros, não é sua obrigação “curá-la” ou resolver situações desse tipo para ela. Em vez disso, apoie-a sempre. [9]
    • Pergunte o que aconteceu e ouça os medos dela. Exponha sua preocupação e diga: “eu sei que você já se magoou com isso anteriormente, mas pode me dizer exatamente o que aconteceu?” [10]
    • Sugira que ela obtenha ajuda médica ou leia livros para a saber as melhores formas de lidar com o problema. Dessa forma, a moça poderá descobrir porque o que ocorreu no passado ainda interfere nos relacionamentos atuais. [11]
  4. Muito provavelmente, a namorada também está tentando superar essa insegurança, logo, confie nela e no processo, que não é rápido. Pedir para que ela tenha confiança não adiantará nada; o importante é ter paciência, que fará com que a insegurança seja esquecida após um tempo. [12]
    • O caminho para obter a confiança dela é longo, com muitos percalços e obstáculos. O processo é lento, ou seja, não espere que de um dia para o outro ela comece a confiar totalmente em você.
    • Se for necessário um bom tempo para que ela comece a desenvolver um maior senso de segurança, entenda e seja paciente. Incentive-a a compartilhar mais sobre ela mesma fazendo exatamente isto: mostrando sua maneira de ser e viver.
  5. Todos os dias, arrume tempo para o relacionamento, amando-a, apoiando-a e elogiando-a de alguma forma ou outra. [13]
    • Pergunte como ela está ou como foi o dia. Quando a moça parece estar distante ou se retrair por causa do medo, pergunte calmamente como você pode: dar mais espaço para ela fazer as próprias coisas, ou aproximar-se e apoiá-la?
    • Trate-a de forma romântica, com beijos leves, elogios agradáveis, jantares românticos ou um barzinho à noite.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Obtendo novamente a confiança dela após uma traição

Baixe em PDF
  1. Revele segredos que omitiu, mas a garota não precisa saber de cada detalhe sórdido de seus deslizes. [14]
    • Seja honesto em relação às intenções que possui para com a namorada. Sim, você errou, mas ainda ama a moça e quer que as coisas deem certo. Diga, por exemplo: “eu sei que menti sobre quem aquela menina era e que essa desonestidade a machucou. Eu juro que nada aconteceu e quero que as coisas funcionem com você porque te amo. Você é a única mulher que quero. Desculpe por colocar tudo a perder com minhas ações. Me perdoe, por favor.” [15]
    • Dê um tempo para ela. Quando a moça pedir para que vocês se afastem um pouco para decidir o que fazer, atenda o pedido até que ela volte a entrar em contato.
  2. A namorada saberá que havia uma razão por ter adotado tal comportamento, ajudando a reconstruir a confiança que foi perdida. [16]
    • Converse sobre o que o levou a fazer isso e o porquê. O que estava sentindo? Estava assustado? Pressionado? Inseguro? Transmita tais sentimentos para readquirir a simpatia e a compreensão dela. Diga, por exemplo: “francamente, achei que não havia problema em sair com outra garota pois estou desanimado com nosso relacionamento nos últimos tempos. Só queria algo diferente, mas provavelmente acabei só me prejudicando …”
    • Exponha as razões que garantem que esse comportamento não se repetirá no futuro. Mostre como a dor que ela sentiu o afetou e como isso “abriu” a sua cabeça. Fale “eu vi como você ficou triste e irritada pelo que fiz. Não quero machucá-la nunca mais, e isso serviu para abrir meus olhos. Vejo que temos um relacionamento lindo e que não quero perdê-lo.”
  3. Se a namorada conseguiu superar a traição, aceitar suas desculpas e perdoá-lo, mas você mesmo não consegue, apenas uma das partes do relacionamento estará em bons termos. [17]
  4. Esqueça qualquer aspecto estranho que sobrou da situação e volte a ser um namorado leal e amoroso. [18]
    • É muito mais difícil reconquistar a confiança após ser o causador de um problema grave em um relacionamento.
    • Os sentimentos negativos que surgiram devido à traição e ao quase término do namoro devem ser sempre lembrados para que você não repita esse comportamento.
    Publicidade

Dicas

  • Respeite os sentimentos dela. Apesar de poder passar a impressão de que não confia em você, a garota terá suas próprias razões. Por exemplo, ela pode não gostar que aquela sua colega de trabalho fique ligando toda hora; o melhor a se fazer é apresenta-la à colega, aumentando a segurança dela e acabando com as dúvidas.
  • Não faça uma promessa quando souber que não pode cumpri-la.
  • Não peça para que ela confie em você. Em vez disso, supere a desconfiança.
  • Não julgue. Sempre tente ver as coisas a partir da perspectiva da namorada, perguntando o que está impedindo que ela confie em você em uma certa situação.
  • Ambos precisam se esforçar para confiarem um no outro. Além disso, você precisa confiar nela da mesma forma que ela em você.
  • Quando alguém não confia em você em uma situação específica, não significa que tal pessoa não o ama. Sempre tenha paciência quando problemas deste tipo surgirem, já que são muito incômodos.
  • Lembre-se de que as mulheres gostam de situações românticas . Elas adoram um jantar à luz de vela, por exemplo. Seja um namorado exemplar, pense em sua parceira e nas necessidades dela para que o mesmo seja feito por você.
  • Cumpra suas promessas. Para isso, é importante que elas sejam realistas e que esteja disposto a ir até o fim antes de fazê-las.
  • Seja positivo com a moça. Ela pode estar muito desconfiada devido a algum tipo de abuso que sofreu no passado.
  • Seja sempre construtivo de maneira cuidadosa e produtiva. O homem não deve virar uma múmia e não falar nada para não magoar a namorada, que possui problemas para confiar em parceiros. Caso isso se torne insuportável, mostre o que está sentindo, nunca culpando-a.
Publicidade

Avisos

  • Fique atento aos sinais de abuso. A falta de confiança de uma parceira não é uma desculpa para ela tratá-lo com qualquer forma de desdém. A garota não deve xingar, abusar verbalmente ou agredi-lo fisicamente; a dificuldade em confiar em homens não justifica tais comportamentos.
  • Não mime sua namorada ao ponto de deixá-la sem sentimentos. Em vez disso, é necessário dar a ela o que espera receber de volta no relacionamento.
  • Caso a tenha traído e quer que ela volte a confiar em você outra vez para retomar o namoro, entenda que ela poderá não aceitar. Apesar da infidelidade ser a causa do fim da maioria dos relacionamentos, algumas pessoas terminam namoros devido às mentiras e outros pequenos casos de traição. Respeite a decisão dela e siga a vida.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 94 130 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade