Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você já admirou alguém na aula ou no escritório girando facilmente um lápis entre os dedos? Já se perguntou como é possível realizar esse truque por conta própria? Os passos necessários para se girar um lápis entre os dedos são facilmente aprendidos, mas difíceis de serem dominados. Com bastante prática, você em breve estará girando um lápis como se ele fosse um bastão! Veja o Passo 1 a seguir para começar.
Passos
-
Segure o lápis entre os dedos indicador, médio e polegar. Use a mão dominante para fazê-lo — os dedos indicador e médio devem estar espaçados entre si aproximadamente pelo tamanho do polegar. Em outras palavras, se o lápis não estivesse aí, o polegar caberia confortavelmente entre os dedos indicador e médio. [1] X Fonte de pesquisa
- As opiniões variam a respeito de qual parte do lápis deve ser segurada. Alguns preferem agarrá-lo pelo meio, próximo ao centro de gravidade, enquanto outros optam pela extremidade do lápis. Cabe a você tomar a sua decisão — faça testes para descobrir o que parece mais fácil.
-
Puxe seu dedo médio como um gatilho. Nesse truque, o dedo médio é o que faz mais força para girar o lápis. Segurando o lápis entre o polegar, o indicador e o dedo médio, puxe ou mexa o dedo médio para trás como se estivesse puxando um gatilho. O movimento deve fazer o lápis girar em seu polegar. Se não estiver conseguindo fazer o movimento, reveja sua pegada: veja se seu dedo médio e seu polegar estão alinhados de maneira próxima. Talvez você esteja puxando o lápis para o polegar, e não o fazendo girar ao redor dele. [2] X Fonte de pesquisa
- É difícil ajustar o nível da força adequado. Se você colocar muita força, o lápis vai ser lançado longe. Se colocar pouca força, o lápis não vai girar. A prática leva à perfeição — com o tempo, você pegará o jeito.
-
Gire o pulso para conseguir deixar o lápis ao redor do polegar. Iniciantes normalmente têm problemas no começo. Com frequência, sua dificuldade consiste em fazer com que o lápis gire completamente ao redor do polegar. Para torná-lo mais fácil, tente girar o pulso à medida que empurra o lápis com o dedo médio. Gentilmente, gire o pulso (como se fosse girar uma maçaneta) para longe do corpo à medida que dá o " empurrão ". Isso resulta em uma maior inércia sobre o lápis e, como benefício adicional, ajuda a manter os seus dedos fora do caminho durante o giro.
-
Tire os dedos do caminho de modo a não bloquearem o giro do lápis. Quando você está aprendendo como girar um lápis, é importante ter consciência das posições de seus dedos após o " empurrão " inicial do dedo médio. Um erro comum entre iniciantes é obstruir ignorantemente o caminho do lápis com os dedos indicador ou médio. Há diversas técnicas para evitar que os dedos estejam no caminho — duas listadas a seguir: [3] X Fonte de pesquisa
- Depois do " empurrão " inicial, traga ambos os dedos indicador e médio para dentro, de modo a estarem abaixo da articulação do polegar. O lápis deve girar ao redor do polegar e acima dos dedos.
- Simultaneamente, dobre o dedo médio à altura da articulação mais próxima à mão, estendendo o indicador o máximo que for possível. O seu dedo médio deve terminar repousando no lado interno da última falange do polegar. O lápis deverá errar o indicador estendido.
-
Pegue o lápis. A mais impressionante parte do giro do lápis não é necessariamente o próprio giro — é o fato de que a pessoa que o executa é capaz de agarrá-lo sem esforço e repetir o truque por diversas vezes. Uma vez que você tenha pegado o jeito de girar o seu lápis, trabalhe em " pegá-lo " sem deixá-lo cair. Depois de um giro, angule o giro de forma a direcioná-lo para o lado de seu dedo médio. À medida que ele faz contato com o dedo médio, use o polegar e o indicador para apoiá-lo em lados opostos.
-
Pratique, pratique, pratique. O ato de girar um lápis indubitavelmente parecerá estranho de início. No entanto, como qualquer ato de destreza (como pedalar uma bicicleta ou realizar truques com as mãos), com o tempo, os movimentos envolvidos nesse truque se tornarão tão naturais que será difícil girar o lápis incorretamente . À medida que você pratica, experimente diferentes pegadas, técnicas e ângulos, até encontrar a combinação perfeita.
- Para praticar mais, uma vez que você tenha dominado esse truque em sua mão dominante, tente fazê-lo com a não dominante!
Publicidade
Dicas
- Lembre-se de que você não deve agitar o lápis. Dobrar o dedo médio deve fazer com que o lápis " role " para fora dele. Se o lápis voar sem tocar o dorso de seu polegar, você o está agitando.
- Quando o lápis gira, o ponto de equilíbrio deverá estar no meio de seu polegar.
- Se você estiver usando um lápis desbalanceado, agarre-o na extremidade mais pesada.
- O lápis deve fazer contato constante com a pele entre a unha de seu polegar e a articulação. Se ele toca a articulação, você não está dobrando o dedo de modo suficientemente rápido e, caso ele toque a unha, você está segurando-o incorretamente (ele deve começar no centro do polegar, com a base do lápis à altura da base da unha — o lápis perderá um pouco de altura à medida que gira).
- Pratique girar um lápis longo, inicialmente, e aprimore a técnica com um pequeno.
- Ajuda pensar no empurrão como " rolando ao redor do polegar ", à altura da base.
- Se você tiver muita dificuldade ao aprender, mantenha o polegar reto. É sobre ele que o lápis está girando, afinal de contas. Você não deve permitir que o ângulo do polegar leve o lápis para outro lugar.
- Depois de começar o empurrão, tente mover o polegar de modo que haja mais espaço entre o polegar e a mão. Isto cria uma área maior na qual o lápis poderá cair.
- Isso funciona melhor com lápis longos.
- Quando você girar lápis facilmente entre os dedos, poderá tentar girá-los ao contrário! Isso retornará o lápis de volta à posição original.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não acertar os seus olhos ou os de outra pessoa.
- Ao dobrar o dedo médio de volta, não empurre muito fortemente. Não precisa de muita força para levar o lápis para o outro lado.
- Um lápis sem ponta é melhor no início, já que você pode machucar a mão.
- Nunca use um lápis apontado!
Publicidade
Materiais Necessários
- Lápis ou caneta. Lápis sem ponta são melhores por serem longos, moderadamente pesados e perfeitamente balanceados. Alguns fanáticos até mesmo adquirem canetas personalizadas para terem o modelo perfeito.
- Tente usar uma baqueta de bateria. Seu peso torna difícil girá-la muito rapidamente. Segure-a próximo a seu centro.
Referências
Publicidade