Baixe em PDF
Baixe em PDF
Fez um livreto em casa e precisa grampeá-lo? Pode ser difícil alcançar a divisória do livreto com um grampeador comum, mas contanto que as partes do seu grampeador possam ser separadas, há pelo menos dois modos de conseguir grampear corretamente usando os materiais que você tem em casa. Se estiver grampeando uma grande quantidade de livretos, ou um especialmente grosso, você provavelmente vai querer economizar tempo adquirindo um grampeador especializado, descrito abaixo.
Passos
-
Coloque abaixo do livreto uma camada de papelão ou outro material de proteção. Esse método envolve grampear seu livreto sobre um material macio e manualmente empurrar os grampos contra ele. Você pode usar papelão, espuma, ou qualquer outro material macio o suficiente para perfurar o objeto sem grampear. Use apenas materiais com os quais você não corre risco de se machucar.
- Se tiver um grande número de livretos para grampear, você provavelmente vai preferir o método com o grampeador especializado.
- Se você não tiver nenhum material adequado e o seu livreto for fino, tente o método dos Dois Livros.
-
Posicione seu livreto com a face para baixo sobre o papelão. Certifique-se de que todas as páginas estão em ordem e alinhadas umas às outras. A capa de fora deve estar visível, e não o interior das páginas. Caso contrário, você terá mais problemas dobrando o livreto após grampear.
-
Abra (separe as partes) do seu grampeador. Segure a parte superior próximo à junta, e não perto de onde coloca o grampo. Use sua outra mão para segurar a base e puxe esta parte. As duas partes do grampeador devem estar separadas.
-
Alinhando a cabeça do grampeador ao centro do livreto. O centro do livreto deve receber de 2 a 4 grampos, igualmente espaçado para formar a espinha, dependendo do quão largo for o livreto e quão resistente você quer que ele esteja. Todos os grampos devem ficar na mesma direção ao longo da espinha (vertical quando o livro estiver pronto para leitura). Desta forma, você pode dobrar as folhas de papel na metade onde estão os grampos sem rasgá-las. Alinhe a cabeça do seu grampeador de acordo com esses guias.
-
Pressione a cabeça do grampeador para baixo para colocar o grampo. Por estar grampeando o papel contra o papelão ou o outro material macio, pode ser que você não ouça o som distinto do grampeador que você está acostumado. Pressione com firmeza, então solte e pegue o grampeador.
-
Levante o livreto cuidadosamente e inspecione o grampo. Provavelmente, o grampo está parcialmente preso à superfície do papelão. Levantar o livreto devagar e gentilmente deve puxar as duas pontas do grampo para fora do papelão, mas você pode precisar dobrar o grampo em linha reta com o dedo antes de puxar.
- Se o grampo estiver firmemente preso, o material é muito fino para ser usado com este propósito. Remova o grampo com um removedor e tente novamente com um papelão mais grosso.
-
Pressione as pontas do grampo em direção ao papel. Depois de retirar os grampos da superfície do material, você deve ver duas pontas aparecendo no papel, mas ainda não dobradas. Dobre-as em direção uma à outra alinhadas à espinha do livreto. Você pode usar seus dedos cuidadosamente pelos lados para evitar as pontas afiadas ou deixar o papel em uma superfície e gentilmente martelá-la com um objeto duro.
-
Repita o processo com os outros grampos. Posicione o livreto sobre uma cartolina novamente e alinhe a cabeça com o novo ponto da espinha a ser grampeado. Tente alinhar os grampos o mais igualmente o possível.Publicidade
-
Use esse método para grampear livretos finos. Esse método não requer materiais especiais, mas apenas é adequado para livretos finos feitos com pouca quantidade de papel. Seu grampeador deve ser bom o suficiente para prender um grampo através do livreto quando não houver nenhuma superfície de suporte atrás dele. Não use um grampeador enferrujado ou que quebre facilmente.
- Se tiver uma grande quantidade de livretos para grampear, você pode preferir economizar esforços usando o método com Grampeador Especializado.
-
Posicione dois livros largos próximos um ao outro. Selecione dois livros que tenham exatamente o mesmo peso e que fiquem deitados na mesa. Coloque-os deitados em uma mesa ou superfície dura, deixando um pequeno espaço entre eles. O espaço só precisa ser largo o suficiente para grampear o livreto sobre ele sem prender o grampo nos livros; 1,25 à 2,5 cm devem ser o suficiente.
-
Deite sua pilha de papel com a face para baixo sobre os livros, com o centro sobre o espaço. Certifique-se de que todas as suas páginas estão em ordem e alinhadas. Depois, deite a pilha de papel sobre os livros. O centro da capa de fora deve estar diretamente sobre o espaço.
-
Puxe as duas partes do grampeador e separe-as. Se apenas a capa abrir (mostrando os grampos), feche-a e tente novamente enquanto segura os lados de cima com mais firmeza.
-
Mantenha o papel no lugar e alinhe a parte de cima do grampeador sobre a espinha. Mantenha o livreto no lugar com as suas mãos ou colocando um objeto pesado sobre cada lado. Alinhe o grampeador para que sua cabeça esteja orientada no meio do livreto, onde você quer que o primeiro grampo seja colocado. Dependendo da largura do livreto, você provavelmente vai querer colocar de 2 a 4 grampos, deixando o espaço entre eles iguais ao longo da espinha.
-
Pressione a cabeça do grampeador rapidamente. Por não haver nada abaixo da espinha, você deve pressionar rapidamente para fincar o grampo. Mantenha o papel no lugar para garantir que ele não irá afundar com o grampeador. Não pressione com muita força para o papel rasgar; o movimento deve ser firme mas acima disso deve ser rápido.
-
Dobre as pontas do grampo. Pegue a pilha de papel e veja se o grampo perfurou o papel. Se sim, tudo que você precisa fazer é dobrar as duas pontas do grampo contra o papel, apontando uma para a outra. Você deve fazer isso com seus dedos, tendo cuidado com as pontas afiadas ou martelando gentilmente com qualquer objeto duro.
- Se o grampo não tiver perfurado toda a pilha de papel, seu grampeador pode não ser bom o suficiente para esse método ou você pode não ter pressionado forte o bastante. Tente novamente depois de colocar os dois livros próximos e certifique-se de que o papel esteja preso firmemente quando você for aplicar o grampo.
-
Repita o processo com os grampos que faltaram. Continue até que a espinha tenha grampos o suficiente para segurar o papel firmemente quando este for dobrado para formar o livreto. 3 são o bastante para a maioria dos projetos, enquanto um particularmente grosso ou um livreto comprido podem precisar de 4 ou mais grampos.Publicidade
-
Compre um grampeador de centro ou um de cabeça rotatória. Se você grampeia livretos com frequência, pode valer a pena investir em um desses dois grampeadores especializados. Um grampeador de centro é simplesmente maior do que os outros e que pode alcançar a espinha do livreto da direção correta para grampear. Grampeadores com cabeça rotatória são mais curtos, mas têm uma parte que roda para aplicar o grampo na orientação correta. Ambas variedades são adequadas para livretos.
- Grampeadores de centro são algumas vezes chamados de grampeadores de livreto ou de longo alcance.
- Para grampeadores de centro, verifique se a “profundidade da garganta” consegue alcançar toda a largura da página do seu livreto.
- Verifique o número máximo de folhas que a ferramenta consegue grampear. Lembre-se de que este é o número de folhas e não a quantidade de páginas ao final do seu livreto.
-
Monte seu livreto. Certifique-se que todas as páginas estão em ordem e que o papel está igualmente alinhado antes de inserir o grampeador.
-
Decida quantos grampos são necessários ao longo da espinha do seu livreto. Normalmente 2 serão o suficiente (esse é o padrão), mas dependendo do tamanho do seu livreto, um grampo pode bastar ou você pode precisar de três ou quatro. Se você precisar de mais de um ou dois grampos, pode ser bom fazer pequenas marcações a lápis para indicar onde posicionar o grampeador. Com a prática, isso ficará mais fácil.
-
Posicione seu livreto com a capa de fora virada para cima. Coloque-o dentro do grampeador especial com a parte central alinhada abaixo do mecanismo do grampeador. Certifique-se de que o livreto esteja alinhado ao grampeador e que as margens a cada lado dele estão com a mesma largura.
-
Pressione o grampeador sobre a espinha no lugar em que você deseja colocar cada grampo. Quando o grampeador estiver alinhado, pressione no extremo da parte superior até você ouvir o grampo passando pelo papel. Repita o processo acima para alinhar seu grampeador em um lugar diferente na espinha e grampear até que o livreto esteja com a quantidade de grampos que você quer. Dois ou três grampos geralmente bastam.
-
Verifique se todos os grampos foram apropriadamente inseridos em sequência. Se algum deles não tiver perfurado o papel, ou não fecharam apropriadamente, remova-os e tente novamente. Faça isso abrindo cuidadosamente cada ponta do grampo até que esteja reta, removendo através buraco feito pelo grampeador.Publicidade
Dicas
- Algumas máquinas de escritório vêm equipadas com a habilidade de imprimir e grampear um livreto; se você tiver muitas cópias para fazer, você pode optar por acessar uma máquina profissional.
- Se as extremidades das páginas não estão exatamente alinhadas, você pode usar um x-acto ou uma faca de lâmina retrátil para deixá-las rentes.
- Um grampeador central será capaz de grampear outros objetos largos, como livros de endereço, projetos de artesanato, carteiras, etc. Considere essas utilidades também caso esteja indeciso sobre o investimento.
- Se você estiver produzindo um grande número de livretos, você pode preferir pagar por uma empresa copiadora para imprimir e grampear os livretos. Para um trabalho profissional, contrate uma empresa de impressão com acesso a uma máquina de costura de selim. [1] X Fonte de pesquisa
Publicidade
Avisos
- Não aperte a cabeça do grampeador quando ele estiver com as partes separadas (aberto). Segure pela junta entre as duas partes.
Publicidade
Materiais Necessários
- Grampeador (comum ou de centro)
- Grampos
- Papel
Com um grampeador comum:
- Dois livros largos
- Papelão, espuma, ou outro material macio
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 60 662 vezes.
Publicidade