PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Você quer exibir com orgulho suas bandas preferidas na manga da sua jaqueta? Ou simplesmente quer mostrar os países que já visitou no seu mochilão? Apliques termocolantes são uma ótima maneira de personalizar objetos, além de serem perfeitos para esconder furos ou manchas em roupas e outros acessórios. Aprenda como preparar o tecido para colar um aplique de forma que ele dure por muitos e muitos anos.

Método 1
Método 1 de 3:

Preparando-se para colar o aplique

PDF download Baixe em PDF
  1. Alguns apliques vêm com a cola já no verso e outros têm apenas um tecido comum. Confira qual o seu tipo de aplique para saber se vai precisar de materiais extras.
    • Apliques bordados geralmente são bem grossos, rígidos e têm na parte de trás um material parecido com cola. Esses apliques podem ser usados para cobrir partes do tecido que estão furadas ou manchadas.
    • Apliques de papel transfer têm a impressão no lado do papel especial, e o outro lado é feito de um tipo de papel fosco. Esse tipo de aplique é mais fino e por isso não é recomendado para cobrir furos. Além disso, ele é um pouco transparente, então é possível ver a cor do tecido onde foi aplicado através dele.
    • Apliques que não tem cola do lado avesso podem ser colados com a ajuda de uma tela termoadesiva.
    • Apliques que servem para cobrir buracos ou manchas são produzidos de maneiras que se fixem ao tecido e vêm com um papel de proteção que deve ser descolado antes da aplicação.
    • Caso não encontre nenhum aplique que o agrade, você mesmo pode fazer um.
  2. Tecidos como algodão e jeans são uma base melhor para os termocolantes. Como regra geral, você deve escolher um tecido que seja pelo menos tão grosso quando o aplique.
    • Confira a etiqueta do tecido para ver se ele pode ser passado a ferro (se não puder, você verá o desenho de um ferro de passar com um "x" em cima). Se não encontrar a etiqueta, tente descobrir do que é feito esse tecido.
    • Tenha muito cuidado com tecidos de poliéster, já que o calor do ferro pode queimar ou manchar o tecido.
    • Tecidos delicados como seda não são boas opções para aplicações.
  3. Antes de ligar o ferro, estique sua jaqueta, faixa ou mochila e decida exatamente onde quer que o aplique fique.
    • Se for colocar somente um aplique na peça, escolha um lugar de destaque. Mas faça com que o posicionamento pareça intencional.
    • Se for colocar mais de um aplique, como em uma faixa de escoteiro ou alguma coleção de medalhas, faça um planejamento para ter certeza de que haverá espaço para acrescentar outros apliques depois.
    • Se você está usando um aplique de papel impresso, lembre-se que as letras e itens assimétricos ficarão espelhados.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Colando o Aplique com Ferro Elétrico

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma tábua de passar é a melhor opção, mas se você não tiver uma, pode colocar a peça sobre uma toalha dobrada em cima de uma mesa.
    • Antes de colar o aplique, passe a peça com o ferro elétrico antes para garantir que a superfície fique bem lisa. Se a peça for uma mochila ou outra peça difícil de ser passada, tente arrumar de forma que a área do tecido onde será feita a aplicação esteja bem esticada contra o apoio.
  2. O lado adesivo deve estar bem esticado sobre o tecido. Confira se o aplique não está amassado ou torto.
    • Em apliques bordados, o lado adesivo fica na parte inferior.
    • Em apliques de papel transfer, o lado adesivo é o lado aquele em que a imagem foi impressa. Coloque a imagem virada para o tecido. Descole a proteção de papel depois que o aplique estiver grudado.
    • Se estiver usando uma tela termoadesiva, o lado da tela deve estar virado para o tecido.
    • Se estiver usando um aplique para se camuflar ao tecido, talvez você tenha que aplicá-lo no lado avesso da peça. Siga as instruções do produto.
  3. Ajuste-o para a maior temperatura suportada pelo tecido que está usando. Confira se a opção do vapor está desligada e se o ferro não está cheio de água.
  4. Cuidado para não tirá-lo da posição correta. Essa toalha vai proteger tanto o adesivo quanto o tecido ao redor dele.
  5. Espere cerca de 15 segundos.
  6. Levante a toalha e veja se o aplique está fixado tentando levantar as bordas com o dedo. Se levantar um pouco, coloque a toalha novamente e pressione o ferro quente novamente por mais 10 segundos.
    • Se estiver usando um aplique de papel transfer, espere esfriar completamente (deixe por uns 10 minutos) e depois descole o papel cuidadosamente.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Cuidando do acabamento do seu aplique

PDF download Baixe em PDF
  1. Para que ele fique mais seguro, use uma máquina de costura ou agulha e linha para costurar o aplique no tecido. Isso diminui as chances dele descolar.
    • Escolha uma linha que combine com o aplique.
    • Não tente costurar as bordas de um aplique de papel transfer.
  2. Os apliques termocolantes são permanentes, mas eles vão ficando frouxos com o tempo. Tome cuidado para que a peça não fique muito suja, já que as lavagens podem fazer com que o aplique comece a descolar.
    • Se for preciso lavar a peça, lave à mão usando água fria e deixe secar naturalmente.
    Publicidade

Dicas

  • Quando for recortar as bordas do papel transfer, deixe uma margem de pelo menos 2 mm em volta da imagem para ter certeza que o aplique vai colar por inteiro.
  • Desligue o ferro quando não o estiver usando.


Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 118 571 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade