Baixe em PDF Baixe em PDF

Fotografar é a forma mais legal de preservar lembranças! Infelizmente, quem faz muitos registros (seja por hobby ou profissão) pode acabar sem saber muito bem o que fazer com eles. Fotos reveladas ou impressas, em particular, precisam de cuidados específicos contra a degradação. Ao mesmo tempo, com os avanços constantes das tecnologias, arquivos e técnicas de armazenamento antigos para imagens digitais estão ficando cada vez mais obsoletos. Mas não se preocupe: leia as dicas deste artigo e logo você vai proteger o seu tão precioso acervo!

Método 1
Método 1 de 3:

Guardando cópias físicas de fotografias

Baixe em PDF
  1. Só mexa com fotografias quando as suas mãos estiverem lavadas, secas e sem cremes ou produtos do tipo. Caso contrário, você pode transferir certas partículas a elas e acelerar a degradação. [1]
    • Compre luvas cirúrgicas sem pó em qualquer drogaria e calce-as sempre que você for mexer com fotografias antigas. Os acessórios as protegem dos óleos da pele.
  2. Que família não gosta de guardar álbuns com um milhão de fotografias tiradas ao longo dos anos, não é mesmo? Essa estratégia protege o acervo, mas o álbum não pode conter ácidos nas suas folhas (o que é comum quando ele é barato). [2]
    • O material da capa do álbum não afeta as fotos, mas ainda assim é melhor não arriscar: compre um acessório que tenha capa de couro ou algo tão resistente quanto.
    • Compre um álbum com saquinhos individuais para cada foto ou quatro encaixes para os cantos. Não cole o acervo nas páginas, pois o produto estraga as fotografias com o tempo.
  3. Muitas caixas de papelão comuns contêm produtos químicos que decompõem as fotografias aos poucos. Nesse caso, compre caixas que não tenham ácidos e sejam seguras. [3]
    • As caixas devem ter o tamanho ideal para as fotos não ficarem dobradas e nem soltas demais dentro delas.
    • Coloque divisórias ou folhas de papel sem ácidos entre as fotos. Isso evita que umas grudem nas outras.
    • Compre caixas sem ácidos feitas especificamente para guardar fotos em qualquer loja de acessórios para fotografia ou mesmo pela internet.
  4. Fotografias contêm uma substância gelatinosa que derrete e fica grudenta em ambientes quentes e úmidos. Portanto, os melhores lugares para guardar o acervo em casa são debaixo da caba ou no armário. Tenha cuidado, pois a gelatina vai derreter as fotos. Nada de guardar tudo no cantinho mais fundo do guarda-roupa! [4]
    • Você pode tomar medidas mais drásticas para guardar fotos que tenham muito valor sentimental, como relíquias de família. Nesse caso, entre em contato com alguma empresa que ofereça serviços especiais de armazenamento. Ela vai colocar o acervo em um ambiente de condições de temperatura, luz e umidade ideais.
    • As fotos podem ficar quebradiças e se desfazer em climas muito secos. Guarde-as em um local cuja umidade relativa do ar fique entre 20 e 60%.
  5. Porta-retratos com bases sem ácidos ajudam a proteger fotos não só do acúmulo de poeira, mas também da deterioração. Do contrário, as fotografias acabam grudando nessa base ou no vidro de proteção quando substâncias ácidas na composição conforme as condições de temperatura e umidade mudam. Pode parecer frescura, mas não é. [5]
    • Não coloque os porta-retratos em lugares que fiquem muito tempo em contato direto com o sol.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Enviando cópias digitais de fotografias à nuvem

Baixe em PDF
  1. Usar um bom serviço de armazenamento em nuvem é útil, mas não deixa de apresentar alguns riscos: as fotos ficam inacessíveis quando o usuário está sem conexão de internet e, para piorar, sempre há a possibilidade de ataques de hackers. Por isso, você vai ter que tomar bastante cuidado e discrição na hora de salvar o seu acervo. [6]
  2. Existem diversas alternativas de serviços interessantes, sendo que as mais populares são iCloud, Dropbox e Google Fotos. Tudo depende da sua preferência individual, do quanto você está disposto a pagar (se é que pretende pagar) e de que dispositivos usa. [7]
    • Você não precisa usar o serviço que veio com o seu celular, computador ou tablet. Por exemplo: embora seja a opção mais prática, o iCloud não é a única disponível a usuários de dispositivos Apple. Dá para baixar algo como o Google Fotos e o Dropbox e instalar nesses e em outros aparelhos. E o oposto também vale: também é possível instalar o iCloud em dispositivos de outras marcas, mas o processo é complicado e exige bastante conhecimento da tecnologia.
    • A maioria dos serviços de armazenamento em nuvem tem versões gratuitas e pagas. As opções gratuitas oferecem espaço limitado, enquanto o valor das pagas depende da disponibilidade (que, de todo modo, sempre é maior).
  3. Todas as suas fotos novas vão direto para a nuvem assim que você conectar os seus dispositivos à sua conta no serviço. Isso vai resguardar o seu acervo de possíveis perdas. É claro que tudo depende do tipo de dispositivo e do próprio serviço: no computador, por exemplo, muitos deles pedem para o usuário fazer a sincronização periodicamente. Basta clicar em um botão e aceitar! [8]
    • Se você usa uma câmera digital, conecte-a ao computador com o cabo USB. O computador vai dar algumas opções de como proceder a partir de então.
    • A desvantagem desse método é que todas as fotos que você tirar vão automaticamente para a nuvem, em vez de somente as suas melhores. Isso vai dar mais trabalho na hora de organizar o seu acervo e gerenciar o espaço na nuvem mais adiante. Sendo assim, crie o hábito de apagar os itens desnecessários com certa frequência.
  4. Você pode escolher as fotos que quer subir para a nuvem individualmente ou mover álbuns completos que tenha criado nos seus dispositivos. Isso dinamiza o processo e evita que o espaço na sua conta fique cheio de itens descartáveis.
    • A desvantagem desse envio manual é que você corre o risco de perder as fotos se algo acontecer com o seu dispositivo antes da transferência. Portanto, dedique um tempo específico de vez em quando para cuidar de tudo.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Salvando fotografias digitais no computador ou celular

Baixe em PDF
  1. A forma mais fácil e rápida de preservar fotos digitais é salvar os arquivos diretamente no disco rígido do seu computador ou celular. Entretanto, encare essa estratégia como algo temporário, já que todo disco rígido fica suscetível a ataques de vírus e outros problemas. [9]
    • Você pode colocar o acervo de fotos para sincronizar automaticamente se estiver usando o celular. Caso use uma câmera digital, conecte-a ao computador com o cabo USB.
  2. CD-ROMs, DVDs e HDs externos quebram um galho enorme para quem quer salvar e resguardar fotografias com praticidade. Ademais, é muito fácil transferir os arquivos a vários computadores ou outros aparelhos a partir desses dispositivos. [10]
    • Não use pen drives ou cartões SD para salvar arquivos por muito tempo. Eles estragam e se perdem com muita facilidade.
    • Discos ópticos e rígidos dão acesso fácil ao acervo em qualquer lugar sem que você precise se preocupar com a conexão de internet ou a baixa velocidade de upload ou download dos arquivos. Por isso, eles são as melhores opções de transporte para fotos digitais a quem viaja muito a locais mais isolados e limitações de conectividade.
  3. Lembre-se de que os recursos tecnológicos ficam obsoletos com o tempo e você tem que tomar cuidado para não perder o seu acervo em um disco ou outro dispositivo que não é mais legível. Fique sempre por dentro dos novos recursos que deem acesso fácil às suas fotografias. [11]
    • As empresas de tecnologia estão sempre lançando novas formas de converter e transferir arquivos em grandes quantidades, não um por um. Converse com um amigo que entenda do assunto, esteja a par desses avanços e busque maneiras eficientes e seguras de transferir o seu acervo.
    • Você também pode contratar um profissional que faça esse serviço.
    Publicidade

Dicas

  • Salve várias cópias das suas fotografias digitais em lugares diferentes. Como as tecnologias estão em constante avanço e acabam suscetíveis a algumas falhas, você precisa ter backups de tudo em pelo menos dois dispositivos ou serviços.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 39 209 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade