Baixe em PDF
Baixe em PDF
Guardar os sapatos direito ajudará a deixá-los bonitos e fazer com que durem várias estações. Eles precisam ser protegidos da poeira, da água e do sol para que não desbotem ou se deformem durante o tempo em que estiverem guardados. Não os empilhe, ou eles podem perder a forma. Guarde os sapatos nas caixas originais ou em recipientes que os deixem parecendo novos.
Passos
-
Limpe-os. Guardar sapatos sujos pode fazer com que o material deles se degrade com o tempo. Isso vale especialmente para sapatos de couro ou camurça, mas todos se beneficiam de uma limpeza antes de serem guardados. Mesmo se for por apenas uma noite e planejar usá-los no dia seguinte, é uma boa ideia limpá-los antes. Deixe-os secarem antes de armazenar.
- Limpe os sapatos de couro e camurça escovando a sujeira com uma escova macia. Use um limpador próprio para remover manchas.
- Limpe sapatos de lona escovando-os e depois usando água e sabão para tirar as manchas.
- Lave os sapatos de plástico com água e sabão.
-
Organize-os por estação e propósito. Se você antes jogava todas as botas, scarpins e tênis de corrida em uma só pilha, pegando os pares conforme a necessidade, é hora de arrumá-los. Separá-los por estação e propósito ajudará a manter o closet arrumado e a deixá-los em melhores condições.
- Agrupe os scarpins e outros sapatos para ocasiões formais juntos.
- Planeje guardar suas botas e outros calçados de inverno no mesmo lugar.
- Junte as sandálias, chinelos e outros sapatos de verão.
- Agrupe os sapatos de exercício e os casuais.
-
Encontre um local de armazenamento escuro e com temperatura controlada. Os sapatos ficam bem quando não são expostos à luz solar ou a temperaturas muito altas ou baixas. O melhor lugar para guardá-los é num armário frio e escuro que não fique muito quente ou cheio. Se não tiver espaço suficiente no seu, pode guardá-los de baixo da cama ou na parede do quarto.
- Não guarde os sapatos no porão, na garagem ou em outros lugares que possam ficar frios ou quentes demais. As fibras dos calçados podem se quebrar sob essas condições.
-
Encha-os com bolinhas de papel sem ácido. Se for guardar os sapatos por um mês ou mais, encha-os com papel para ajudá-los a manterem a forma. O papel deve ser livre de ácido, já que este pode danificar o material dos sapatos. Evite usar jornal, ou ele pode descolorir os calçados.
- Rolos de papel higiênico ou papel-toalha cortados também servem.
- Use racks para os melhores sapatos. Se tiver um par de calçados de couro bons, guarde-os em racks para que fiquem de ponta-cabeça. Os racks feitos de cedro deixam os sapatos com um cheiro bom e repelem traças e outros insetos. Eles podem ser encontrados em lojas de sapatos ou online.
-
Guarde as botas de pé. Se tiver um bom par de botas que quiser guardar, use suportes para mantê-las de pé. Se as partes de cima caírem, elas podem acabar com um vinco permanente depois de alguns meses. Se não quiser investir em suportes, use garrafas de vinho vazias e secas para deixar as botas de pé.Publicidade
-
Deixe um tapete para os sapatos do dia a dia. Se você e sua família tiverem sapatos que usam quase todo dia, uma maneira conveniente de deixá-los no mesmo lugar é ter um tapete para esses calçados. Deixe-o perto da porta e peça aos familiares para tirarem os sapatos e os alinharem para que sempre saibam onde encontrá-los.
- Você também pode usar uma estante de nichos pequena para isso. Reserve-a para os sapatos mais usados, como os de escola ou os tênis.
- Deixe um espaço separado para os sapatos molhados que precisam secar. Pode ser um tapete em uma varanda coberta ou na entrada.
-
Use uma sapateira. Se tiver muitos sapatos, vai precisar de uma segunda área de armazenamento para aqueles que não usa com muita frequência. As sapateiras facilitam o trabalho de organizar os sapatos no closet ou no quarto. Escolha uma de plástico ou madeira e agrupe os sapatos por propósito, guardando-os depois de cada uso.
- Se tiver uma escada de madeira velha, considere usá-la para fazer uma sapateira única. É só pintá-la para combinar com o quarto e colocá-la de lado contra uma parede. Alinhe os sapatos na escada para guardá-los.
- Outra boa ideia é comprar um palete de madeira em uma loja de materiais de construção. Monte-o na parede (procure uma coluna para aparafusá-lo e ter certeza de que ele ficará firme) e guarde os sapatos inserindo as pontas deles nos espaços. Esse método pode não ser adequado para os mais caros, já que pode marcá-los, mas é ótimo para tênis, chinelos e outros.
-
Pendure os sapatos em saquinhos na porta. Se tiver pouco espaço, guarde os sapatos dessa forma em pares. Isso os deixa fora do chão, de forma que não vão ocupar o piso do closet.
-
Coloque-os em caixas para guardar por mais tempo. Se for guardar sapatos que não planeja usar por um mês ou mais, é melhor colocá-los em caixas. Você pode usar as originais ou transparentes de plástico para que possa ver o que guardou.
- Caixas de vinho velhas são boas substitutas para as originais, se não conseguir achar alguma.
- Embrulhe os sapatos em lenços de papel sem ácido para deixá-los seguros durante o período de armazenamento.
- Você também pode usar gel de sílica para deixar os materiais frescos. Esse gel pode ser comprado em lojas de artigos para artesanato.
Publicidade
-
Evite armazenar sapatos molhados. Não os coloque no local de armazenamento, mesmo que este seja só um nicho, até que estejam totalmente secos. Eles podem mofar e começar a cheirar mal. Coloque-os em um local seco e ventilado para secarem totalmente antes de serem guardados.
-
Não embrulhe os sapatos de couro em plástico. Calçados de couro e de camurça precisam respirar enquanto ficam guardados. Embrulhá-los em plástico pode deixá-los descoloridos ou mofados. Sempre os embrulhe em papel sem ácido.
-
Guarde os sapatos com cedro, não com naftalina. Esta é feita de produtos químicos tóxicos que repelem traças, mas também são perigosos para crianças e animais de estimação. A naftalina ainda tem um cheiro químico característico que entra em tudo o que é guardado com ela e é difícil de tirar. Em vez de usá-la, guarde os sapatos com bolas de cedro ou em racks para sapatos de cedro. Ele repele as traças, é atóxico e deixa os calçados cheirando bem.
-
Não empilhe os sapatos um em cima do outro. Muitas pessoas os guardam assim para ter mais espaço, mas isso pode fazer com que eles percam a forma com o tempo. Tudo bem guardar chinelos assim, mas armazene os sapatos com mais estrutura lado a lado. Mesmo se empilhá-los de forma que um pé fique invertido, guardá-los assim por vários meses fará com que percam a forma.Publicidade
Dicas
- Adquira o hábito de rever todos os seus sapatos uma vez por ano e verificar se precisam de reparos ou se quer doar algum para um brechó ou caridade local.
- Etiquete as caixas com uma breve descrição do sapato. Vai ficar mais fácil encontrar o que estiver procurando.
- Se estiver usando as caixas originais, tire uma foto dos sapatos dentro delas e cole-a do lado de fora, para que saiba que calçados estão lá sem ter que abrir cada caixa. Onde vai prender a foto fica a seu critério, mas seja consistente e coloque-a em locais fáceis de ver quando as caixas estiverem empilhadas.
- As botas podem ser complicadas de guardar, porque costumam vir em caixas bem maiores do que as comuns. Lembre-se disso quando estiver pensando em como vai organizar o espaço.
Publicidade
Materiais Necessários
- Os sapatos
- Organizadores para sapatos
- Espaço de armazenamento
Publicidade