Baixe em PDF Baixe em PDF

A fobia de compromisso é o medo de assumir um compromisso longo com alguém. A principal razão para esse comportamento é a pessoa se sentir vulnerável e desconfortável quando tem sentimentos fortes ou grande proximidade com alguém. Geralmente, ela tem vários relacionamentos curtos. Se você está se relacionando com alguém assim, saiba que ela não vai apresentar você à família ou aos amigos, fazer planos para o futuro ou fazer perguntas sobre sua vida. Aprenda a identificar a fobia de compromisso e fique atento ao tipo de pessoa com quem está se envolvendo.

Método 1
Método 1 de 4:

Avaliando os hábito de relacionamento da pessoa

Baixe em PDF
  1. Você perceberá que a pessoa sempre decidirá sobre os programas a dois. Se ela tiver medo de compromisso, só verá você quando ela quiser e não vai querer comprometer a programação que já estabeleceu. [1]
    • Se você fizer planos, talvez ela cancele, chegue atrasada ou nem apareça.
  2. Quanto mais tempo você passa com alguém, mais sério o relacionamento fica. Se você estiver com alguém que tem fobia de compromissos, ela vai se distanciar ou acabar a relação quando as coisas ficarem mais sérias. [2]
    • Uma pessoa que tem medo de compromisso adora a emoção da paquera e a paixão do início do namoro. Depois disso, ela perde o interesse.
    • Ela mostra interesse apenas quando a relação está empolgante, romântica ou divertida. Se você tentar conversar sobre algum problema, ela não demonstrará interesse ou compreensão.
  3. Quem tem medo de compromisso, normalmente, tem vários relacionamentos curtos. Pergunte sobre os relacionamentos passados dela. Se ela mudar de assunto ou tiver tido apenas relacionamentos curtos e casuais, pode ser que tenha medo de se comprometer. [3]
    • Algumas pessoas têm experiências amorosas limitadas, mas não quer dizer que tenham medo de compromisso. Há vários fatores que levam uma pessoa a não ter relacionamentos frequentes.
    • Algumas pessoas que têm fobia de compromisso já estiveram em relacionamentos longos, mas acabaram sem sinais visíveis de compromisso.
  4. Se estiver envolvido com alguém que tem medo de compromisso, você pode não ter ideia de como está o relacionamento. Você não sabe se estão apenas saindo, se são um casal ou algo mais. Vocês provavelmente nem conversaram sobre o relacionamento ou sobre o futuro. [4]
    • Se tentar conversar sobre o relacionamento, a pessoa vai ficar na defensiva, mudar de assunto ou ficar imaginando por que você quer dar um sentido à relação.
  5. Quem tem fobia de compromissos tem problemas para falar sobre o relacionamento ou os sentimentos. Esse tipo de pessoa se sentirá desconfortável com certas palavras, ou porque se sente confusa ou porque as palavras levam a um compromisso. Se você usar essas palavras, ela tentará explicar por que não usa também. [5]
    • Por exemplo, ela não usará palavras como namorado ou namorada. Também não dirá que ama você.
    • Chame a pessoa de namorado ou namorada ou diga "Eu te amo". Veja como ela reage. Mas só diga isso se for o que você realmente sente. Não diga "eu te amo" só para fazer um teste.
  6. Pessoas que têm medo de compromisso responderão melhor a estímulos sexuais do que emocionais. Elas estão interessadas em paixão e em intimidade sexual, mas não em conexões e sentimentos que podem vir junto ao sexo. Pense se elas estão por perto apenas quando você está interessado em sexo. [6]
    • Se você quiser sair, fazer algo com os amigos ou disser que não está interessado em sexo nesse encontro, talvez elas não se interessem.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Tentando estabelecer um compromisso

Baixe em PDF
  1. Pessoas que não querem um relacionamento sério normalmente não apresentam a família ou os amigos. Elas não querem misturar a vida amorosa com a vida social e familiar. Essas pessoas estabelecem limites para não precisarem dar explicações a você. [7]
    • Se a pessoa não apresentar você à família e aos amigos, mesmo depois de um tempo de relacionamento, ou depois de você tocar no assunto, ela deve ter fobia de compromisso.
    • Diga "Acho que seria divertido jantar com sua família" ou "Vamos convidar seus amigos para jantar hoje".
  2. Uma pessoa que tem medo de compromisso vai sempre querer ir para a sua casa. Sugira ir à casa dela. Se ela hesitar ou disser não, veja se há uma boa razão para tal. Se não houver, talvez ela tenha medo de se comprometer e não queira você no espaço pessoal dela. [8]
    • Se você conseguir ir à casa dela, preste bastante atenção. Às vezes, quem tem medo de compromisso tem pouca decoração, pois passam pouco tempo em casa.
    • Diga "Minha casa é muito longe. Por que não vamos para a sua?" ou "Divido a casa com um amigo e ele está recebendo amigos. Sua casa seria mais tranquila".
  3. Algumas pessoas que têm medo de compromisso não vão ser suas amigas e não seguirão você nas redes sociais. Elas não querem que você invada o espaço pessoal delas, nem que você tenha uma forma de contato quando elas não querem ser encontradas. Ter você nas redes sociais pode ser muito para elas. Peça para serem amigos no "Facebook" ou para segui-la no "Instagram" e veja a reação dela. [9]
    • Algumas pessoas aceitarão apenas porque querem ter mais seguidores e mais atenção.
    • Diga "Vamos seguir um ao outro no Instagram. Eu gostaria de ver suas fotos" ou "Eu enviei uma solicitação de amizade para você no Facebook".
  4. Dependendo de quanto tempo vocês têm de relacionamento, pergunte sobre o nível de compromisso dela. Pergunte se ela quer dar o próximo passo no relacionamento ou se leva você a sério. Preste atenção em como ela reage.
    • Se você iniciou uma situação desconfortável, talvez a pessoa seja honesta e diga que não está interessada em continuar a relação ou finalmente admitir que não quer nenhum compromisso maior, como um casamento.
    • Algumas pessoas que têm medo de compromisso podem mentir e depois parar de falar com você. Sempre escute bem o que elas dizem e preste atenção na linguagem corporal.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Avaliando como você é tratado

Baixe em PDF
  1. Pessoas que têm medo de compromisso parecem reagir bem ao carinho quando vocês estão juntos, respondendo bem a elogios e segurando sua mão. Elas podem até se mostrar vulneráveis com você, compartilhando esperanças, medos e sonhos, mas esses comportamentos são uma forma de criar intimidade, o que, para elas, pode ser assustador também.
    • Depois de um encontro agradável com uma pessoas que tem fobia de compromisso, talvez ela suma por um tempo. Ela pode ficar triste por ter se permitido ficar tão próxima a alguém.
    • Lembre-se, no entanto, de que todos anseiam por conexões emocionais. O motivo que levou a pessoa a ser vulnerável e carinhosa com você pode não existir mais. Pode ter sido uma experiência um pouco assustadora, e, agora, ela sente a necessidade de não falar com você por um tempo.
  2. Identifique, em conversas que vocês tiveram, algo que provocou o comportamento dela ou que deixou você triste. Se ela sempre culpa você, então está demonstrando medo de compromisso. [10]
    • Por exemplo, se a pessoa não permitir que você conheça os amigos dela e você ficar chateado com isso, ela a acusará de ser sensível. Você será dramático se ficar chateado porque ela não apareceu naquele dia, mas será pegajoso se quiser fazer mais companhia.
    • Preste atenção em frases como: "Você é sensível demais" ou "Você está sendo ridículo. Está fazendo tempestade em um copo d'água" ou ainda "Você é muito pegajoso. Por que você está estragando tudo?".
  3. Pessoas que têm medo de compromisso tendem a analisar seus parceiros. Esse comportamento leva a uma obsessão negativa em que elas irão encontrar todos os problemas e ignorar todas as qualidades positivas do parceiro. Elas querem um companheiro ideal, o que não existe. [11]
    • Identifique quando a pessoa apontar seus traços negativos ou o que ela acha que está errado com você.
    • Para quem tem medo de compromisso, essa atitude traz tristeza e ajuda a racionalizar o fim do relacionamento.
  4. Uma pessoa com fobia de compromisso terá medo de saber mais sobre o lado sério da sua vida, pois isso exige um nível de compromisso maior entre vocês, o que parece ser demais para ela. Preste atenção na conversa de vocês e veja se ela fala apenas sobre si mesma ou sobre assuntos superficiais, sem mencioná-lo. [12]
    • Ela pode perguntar "Como você está?" na primeira vez que vocês se virem, mas não perguntará sobre sua vida, sua saúde ou seus interesses.
  5. Pessoas com medo de compromisso não estão interessadas em passar tempo com você em eventos importantes, pois isso seria compromisso demais. Por conta disso, elas não aparecerão ou telefonarão em feriados ou em seu aniversário. [13]
    • Se você der uma festa, ela não aparecerá. Se você convidá-la para um trabalho social, ela vai dar uma desculpa para não ir.
    • Se houver algo importante, diga "Eu vou dar uma festa na próxima semana. Adoraria que você fosse comigo" ou "Eu tenho que ir a um jantar de família. Adoraria que você fosse comigo".
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Procurando sinais de falta de compromisso

Baixe em PDF
  1. Pessoas que têm fobia de relacionamentos fazem planos de última hora ou para poucos dias. Elas não gostam de se comprometer com nada. Tente fazer planos para o futuro com a pessoa. Se ela parecer desconfortável com a ideia, deve ter fobia de compromisso. [14]
    • Você não precisa sugerir nada muito grande. Pode ser uma viagem de um dia nas próximas semanas ou uma pequena fuga. Você pode até sugerir um filme que irá estrear em algumas semanas. Diga "Ei, há um show que eu gostaria de ir no próximo mês. Eu sei o quanto você gosta dessa banda. Nós podemos ir juntos" ou "Estou ansiosa pelo filme que vai estrear. Vamos marcar de ver juntos".
  2. Pessoas que têm medo de compromisso falam de um jeito bem específico. Elas vão criar histórias interessantes e, às vezes, desculpas sobre nunca poderem fazer nada. Geralmente, são histórias elaboradas e interessantes. Elas usam uma linguagem indefinida que as faz parecerem comprometidas, mas, quando você presta atenção, vê que há uma saída para elas. [15]
    • A pessoa provavelmente nunca dará uma desculpa direta. Em vez disso, contará uma história detalhada para explicar a razão de ter cancelado ou de não ter ido ver os amigos.
    • Expressões que mostram o nível de comprometimento dessas pessoas incluem "provavelmente", "talvez", "eu devo", entre outras.
  3. Uma pessoa que tem fobia de compromisso geralmente trabalham em algo que as leve para longe de casa. São trabalhos que exigem viagens que duram um certo tempo. Os horários são diferentes e não se encaixam em uma jornada normal de 40 horas semanais. Veja o tipo de trabalho que ela tem. Se ela está sempre viajando a negócios, pode ter fobia de compromisso. [16]
    • Algumas pessoas usam as viagens a trabalho para serem infiéis.
    • Nem todas as pessoas que têm esse tipo de trabalho estão fugindo de um compromisso, mas vale a pena checar outros sinais.
  4. Você poderá ver os sinais de fobia de compromisso na vida da pessoa, não apenas no relacionamento com você. Ela deve ter tido diferentes trabalhos ou poucos amigos próximos. E não devem ter feito grandes investimentos, mesmo sendo capazes. [17]
    • Por exemplo, a pessoa pode ter ido de professor a dono de uma empresa ou "personal trainer".
    • Ela pode nunca ter tido um animal de estimação ou uma casa. Talvez nunca tenha tido nem um carro.
  5. Uma pessoa que tem fobia de compromisso pode estar saindo com você, cobrindo você de elogios, mas de olho em outra pessoa. É normal olhar para outras pessoas ou notar quando alguém atraente passa, mas isso não deve acontecer o tempo todo. [18]
    • Ela está olhando para outras pessoas porque não está comprometida com você. Se encontrar um desafio interessante, ela deixará você.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 23 179 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade