Baixe em PDF Baixe em PDF

As unhas encravadas são famosas por serem extremamente dolorosas, apesar de serem causadas por uma parte tão pequena do corpo. Elas ocorrem quando a borda da unha cresce e se curva para dentro da pele, causando dor, inchaço, vermelhidão e, em alguns casos, infecções. [1] É possível que a unha se encrave na pele dos dois lados do dedo.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Reconhecendo os sintomas

Baixe em PDF
  1. As unhas encravadas podem ser causadas por batidas, pelo uso de meias e calçados apertados ou pelo corte incorreto, mas também podem ser causadas pelo fundo conhecido como onicomicose, que causa crescimento anormal e encravamento da unha.
    • As micoses comuns, por outro lado, podem fazer com que a unha fique descolorida ou desfigurada, com manchas brancas e sujeiras amarelas na pele. Em alguns casos, as unhas parecem irregulares e com texturas ásperas.
    • Outro problema que causa desfiguração das unhas é o desenvolvimento de eczema ou psoríase. Se sofre com alguma condição de pele, é possível que a unha comece a descascar ou rachar. Consulte um dermatologista para fazer exames e determinar a causa do problema.
    • Se a unha estiver ficando preta, o problema pode ser um trauma ou uma pancada. Se não tiver batido ou derrubado nada nos dedos, consulte um médico imediatamente, pois a unha preta pode sinalizar um melanoma ou um câncer de pele.
  2. Veja se a pele dele está vermelha, sensível ou inchada, principalmente ao redor da unha. Em alguns casos, há também fluidos amarelados, sinalizando uma inflamação ou infecção; trata-se de uma reação do corpo à unha encravada. [2]
  3. A pele ao redor da unha encravada provavelmente estará mais dura do que dos outros dedos; a unha também pode estar curvada dentro da pele. [3]
    • Em alguns casos, há inchaço e vermelhidão, além de sensibilidade e dor no local.
    • Se houver pus, é provável que a unha comece a desenvolver uma casquinha.
  4. As unhas encravadas pioram quando ficam infectadas, o que pode acontecer quando se tenta tratá-las em casa. Para determinar se a sua unha está infeccionada: [4] [5]
    • Veja se a unha está muito dolorida, sensível e inchada;
    • Verifique se há pus ou corrimentos amarelos debaixo da unha;
    • Cheque se a pele está quente;
    • Veja se as linhas de vermelhidão começam a se espalhar para os outros dedos.
  5. Se você tem diabetes ou algum outro problema que limite a circulação sanguínea nos pés, ou se acredita que a unha está infeccionada, procure um médico.
    • O profissional pode tentar levantar a unha da carne e inserir um pedaço de algodão para ajudar a unha a crescer normalmente. Ele também pode instruí-lo a deixar o dedo de molho todos os dias e trocar o algodão par manter a unha saudável.
    • Outra opção pode ser remover parte da unha, permanentemente em alguns casos. O procedimento é realizado sob anestesia local e pode ser necessário para quem sofre com unhas encravadas recorrentes.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Tratando a unha encravada em casa

Baixe em PDF
  1. Fazê-lo pode prevenir infecções e amolecer a unha o suficiente para aliviar a dor. Em seguida, coloque algumas gotas de óleo de melaleuca na unha. [6] [7]
    • Deixe a unha absorver o óleo e finalize com um pouco de Vick Vaporub ou algum outro creme mentolado na unha encravada. O mentol e a cânfora ajudam a reduzir a dor e amolecer mais a unha.
    • Faça um curativo para manter o mentol e a cânfora sobre a unha.
  2. No dia seguinte, deixe-a de molho por 20 minutos. Pegue um pedacinho de algodão e enrole-o na mão para formar um tubinho. [8] [9]
    • Coloque a ponta do algodão sobre a unha e tente erguer a ponta dela com um dedo. Use um dedo livre para enfiar a ponta do algodão debaixo da unha. Vá enfiando-o aos poucos, até que ele funcione como uma barreira entre a pele e a unha.
    • Saiba que o processo pode ser bastante doloroso. O ideal é pedir ajuda de uma pessoa para colocar o algodão debaixo da unha.
  3. Lembre-se de aplicar um pouco de óleo de melaleuca e uma pomada de mentol ou cânfora para prevenir infecções. Se desejar, você também pode colocar o óleo no algodão. [10] [11]
    • Evite o uso de lixas, alicates e cortadores de unha. Eles podem danificar a pele e causar infecções.
    • Use meias de algodão brancas para manter o pé limpo. O tingimento dos tecidos pode entrar nas unhas e causar inflamação.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Prevenindo unhas encravadas

Baixe em PDF
  1. Dê preferência para calçados confortáveis sem salto e, se trabalha em ambientes onde seus dedos possam ser machucados de algum modo, opte por sapatos de proteção.
  2. Não corte as unhas seguindo as linhas dos dedos, pois isso pode causar unhas encravadas. O tamanho médio é ideal, nem curtas nem compridas demais.
  3. Aqueça uma bacia com água morna por dez minutos para amolecer as unhas e deixá-las mais flexíveis. Assim, vai ser mais fácil erguer a ponta da unha sobre a pele para que ela não encrave.
    • Adicione duas colheres de sopa de sais de Epsom ao seu banho de pés ou mergulhe-os em uma solução adstringente comprada em farmácia.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 349 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade