Baixe em PDF Baixe em PDF

A identificação de prenhez em vacas é feita por um método muito comum e popular para bovinos chamado de palpação retal. A palpação retal é a forma mais simples, mais barata e muitas vezes mais rápida de verificação prévia da prenhez que pode ser facilmente aprendida por todos aqueles que criam vacas. Os seguintes passos a seguir vão mostrar como fazer corretamente a verificação prévia em uma vaca ou novilha.

  1. Coloque a vaca em uma rampa estreita ou brete com saídas dos dois lados, de modo a impedi-la de se movimentar de um lado para o outro.
  2. Um uniforme obstétrico ou um macacão são as melhores vestimentas para este trabalho. No entanto, roupas mais velhinhas, que você não importe de sujar, servem.
  3. Calce luvas de látex que sejam compridas, que tenham dedos e que atinjam os ombros. Coloque a luva no braço que você vai usar para fazer a palpação retal. De preferência, use o braço mais forte.
  4. Aplique um punhado de lubrificante na sua mão e espalhe o produto de modo que ele fique bem distribuído por toda a mão. [1]
  5. Pegue o rabo com uma mão (a que não está de luva), mantenha-o acima de sua cabeça (veja a foto acima) e, com a luva, faça um formato de uma boca de fantoche com a sua mão fechada (a ponta do polegar junto com todas as quatro pontas dos outros dedos), e com a ponta dos seus dedos formando um ângulo de 45 a 60 graus, penetre o reto da vaca.
    • Você vai ter que empurrar firme , porque a vaca vai tentar impedi-lo e empurrá-lo para fora. Mantenha o pulso firme e alinhado com o resto do seu braço e deixe o cotovelo ligeiramente flexionado para ter força suficiente para penetrar no reto da vaca.
  6. Se o reto está cheio de fezes, com a mão em forma de colher, tire cuidadosamente a matéria fecal que está solta e puxe a sua mão o suficiente para expelir os dejetos. Tire o suficiente para abrir espaço em direção ao útero do animal.
  7. Ele vai estar abaixo da sua mão, assim como o resto do trato reprodutivo da fêmea bovina. Você tem que sentir uma forma cilíndrica no caminho da penetração. Se estiver com o braço todo dentro da vaca e ainda não conseguiu encontrar o colo do útero, você foi fundo demais. Recue a mão até sentir a parte cilíndrica logo abaixo de seus dedos.
  8. Se tiver braços curtos, você precisará de um banquinho para subir ou terá que penetrar até o seu ombro para sentir alguma coisa nas trompas de falópio ou no útero da vaca.
  9. Se sentir o útero dilatado, com uma pequena bola líquida oval flutuando dentro dela, ou algo que se parece com um feto, então você descobriu que a vaca está prenha. A vaca não está prenha se você não sentir nada além do útero. [2]
    • Com prática, você vai saber identificar se a vaca está prenha ou não. Muitas vezes, é melhor fazer a palpação de 2 a 5 meses dentro do período de gestação da vaca. Assim, você saberá que está apalpando alguma coisa maior do que um ovário, do tamanho de uma bola de golfe. Os tamanhos que você identificar estão relacionados com o período de gestação em que a vaca está: [3]
      • 2 meses – do tamanho de um camundongo;
      • 3 meses – do tamanho de um rato;
      • 4 meses – do tamanho de um gato pequeno;
      • 5 meses – do tamanho de um gato grande;
      • 6 meses – do tamanho de um cachorro pequeno;
      • 7 meses – do tamanho de um cão da raça Beagle.
        • Esses tamanhos são bons parâmetros caso você suspeite que a sua vaca abortou.
    • Um veterinário ou um tratador bovino mais experiente, que tenha feito muitas palpações retais em vacas, serão mais precisos do que aqueles que fizeram isso apenas algumas vezes. Portanto, quanto mais prática ou mais oportunidades de fazer palpações retais em bovinos tiver, mais certeiro você será.
  10. Depois de determinar se a vaca ou novilha está prenha e de quanto tempo, puxe o seu braço para fora e solte o animal. Repita o processo com outra vaca ou novilha.

Dicas

  • Há muitas outras indicações de que a vaca está prenha além de tocar um feto e/ou um útero dilatado.
    • A posição dos ovários podem mudar à medida que a gestação avança, puxando-os ainda mais para dentro da cavidade abdominal.
    • Entre 5,5 e 7,5 meses, pode ser mais difícil de sentir o feto, pois ele talvez tenha descido mais profundamente na cavidade abdominal. Se puder alcançar fundo o suficiente, você será capaz de sentir a cabeça ou os membros flexionados do feto.
    • De 7,5 meses para o fim da gestação, pode ser um pouco mais fácil sentir o feto. No entanto, algumas vacas podem ter a estrutura corporal tão profunda, consequência por ter tido muitos outros bezerros anteriormente, que ainda assim vai ser difícil sentir o feto. Tocar os cotilédones na placenta é uma maneira de determinar a prenhez; tocar as veias uterinas é um outro método, já que elas estarão maiores e terão um pulso forte quando apalpadas.
  • A melhor forma de determinar a data de nascimento é mantendo bons registros de criação. Se souber quando uma vaca cruzou e se ela se tornou prenha, você terá uma boa noção de quando a cria nascerá.
  • Você pode querer fazer um curso de inseminação artificial prestado por uma empresa que vende sêmen de touro para produtores de gado para obter uma melhor compreensão e uma melhor instrução (e prática) de como determinar a prenhez em vacas. Como a inseminação artificial envolve os mesmos procedimentos "invasivos", como descrito acima, você provavelmente vai aprender a fazer a palpação retal para determinar a prenhez juntamente com os ensinamentos de como inseminar artificialmente gados.
  • A prática leva à perfeição. Não espere conseguir identificar se a vaca está prenha logo de cara, já que você terá que apalpar o animal por alguns minutos antes de realmente encontrar alguma coisa.
  • Alguns produtores, veterinários e o seu instrutor de inseminação artificial preferirão trocar de luvas para cada vaca para evitar a propagação de doenças reprodutivas como a tricomoníase. Frequentemente, essa é uma boa prática higiênica que devemos adotar para impedir a propagação de doenças de uma vaca para outra.
  • A observação é outro método de determinação de prenhez em vacas. Coisas como o aumento de tamanho da barriga durante o final de gestação, mudanças nas tetas, ou um inchaço ao longo da barriga um pouco antes das tetas se desenvolverem.
    • Se você tem observado e registrado os ciclos estrais regulares de suas vacas e acha que elas perderam um, dois ou mais ciclos estrais, esta é mais uma indicação de gravidez.
  • Se você não tem a experiência ou não tem tempo para aprender a fazer a palpação retal, chame um veterinário local que tenha experiência com animais de grande porte para fazer isso por você. Certifique-se de que o profissional já fez muitos trabalhos em animais grandes como bovinos e equinos. Assim, você terá menos chances de erro do que se contratar um profissional que só faz esse tipo de trabalho ocasionalmente.
  • O ânus de uma vaca está localizado acima da vulva, que é uma fenda abaixo do ânus. Você precisa penetrar no ânus da vaca, e não na vulva, para fazer a palpação retal apropriadamente.

Avisos

  • Penetre no "orifício" correto. Se penetrar na vulva, você poderá causar um aborto, pois pode tirar muco ou apalpar demais o feto.
    • Uma palpação retal muito forte poderá até causar um aborto ou a morte do feto, porque você pode prejudicar a conexão que a cria tem com a parede uterina da vaca. Seja firme, mas suave, e não exagere e nem seja muito agressivo durante a palpação.
  • Não tire a mão muito rápido, senão você vai acabar com um monte de estrume de vaca em seu corpo. Retire-a devagar e confortavelmente, permitindo que o ânus naturalmente se feche à medida que você retira a sua mão.
  • Algumas vacas podem ser um pouco menos tolerantes do que outras se você enfiar o braço no reto delas. Você pode levar um coice, ou a vaca pode de repente decidir que quer se mover ou deitar com o seu braço ainda dentro dela. Tente seguir os movimentos dela da melhor forma possível, mas lembre-se do risco de distender um músculo do seu braço ou até mesmo de quebrá-lo se as coisas realmente ficarem fora de controle.
  • Se você facilmente fica enojado com coisas como fezes frescas e fedorentas de vaca ou ter que apalpar seus animais, desista. Contrate um veterinário de animais de grande porte para fazer isso para você.

Materiais Necessários

  • Luvas de látex que cubram todo o braço (compre um pacote com mais de 100, se necessário);
  • Macacões ou uniforme obstétrico (especialmente se você não quer que as suas roupas se sujem);
  • Lubrificante;
  • Uma rampa estreita ou brete com saídas dos dois lados;
  • Vacas e/ou novilhas que precisem ter a prenhez detectada.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 70 094 vezes.

Este artigo foi útil?