PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Os Maus Egípcios são gatos bem característicos, conhecidos pela pelugem naturalmente pintada e pelos impressionantes olhos verdes. A raça é considerada exótica e tem uma linhagem que vai até o Egito antigo. Para identificar corretamente um Mau Egípcio, você também precisa aprender a avaliar a personalidade do animal, além das características físicas. Apenas combinando os dois fatores é que você pode dizer com certeza que um gato é um Mau Egípcio.

Parte 1
Parte 1 de 3:

Identificando as características físicas

PDF download Baixe em PDF
  1. O traço mais característico dos maus egípcios é o pelo cheio de pintinhas distribuídas uniformemente. Além de pintada, a pelugem também costuma ser de comprimento médio, densa e lustrosa. [1]
    • As pintas dos maus egípcios costumam ser pretas ou de um tom puxado para o carvão, dependendo das outras cores da pelugem.
    • O resto do pelo pode ser prateado, bronze ou cinza. Essas tonalidades tornam o Mau Egípcio diferente de outros gatos pintados, como o gato-de-bengala, que tem uma pelugem mais avermelhada.
  2. Os maus egípcios têm olhos verdes bem impactantes, de um tom clarinho, parecido com o de uma uva verde. Quanto mais vibrante o verde, melhor. [2]
    • Os olhos também costumam ter um formato oval e ser levemente inclinados.
    • A cor dos olhos pode mudar um pouquinho com a idade. O verde intenso costuma aparecer por volta da metade do segundo ano de vida do animal.
  3. O Mau Egípcio é um gato de porte médio, com um torso comprido e elegante, e pernas longas e finas. As partes do corpo costumam ser proporcionais, e o rabo do animal geralmente é longo e gracioso.
    • No geral, os maus egípcios são gatos de porte médio, que pesam entre 3 kg e 4 kg depois de adultos. [3]
  4. O Mau Egípcio tem músculos mais ou menos definidos, mas que não chegam a interferir na aparência proporcional do animal. Os músculos costumam ser mais desenvolvidos no pescoço e nos ombros, principalmente se o gatinho em questão gostar muito de pular e subir nas coisas.
    • Esse físico atlético é ótimo para a agilidade e a flexibilidade do animal.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Identificando um Mau Egípcio pelo comportamento

PDF download Baixe em PDF
  1. O Mau Egípcio costuma ser extremamente leal aos membros da família. Ele adora passar tempo com os tutores e pede bastante carinho e atenção. [4]
    • Os maus egípcios costumam criar um laço mais forte com uma pessoa específica. O escolhido será frequentemente o foco da atenção direta do bichano.
  2. Embora os maus egípcios sejam extremamente leais às famílias de que fazem parte, eles costumam ficar tímidos perto de estranhos. Os gatos da raça não são daqueles que se esfregam nas pernas de qualquer pessoa. A lealdade e o carinho do animal devem ser conquistados com o tempo. [5]
    • Em alguns gatos, a desconfiança também pode ser percebida quando o animal escuta um barulho ou vê algo inesperado. Os maus egípcios tendem a fugir e se esconder daquilo que não conhecem. Para evitar esse tipo de comportamento, o ideal é oferecer muitas oportunidades de socialização para os filhotes.
  3. Os maus egípcios adoram escalar e pular de um lugar para outro para explorar o ambiente. Um gatinho da raça subirá em tudo que conseguir dentro de casa, incluindo nos seus ombros e na geladeira. Não se surpreenda se o bichano pular em cima de você de um lugar totalmente inesperado. [6]
    • Combinada com o perfil atlético, a inteligência dos maus egípcios faz com que eles aprendam rapidamente a alcançar aquilo que desejam, desde comida e petiscos a brinquedos.
    • O Mau Egípcio é um gato particularmente ágil e atlético, em parte devido à estrutura física. Os bichanos têm bastante pele solta entre as pernas, o que permite uma maior agilidade nos pulos e giros. [7]
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Confirmando a raça do animal

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso esteja em dúvida a respeito da raça do seu gato, consulte o especialista mais acessível de todos: o seu veterinário. Ele terá informações o suficiente sobre raças felinas para ajudar você a identificar a raça do seu gatinho. Porém, é possível que ele não tenha conhecimento sobre raças raras ou que não consiga dar um veredito final.
    • Caso o veterinário não saiba a raça do animal de cara, pergunte se ele pode pesquisar e lhe dar um retorno mais tarde.
  2. Para descobrir a raça do seu gato, procure um criador especializado na possível raça do animal. Caso suspeite de que o seu bichano é um Mau Egípcio, procure um criador de maus egípcios e pergunte se ele estaria disposto a conversar com você sobre o seu gato.
    • Para encontrar criadores de confiança, dê uma olhada em sites de associações de felinos e confederações de criadores. [8]
    • Caso o criador more perto de você, pergunte se ele poderia dar uma olhada no seu gato. Já se não houver nenhum criador na sua região, mande algumas fotos para o especialista escolhido.
  3. A melhor forma de descobrir a raça de um gato é fazendo um exame de DNA que indique a linhagem do animal. Para fazer o exame, você precisará entrar em contato com uma empresa especializada em exames de DNA para gatos e pedir um kit de coleta de amostras. Tire uma amostra de saliva do seu gato de acordo com as instruções da empresa e envie-a para o laboratório para ser analisada. Após a análise, a empresa enviará o resultado para você. [9]
    • Existem diversos laboratórios que fazem exame de DNA em gatos a partir da saliva para descobrir a raça do animal. Porém, a maioria pertence a empresas privadas. Caso você dê sorte, pode ser que consiga encontrar um projeto de extensão ou um laboratório de pesquisa em uma universidade próxima. Para se informar, ligue e dê uma olhada nos sites dos departamentos de veterinária de universidades perto da sua casa. Faça, também, uma pesquisa de preços se optar por um laboratório privado.
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 027 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade