PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

As cobras têm atraído nossa imaginação e medo desde que o mundo é mundo. Elas fazem parte dos nossos mitos fundadores. Apesar de menos de 1/3 de todas as espécies serem venenosas (a não ser que você viva na Austrália, onde esse valor sobe para 65%!), é bom ser cuidadoso. A picada de cobras não-venenosas dói pouco, como uma alfinetada. Mesmo assim, tenha cuidado!

Método 1
Método 1 de 4:

Conhecendo as cobras norte-americanas

PDF download Baixe em PDF
  1. Existem quatro tipos diferentes de cobras venenosas na América do Norte: As boca-de-algodão, as cascavéis, as cabeça-de-cobre e as cobras coral.
  2. As cobras venenosas nos EUA costumam ter cores variadas. A maioria de uma só cor é totalmente inofensiva. No entanto, algumas boca-de-algodão também são venenosas. Essa não é uma maneira totalmente segura de identificá-las.
  3. As cobras não venenosas têm a cabeça arredondada como uma colher, enquanto que as venenosas têm uma cabeça mais triangular. Isso se deve à glândula de veneno (é mais difícil notar isso na cobra coral).
  4. Se a cobra tiver chocalho na cauda, ela é uma cascavel, e portanto, venenosa. No entanto, algumas cobras não-venenosas imitam o chocalho vibrando suas caudas, mas não têm o mesmo barulho que lembra alguém agitando um saleiro.
  5. Algumas cobras venenosas nos EUA têm uma pequena depressão entre o olho e a narina. Esse órgão é chamado comumente de "cova" (daí o nome popular "cobra-covinha"), e é usado pela cobra para sentir o calor de sua presa. Cobras corais não têm este órgão.
  6. Algumas cobras não-venenosas imitam os padrões e comportamentos de cobras venenosas. As cobras milk snake podem parecer cabeça-de-cobre; cobras rato podem parecer cascavéis; e cobras king snake podem parecer cobras coral.
    • Sempre trate qualquer cobra como venenosa se você não souber se ela é ou não peçonhenta. Mas mesmo que você deva ter cuidado, não mate nenhuma cobra - isso pode ser ilegal, e matar cobras não-venenosas permite que as populações de insetos e cobras venenosas cresçam.
  7. Para saber a diferença entre uma cobra boca-de-algodão e uma cobra comum: confira se ela está nadando apenas com a cabeça fora da água ou se seu corpo também flutua. Se apenas a cabeça estiver para fora, provavelmente é uma cobra inofensiva, mas se o corpo também flutua, pode ser uma boca-de-algodão (quase todas as cobras venenosas nadam com os pulmões cheios, deixando a maior parte do corpo flutuando). Uma boca-de-algodão tem pupilas elípticas, e uma cobra de água inofensiva tem pupilas redondas. De qualquer maneira, deixe-a em paz para que ela saia do local.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Conhecendo as cobras do Reino Unido

PDF download Baixe em PDF
  1. A víbora europeia, vipera berus , tem uma marca em V ou X na cabeça. Ela também tem pupilas que se fecham na vertical, listras escuras em zigue-zague nas costas e ovais escuros dos lados. As manchas negras variam entre cinza, azul e preto (mais comum). A cor das costas é normalmente de um cinza pálido, podendo às vezes ser marrom ou vermelho.
    • A víbora é comum por todo o Reino Unido, principalmente no sul. Mesmo doendo bastante e necessitando de atendimento médico imediato, picadas de víboras geralmente não são fatais.
    • As víboras não são agressivas, a não ser quando ameaçadas. Tendo escolha, elas preferem se afastar.
Método 3
Método 3 de 4:

Conhecendo as cobras da Índia

PDF download Baixe em PDF
  1. A Índia tem várias cobras, muitas delas venenosas. Porém, o grande quarteto pode ser encontrado em todo o país e é extremamente venenoso.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Conhecendo as cobras mais mortíferas do mundo na Austrália

PDF download Baixe em PDF
  1. Essa cobra tem a reputação de ser a mais mortífera do planeta. Seu veneno é mais potente do que o de qualquer outra, e mesmo assim, não existe nenhuma ocorrência registrada de fatalidade humana causada por ela.
    • Ela pode ter até 2 m, e varia entre o marrom escuro e o amarelo-palha. Ela fica mais escura no inverno e mais clara no verão. Sua cabeça é quase totalmente preta.
    • Ela vive nas planícies de solo escuro onde as fronteiras de Queensland, South Australia e Northern Territory se encontram.
  2. Diferente da cobra mais venenosa, a Inland Taipan, a cobra marrom ocidental, é responsável pela maior parte das mortes por picadas na Austrália. Como todas as cobras, ela prefere fugir do que atacar; porém, se forem ameaçadas, agarradas ou pisadas, elas partem logo para a ofensiva.
    • Elas podem medir mais de 2 m e são muito rápidas, principalmente em dias quentes. Elas são esguias, com cor variando entre o bronze, cinza e marrom escuro. Sua barriga é mais clara e tem manchas laranja-escuro.
    • Elas habitam o leste da Austrália, indo do deserto à costa, e preferem campos, áreas de pastagem e bosques.
    • Nem precisa dizer: se for mordido por uma dessas cobras, procure ajuda imediatamente!
    Publicidade

Dicas

  • Quando estiver em um lugar onde existem várias cobras, lembre-se de olhar para o chão de vez em quando.
  • Pesquise sobre as cobras que vivem na região onde você mora. É bom saber quais são as cobras que vivem ao redor. Se vive em uma área onde há muitas cobras, chame um guia quando for observá-las para identificá-las melhor.
  • Não ponha suas mãos ou pés onde não é possível enxergar; essa é a causa número um das picadas em alpinistas.
  • Quando estiver num local com cobras coral verdadeiras e falsas, lembre-se disso: se o anel vermelho tocar um anel amarelo, ela é venenosa. Claro, lembre que isso só funciona na América do Norte!
  • Nunca pegue uma cobra se você não sabe se ela é venenosa. Nunca tenha uma cobra venenosa como animal de estimação.
  • Devido ao medo, a maioria das cobras injeta muito veneno. No entanto, as cobras maiores e mais maduras sabem o limite de veneno a usar. Mas o perigo ainda é o mesmo!
  • Ao ir em uma área infestada de cobras, use botas ou sapatos resistentes, assim como meias e calças grossas.
  • Nunca chegue perto de uma cobra, a não ser que tenha familiaridade com ela.
Publicidade

Avisos

  • Nunca provoque uma cobra ou chegue perto demais para tentar identificá-la, a não ser que você já tenha certeza de que ela não é venenosa. A maioria das cobras vai preferir evitar você.
  • Muitas cobras venenosas são ameaçadas de extinção nos Estados Unidos. É contra a lei federal matar ou interferir a vida de qualquer espécie ameaçada, e isso inclui as cobras venenosas protegidas. Além disso, em muitos estados, é ilegal matar, capturar, provocar ou possuir cobras selvagens de qualquer tipo, venenosas ou não-venenosas.
  • Olhar só para os olhos de uma cobra não é a maneira certa de identificar se ela é venenosa. Najas, mambas negras e outros tipos de cobras muito venenosas têm pupilas redondas, enquanto jiboias, cobras-papagaio e pitões-verde arborícolas têm olhos elípticos. Não se aproxime de uma cobra desconhecida só por ela ter pupilas redondas: isso não significa que ela não é venenosa.
  • Algumas cobras que parecem venenosas podem não ser, e vice-versa. Tente sempre conhecer os tipos de cobra da sua área.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 261 217 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade