PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Há milhares de espécies de aranhas no mundo todo, mas a grande maioria delas tem presas curtas demais ou muito frágeis para penetrar a pele humana. Sendo assim, picadas de aranha raramente levam ao óbito, dependendo da espécie. [1] No entanto, elas podem machucar bastante e, algumas vezes, podem até provocar uma reação sistêmica causada pelo veneno. As duas espécies mais perigosas e mais preocupantes no Brasil são a armadeira e a aranha marrom. [2] É importante saber identificar se uma picada é de aranha ou de outros insetos para que se possa avaliar a gravidade e a necessidade de buscar atendimento médico ou não.

Parte 1
Parte 1 de 2:

Identificando picada de aranhas comuns

PDF download Baixe em PDF
  1. Uma picada de uma viúva negra geralmente dói de imediato e pode ser diferenciada de picadas de outras aranhas e insetos pela marca deixada na pele. [3] Muitas vezes a picada de uma viúva negra é um pouco dolorosa, pois essa aranha tem presas longas e afiadas, mas às vezes ela pode ser indolor. Depois da picada, os dois furos começam a ficar vermelhos e inflamados e a formar um nódulo. A sensibilidade no local tende a aumentar e a se espalhar em uma hora.
    • Preste atenção a efeitos colaterais mais graves, como cãibras severas (principalmente no abdômen), excesso de suor em volta da mordida, náusea, dor de cabeça, calafrios e aumento da pressão sanguínea. Todos estes sintomas são reações ao veneno neurotóxico. [4]
    • O antídoto para o veneno da viúva negra é aplicado caso a picada provoque dor severa e outros sintomas. Ele pode ser administrado por injeção na coxa ou por meio intravenoso (soro) por um médico. No entanto, o antídoto pode causar reações alérgicas graves que pioram ainda mais os sintomas do envenenamento.
    • Para identificar mais facilmente, saiba que a viúva negra é brilhante, arredondada e tem uma mancha vermelha em forma de diamante (ou ampulheta) na parte de baixo da barriga. No Brasil, ela é encontrada com mais facilidade em praias e no Nordeste.
  2. A picada da aranha marrom costuma doer ou causar uma sensação de ardor leve, semelhante à picada de um mosquito. No entanto, dentro de 30 a 60 minutos, o local da picada fica avermelhado e inflamado, com uma ferida no centro. [5] A vermelhidão e a dor se intensificam nas oito horas seguintes, a ferida central se torna maior, cheia de sangue e vasos rompidos e surge uma úlcera muito sensível. Durante este estágio, a região em volta da picada costuma ficar azul ou roxa, sendo muitas vezes circundada por um aro vermelho. [6] É recomendável procurar um médico, principalmente se a úlcera formada durar mais do que algumas semanas.
    • Na maioria dos casos, a cura da úlcera se dá por meio do aparecimento de uma casca que cai em poucas semanas, mas algumas vezes tal processo pode levar meses se o sistema imunológico da vítima não for forte – o que acontece com mais frequência em crianças e idosos.
    • Não existe antídoto que ajude a controlar os efeitos da picada da aranha marrom. Seu veneno é classificado como necrosante, o que significa que mata o tecido local, deixando-o preto ou azulado.
    • Para tratar o ferimento, lave o local com água e com um sabonete suave. Aplique compressas de gelo e eleve a área afetada para diminuir a dor e a inflamação. [7] Tome um medicamento para aliviar a dor (paracetamol) ou um anti-inflamatório (ibuprofeno) se necessário.
    • A fim de identificá-la, saiba que a aranha marrom é castanha ou amarelada. Ela tem pernas finas e longas e o seu corpo é formado por uma cabeça e um abdômen oval. Ela é encontrada em lugares tranquilos e escuros nos mais diversos estados do Brasil.
  3. Apesar da caranguejeira ser, sem sombra de dúvida, uma das espécies mais assustadoras entre as aranhas, as nativas das Américas do Norte e do Sul não são venenosas e raramente picam. [8] No entanto, esta "aranha do Novo Mundo" arremessa pelos negros parecidos com agulhas quando fica agitada e se sente ameaçada. Os pelos se alojam na pele e geram um tipo de reação alérgica (anafilática) que envolve urticária, inchaço e dificuldade respiratória, principalmente em pessoas mais sensíveis. A dor inicial é geralmente descrita como uma sensação de ardor.
    • Pessoas que têm caranguejeiras e lidam com elas com frequência podem ficar sensíveis.
    • A espécie nativa da África e do Oriente Médio não possui esses pelos em forma de agulhas, mas é mais agressiva e produz veneno.
  4. As picadas da viúva negra e da aranha marrom são as mais fáceis de identificar, principalmente pelo fato de terem os venenos mais potentes e causarem mais sintomas. [9] No entanto, picadas de aranhas de outras espécies são mais comuns de ocorrer e podem causar dor e inchaço também. Por exemplo, a tegenaria agrestis é uma aranha grande e rápida com marcas amarelas no dorso marrom. Ela injeta um veneno neurotóxico quando morde que pode necrosar a pele ao redor da área picada, mas não na mesma proporção que o veneno da aranha marrom.
    • A picada da tegenaria agrestis e a da clubionidae pode causar desconforto e uma lesão parecida com a picada de uma abelha ou de uma vespa, embora a dor inicial seja muito menor, pois as presas dessas aranhas não são tão grandes e fortes como o ferrão das abelhas e das vespas.
    • Para identificar o tipo de picada de aranha que você levou, capture-a e leve-a para o pronto-socorro local (alguém pode saber identificá-la) ou pesquise na internet. A maioria das picadas de aranha é inofensiva ou causa apenas um leve desconforto que desaparece sozinho depois de alguns dias. [10]
    • O procedimento necessário neste caso é apenas tratar a picada de aranha com gel antisséptico, compressas de gelo e medicamentos de venda livre.
    • De modo geral, as aranhas atacam apenas para se defender, principalmente se forem esmagadas ou comprimidas entre você e alguma superfície. [11]
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 2:

Diferenciando a picada da aranha e a de outros insetos

PDF download Baixe em PDF
  1. A picada da aranha costuma ser a primeira suspeita dos pacientes, mas a crença de que as aranhas são tão perigosas assim é um erro. [12] Por exemplo, insetos como as abelhas e as vespas têm ferrões poderosos e provocam uma ferida na pele que faz muito mais estrago do que a presa pequena de uma aranha. A abelha deixa o ferrão na pele da pessoa e morre pouco tempo depois enquanto as vespas (incluindo os marimbondos), podem picar várias vezes. [13]
    • As reações a picadas de abelhas e vespas podem ir de algo menor como vermelhidão e inchaço na pele (uma pequena contusão ou hematoma) até algo mais grave, como a anafilaxia em pessoas mais sensíveis. Nesse caso, há necessidade de atendimento médico. As abelhas e as vespas não injetam veneno, mas são responsáveis pela morte de um número maior de pessoas por ano do que as aranhas por causa das reações anafiláticas que não são tratadas devidamente.
    • A anafilaxia geralmente é controlada com injeções de epinefrina (adrenalina) que diminuem a resposta alérgica do corpo. Essa injeção pode ser administrada por um médico ou mesmo em casa se você tiver acesso à epinefrina.
    • O tipo de picada de aranha que costuma ser mais confundido com a picada de abelha/vespa é a da tegenaria agrestis e a da clubionidae. A viúva negra pode causar sintomas semelhantes à picada de abelha, mas o machucado gerado pelas duas presas típicas não se assemelha em nada.
  2. Embora o escorpião tenha pinças iguais à dos caranguejos, ele usa a cauda para picar. A picada do escorpião costuma doer e causar vermelhidão localizada e inflamação, mas raramente é grave. Entretanto, o escorpião amarelo pode desferir uma picada fatal, pois produz um veneno neurotóxico potente. [14]
    • A marca deixada pela picada do escorpião é muito diferente dos dois furos da viúva negra, mas a dor e os demais sintomas podem ser muito semelhantes, pois ambas as espécies produzem um veneno neurotóxico.
    • O antídoto contra picada de escorpião é uma solução injetável aplicada num pronto-socorro.
    • Como no caso da maioria das picadas de aranha, a maior parte das picadas de escorpião pode ser tratada em casa, com uso de um gel antisséptico, compressas de gelo medicamentos de venda livre. Mas, na dúvida, procure um médico.
    • O escorpião amarelo (Tityus serrulatus) é típico do Sudeste e Centro-Oeste do Brasil.
  3. Muitas vezes a picada de carrapato é confundida com a da aranha marrom (e vice-versa), pois ambas podem produzir uma reação cutânea parecida. [15] Alguns carrapatos podem ser vetores da doença de Lyme, por isso eles não devem ser menosprezados. Os sintomas da picada do carrapato portador da doença de Lyme são: erupção cutânea em anéis concêntricos que pode aparecer até um mês depois da picada, febre, fadiga, dores de cabeça, dores musculares e nas articulações.
    • A principal diferença entre a picada da aranha marrom e a picada do carrapato é que a de carrapato, a princípio, não dói e nunca gera uma úlcera (necrose) na pele do local.
    • Outra diferença é que o carrapato geralmente penetra na pele antes de infectar o hospedeiro, por isso às vezes você pode vê-lo sob a camada superficial da pele. Já as aranhas não se alojam na pele das pessoas.
    Publicidade

Dicas

  • Para evitar picadas de aranha, use camisas de mangas compridas, chapéus, luvas e botas quando for limpar galpões no quintal, garagens, porões, sótãos e espaços rasteiros e escuros. [16]
  • Sempre olhe o interior de luvas, botas e roupas que foram deixadas sem uso por algum tempo. Dê uma boa sacudida antes de vesti-las.
  • O uso de repelente contra insetos nas roupas e calçados pode afastar aranhas.
  • Se você tomar uma picada dolorosa de aranha e estiver longe de um pronto socorro, aplique gelo na lesão imediatamente. Depois, aplique um gel antibacteriano e outros suprimentos de primeiros socorros que ajudem a evitar infecções.
  • Como há milhares de espécies de aranhas no mundo todo, tenha cuidado ao viajar para o exterior, principalmente para países da América do Sul, África, para o Sudeste da Ásia e Austrália. Outras espécies de aranha bastante perigosas e dignas de nota em todo o planeta são a aranha armadeira (presente no Brasil também), a aranha-teia-de-funil australiana, a aranha rato ou missulena, a Latrodectus hasseltii ("red black") e a aranha-lobo.
Publicidade

Aviso

  • As aranhas podem se infectar com tétano e transmiti-lo por meio da picada, portanto mantenha a vacina contra o tétano em dia, renovando a dose a cada dez anos. [17]

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 969 454 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade