Quando alguém diz ou faz algo que magoa você, é normal sentir raiva, tristeza, vergonha ou até mesmo medo. Mesmo que seja tentador gritar e esbravejar com a pessoa, às vezes, o melhor a se fazer é fingir estar calmo e ignorar o comportamento que magoou você. Depois que o momento passar, dê-se um tempo para reagir e ficar chateado. Entender os motivos do outro e aceitar seus próprios sentimentos sobre o que houve também ajuda a começar a seguir em frente.
Passos
-
Mantenha-se calmo. Se outra pessoa está tentando magoar ou chatear você, é importante não deixar que ela consiga o que quer. Em contrapartida, se o outro não tem intenção de causar mal, reagir com raiva pode piorar a situação. Mesmo se estiver furioso, triste ou com medo, faça o melhor para parecer calmo e controlado. [1] X Fonte de pesquisa Tente fazer as seguintes coisas:
- Respire fundo pelo nariz e solte o ar pela boca.
- Conte mentalmente até 10 devagar.
- Mantenha o seu rosto neutro e sem nenhum tipo expressão.
-
Fique quieto se não conseguir pensar em nada construtivo para dizer. Se alguém estiver sendo grosseiro ou magoando você, é normal sentir a vontade de revidar ou começar a gritar com a pessoa. O problema é que esse tipo de atitude só vai piorar as coisas. Em vez de gritar a primeira coisa que passar pela cabeça no calor do momento, pare e pense se o que você quer dizer é necessário, é verdade ou vai ajudar em alguma coisa. Se a resposta for não, não diga!
- Resista à vontade de gritar, chorar ou insultar a pessoa. Tente morder de leve a sua língua ou colocar um dedo nos lábios se estiver morrendo de vontade de revidar ou de falar antes de pensar.
- Se quiser responder, mas precisar de tempo para se acalmar e escolher as palavras, experimente dizer, “Com licença, eu preciso de uns minutos.” Saia do lugar para conseguir se acalmar. [3] X Fonte de pesquisa
Dica: se estiver com dificuldade de pensar no que dizer depois de alguém ser grosseiro com você, vá dar uma volta. Isso não só dará tempo para se acalmar como também movimenta o corpo, o que ajuda a pensar melhor! [2] X Fonte de pesquisa
-
Se afaste se a pessoa estiver ofendendo você intencionalmente. Se tiver quase certeza de que o outro está insultando você ou tentando magoá-lo por querer, sair de perto é a melhor forma de lidar com a situação. Isso mostra que você não está interessado em criar confusão ou agir da mesma forma que a pessoa. [4] X Fonte de pesquisa
- Caso se sinta confortável, diga calmamente “Pare com isso” ou “Você está passando dos limites. Estou indo embora.”
- Se não puder se retirar, use gestos para mostrar à outra pessoa que você não quer entrar na briga. Por exemplo, você pode pegar seu celular e começar a jogar, colocar fones de ouvido ou se virar e conversar com outra pessoa.
-
Responda se a pessoa for conhecida. Às vezes, ignorar o outro não é a melhor reação a um comportamento inapropriado. Por exemplo, se a pessoa que magoou você é da sua família, um amigo ou um colega de trabalho, talvez seja melhor confrontá-la calmamente e dizer como esse comportamento afeta você. Ignorá-la provavelmente causará ressentimento e não vai resolver o problema. [5] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, você pode falar “Quando você me chama de coisas assim, eu fico magoado e me sinto desrespeitado. Pare de me tratar desse jeito.”
- Se um estranho for grosseiro com você ou se achar que essa situação não vai se repetir, talvez seja melhor apenas ignorar o que aconteceu e seguir em frente.
-
Defina limites bem claros se a pessoa tende a repetir esse tipo de comportamento. Se estiver lidando com alguém que se comporta de forma ofensiva regularmente, estabelecer limites e impô-los pode ajudar. Diga que você não vai mais responder a esses comportamentos ruins. Diga quais serão as consequências e cumpra o que foi dito.
- Às vezes, oferecer uma alternativa para o comportamento que magoa você ajuda. Assim, você pode ignorar o comportamento ruim reforçando a alternativa que é melhor. [6] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo, diga “Eu não vou falar com você se você ficar rindo de mim ou me insultando. Quando estiver pronto para respeitar e ouvir de verdade, nós vamos conversar.”
-
Saia de perto e busque ajuda se achar que está em perigo. Caso se sinta ameaçado fisicamente, não tente confrontar a pessoa. Saia de perto dela o mais rápido possível e encontre alguém que possa ajudar ou ligue para a polícia assim que puder. [7] X Fonte de pesquisa
- Se alguém ameaçar ou agredir você, não ignore! Mesmo se você puder sair da situação, a pessoa pode continuar a fazer isso depois ou machucar outra pessoa. Denuncie imediatamente para as autoridades.
- Se tiver que estar no mesmo ambiente que a pessoa de novo, tente levar alguém junto com você. Essa terceira pessoa pode agir como testemunha caso ocorra mais algum tipo de comportamento abusivo ou ajudar a manter o abusador quieto.
Publicidade
-
Permita-se ficar triste pelo que aconteceu. Se alguém fez algo que causou muito mal, é normal se sentir triste. Tentar ignorar ou negar o que está sentindo não vai fazer o sentimento ir embora e pode até piorar as coisas. Prefira dar nome ao que está sentindo e permitir-se vivenciar essas emoções sem julgamentos. [8] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Quando tiver uns minutos livres, sente-se em um local tranquilo, respire e pense no que está sentindo. Por exemplo, você pode pensar “Eu estou me sentindo tenso e com vergonha. Fiquei muito chateado com o comportamento da Amanda na minha festa de aniversário.”
Dica: a meditação consciente é uma ótima forma de abordar sentimentos difíceis e superá-los. Tire alguns minutos por dia para meditar pensando em como está se sentindo no momento, física e emocionalmente.
-
Tente entender os motivos do outro. Leve em consideração o que a pessoa podia estar pensando para causar o comportamento que ela teve. Talvez ela estava em tendo um dia ruim e foi grossa com todo mundo que estava perto ou talvez não percebeu o quanto magoou você ao fazer o que fez. Mesmo que você tenha certeza de que o outro estava sendo maldoso intencionalmente, lembre-se de que as pessoas geralmente se comportam assim por causa das suas próprias inseguranças. [9] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Compreender o outro ou ter empatia e enxergar os motivos dele não significa criar desculpas para justificar o mau comportamento. Porém, isso ajuda a ver algum sentido no comportamento e pode deixar você menos chateado ou confuso.
-
Reconheça que o mau comportamento do outro não é sua culpa. Lembre-se de que não importa o que causou a situação ruim, foi o outro que escolheu agir da forma como agiu. O comportamento dele diz mais sobre ele do que sobre você. [10] X Fonte Confiável Greater Good Magazine Ir à fonte
- Por outro lado, reconheça também que o outro não controla os seus sentimentos ou comportamentos. Tudo bem estar chateado, mas compreenda que a chateação parte de você. [11] X Fonte de pesquisa
-
Resolva o problema em vez de ignorar a pessoa. Ignorar alguém nem sempre é uma forma saudável de lidar com conflitos. Na verdade, ignorar alguém intencionalmente ou dar gelo pode machucar bastante. [12] X Fonte de pesquisa Se a pessoa que magoou você é um amigo, alguém que você ama, seu parceiro romântico ou um colega de trabalho, usar a comunicação para falar como você se sente e pensar em formas de lidar com o problema costuma ser melhor.
- Por exemplo, você pode dizer “Eu fico muito chateado quando você fala que eu sou imaturo quando estamos discutindo. Não é melhor procurarmos uma forma melhor para expressarmos a nossa frustração que não envolva insultos?”
-
Diminua o contato com a pessoa, se for necessário. Se estiver lidando com alguém que magoa você ou desrespeita os seus limites o tempo todo, talvez seja melhor evitá-lo o máximo possível ou até cortar relações. [13] X Fonte de pesquisa Se achar que você deve uma explicação sobre porque resolveu evitar a pessoa, diga calmamente que ela faz coisas que chateiam você o tempo todo e você prefere cortar relações para o seu próprio bem.
- Se não puder deixar de ver a pessoa — por exemplo, se for um colega de trabalho ou um familiar que mora com você — seja educado, mas não se aproxime. Se puder, leve alguém junto consigo quando tiver que interagir com a pessoa.
Publicidade
Referências
- ↑ https://kidshealth.org/en/parents/bullies.html
- ↑ https://www.scientificamerican.com/article/why-do-you-think-better-after-walk-exercise/
- ↑ https://www.forbes.com/sites/francesbridges/2019/01/26/the-5-best-ways-to-respond-when-someone-is-rude/#7f5c2e91708a
- ↑ https://kidshealth.org/en/parents/bullies.html
- ↑ https://www.betterhealth.vic.gov.au/health/healthyliving/relationships-dealing-with-conflict
- ↑ https://www.aubreydaniels.com/institute/from-the-field/being-sensible-about-ignoring-behavior
- ↑ https://www.stompoutbullying.org/get-help/about-bullying-and-cyberbullying/are-you-being-bullied
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_deal_with_mean_people
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_deal_with_mean_people
- ↑ https://greatergood.berkeley.edu/article/item/how_to_deal_with_mean_people
- ↑ https://psychcentral.com/blog/learning-to-let-go-of-past-hurts-5-ways-to-move-on/
- ↑ https://pro.psychcentral.com/recovery-expert/2016/07/the-silent-treatment/
- ↑ https://psychcentral.com/blog/6-tips-for-cutting-off-contact-with-narcissistic-family-members/