PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo tem pensamentos negativos de vez em quando. Por mais que alguns deles possam até nos ajudar a evitar situações perigosas, outros causam problemas sérios de saúde mental. Se algo do tipo acontecer com você, a solução mais rápida é aprender a ignorar essas ideias. Pare e respire fundo, tente distrair a mente com algo mais positivo e viva rodeado de pessoas e outras influências saudáveis. Caso precise de uma estratégia de longo prazo, crie o hábito de escrever um diário e se familiarizar com o assunto do ponto de vista clínico. E leia abaixo para descobrir mais!

Método 1
Método 1 de 3:

Expulsando os pensamentos negativos da sua mente

PDF download Baixe em PDF
  1. O processo de eliminar pensamentos negativos envolve técnicas de atenção plena e relaxamento. Quando algo do tipo invadir a sua mente, admita essa presença e pare para refletir. Tente esvaziar a cabeça e isolar a ideia em questão. [1]
    • Faça o possível para parar e refletir, pois a mente humana não funciona tão bem quando está aflita. Vai ser muito mais fácil suprimir o pensamento se você estiver relaxado.
  2. Como dito acima, nem todo pensamento negativo é ruim! Alguns deles nos ajudam a evitar situações perigosas, ou seja, são uma espécie de mecanismo de sobrevivência. Depois que você parar e identificar a tal ideia, tente refletir: será que ela veio para ajudar? Ou só quer causar ansiedade? As suas estratégias seguintes dependem da resposta. [2]
    • De modo geral, pensamentos negativos nocivos são aqueles que fogem do nosso controle. Por exemplo: se você estiver em um cruzeiro, mas ficar pensando que ele vai afundar, essa ideia é negativa — afinal, não dá para fazer nada a respeito (e não nem embasamento na realidade). Ela só traz ansiedade!
  3. Como já dito e repetido, nem todo pensamento negativo é ruim: às vezes, essas ideias representam coisas que que vão acontecer de fato. Nessas horas, o mais correto é responder a elas! Reflita se o pensamento em questão representa uma ameaça real ou algo que está sob seu controle. Se sim, ouça-o com atenção e tome as medidas necessárias para se proteger. [3]
    • Por exemplo: se você passar uma semana inteira com febre, é normal pensar que algo está errado e querer consultar um médico. Este é um caso de pensamento negativo útil e que não deve ser ignorado!
    • Use os seus pensamentos negativos até para planejar o seu futuro. Por exemplo: se você gasta muito dinheiro em coisas supérfluas e não tem nenhum fundo de emergência, é normal ficar preocupado com o que poderia acontecer em imprevistos sérios. Nessa situação, limite as suas despesas e comece a poupar.
  4. Parece bobeira, mas a visualização é uma estratégia muito útil. Quando você chegar à conclusão de que um pensamento negativo é ruim, imagine-o se afastando da sua mente dentro de uma bolha de ar! Isto tira a ideia da sua cabeça em sentido figurado (e, com sorte, literal). [4]
    • Qualquer técnica de visualização ajuda. Por exemplo: experimente também imaginar o pensamento em uma folha que voa para longe com a força do vento.
  5. A mente humana não consegue se concentrar em dois pensamentos ao mesmo tempo. Portanto, você pode "expulsar" a ideia negativa da sua cabeça se focar a sua atenção em uma que seja positiva! Escolha uma lembrança do seu passado ou outra coisa alegre que tome o lugar da atual. [5]
    • Crie o costume de inverter os seus pensamentos negativos. Por exemplo: se você está pensando que não vai conseguir o emprego que estava pleiteando, pelo menos imagine-se sendo chamado por outra empresa (ainda melhor).
    • Se os seus pensamentos negativos sempre seguem um mesmo tema, crie uma espécie de acervo de ideias positivas que possam tomar o lugar deles. Por exemplo: sempre que você se pegar pensando que a sua empresa pode ir à falência, deixe essa ideia de lado e passe a se imaginar sendo entrevistado pela revista Você S/A na condição do empreendedor de sucesso que é.
  6. Caso você tenha dificuldade para trocar os seus pensamentos negativos por ideias mais positivas, experimente praticar atividades que distraiam a mente e melhorem o seu humor. A maioria delas pode ajudar a mudar o foco na sua cabeça de qualquer maneira. [6]
    • Praticar atividades físicas é um dos melhores jeitos de distrair a mente, já que aumenta a secreção de endorfina e melhora o humor. Tente fazer alguns exercícios leves, como levantar peso ou caminhar.
    • Fica mais difícil praticar certas atividades durante a aula ou no trabalho. Nesse caso, tente mudar o seu foco ou fazer um intervalo breve para tomar um café.
    • Não recorra a comportamentos destrutivos, como beber além da conta ou usar drogas. Eles não apenas não ajudam a resolver os problemas de verdade, mas também geram consequências sérias para a saúde.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Cultivando uma mentalidade mais positiva

PDF download Baixe em PDF
  1. Lembre-se de que os seus pensamentos representam a forma como você trata a si mesmo — ou seja, ter ideias negativas o tempo todo indica que há algo de errado na sua relação interna. Pense: você falaria com alguma pessoa importante usando um tom negativo ou agressivo? Provavelmente não . Então passe a ajustar as suas ideias e ser mais calmo e compreensivo consigo próprio! [7]
    • Cultive uma bela amizade consigo mesmo. Você não magoaria os seus amigos, não é? Aplique esse princípio à sua forma de pensar.
    • Essa adaptação interna não é fácil e exige prática. É como se você estivesse fazendo musculação: os resultados só aparecem depois de bastante persistência. Faça o mesmo na sua mente!
  2. As pessoas com quem você passa o seu tempo fazem total diferença na sua forma de pensar. Fica muito mais difícil eliminar ideias negativas quando todos em volta são igualmente negativos! Por isso, busque a companhia de familiares e amigos otimistas, positivos e produtivos. O seu humor vai melhorar pouco a pouco. [8]
    • Se você já vive rodeado de pessoas positivas, tente passar mais tempo com elas. Se não é o caso, busque novas companhias.
    • Você não precisa cortar as pessoas negativas da sua vida de vez, sobretudo se elas são suas amigas. Basta criar certos limites e limitar um pouco a convivência.
  3. Qualquer pessoa fica deprimida quando só tem o hábito de consumir notícias negativas. Pode não parecer, mas às vezes ignorar o mundo faz bem à saúde mental! Dê um tempo de certos assuntos e veículos midiáticos e passe a se concentrar mais em filmes com finais felizes, livros emocionantes, vídeos engraçados e coisas do tipo. [9]
    • Criar uma rotina saudável na parte da manhã é uma tática simples, mas eficaz. Troque o noticiário matinal por vídeos engraçados na internet! Você já vai começar o dia pensando positivo.
    • Isso não quer dizer que você precisa se alienar em relação ao que acontece no mundo, e sim que está dando um tempo de notícias ruins — em prol do seu bem-estar mental.
  4. Não se compare às outras pessoas . Muitas pessoas desenvolvem problemas como ansiedade e depressão porque vivem se comparando às outras, principalmente as que são (ou parecem ser) mais bem-sucedidas. Não seja assim: concentre-se em si mesmo, na sua trajetória e nas suas conquistas. Pare de se deixar distrair pelo que os outros têm! Isso não reflete a sua vida. [10]
    • As mídias sociais pioram bastante esse vício da comparação. Se for necessário, pare de seguir ou mesmo bloqueie as pessoas que causem sentimentos negativos em você.
    • Lembre-se de que muitos tipos de mídia, incluindo as sociais, mostram imagens idealizadas que não correspondem à realidade. Dependendo da situação, talvez seja melhor você nem acessar nada do tipo.
    • Caso você costume sentir inveja de amigos ou familiares, faça o possível para passar a ficar feliz pelas conquistas deles. Não se esqueça de que o sucesso dos outros não invalida o seu!
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Aprendendo a examinar os seus pensamentos

PDF download Baixe em PDF
  1. Você vai conseguir examinar os seus pensamentos muito melhor se os estudar do ponto de vista clínico. Psicólogos dividem esse tipo de ideia em cinco categorias principais. Familiarize-se com elas para saber o que está acontecendo na sua mente. Veja só: [11]
    • Viver pensando somente em coisas ruins: quando uma pessoa ignora todas as coisas positivas e só se concentra nas negativas.
    • Pensar somente em possibilidades e possíveis consequências: quando uma pessoa passa tanto tempo pensando no que ela deveria fazer que não se atenta aos passos construtivos necessários para cumprir seus objetivos.
    • Termos generalizantes: quando uma pessoa pensa em termos extremos, como "Eu nunca vou ser feliz". Esse tipo de exagero só acentua as ideias negativas.
    • Ideias absolutas: quando uma pessoa acredita que o mundo é "preto no branco", ignorando que ele tem nuances e camadas. Pode ser que ela pense coisas como "Se esse meu projeto não ficar perfeito, eu vou perder meu emprego e ter que viver na rua".
    • Pensamentos "catastróficos": quando uma pessoa enxerga somente a pior das hipótese em qualquer situação. Talvez ela pense que tem um tumor no cérebro só porque está com dor de cabeça, por exemplo.
  2. Se você costuma ter pensamentos negativos com muita frequência, crie o hábito de registrar tudo em um diário: qual foi a ideia, o que você sentiu e em qual das categorias listadas acima ela se encaixa. Busque algum tipo de padrão, como situações que sempre causem ansiedade. Com o tempo, vai ficar mais fácil analisar essas circunstâncias e pensar em reações construtivas e que melhorem todo o seu humor. [12]
    • Guarde o diário e leve-o consigo caso você decida consultar um terapeuta algum dia. Ele vai gostar de ver os seus padrões de pensamento, além de ter outras sugestões que possam ajudar no seu caso.
  3. Depois de examinar os seus pensamentos, pense em possíveis respostas para os momentos em que eles surgirem. Escolha uma ideia, uma lembrança ou um contra-argumento que ajude a eliminar tudo o que é negativo. E tente anotar tudo no seu diário para não se esquecer! [13]
    • Essas respostas dependem do tipo de pensamento que está na sua mente. Por exemplo: se você costuma imaginar situações catastróficas, lembre-se de que a "pior das hipóteses" quase nunca se concretiza — e que ficar absorto nesse tipo de coisa só causa ansiedade.
    • Se uma resposta em particular não estiver ajudando, volte a analisar os seus pensamentos. Busque uma alternativa e veja se ela é melhor.
    Publicidade

Dicas

  • Lembre-se de que suprimir pensamentos negativos é uma solução temporária. Se você tem muitas ideias do tipo no dia a dia, talvez seja melhor buscar ajuda profissional.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 5 830 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade