Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Este artigo foi visualizado 16 517 vezes.
Descobrir que você foi traída pode ser devastador. O instinto de muitas pessoas é terminar o casamento, mas há várias razões que podem fazer com que continue ao lado do marido infiel, como pressões sociais, a felicidade dos filhos ou simplesmente por não estar pronta para terminar o relacionamento. Leia as dicas para aprender como ignorar o esposo infiel ao mesmo tempo que cuida de seu próprio bem-estar.
Passos
-
A traição não tem a ver com você, ainda que não pareça. Geralmente, um marido trai a esposa devido às próprias emoções e sentimentos; se possível, não leve isso para o lado pessoal e será muito mais fácil ignorá-lo.
- Na maioria das vezes, a traição ocorre porque indivíduos precisam de algo e não conseguem ter uma comunicação adequada com o parceiro para deixar claro o que é.
Publicidade
-
Você sentirá muitas coisas, o que é normal. Irritação, tristeza, mágoa, medo e até mesmo uma sensação de luto pelo relacionamento são algumas das emoções que poderão surgir; sejam quais forem, não as guarde para si. Coloque-as para fora quando puder.
- Uma boa ideia é passar os sentimentos ao papel, em forma de diário, para expressá-los sem precisar falar em voz alta.
-
Realize atividades que fazem você se sentir bem. Coma seus pratos preferidos, assista as séries de TV que gosta ou pratique o hobby que mais curte. Quanto mais pude se concentrar em sua felicidade, mais rápido se recuperará. [1] X Fonte de pesquisa
- O mais importante é não culpar a si própria. Você já estará triste ou magoada, então não há motivo para ficar ainda pior.
Publicidade
-
Pratique atividades físicas, cuide de seu bem-estar ou faça voluntariado. Após uma traição, é normal que a autoestima sofra um grande baque, mas tente não deixar que isso a desanime. Em vez disso, busque o que traz prazer e boas sensações.
- Você não depende do parceiro para melhorar sua autoestima. Basta se concentrar na tarefa e conseguirá realizar tudo isso sozinha!
-
Lidar com um marido infiel pode ser bem complicado. Caso queira um lugar seguro para externar seus sentimentos, o consultório de um especialista em saúde mental é uma boa opção. Esse profissional é capacitado para ajudá-la a lidar com todas as suas emoções e determinar como deverá agir. Ele também poderá recomendar um bom terapeuta de casais se você quiser salvar o casamento. [2] X Fonte de pesquisa
- O especialista pode auxiliá-la a ter uma estratégia se você optar por deixar seu esposo.
Publicidade
-
Eles poderão apoiá-lo emocionalmente neste período difícil. Não é preciso se abrir sobre a traição se não quiser, mas é sempre ótimo ter ombros amigos. Ao menos, você pode usar a companhia deles como distração quando saírem juntos, por exemplo. [3] X Fonte de pesquisa
- Amigos e familiares também podem dar conselhos sobre a sua situação específica.
-
Conversar com o homem pode ser libertador. Pode ser uma boa ideia sentar-se com ele para discutir o que aconteceu, principalmente se um bom tempo já passou. Mesmo que deseje continuar junto dele ou você não se importe com as traições, diga que sabe dos episódios de infidelidade. À medida que conversam, tente se comunicar de maneira franca e honesta, segurando as emoções até que terminem.
- Diga, por exemplo: “Tenho cada vez mais a impressão de que você está saindo com outra mulher. Podemos falar sobre isso como duas pessoas civilizadas?”
- Outra opção é conversar sobre o que levou o homem a trair você e o que ele considera que falta na relação.
- Se ainda considera a possibilidade de permanecerem juntos, mas saindo com outros indivíduos, toque no tema do relacionamento aberto.
Publicidade
-
Analise se ele quer ou não se separar de você. Às vezes, sujeitos que são infiéis o fazem para “forçar” o fim da união, logo, se optar por questionar o esposo, pergunte se a traição significa que ele quer o fim do casamento. Caso a resposta seja negativa, tratem dos problemas juntos para superar o episódio; do contrário, talvez seja o momento de romperem.
- Diga, por exemplo: “Você ainda está comprometido com nosso casamento ou quer se separar?”
-
Para aceitar completamente o que aconteceu, tente perdoá-lo. É bem possível que isso não ocorra de imediato, e para falar a verdade, pode ser que o perdão nunca se concretize. No entanto, se você deseja , de qualquer maneira, ficar com o marido, mesmo se ele ainda estiver sendo infiel, tente relevar e esquecer o que ocorreu. Para isso, aceite a traição e não leve para o lado pessoal. [4] X Fonte de pesquisa
- Perdoar seu esposo enquanto ele ainda se encontra com outra é muito complicado. Será bem mais fácil se o acontecimento negativo já tenha ficado no passado.
Publicidade
-
A traição é, quase sempre, um obstáculo difícil de se superar. Quando os problemas no casamento continuarem ou for impossível ignorar o comportamento infiel do homem, marque uma consulta com um bom terapeuta de casais. O profissional pode ajudar a promover uma conversa franca e honesta entre você e o cônjuge sobre o relacionamento e o que poderão fazer a partir desse momento.
- O terapeuta de casais também pode auxiliá-la a saber como manter o casamento, mesmo se a infidelidade do marido continuar.
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-cope-with-being-cheated-on
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/friendship-20/201802/your-partner-cheated-now-what
- ↑ https://au.reachout.com/articles/how-to-cope-with-being-cheated-on
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/maybe-its-just-me/201005/adultery-what-should-the-betrayed-spouse-do
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!