Baixe em PDF Baixe em PDF

A imaginação é uma das ferramentas mais poderosas em todo o mundo. As pessoas de mais inovação e sucesso tendem a ser pensadoras extremamente criativas, e a imaginação é parte crucial neste fluxo mental. Saber como imaginar é algo que todos deveriam aprender! Leia o Passo 1 para começar.

Método 1
Método 1 de 2:

Desenvolvendo a imaginação

Baixe em PDF
  1. Esse é um processo que ajuda a formar conexões e a retomar informações sem se distrair. Em vez de uma atividade irracional, o devaneio realmente cultiva um estado de elevada ocupação cerebral. Com frequência, as melhores ideias parecem ter vindo do nada enquanto você devaneava. [1]
    • Evite distrações como jogos de computador ou videogame, a internet, filmes e assim por diante. O seu cérebro não terá o merecido descanso se você estiver sempre conectado às distrações dessa maneira.
    • Bons momentos para devanear seriam pela manhã, logo antes de se levantar, ou à noite, antes de adormecer. Fazer uma caminhada sem distrações como música ou o celular também ajuda a cultivar esse estado mental.
  2. 2
    Aprimore a sua memória visual. Para pessoas que não conseguem imaginar, o melhor ponto de início é trabalhar em sua memória visual, uma vez que é ela possivelmente a maior responsável por sua imaginação: no fim das contas, para imaginar algo é preciso ser capaz de reter uma imagem mental durante mais do que alguns segundos e ainda manter vários objetos presentes em sua memória visual. E essa melhoria é algo que todos podem fazer: o exercício mais útil seria o jogo de memória " Concentração ", capaz de treinar a memória visual — há muitos aplicativos e sites à disposição na internet. Exercite-se tanto quanto a sua capacidade permitir. Para diferenças notáveis, é preciso treinar ao longo de várias semanas em sessões que durem ao menos 20 minutos.
    • Além disso, você pode aprimorar a sua memória episódica memorizando trechos de filmes e tentando executá-los mentalmente outra vez ao fechar os olhos — ao andar pelo bairro, é possível aplicar as mesmas técnicas à medida em que tenta memorizar o que está vendo.
  3. Abrir-se a novas experiências pode cultivar a abertura às emoções e à fantasia, além de estimular a curiosidade intelectual. Dessa forma, você também terá mais oportunidades para o devaneio (quer esteja planejando viajar em uma aventura ou vivenciando um novo tipo de aulas de culinária) e para novas oportunidades de imaginar possibilidades únicas e grandiosas. [2]
    • Você não precisa viajar meio mundo para ter novas experiências. Em vez disso, olhe ao redor em sua vizinhança. Você poderia fazer uma aula gratuita ou ir em um seminário, ou mesmo tentar aprender algo — como colagem e recortes ou jardinagem — ou simplesmente conferir uma parte da cidade que ainda não explorou.
  4. Vá a uma cafeteria ou sente-se em um banco da praça por algum tempo, observando as pessoas que passam por você. Inventar histórias sobre elas e exercitar a curiosidade cultiva a imaginação e a treina, além de nutrir a empatia. Algumas das melhores e mais criativas ideias virão apenas de observar os outros.
  5. O tipo de arte escolhido não importa, mas faça algo que o permita se expressar. Não restrinja a sua arte com pontos e fatores limitantes do que ela deveria ser. Se você estiver pintando, por exemplo, e quiser retratar um sol verde no lugar de um amarelo, tudo bem! Use a sua imaginação para pensar fora da caixa.
    • Você pode fazer qualquer tipo de arte — de escrever poesia à cerâmica e à construção. Lembre-se de que você não precisa ser extraordinário. Esse exercício se trata de nutrir a imaginação, não de torná-lo um pintor com fama internacional.
  6. Embora mídias como filmes, séries, conteúdos on-line e jogos possam ser muito divertidos, sobrecarregar-se pode diminuir a imaginação, a criatividade e o espaço interno. [3]
    • Muitas pessoas, especialmente crianças em desenvolvimento, têm sido transformadas em consumidores em vez de criadores. Elas são bombardeadas por imagens e visões que outros criaram e lançaram em sua direção.
    • Em outras palavras, limite o seu consumo midiático: não ligue a televisão ou o computador imediatamente ao se sentir entediado. Separe um momento silencioso para si mesmo e para a sua prática de deixar a imaginação fluir.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Usando a imaginação

Baixe em PDF
  1. Quando já tiver o hábito de usar a imaginação, você precisará dela ao desenvolver soluções criativas para os problemas enfrentados. Em outras palavras, será necessário encontrar caminhos fora do padrão. [4]
    • Um problema que a maioria das pessoas tem é a "rigidez funcional", o modo como o seu cérebro sempre pensa na função de um objeto como aquela para a qual ele foi criado (um alicate, por exemplo). Em um experimento, às pessoas foi dito que pegassem uma corda pendurada no teto e a fizessem tocar duas paredes opostas. O único outro objeto no espaço era um alicate. A maioria delas não chegou à solução: amarrar o alicate na corda e usá-lo como pêndulo para balançar a corda entre as duas paredes.
    • Pratique o exercício de idealizar usos alternativos para objetos em sua casa. Ao se confrontar com obstáculos, deixe a imaginação viajar por algumas das possibilidades mais loucas para saber onde poderá chegar. Lembre-se de que o fato de algo ter sido feito para um propósito não quer dizer que não tenha outras finalidades.
  2. Às vezes a imaginação se aprisiona e fica difícil libertá-la — principalmente se você já não tiver experiência ou prática em usá-la bem. Há alguns truques que podem ajudar nessa abertura e permitir a você usar a imaginação para pensar fora da caixa. [5]
    • Questione-se como você abordaria o problema se fosse impossível falhar. Imagine que poderia testar uma solução mais arriscada se não houvesse consequências.
    • Pergunte a si mesmo o que você faria em primeiro lugar se tivesse acesso a quaisquer recursos necessários para abordar o problema.
    • Pense em que abordagem você teria para solucioná-lo se pudesse pedir ajuda a qualquer pessoa do mundo.
    • Responder esses questionamentos liberta a sua mente da possibilidade de fracassar, abrindo-a completamente às soluções potenciais que ela carrega. Nem toda solução imaginada dessa forma será útil, mas você aprimorará as suas capacidades imaginativas e se surpreenderá pelos métodos que criará pelo caminho.
  3. Usar a imaginação para visualizar pode ajudá-lo muito nas melhorias de sua própria vida. Você pode usá-la em exercícios como ao se imaginar conquistando a promoção que deseja antes mesmo de pedi-la ou ao se ver terminando aquela maratona para a qual tem treinado.
    • Quanto mais específica e detalhada for a visualização, melhor você ficará em conquistá-la sem se deixar impedir pela possibilidade de fracasso.
    Publicidade

Dicas

  • Separe momentos quando estiver em um avião, no trem ou no carro (desde que não esteja dirigindo) para simplesmente se sentar e deixar a mente viajar.
Publicidade

Avisos

  • Embora devanear seja uma ótima ferramenta para ajudá-lo a manter e cultivar a imaginação, é crucial que a sua atenção se mantenha concentrada nas conversas, nas aulas e nos encontros importantes em vez de se deixar levar por completo.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 30 050 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade