Este artigo foi coescrito por Luigi Oppido
. Luigi Oppido é Proprietário e Operador da Pleasure Point Computers, em Santa Cruz, Califórnia. Possui mais de 25 anos de experiência em conserto de computadores, recuperação de dados, remoção de vírus e atualizações. Há mais de dois anos, apresenta o Computer Man Show!, transmitido pela KSQD para toda a região central da Califórnia.
Este artigo foi visualizado 2 274 vezes.
Está com medo que alguém consiga acessar seu celular sem sua permissão? Mesmo que seja raro ter vírus em iPhones, é fácil tomar algumas precauções para evitar o problema tanto no iOS quanto no Android. Se achar que alguém está espionando seu dispositivo, repare em qualquer coisa estranha que acontecer no celular. Este artigo lhe ensinará como evitar que alguém espelhe seu celular e espione você, seja no iPhone ou Android.
O que você precisa saber
- Desative o Bluetooth e o Wi-Fi para desconectar o AirPlay ou o Espelhamento de Tela.
- No caso de problemas com vírus, apague qualquer aplicativo suspeito, atualize seu software e evite clicar em links suspeitos.
- Mude de senha regularmente e use um aplicativo antivírus de confiança no seu celular.
Passos
-
Sim, é possível que alguém monitore seu celular sem você saber. Mesmo que seja raro encontrar vírus em iPhones, não é impossível. Se estiver usando um dispositivo Android, pode ficar mais exposto a malwares por conta de arquivos anexados, aplicativos suspeitos e sites não confiáveis. Porém, as chances de ser monitorado serão muito menores se você fizer coisas que protegem o aparelho de vírus, como só instalar aplicativos de fontes confiáveis, evitar golpes por e-mail e não clicar em nenhum link suspeito.
- Veja abaixo alguns sinais comuns de que seu celular está sendo monitorado:
- Seu uso de dados celulares aumentou muito de repente.
- A bateria do celular acaba rapidamente, mesmo com pouco uso.
- A luz do celular acende em stand by sem receber nenhuma notificação.
- A bateria do celular fica quente no modo standby.
- Você ouve barulhos estranhos (estalos, bipes, zumbidos) durante as ligações.
- Você recebe mensagens estranhas ou com ameaças de números desconhecidos
- O celular tem dificuldade de desligar ou reiniciar corretamente.
- Ultimamente, ele está travando mais ou a performance geral piorou.
- O celular reinicia sem sua permissão.
- Se suspeita que alguém está espionando seu celular ou só quer ter certeza de que ninguém conseguirá espelhá-lo, siga as dicas abaixo.
Publicidade - Veja abaixo alguns sinais comuns de que seu celular está sendo monitorado:
-
Desinstale aplicativos de fontes desconhecidas. Só use aplicativos de empresas com boa reputação. Muitos aplicativos que prometem "limpar" ou "otimizar" seu celular têm vírus escondidos e precisam ser desinstalados imediatamente. Outros aplicativos questionáveis são os que não têm nenhuma avaliação ou muito poucas e os que ganharam um monte de avaliações de cinco estrelas em pouco tempo.
- No iOS, toque e segure o ícone do aplicativo. Toque em Apagar App duas vezes.
- No Android, abra a Google Play Store. Toque na sua foto de perfil → Gerenciar aplicativos & dispositivos → Gerenciar → toque no nome do aplicativo → Desinstalar . [1] X Fonte de pesquisa
-
Mantenha seu celular atualizado. As atualizações de software incluem soluções para problemas e, muitas vezes, recursos de segurança. Já que os vírus e malwares estão sempre se adaptando, você deve sempre manter seu dispositivo atualizado também.
- No iOS, vá em Ajustes → Geral → Atualização de Software → Baixar e Instalar .
- No Android, vá em Configurações → Sistema → Atualizações do Sistema → Baixar e Instalar .
Publicidade
-
Se seu celular estiver sendo espelhado em uma TV ou outra tela, desative o Bluetooth e o Wi-Fi. Os smartphones podem transmitir suas telas para outros dispositivos usando o AirPlay ou o Espelhamento de Tela. Geralmente, o processo é feito pelo usuário, mas, para evitar que seu celular seja espelhado sem que você queira, desative o Bluetooth e o Wi-Fi. O AirPlay e o Espelhamento de Tela precisam deles para transmitir o sinal para outra tela, então não conseguirão espelhar seu celular a menos que você os ative novamente.
-
Atualize a senha do seu celular. Se você deixa o aparelho em lugares de fácil acesso, deve trocar de senha regularmente. A mudança é ainda mais importante caso sua senha seja fácil de adivinhar, como seu aniversário. Usar uma senha mais complexa evitará que outras pessoas acessem seu celular.
- Em iPhones, vá em Ajustes → Face/Touch ID & Senha → digite sua senha atual → Mudar a Senha . [2] X Fonte de pesquisa
- No Android, vá em Configurações → Segurança → Bloqueio de tela → digite o PIN, padrão ou senha atual → inserir novo tipo de bloqueio.
Publicidade
-
Baixe um aplicativo antivírus no seu celular. Um antivírus poderá detectar malwares facilmente, mantendo seu dispositivo seguro. Desconfie de serviços gratuitos de empresas desconhecidas. A maioria dos aplicativos antivírus de confiança é pago. Pesquise antes de comprar e instalar qualquer aplicativo.
- Alguns aplicativos antivírus de confiança são:
- Norton Mobile Security.
- Bitdefender Mobile Security.
- McAfee Mobile Security.
- AVG Internet Security.
- Alguns aplicativos antivírus de confiança são:
WikiHows Relacionados
Referências
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!