PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Se você já viu pessoas saltarem loucamente sobre corrimões pela cidade, elas são provavelmente especialistas na prática ou de parkour ou de corrida livre. Parkour é uma forma de movimento que enfatiza eficiência e rapidez, o que exige ir de um ponto A a um ponto B o mais rapidamente possível. A corrida livre é semelhante, mas também envolve movimentos estéticos, como mortais, giros e muitas outras acrobacias. Leia mais para descobrir como se preparar para praticar qualquer um desses dois métodos.

Método 1
Método 1 de 3:

Aprenda sozinho

PDF download Baixe em PDF
  1. Você deve ter resistência. Faça as ginásticas básicas, como flexões, barras e agachamentos. Esses são os fundamentos para a prática do parkour. Os especialistas recomendam realizar 25 flexões, 5 barras e 50 agachamentos completos antes de iniciar a prática do parkour.
  2. O parkour envolve muitos movimentos verticais; saltos de pontos altos podem machucar se você não souber como pousar corretamente ou cair de forma segura. Por isso, termine o salto com um movimento.
  3. Essas manobras mais difíceis servem para que você suba e contorne os obstáculos da paisagem urbana. Quando começar a praticar com mais frequência, você descobrirá quais movimentos você prefere e desenvolverá seu próprio estilo.
  4. Como todos os esportes, o parkour exige treinamento regular para fazer efeito; caso contrário, suas habilidades decairão. Pratique pelo menos duas ou três vezes por semana, sempre reforçando o básico enquanto aprende as manobras mais difíceis.
  5. Comece a treinar as técnicas que você mesmo criar, experimente novos movimentos e encontre novos caminhos e ambientes para dominar. Uma pessoa em sintonia consigo mesma sabe como ninguém o que funciona melhor para o próprio corpo.
  6. Comece com um ritmo lento e seguro. Trace um caminho entre dois pontos até dominar o território. Você observará um aumento gradual na velocidade e resistência, e terá mais facilidade na transição entre os obstáculos.
    • Essa progressão pode levar horas, dias e até anos; depende do caminho que você escolher, sua habilidade natural e outros fatores. O importante é continuar progredindo, não importa o ritmo. Esse método é a essência do parkour, e será a base para compreendê-lo.
  7. Aborde obstáculos de uma forma única para seu corpo e suas habilidades. Os movimentos usados pelos outros não necessariamente devem servir para você. É exatamente por isso que não faz sentido depender de vídeos para aprender. Ao superar esse obstáculo mental e ficar acima dos padrões já estabelecidos, você poderá levar seu treino para outras direções.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Treino e orientação em grupo

PDF download Baixe em PDF
  1. Reunir-se com um grupo pequeno (entre duas e quatro pessoas) pode lançar outra luz sobre seu treinamento. Novas pessoas oferecem novas maneiras de se mover, diferentes caminhos a tomar e uma crítica construtiva a seus métodos. Se você já desenvolveu seu próprio estilo, as ideias oferecidas por outros praticantes servirão para expandir as possibilidades.
  2. As ideias não devem ser reprimidas e nenhum indivíduo deve definir o que deverá funcionar para todos. Tal método funciona melhor se encarada como uma descoberta criativa entre amigos. Por outro lado, se você seguir um método alheio desde o início, poderá ficar preso a um estilo que não serve para você.
    • Lembre-se de que, embora grupos grandes possam ser uma extensão das sessões de treinamento de grupos menores, muitas vezes eles se transformam num rebanho de andarilhos que transpõem rapidamente obstáculos já procurando pelo próximo. Compreender o parkour como uma forma de autodescoberta é o caminho adequado para evitar ser vítima de uma experiência pessoal e faz com que o parkour seja único.
  3. Essa opção é útil para quem não sabe como se condicionar ou evitar lesões. No entanto, é altamente recomendado primeiramente experimentar por si mesmo. Ao confiar seu desenvolvimento inicial a outrem, você corre o risco de seguir um caminho completamente inadequado para você. Um bom instrutor ajuda a começar pelos movimentos essenciais necessários e para ensiná-lo a praticar de forma segura. Um bom instrutor orienta para o caminho da descoberta e ajuda a encontrar seu próprio estilo. Um mau instrutor, por outro lado, define o caminho que você deve seguir.
    • Como o parkour se torna cada vez mais popular, um número crescente de pessoas tentam ganhar dinheiro como instrutor. Desconfie de quem não oferecer seus serviços gratuitamente, pelo menos por um tempo. Um instrutor ligado à comunidade, por meio de aulas gratuitas ao ar livre, é uma boa aposta.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Métodos mais comuns para um parkour eficiente

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas superfícies são mais frágeis que outras. Respeitoso o lugar e a forma como você interage com o ambiente, e se responsabilize caso danifique algo. Cheque a superfície em que você estiver e à que você quer chegar antes de tentar qualquer coisa. É importante lembrar que a superfície pode estar escorregadia, ser frágil ou instável; por isso, pesquise a área quando for sua primeira vez nela. Escorregar ou algo se mover ou quebrar pode resultar numa queda dolorosa.
  2. Não é necessário muita coisa. Tudo que você precisa é de um bom par de tênis e uma roupa confortável para se movimentar e se exercitar.
  3. Trace um caminho de "A" para "B". Atravesse o caminho e faça tudo o que parecer natural nessa situação. O parkour não é um conjunto de saltos, movimentos ou "acrobacias". É uma forma de se mover, e os movimentos estão sempre mudando, e nenhum conjunto de movimentos é o suficiente para cumprir a cota. Uma boa maneira de encontrar formar de se chegar lá é tentar cosias diferentes e considerar o que é eficiente e rápido.
  4. É o que separa os praticantes do parkour dos acrobatas. A fluidez é a transição perfeita de um obstáculo para o outro, até o ponto onde não haverá mais nenhum obstáculo. A fluidez pode ser praticada simplesmente com boa forma e técnicas corretas, criando assim a fluidez de todos os seus movimentos. Isso inclui pousos suaves (ao invés de pisar ou cair pesado).
  5. Exercite-se regularmente . Mantenha a boa condição física. Os traceurs usam quase todo o corpo a fim de transpor qualquer obstáculo. Esse nível de envolvimento exige total condicionamento.
  6. Encontre um local onde seja possível treinar todos os dias. As áreas mais adequadas incluem diversos obstáculos (paredes, calhas, etc.). O objetivo principal é encontrar formas criativas para atravessar o "mar" de obstáculos usando o corpo de todas as formas necessárias.
    Publicidade

Dicas

  • Pratique velocidade e resistência. O parkour envolve movimentação e adaptação rápida ao ambiente. Ir devagar não é parkour.
  • Use roupas confortáveis. Isso não inclui jeans. Jeans são totalmente inadequados para parkour, pois restringem muito o movimento das pernas e são muito mais duros do que muita gente pensa.
  • Sempre faça aquecimento e alongamento. Alongue todos os músculos do corpo. Solte todas as juntas (principalmente joelhos e tornozelos). Uma boa maneira é fazer a rotação de cada junta.
  • Observe os arredores antes de começar a correr por eles.
  • Não importa o que aconteça, lembre-se sempre de nunca desistir; se parkour ou corrida é algo que você ama, então se machucar é apenas uma lição do que não fazer.
  • Evite saltos largos até aprender a lidar corretamente com saltos mais curtos.
  • Faça uma pausa quando estiver com o corpo dolorido. Dor significa que as fibras dos músculos se romperam e, como em qualquer bom treino, é necessário descansar. Coma uma barra de cereal e pegue leve.
  • Esteja ciente de que você pode se ferir gravemente ao executar os movimentos.
  • Apesar de existirem alguns truques para de incorporar, descobrir sua própria maneira de passar os obstáculos permitirá maior diversidade e mais opções.
  • Verifique se todos os equipamentos estão funcionando adquadamente. Evite contratempos.
  • Embora seja importante levar o treinamento a sério e desenvolver seu próprio estilo, há certas coisas básicas das quais você precisa saber antes de atingir o potencial pleno.
  • Beba muita água e prefira alimentos saudáveis, como frutas, legumes, etc., antes das práticas.
  • Pratique em superfície macia se você é iniciante.
  • Pratique no chão; assim, quando você for para locais mais difíceis, saberá o que é e o que não é fisicamente possível.
  • Respeite seu ritmo. Se você se machucar por causa de algo que anteviu, correrá mais riscos com pensamentos rápidos ou dúvidas.
  • Antes de ir para o parkour, pratique seus saltos num trampolim.
  • Alongue apenas após aquecer os músculos. Alongar músculos tensos diminui a força e a eficácia em até 30%.
  • Tenha dieta saudável e mantenha a forma; não deixe que o cheeseburger que você comeu o atrase.
  • Se suas mãos doerem ou criarem bolhas após o treino, significa que está treinando duro. Quando elas se curarem, ficarão mais resistentes e você poderá treinar por mais tempo. Isso acontece porque a pele sensível tem que suportar mais do que pode; assim, a quebra da camada exterior, quando cresce de novo, suporta mais tensão.
  • Moletom é uma boa opção, pois é muito solta e confortável. Não use shorts porque, se você cometer um erro, pode ralar as pernas e se ferir gravemente.
  • Se você sofrer de asma, evite ficar ofegante, pois isso afeta drasticamente o treino.
Publicidade

Avisos

  • Não exagere quando estiver com fome, com sede ou cansado; você corre o risco de desmaiar.
  • Tenha sempre um celular. Se você ou outra pessoa se ferir, contate o serviço de emergência, especialmente se você estiver sozinho!
  • Se houve um obstáculo à sua frente e você não tiver certeza de que pode transpor, não tente!
  • Examine sua rota. Não é legal pular uma parede e descobrir alguma coisa afiada, quente ou tóxica do outro lado.
  • Esteja ciente dos perigos dessa atividade. Se você está apenas começando, evite telhados e mantenha tudo sob controle. Grande parte da disciplina do parkour é a lenta evolução e o controle do corpo.
  • Não perturbe quando outra pessoa estiver prestes a fazer um salto – você as desconcentrará e ela poderá se machucar.
  • O melhor juiz das suas habilidades é você mesmo. Se achar que algo está fora do lugar, pare e peça para alguém ajudá-lo.
  • Antes de fazer um salto ou outra manobra, verifique se tudo está seguro. Você não quer que o seu celular caia quando você pular.
  • Você pode cair e se machucar; por isso, seja o mais cuidadoso possível.
Publicidade

Materiais Necessários

  • Roupas – que não restringem, mas protegem;
  • Tênis de corrida (sola de espessura média).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 69 285 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade