Baixe em PDF
Baixe em PDF
Dirigir um carro com câmbio manual é bem mais complicado do que dirigir um automático. No entanto, quando você pega o jeito de fazê-lo, pode ser muito mais divertido e você terá muito mais controle sobre o carro em termos de mudanças de marcha e aceleração. Antes de poder dirigir, contudo, é preciso saber como iniciar o carro — leia este artigo para aprender tudo que precisa saber.
Passos
-
Insira a chave na ignição. No entanto, não a gire, apenas — se você o fizer, nada acontecerá! Há diversos outros passos que devem ser feitos antes de dar partida no carro de forma segura.
-
Identifique a embreagem, o freio e o acelerador. Em um carro de câmbio manual, existem três pedais — a embreagem, o freio e o acelerador. É essencial dominar o conhecimento de qual é cada pedal antes de começar a dirigir. [1] X Fonte de pesquisa
- O pedal na extremidade esquerda é a embreagem . Ela permite desengatar o motor das rodas enquanto muda as marchas, devendo ser operada com o seu pé esquerdo.
- O pedal central é o freio , e o pedal na extremidade direita é o acelerador . Ambos são operados com o pé direito.
- Lembre-se de que a ordem dos pedais não se altera independente do fato de se tratar de um carro para destro ou canhoto. [2] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o carro em ponto morto. Antes de dar partida, é necessário que ele esteja no ponto morto. Isto acontece quando:
- O câmbio estiver na posição neutra . Você pode determinar a posição neutra se o câmbio parecer frouxo ao toque e puder ser movido facilmente de um lado ao outro. Se o carro não estiver em ponto morto, você pode fazê-lo pressionando a embreagem completamente e colocando a marcha na posição neutra.
- A embreagem está completamente pressionada . Se você preferir, também dá para colocar o carro em ponto morto pressionando a embreagem completamente com o pé esquerdo.
-
Dê a partida. Assim que o carro estiver na posição neutra, você está pronto para girar a chave na ignição e dar a partida no carro. Apenas lembre-se:
- Se você colocar o carro no ponto morto deixando o câmbio na posição neutra, poderá girar a chave na ignição sem a necessidade de pressionar a embreagem.
- No entanto, se você colocar o carro no ponto morto apenas pisando na embreagem (com uma marcha posicionada), é preciso manter o pedal pressionado enquanto gira a chave. De outra forma, o carro arrancará para a frente.
Publicidade
-
Pressione completamente a embreagem. Ao ligar o carro, será preciso colocá-lo em uma marcha antes de movê-lo (a menos que ele já esteja em uma marcha; sendo o caso, vá direto ao Passo 3). Para colocar o carro em uma marcha, pressione completamente a embreagem. [3] X Fonte de pesquisa
-
Coloque o câmbio na primeira marcha. Enquanto pressiona a embreagem, mova o câmbio até a primeira marcha. Você o moverá para a esquerda e, então, para cima — o número 1 deve estar claramente demarcado no topo do câmbio.
-
Lentamente, retire o pé da embreagem. Muito lentamente, comece a retirar o pé do pedal de embreagem. Siga levantando-o até que a velocidade do motor (ou RPM) comece a cair e o carro comece a se mover lentamente para frente. Em geral, chama-se isso de meia-embreagem, o ponto em que o carro começa a se mover (ou não vai pra trás, se você estiver em um morro).
-
Comece a pressionar o acelerador. Após encontrar a meia embreagem, é hora de começar a pressionar o acelerador, lenta e gentilmente.
- À medida que o pé direito começa a pressionar o acelerador, o pé esquerdo deve continuar a liberar a embreagem em um movimento simultâneo.
- Se você completar essa ação corretamente, o carro começará a se mover para frente e você dirigirá na primeira marcha.
-
Não deixe o carro morrer. Seja cuidadoso — se você soltar a embreagem muito rápido , o carro morrerá (parará de funcionar). Caso isso aconteça, você terá de começar o processo do zero.
- Por outro lado, se você pressionar demais o acelerador enquanto a embreagem está completamente liberada, poderá danificar o veículo.
- Não se preocupe, no entanto — todo mundo deixa o carro morrer algumas vezes enquanto aprende a dirigir. Encontrar o equilíbrio perfeito entre liberar a embreagem e pressionar o acelerador requer prática.
-
Passe para a segunda marcha. Quando o motor soar estiver fazendo muita força para rodar (normalmente entre 2.500 a 3.000 RPM — embora esse valor dependa do carro), será preciso passar para a segunda marcha. Para fazê-lo:
- Tire o pé direito do acelerador (se necessário) e use o pé esquerdo para liberar completamente a embreagem.
- Pegue a manopla do câmbio e mova-a diretamente para baixo, até a segunda marcha — que deverá estar claramente marcada pelo número 2.
Publicidade
-
Saiba como dar partida em morros e aclives. [4] X Fonte de pesquisa Você deve seguir um procedimento levemente diferente ao iniciar o carro manualmente se estiver estacionado em um local inclinado. Isso é necessário para evitar que o carro ande descontroladamente para trás.
-
Use o pedal do freio. Ligue o carro e mantenha o freio e a embreagem pressionados. Baixe o freio de mão e libere devagar a embreagem, até o carro começar a tremer. Quando estiver pronto para partir, solte o freio lentamente e pise no acelerador. Continue assim até sair com o carro.
-
Use o freio de mão. Para uma ignição na subida usando o freio de mão, coloque o pé na embreagem e ponha o carro em marcha. Lentamente, encontre a meia embreagem e libere o freio de mão. Se o carro permanecer estável, acelere e saia normalmente.Publicidade
Dicas
- Pressione por completo a embreagem.
- Ao iniciar o carro, o freio de mão deve estar sempre puxado. Movimentos inesperados podem causar problemas.
Publicidade
Avisos
- Sempre use o cinto de segurança em um veículo em movimento.
- Sempre esteja com o pé no freio ao dar partida no carro. Ele pode se mover quando a embreagem for pressionada ou se estiver em ponto morto.
- Não tente dirigir um veículo manual se você nunca aprendeu a fazê-lo. Procure uma autoescola.
Publicidade
Referências
Publicidade