PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Todo mundo já "passou aperto" tendo que comer ou beber alguma coisa que não gosta. Seja por não querer ser chato de recusar a comida ou por não dar conta de engolir aquele remédio amargo, mudar o paladar pode abrir muitas portas para você. Aprenda aqui maneiras simples de alterar suas papilas gustativas e não precisar mais "passar aperto" quando o assunto é comida.

Método 1
Método 1 de 3:

Mudando o paladar

PDF download Baixe em PDF
  1. O paladar só reconhece cinco sabores: doce, salgado, amargo, azedo (ou ácido) e "Umami" (palavra japonesa para "gosto delicioso"). O restante dos sabores e aromas são percebidos apenas pelo nariz. Então, se você não cheirar a comida, ela não parecerá tão ruim assim, pois você estará neutralizando o aroma do alimento. [1]
    • Quando o sabor for muito ruim, tome um gole de uma bebida antes de destapar o nariz para tirar qualquer resquício do gosto deixado na língua.
    • Caso esteja comendo em público ou em um lugar onde não possa tapar o nariz, expire logo antes de comer um pouco da comida ou tomar um pouco da bebida de que não gosta para evitar sentir o sabor dela. Nesses casos, dê apenas uma pequena mordida ou só molhe a boca para voltar a respirar normalmente o mais rápido possível e não se engasgar perdendo o ar.
  2. É a saliva que, reagindo com o alimento, identifica o sabor da comida. Por isso, secar bem a boca e a língua antes de comer ou beber qualquer coisa tira quase todo o sabor do alimento, não dando tempo para sentir muito. Só não se esqueça de que a boca volta a produzir saliva rapidamente, então engula a comida o mais rápido que puder. [2]
    • Seque a boca (conforme necessário) usando uma toalha de papel.
    • Caso já saiba que precisará comer algo de que não gosta, prepare-se para esse momento evitando beber água ao longo do dia e tomando bebidas com cafeína, como refrigerante ou café, para se desidratar e deixar a boca o mais seca possível na hora de comer.
  3. O mesmo alimento pode ter um sabor diferente dependendo da temperatura na qual é consumido. Isso acontece porque a baixa temperatura adormece o paladar, diminuindo o sabor do alimento, portanto, tomar um copo de água fria antes de comer ou beber algo ruim deixará o gosto menos desagradável. Se puder refrigerar a comida ou bebida antes de consumi-la, melhor ainda. [3]
    • Uma alternativa (não tão agradável) para quem tem dentes sensíveis ao frio, é tomar uma bebida quente, como chá, café ou chocolate quente, quase queimando a língua. Assim, o calor deixará o paladar muito menos sensível para o que você for comer ou beber logo em seguida.
  4. Uma bebida com alta concentração de álcool (como o uísque) tem um leve efeito anestésico no paladar e no olfato. Portanto, tome um gole de uma bebida destilada e coma ou beba algo ruim logo em seguida.
    • Caso não tenha idade para beber, faça um bochecho com um antisséptico bucal que contenha álcool, como o Listerine, para disfarçar o gosto da comida.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Sendo proativo

PDF download Baixe em PDF
  1. Se possível, salgue qualquer alimento ruim para que você sinta só o sabor do sal quando morder a comida. Só tome cuidado para não salgar tanto assim e não dar conta de comer depois.
    • Em tese, você pode fazer isso com qualquer tempero (inclusive com açúcar), mas o sal geralmente é mais fácil de se ter à mão em uma mesa de restaurante e você nem precisará disfarçar para pegá-lo e "temperar" o seu prato.
  2. Despeje uma garrafa de extrato de hortelã-pimenta em uma tampinha (de garrafa de refrigerante) e bocheche bem o líquido. Em seguida, cuspa-o e lave a boca com água fria para adormecer o paladar por alguns minutos com o mentol presente nesse extrato.
    • O extrato de hortelã-verde também funciona, pois tem o mentol em sua composição.
    • Caso não tenha qualquer um desses extratos, use outro também potente, como o extrato de amêndoas ou o de chocolate, e tome-o da mesma forma que o de hortelã.
  3. Se você tiver que tomar algo de que não goste, seja uma vitamina ou um remédio, use um canudo para enviar o líquido quase que direto para a garganta, contornando a língua e evitando que a bebida toque nas papilas gustativas.
    • Essa mesma lógica pode ser usada com comida. Empurre o que você está comendo para os lados da boca e mastigue ao lado da bochecha para evitar ao máximo o contato do alimento com a língua.
    • Mantenha a cabeça ligeiramente inclinada para trás para fazer a comida ou bebida descer mais rapidamente pela garganta e não encostar tanto na língua.
  4. Tente ter sempre uma comida ou bebida gostosa à mão para consumi-la enquanto come o que precisa (apesar de não gostar) e disfarçar o gosto desagradável. Continue mastigando dos lados da boca ou usando um canudo e engolindo o alimento rapidamente (mas sempre com cuidado para não engasgar). Lembre-se: quanto menos tempo a comida ficar na boca, melhor.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Evitando repetir os gostos ruins

PDF download Baixe em PDF
  1. Caso você não consiga mais comer ou beber algo de que gosta porque está achando o gosto muito ruim, procure um médico, pois você pode estar com algum problema de saúde. Existem diversas causas para a persistência de um gosto desagradável ou amargo na boca, desde consequências do cigarro até efeitos colaterais de um remédio, mas é preciso uma avaliação médica para ter certeza do que está causando esse sintoma. [4]
  2. Uma higiene bucal completa é crucial para que o paladar funcione perfeitamente bem. Somente a escova de dente e o fio dental nem sempre conseguem limpar todas as bactérias da boca, por isso, use também um raspador de língua, de manhã e à noite, para se livrar dessas bactérias que alteram o paladar e causam mau hálito. [5]
    • Muitas escovas de dente já trazem esses raspadores de língua embutidos no lado de trás da cabeça da escova.
  3. Muitos gostos desagradáveis podem ser simplesmente uma consequência infeliz de uma percepção ou circunstância. Talvez você tenha comido ou bebido algo antes que alterou o sabor de uma comida, por isso não gostou, ou talvez quem cozinhou errou no tempero. De qualquer forma, não tenha receio de experimentar de novo um alimento que não gostou da primeira vez; quem sabe agora você não gosta?!
    • Caso não tenha gostado de um tipo de culinária, por exemplo, vá a um outro restaurante que sirva aquele tipo de comida. Às vezes, o modo de preparo é diferente ou as opções são mais variadas e você acaba gostando.
    • Quando você não gostar muito de um prato, procure a receita dele e arrisque-se na cozinha, quem sabe você não cria uma alternativa, misturando algo de que goste, como um tempero especial?!
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 38 003 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade