Este artigo foi coescrito por Blain Gunter
. Blain Gunter é Especialista em Conserto de Computadores e possui um pequeno empreendimento em Bakersfield, California. Tem contato com computadores desde os cinco anos e possui mais de 20 anos de experência no ramo, atuando desde o Ensino Médio. É consultor de TI e técnico em computação, tendo capacidade de resolver todos os tipos de problemas que computadores podem apresentar. Trabalha com hardware, software, Windows, macOS, GNU/Linux e dispositivos eletrônicos antigos.
Este artigo foi visualizado 9 033 vezes.
Precisa instalar um programa do Linux a partir de um arquivo TGZ? Primeiro, é importante esclarecer que se trata de um item de compactação, como o ZIP no Windows, ou seja, que possui diversos outros arquivos comprimidos e que devem ser extraídos antes da instalação do aplicativo. Pode até parecer complicado, mas não é, mesmo para quem não possui muita prática com a linha de comando. Leia este artigo para saber a maneira mais fácil de compilar e adicionar um programa em vários “sabores” (flavors) do Linux, como Ubuntu, Debian e Kali, a partir de um arquivo TGZ.
Passos
-
Você pode acessar a pasta rapidamente através do explorador de arquivos. Através dele, entre no diretório em que o TGZ está localizado e clique com o botão direito em um espaço em branco. Selecione “Abrir no Terminal”.
- Outra opção é usar o comando cd em uma janela do Terminal para acessar a pasta. Por exemplo, se o TGZ está na Área de Trabalho, basta digitar cd Desktop para ser levado a ela.
- Não é difícil e nem incomum instalar programas a partir desse tipo de arquivo, porém é mais fácil com um gerenciador de pacotes.
Publicidade
-
Execute o comando tar -xzvf “nomedoarquivo”.tgz . Substitua “nomedoarquivo” com o nome do item compactado. Todo o conteúdo dele será extraído à pasta atual. [1] X Fonte de pesquisa
- Execute ls -a para visualizar os itens no diretório atual. Uma nova pasta, com os arquivos que foram extraídos, será exibida.
-
Geralmente, você encontrará um arquivo de texto chamado “README” ou “INSTALL”. Nele, haverá instruções específicas para compilar e instalar o software, portanto, leia e saiba quais os requerimentos do sistema e outras ações que precisará realizar. Há algumas maneiras de ler o conteúdo do arquivo:
- Digite cat README para vê-lo de uma só vez e por completo.
- Caso ele tenha várias páginas, será mais fácil utilizar o more README para ler uma página por vez do arquivo. Pressione a barra de espaço ou a seta para baixo para navegar por elas.
- Se no README ou no INSTALL houver instruções para fazer alterações em um certo item, basta alterá-lo através de um editor de texto, como o nano ou o vim .
-
Procure pelo arquivo configure no novo diretório. Se o script “configure” for encontrado, execute ./configure , cujo comando prepara o software para o seu computador e cria um Makefile. [2] X Fonte de pesquisa
- Caso ocorra um erro com o “configure” devido à falta de alguma dependência, será preciso instalá-la antes de compilar e adicionar o programa. Para fazer isso, use um gerenciador de arquivos do Linux, como o ”Synaptic”, o “apt-get” ou o “dpkg” .
- Se não há script configure , leia novamente o README (ou INSTALL). Talvez seja necessário executar um script com um nome diferente, como o install.sh . Antes de fazer isso, é preciso transformá-lo em executável através do comando chmod u+x install.sh . Rode-o digitando ./install.sh .
Publicidade
-
Execute o comando make . As informações no novo Makefile serão utilizadas na compilação do aplicativo, para depois instalá-lo. [3] X Fonte de pesquisa Quando o processo terminar, você retornará ao Prompt.
WikiHows Relacionados
Referências
Sobre este guia wikiHow
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!