PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Sempre que estiver procurando dar mais cor ou sutileza a um cômodo, as fitas de LED serão uma ótima escolha. Elas vêm em grandes rolos que podem ser facilmente instaladas, mesmo se você não tiver nenhuma experiência com circuitos elétricos. Uma instalação bem-sucedida requer apenas um pouco de planejamento inicial, para garantir que você possui a quantidade necessária de material e uma fonte de energia compatível. Em seguida, poderá ligar as LEDs com os conectores que tiver comprado, ou soldá-las. Os conectores oferecem praticidade, mas uma solda é uma opção melhor para manter suas LEDs permanentemente. Finalize colando as fitas no local desejado, e aproveite a iluminação ambiente.

Método 1
Método 1 de 4:

Escolhendo as LEDs e a fonte

PDF download Baixe em PDF
  1. Faça uma estimativa do quanto vai usar e, caso opte por colocar em vários lugares, meça todas as áreas para que depois possa cortar as fitas nos tamanhos necessários. Some todas as medidas para estimar o comprimento total que precisará comprar. [1]
    • Antes de qualquer coisa, planeje a instalação. Experimente fazer um desenho da área, anotando onde quer colocar as luzes e tomadas próximas onde possa conectá-las.
    • Leve em conta a distância entre a tomada mais próxima e o lugar onde a LED ficará. Use uma fita maior ou uma extensão para diminuir o intervalo caso precise.
    • Você pode encontrar fitas de LED e outros materiais pela internet, lojas de departamento, home centers e lojas de iluminação.
  2. Procure na embalagem do produto ou no site do fabricante. Normalmente, as LEDs usam 12V ou 24V, mas para mantê-las por bastante tempo é necessário uma fonte de energia compatível, ou então elas não terão energia suficiente para ligar. [2]
    • Case esteja planejando usar várias fitas ou cortá-las em pedaços menores, você poderá conectar os fios a uma mesma fonte.
    • As luzes de 12V combinam bem com a maioria dos ambientes e usam menos energia. Porém, as de 24V brilham mais e vêm em tamanhos maiores.
  3. Cada fita consome uma quantidade específica de watts, dependendo do quão comprida é a fita. Leia a embalagem do produto para ver quantos watts ela consumirá a cada 1 metro. Multiplique os watts pelo comprimento total que planeja usar na instalação. [3]
    • Por exemplo, se estiver instalando 8 m de uma fita que requer 6 watts a cada metro: 8 m x 6 watts = 48 watts totais.
    • A medida do comprimento varia de acordo com o país onde você mora, podendo ser em metros ou pés.
    • No caso de a quantidade total de watts esteja especificada na embalagem do produto, divida esse número pelos metros ou pés do rolo. Um exemplo, se a fita tem 2 m de comprimento e consome 24 watts: 24 ÷ 2 = 12 watts por metro.
  4. Dessa maneira, a quantidade de energia disponível nunca será menor do que a LED requer para funcionar. Como as fitas podem usar um pouco mais de energia do que o estimado, some um adicional de 20% do total, e use esse valor final como o mínimo requerido. [4]
    • Por exemplo, usando uma fita de 8 m: 48 watts totais x 1.2 = 57,6 watts. A fonte precisará de no mínimo 57,6 watts, ou elas não funcionarão.
    • Some 20% para garantir que elas continuem ligadas: 57,6 watts x 20% = 11,52 watts. Assim, 57,6 watts + 11,52 watts = 69,12 watts totais.
    • A maioria das lojas online possuem uma calculadora prática que você pode usar e garantir a compra de uma fonte que ofereça energia o suficiente.
  5. O último cálculo é essencial para alimentar suas LEDs. Amperes, ou A, medem o quão rápido uma corrente elétrica viaja. Se a corrente não viajar rápido o suficiente pelas fitas, as luzes ficarão fracas ou se apagarão. A amperagem pode ser medida usando um multímetro, ou estimada com um pouco de matemática. [5]
    • Por exemplo, se você tiver LEDs de 12V que usam 48 watts: 48 ÷ 12 = 4 A.
    • Para testar as fitas, encoste os condutores do multímetro nos contatos de cobre da LED, e veja se o aparelho está configurado em A, para ler a amperagem.
  6. Agora que tem as informações necessárias, escolha a melhor fonte para atender a demanda energética das fitas. Encontre uma fonte que se encaixe nas medidas de consumo máximo e amperagem calculadas anteriormente. O tipo mais comum de fonte são retangulares e se assemelha a um carregador de notebook. Elas são de fácil uso, e tudo o que você precisa fazer é colocar na tomada depois de conectar nas fitas. As fontes mais modernas vêm com adaptadores para conectá-las nas LEDs. [6]
    • Se estiver planejando alimentar fitas diferentes separadamente, compre uma fonte para cada uma. Calcule os requisitos de cada fita, pois eles podem ser diferentes.
    • Caso você possua luzes dimerizáveis, escolha uma fonte que também seja dimerizável. Uma opção é colocar um interruptor próprio entre a fonte e a fita.
    • Outra opção é conectar diretamente as fitas à sua fonte elétrica com o circuito da casa. A instalação é complicada e potencialmente perigosa, portanto peça assistência a um eletricista profissional.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Conectando as LEDs e a fonte

PDF download Baixe em PDF
  1. Prenda os conectores por pressão em cima dos contatos de cobre no fim da fita. Cada contato estará rotulado com um "mais" e "menos". Posicione o conector de forma que os fios estejam em cima do contato certo. Alinhe o fio vermelho no contato positivo (+) e o preto no negativo (-). [7]
    • Apesar de você precisar comprar esses conectores separadamente, saiba que eles fazem a instalação ser bem rápida, sendo práticos para ligar fitas de LED ou fontes.
    • As fitas podem ser soldadas, caso não queira usar conectores ou não possua o material.
  2. Esse tipo de peça possui encaixes para os fios que ligam fitas de LED ou outros aparelhos. Observe o conector e veja quais terminais estão marcados como positivos e negativos. Então coloque cada fio no encaixe designado e use uma chave Philips para girar o terminal no sentido horário, segurando os fios no lugar. [8]
    • Os conectores de rosca são frequentemente usados em soldas, mas podem ser úteis para ligar reguladores de luz ou conectar várias fitas na mesma fonte.
  3. A fonte terá um cabo longo com um plugue na ponta. As fitas também terão um adaptador similar. O adaptador da fonte deverá encaixar no conector da LED. Você poderá comprar um conector clip que se liga na ponta da fita, se ela for cortada fora. [9]
    • Caso sua fita não tenha um conector, use um de pressão primeiro, e depois ligue um conector de rosca nele.
    • Uma maneira de ligar múltiplas fitas a uma única fonte é usar um cabo splitter. Ele possui vários plugues em uma das pontas para as fitas. A ponta contrária encaixa na fonte.
    • Teste suas fitas de LED. Veja se os fios positivos e negativos estão alinhados se a fita não ligar.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Soldando as LEDs

PDF download Baixe em PDF
  1. As LEDs normalmente possuem 2 contatos, cada um requer um fio diferente. Tente usar fios de 6 mm a 10 mm de diâmetro. Use fios vermelhos e pretos diferentes para cada fita que quiser conectar. [10]
    • Antes de soldar os fios em um conector, verifique se o mesmo possui fios ligados a ele. Caso possua, você não precisará comprar a fiação separadamente.
    • Algumas LEDs podem usar até 4 fios. As fitas de 24V normalmente usam fios vermelhos, azuis, verdes e amarelos, em vez de vermelhos e pretos, o que você pode conferir olhando os contatos das fitas.
    • Observe que as cores e tamanhos dos fios podem variar de acordo com o país em que você vive. No entanto, fiação preta e vermelha são tipicamente usados em circuitos elétricos.
  2. Em seguida, prenda o fio com o alicate e pressione até que a capa tenha rasgado e puxe. Repita o processo nos fios restantes. [11]
    • Ao usar fios novos, tire a capa das duas extremidades, e prepare elas para a solda. Se a fiação já estiver presa a um conector, remova apenas a capa da ponta solta.
    • Também é possível cortar as capas com uma faca afiada, mas tenha cuidado para não danificar o interior dos fios.
  3. A solda libera fumaça que podem causar irritação se inalada. Para evitar isso, use máscara e trabalhe em um ambiente ventilado próximo a janelas e portas. Use também óculos protetores para evitar calor, fumaça e fragmentos metálicos nos olhos. [12]
    • Você também pode usar luvas termo resistentes, mas elas poderão limitar a sua mobilidade para operar o ferro de solda.
    • Mantenha à distância outras pessoas e animais de estimação até que o ferro de solda esteja frio.
  4. Nesta temperatura, o ferro derreterá o cobre sem incandescer. O ferro fica muito quente, portanto manuseie com cuidado. Use um apoio à prova de calor, ou segure o ferro até que ele tenha esquentado. [13]
    • Procure usar um ferro de solda com potência entre 30 e 60W. Ele ficará quente o suficiente para derreter o cobre, mas não o queimará.
    • O calor vindo do ferro fica cada vez mais evidente conforme ele esquenta. Mantenha-o longe de objetos inflamáveis até que ele tenha esfriado.
  5. Posicione os fios vermelhos nos contatos positivos (+) e os pretos nos negativos (-), trabalhando em cada um separadamente. Segure o ferro em um ângulo de 45° na ponta descascada. Encoste levemente o ferro no fio até que ele derreta e fique no lugar. [14]
    • Caso seja difícil fazer com que os fios fiquem no lugar, use um fio de solda e derreta-o em cima da parte exposta. A solda garante que tudo esteja bem conectado nos contatos da LED.
  6. Uma solda de cobre esfria rapidamente, e assim que der o tempo, aproxime sua mão da solda. Caso detecte qualquer sinal de calor, espere mais alguns segundos. Quando estiver pronta, poderá ligas as LEDs para testar.
    • Enquanto espera a solda esfriar, coloque o ferro de solda no suporte à prova de calor e desligue da tomada para guardar. [15]
    • Se as luzes não acenderem, confira as conexões. Veja se os fios estão firmemente ligados à fita e que foram soldados nos contatos corretos. Se mesmo assim não funcionar, tente novamente com um fio novo.
  7. O tubo irá encapar as partes expostas da fiação e evitará um choque elétrico. Utilize uma fonte de calor suave, como um secador de cabelo na configuração baixa. Mantenha voltado para o conjunto a 15 cm de distância e mova-o constantemente para evitar queimar o material. Quando o tubo encolher depois de 15 a 30 minutos de calor constante, você poderá instalar as LEDs. [16]
    • A parte exposta dos fios é sensível mesmo que tenha feito uma boa solda. Cobri-los fará com que durem por mais tempo e sejam seguros para usar!
    • Você pode usar um maçarico ou outra ferramenta para esquentar os tubo retráteis. Caso use uma chama, tome cuidado para não queimar ou derreter qualquer material.
  8. A solda geralmente é usada para juntar fitas separadas, soldando os fios nos contatos de cobre da próxima fita. Os fios permitem que a corrente siga entre as fitas e podem ser presos a um conector clip que se encaixa na fonte ou outro aparelho. Ao usar um conector, encaixe os fios nas aberturas e parafuse tudo no lugar com uma chave Philips. [17]
    • Alguns conectores clip já vêm com os fios, nesse caso tudo o que precisa fazer é soldá-los nos contatos de cobre da LED.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Colando as LEDs

PDF download Baixe em PDF
  1. Molhe um pano limpo em água morna e esfregue a superfície do local para remover a poeira. Qualquer gordura que sobrar poderá fazer com que as fitas não colem, portanto uma limpeza minuciosa removerá sujeira e arranhões. Retire a umidade com um pano limpo e seco, ou espere 30 minutos para secar naturalmente. [18]
    • Remova manchas mais persistentes molhando o pano em álcool isopropílico ao invés de água. Você também pode misturar partes iguais de água e vinagre branco para um limpador alternativo.
    • Para as manchas mais difíceis de remover, use um produto próprio para o tipo de superfície que deseja limpar, como um limpador para madeira se estiver lidando com uma superfície de madeira.
  2. Fitas de LED possuem um adesivo na traseira, então espere até que esteja tudo pronto para remover o plástico e colá-las. É melhor fazer aos poucos, começando da extremidade da superfície. Remova a proteção do adesivo, posicione a fita no lugar e aplique pressão com as mãos, repetindo o processo com todas as fitas. [19]
    • Comece devagar e veja se as LEDs estão no lugar correto para que você não precise movê-las depois.
    • No caso o adesivo não aderir na superfície escolhida, talvez você precisará limpar novamente. Ou então, use dupla face, velcro, ou trilhos de montagem.
  3. Desenrole o tamanho de fita necessária do rolo e encontre uma linha pontilhada em cada uma. Geralmente haverá uma a cada 6 cm na fita. Corte por cima desse guia para obter o tamanho desejado sem danificar as luzes, e certifique-se de que o tamanho é o ideal para o seu projeto. [20]
    • Corte apenas em cima da marca. Caso contrário, a fita não irá funcionar. Os contatos de cobre estão logo em seguida para conectá-la em uma fonte de energia para funcionar.
    • Lembre-se de que cada fita que cortar terá que ser ligada na fonte ou em outro circuito. Para tornar o processo o mais simples possível, evite cortar as LEDs a não ser que seja extremamente necessário.
    Publicidade

Dicas

  • As fitas de LED vêm em diferentes cores. Além das fitas RGB que mudam de cor, você pode escolher entre luzes brancas com níveis diferentes de brilho. [21]
  • Aparelhos adicionais como um interruptor dimerizável podem ser facilmente ligados na maioria das fitas. Desde que os componentes sejam compatíveis, ele encaixará na fonte e na LED. [22]
  • Amplificadores são úteis para distribuir energia para fitas mais longas. Ligue os fios de cada fita no amplificador para que elas tenham energia o suficiente.
Publicidade

Avisos

  • Além de riscos de queimaduras, a solda produz fumaças tóxicas do metal derretido. Tome precauções e medidas de segurança ao usar equipamento de proteção e ventilar o ambiente.
  • Tentar ligar as fitas de LED no circuito elétrico da casa é muito perigoso. Chame um eletricista para ter uma instalação profissional.
Publicidade

Materiais Necessários

Conectando as LEDs e a fonte

  • Fitas de LED;
  • Fonte de energia;
  • Conectores clip.

Soldando as LEDs

  • Ferro de solda;
  • Fiação elétrica;
  • Alicate;
  • Óculos protetores;
  • Suporte para o ferro de solda;
  • Tubos termo retráteis;
  • Secador de cabelo, maçarico, ou outra fonte de calor.

Colando as LEDs

  • Água morna;
  • Pano limpo;
  • Tesoura.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 91 064 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade