Baixe em PDF
Baixe em PDF
Este artigo vai ensiná-lo a instalar softwares via linha de comando em qualquer versão do Ubuntu. A forma mais fácil para instalar pacotes é pelo comando apt-get . Ele também facilita a remoção de pacotes desnecessários de forma bastante simples. Você também vai aprender a compilar e instalar programas a partir do código fonte, e, dependendo do programa, a desinstalá-lo.
Passos
Método 1
Método 1 de 4:
Instalando um software com o APT (Advanced Packaging Tool - Ferramenta de Empacotamento Avançada)
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + T para abrir a janela "Terminal". Se não estiver em frente ao computador, acesse-o via SSH ou use outro método desejado. Use o comando apt-get install para procurar e instalar pacotes de softwares no Ubuntu.
-
Digite sudo apt-get update e pressione a tecla ↵ Enter . Esse comando vai atualizar a base de dados dos pacotes para que você tenha acesso às versões mais atualizadas dos softwares.
- Se quiser instalar um programa de um repositório específico de terceiros, adicione-o usando o seguinte comando: sudo add-apt-repository nome_do_repositório .
-
Procure o pacote que deseja instalar. Se já souber o nome dele, pule este passo. Caso contrário:
- Digite apt-cache search termo da busca (substitua termo da busca pelo nome do pacote que você quer) e pressione a tecla ↵ Enter . Fazê-lo vai exibir o nome de qualquer pacote correspondente ao termo pesquisado.
- Se muitos itens forem exibidos de uma só vez, use o comando apt-cache search termo da busca e dê um espaço para navegar pela lista.
- Para consultar mais detalhes sobre o pacote, execute o comando apt-cache showpkg nome_do_pacote . Fazê-lo vai exibir a versão do software, dependências e outras informações. [1] X Fonte de pesquisa
-
Digite sudo apt install nome_do_pacote e pressione a tecla ↵ Enter . Esse comando instala o pacote.
- Para atualizar um pacote já instalado sem precisar reinstalá-lo, use o comando sudo apt-get install nome_do_pacote --only-upgrade .
Publicidade
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + T para abrir a janela "Terminal". Se não estiver em frente ao computador, acesse-o via SSH ou use outro método desejado. Use o comando apt-get remove para remover pacotes de softwares que foram instalados pelo apt-get install .
-
Encontre o nome do pacote que deseja remover. Se já souber o nome dele, pule para o próximo passo. Caso contrário: [2] X Fonte de pesquisa
- Digite sudo dpkg –list e pressione a tecla ↵ Enter para consultar todos os pacotes instalados.
- Se a lista for longa demais, use o comando sudo dpkg –list , e use a barra de espaço para navegar entre os resultados.
- Você pode buscar algo específico digitando sudo dpkg –list .
-
Digite sudo apt-get remove nome_do_pacote e pressione a tecla ↵ Enter . Substitua a parte entre aspas pelo nome do pacote que você quer remover. Fazê-lo vai remover os binários instalados dele (mas não os arquivos de configuração).
- Para instalar os arquivos de configuração junto com os binários, use o comando sudo apt-get purge nome_do_pacote .
- Caso não saiba o nome exato dele, digite as primeiras segundas letras e pressione a tecla Tab ↹ . Fazê-lo vai exibir todos os pacotes instalados correspondentes ao termos buscado.
Publicidade
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + T para abrir a janela "Terminal". Se não estiver em frente ao computador, acesse-o via SSH ou use outro método desejado. Caso tenha baixado um arquivo compactado contendo o código fonte de um aplicativo (geralmente terminado com a extensão .tar.gz, .tgz, .zip ou .tar), use este método para instalá-lo a partir da linha de comando.
-
Digite sudo apt-get install build-essential e pressione a tecla ↵ Enter . Esse comando vai instalar todas as ferramentas necessárias para compilar o programa a partir do código fonte. Digite sua senha quando solicitado, e siga as instruções na tela para instalar as ferramentas sugeridas.
-
Descompacte o código fonte baixado. O comando varia de acordo com a extensão do arquivo. Veja a lista de comandos baseada no tipo do arquivo compactado:
- .zip : unzip nome_do_arquivo .
- .tar.gz ou .tgz : tar xvzf nome_do_arquivo .
- .gz : gunzip nome_do_arquivo .
- .tbz ou .tar.bz2 : tar xjf nome_do_arquivo .
-
Use o comando cd para acessar o novo diretório. Descompactar um arquivo vai criar uma pasta nova com o mesmo nome do pacote do código fonte. Digite cd nome_do_diretório e pressione a tecla ↵ Enter para acessá-lo.
-
Digite . ./configure e pressione a tecla ↵ Enter . Esse comando verifica se existe alguma dependência ausente no computador. Qualquer linha que começar com a linha "error" (erro) vai exibir o nome de um pacote que precisa ser instalado para compilar o programa.
- Por exemplo, se o pacote "teste" for pré-requisito para instalar o programa, você verá a mensagem "Configure: error: The needed scripts were not found. Please install needed ." (Erro de configuração: O script "teste" não foi encontrado. Por favor, instale "teste".).
- Se executar o comando ./configure retornar em um erro de pacotes ausentes, instale-os usando o comando sudo apt-get install nome_do_pacote . Substitua a parte entre aspas pelo nome do pacote que está apresentando o erro. Repita esse passo para cada pacote ausente, depois execute o comando ./configure mais uma vez para garantir que as dependências foram instaladas.
- Se o arquivo "configure" não existir no diretório, então o programa possui um método de instalação diferente. Digite ls –a e dê um ↵ Enter para consultar os arquivos inclusos. Caso veja as opções README ou INSTALL , leia o arquivo para consultar as instruções específicas de instalação do programa.
-
Digite make e pressione a tecla ↵ Enter . Esse comando vai compilar o código fonte em um programa que pode ser instalado. Dependendo do código fonte e da velocidade do computador, essa compilação pode levar desde alguns segundos até vários minutos. Ao final dela, você retornará à linha de comando.
-
Digite sudo make install e pressione a tecla ↵ Enter . Fazê-lo vai instalar o programa, permitindo que ele possa ser executado ao digitar o nome do seu binário no prompt de comando. Geralmente, o local é o /usr/local .
- Se quiser desinstalar o software no futuro, não remova a pasta com o código fonte. Ela será necessária para a execução do comando de desinstalação.
Publicidade
-
Pressione as teclas Ctrl + Alt + T para abrir a janela "Terminal". Se não estiver em frente ao computador, acesse-o via SSH ou use outro método desejado. Se quiser remover um software que foi compilado e instalado pelo código fonte, geralmente você pode fazê-lo pelo comando make uninstall . Esse método funciona apenas se os desenvolvedores tenham habilitado a unções e você ainda tenha o diretório do código fonte. [3] X Fonte de pesquisa
- São raros os casos onde se desinstala programas que foram instalados a partir do código fonte. Geralmente, é preciso remover os diretórios e arquivos manualmente usando o comando rm . [4] X Fonte de pesquisa
-
Use o comando cd para acessar o diretório com o código fonte. Se não o moveu para outro local, você poderá encontrá-los no diretório "home".
-
Digite sudo make uninstall e pressione a tecla ↵ Enter . Na maioria dos casos, esse comando vai remover o software do sistema operacional. Se ele não funcionar, será preciso remover os arquivos manualmente do seu diretório de instalação usando o comando rm (assim como outros tipos de arquivos).Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 62 413 vezes.
Publicidade