Baixe em PDF Baixe em PDF

Antes de poder criar e modificar programas em Java, é preciso instalar o Java Software Development Kit. Esse pacote (também conhecido por Java SDK ou JDK) pode ser baixado gratuitamente pelo site da Oracle em um instalador de arquivo único, tornando a instalação rápida e fácil. Este artigo o ensinará a melhor forma de baixar e instalar o Java Software Development Kit no Windows, macOS e Linux.

Parte 1
Parte 1 de 5:

Baixando o Java Software Development Kit

Baixe em PDF
  1. Navegue até o site https://www.oracle.com/br/java/technologies/javase-downloads.html . Nele, é possível baixar um instalador único do Java Software Development Kit (JDK) para Windows, macOS ou Linux.
  2. Fazê-lo vai abrir uma nova página com diversas opções de download. [1]
  3. Baixe sempre a versão estável mais atual disponível. Pode haver diversas opções listadas, então fique atendo ao número do lançamento. [2]
    • Por exemplo, se as opções forem JDK "8u101" e "8u102", escolha "8u102".
  4. Antes de poder clicar no link de download, é preciso aceitar os termos de uso. Essa opção está logo abaixo o número da versão do JDK.
  5. Antes de poder baixar o arquivo, é preciso acessar sua conta da Oracle. Caso já seja cadastrado, informe o endereço de e-mail e senha associados à sua conta. Senão, clique em Criar conta e preencha o formulário apresentado.
  6. Você pode baixar o Java SE JDK para Windows, macOS e Linux. Após clicar no link, siga as instruções na tela para seleciona o local de destino para o arquivo no computador e iniciar o download.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 5:

Instalado no Windows

Baixe em PDF
  1. Após baixar o instalador do Java Software Development Kit , navegue até o local onde ele foi salvo e execute-o. Por padrão, os arquivos são baixados na pasta "Downloads". Você também pode abri-lo a partir do navegador de internet.
    • O nome de arquivo do instalador do Java Software Development Kit é "dk-13.0.2_windows-x64_bin.exe" ou "jdk-13.0.2_windows-x64_bin.zip". Caso tenha baixado a versão ZIP, será preciso extrair o conteúdo do arquivo antes .
  2. Dependendo sua versão do Windows, uma mensagem será exibida solicitando permissão de acesso à instalação do JDK. Clique em "Sim" ou "OK" quando solicitado, e depois a tela de boas-vindas do instalador será exibida. [3]
  3. Agora, você será redirecionado a diversas telas para a instalação do JDK.
  4. Fazê-lo vai dar início à instalação, o que pode levar alguns minutos dependendo do seu computador. Uma barra de progresso verde será exibida durante esse processo. [4]
  5. Esse botão aparece apenas no final do processo.
  6. Para acessar essa opção:
    • Clique no menu "Iniciar" e digite painel de controle .
    • Clique em Painel de controle .
    • Clique em Sistema e segurança .
    • Clique em Sistema .
    • Clique em Configurações avançadas do sistema no painel do lado esquerdo.
  7. Em seguida, você verá áreas diferentes onde várias configurações do sistema podem ser feitas.
  8. Essa nova caixa de diálogo exibe duas áreas separadas: uma usada para "Variáveis do usuário" (configurações específicas para sua conta de usuário) e outra para configurações do sistema (Variáveis do sistema). [5]
  9. Agora, você vai adicionar uma variável nova. Siga as instruções abaixo com cuidado, pois a opção "desfazer" não está disponível. [6]
  10. Este Passo aplica-se apenas aos usuários do Windows 10. Para fazê-lo, siga os passos abaixo:
    • Clique em Novo .
    • Digite c:\Arquivos de Programa\Java\jdk1.8.0_xx\bin (substituindo "8.0_xx" pelo número da versão instalada).
    • Clique no botão Mover para cima até que o caminho digitado apareça no topo da lista.
    • Clique em OK .
  11. Pule este Passo caso esteja usando o Windows 10. Você deverá ver a janela "Editar variáveis do sistema". Faça os seguintes ajustes apenas no campo "Valor da variável" (sem apagar o que já estiver nele):
    • Digite C:\Arquivos de Programa\Java\jdk1.8.0_xx\bin (substituindo "8.0_xx" pelo número correto da versão) na frente dos demais diretórios.
    • Adicione um ponto e vírgula (;) ao final do texto digitado, deixando-o da seguinte forma: C:\Arquivos de Programa\Java\jdk1.8.0_xx\bin;
    • Não pode haver espaço antes ou depois do ponto e vírgula, então a linha completa deverá ficar assim: C:\Arquivos de Programa\Java\jdk1.8.0_2\bin;C:\Arquivos de Programa\Intel\xxx
    • Clique em OK .
    • Clique em OK até fechar todas as janelas.
  12. Agora, você deverá ver o caminho completo para o JDK informado anteriormente.
  13. Em seguida, a versão instalada do JDK será exibida na tela.
    • Se qualquer parte desse teste no Prompt de Comando não der resultados, pode ser preciso carregar as novas variáveis do ambiente reiniciando o computador.
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 5:

Instalando no macOS

Baixe em PDF
  1. Após baixar o instalador do Java Software Development Kit , dê um clique duplo sobre o arquivo baixado na janela "Downloads" no navegador de internet ou no Finder. [8]
  2. Por padrão, os arquivos baixados são salvos na pasta "Downloads" ou no navegador de internet. O nome do arquivo deverá ser "jdk-13.0.2_osx-x64_bin.dmg" ou algo parecido.
  3. Em seguida, o instalador do JDK será iniciado.
  4. Agora, você verá a janela "Tipo de instalação".
    • Caso a mensagem "Seleção de destino" seja exibida após clicar em "Continuar", clique em "Instalar para todos os usuários dente computador". Nem todos os usuários verão essa janela. Em seguida, clique em "Continuar". [9]
  5. Em seguida, você verá a janela "O instalado está tentando instalar um novo software. Digite sua senha para permitir isso".
  6. Digite seu nome de usuário com privilégios administrativos e senha nos campos em branco.
  7. Esse processo pode demorar alguns minutos dependendo da velocidade do computador. Depois que a janela de confirmação aparecer, feche-a.
  8. Agora, você executará um teste rápido a partir de uma janela terminal para conferir se a instalação foi bem-sucedida. Acesse essa pasta clicando em "Ir" e selecionando "Aplicativos".
  9. Agora, você verá uma lista com diversos utilitários do sistema.
  10. Em seguida, você verá um Prompt de Comando.
  11. Abaixo do comando executado, você deverá ver o número da versão do JDK (por exemplo: "1.8.0.1"). Isso significa que a instalação foi bem-sucedida, e você já pode começar a editar seus códigos.
    • Após confirmar que a instalação deu certo, o instalador DMG poderá ser apagado para liberar espaço no disco rígido.
    Publicidade
Parte 4
Parte 4 de 5:

Instalando a partir de um arquivo no Linux ou Solaris

Baixe em PDF
  1. Caso tenha baixado um arquivo tarball do JDK ("jdk-13.0.2_linux-x64_bin.tar.gz" ou algo parecido), use este método para completar a instalação.
    • Este método exige conhecimentos básicos em linha de comando Unix.
    • Caso tenha baixado um pacote .rtm em vez de um arquivo tarball, veja este artigo para aprender a instalar o JDK a partir de um pacote no Linux.
  2. Você pode instalá-lo em qualquer diretório onde tiver permissões de gravação. Saiba que apenas o usuário root pode instalar o JDK em uma pasta do sistema. [10]
  3. Fazê-lo permite que você mova o arquivo no local onde ele está salvo.
  4. O comando necessário é diferente em cada sistema operacional (e no caso do Solaris, ele é diferente também em relação ao tipo do processador). Após instalado, um novo diretório de nome "jdk<versão>" será criado no diretório atual. Nos exemplos abaixo, substitua o nome do arquivo *.tar.gz pelo nome daquele baixado. [11]
    • Linux: tar zxvf jdk-7u<version>-linux-i586.tar.gz
    • Solaris (SPARC): gzip -dc jdk-8uversion-solaris-sparcv9.tar.gz | tar xf - .
    • Solaris (x64/EM64T): gzip -dc jdk-8uversion-solaris-x64.tar.gz | tar xf - .
  5. Use o comando rm para apagar o arquivo caso queira liberar espaço em disco.
    Publicidade
Parte 5
Parte 5 de 5:

Instalando a partir de um pacote no Linux

Baixe em PDF
  1. Se estiver usando um sistema Linux baseado em RPM (como o SuSE ou RedHat), você pode instalar o Java Development Kit a partir de um pacote RPM. Verifique se você baixou o pacote correto para a versão do seu sistema operacional. Será preciso usar o comando ( su root ) para obter a permissão correta de instalação do pacote. [12]
    • O Pacote baixado deverá terminar com a extensão ".rpm"
    • Este método exige conhecimentos básicos em linha de comando Unix.
  2. Para tanto, execute o comando rpm -e <nome do pacote> .
  3. Será preciso usar o comando "rpm" novamente, porém com parâmetros diferentes:
    • rpm -ivh jdk-7u<versão>-linux-x64.rpm (substitua "jdk-7u<versão>-linux-x64.rpm" pelo nome do pacote).
  4. Ao final da instalação do pacote, você será redirecionado de volta à linha de comando. Se quiser liberar espaço em disco, apague o arquivo do pacote baixado com o comando rm .
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 20 965 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade