Baixe em PDF
Baixe em PDF
Seu computador anda meio lento para fazer tarefas básicas? Ele está longe do que era antigamente e não dá conta de rodar programas mais modernos? Uma das formas mais simples e baratas de se melhorar a performance do micro é trocar a memória RAM dele. Comprou a memória, mas não sabe como fazer a instalação? Continue lendo para encontrar instruções de instalação em computadores de mesa, notebooks e computadores da Apple. Vamos lá?
Passos
-
Compre uma RAM que seja compatível com seu computador. As memórias estão disponíveis no mercado em diferentes modelos, velocidades e tamanhos. A sua escolha na hora da compra dependerá da compatibilidade com a placa-mãe do micro. Confira os manuais de usuário da placa ou o site do fabricante para descobrir quais tipos de memória são compatíveis com ela.
- As placas-mãe normalmente têm limitação no número de pentes de RAM que podem ser instalados. A maioria dos modelos tem apenas dois slots, mas existem modelos avançados com seis ou mais slots. Há também um limite de quantidade de memória suportada, independentemente do número de slots.
- Entenda que nem todos os PCs podem passar por upgrades. Na dúvida, entre em contato com o fabricante do computador.
- Não há garantia de que memórias RAM que não sejam iguais funcionem juntas. Portanto, se vai comprar vários pentes de memória, compre múltiplos do mesmo modelo.
-
Desligue o computador. Recebeu as memórias RAM? Desligue o computador e desconecte-o da tomada. Desconecte também acessórios periféricos, como monitores, teclado, etc.
-
Abra o gabinete do computador. Deite o gabinete do computador no chão para conseguir acessar a placa-mãe dele. Desaparafuse o painel lateral, usando uma chave Phillips ou as mãos, dependendo do tipo de parafuso.
-
Elimine a energia estática do seu corpo. Esse passo é importantíssimo, pois, apesar de não ser perceptível para os humanos, a eletricidade estática pode danificar as peças do computador. Aterre-se antes de começar, ou use uma pulseira antiestática.
- Para se aterrar, encoste em uma peça de metal do gabinete do computador já desligado da energia. Não faça isso se o computador estiver conectado à tomada, pois assim ele não removerá as voltagens presentes em seu corpo.
- Não mexa no interior do computador sobre um carpete.
-
Identifique os slots de memória RAM. A maioria das placas-mãe tem dois ou quatro slots, normalmente localizados ao lado do processador — entretanto, essa localização varia de acordo com o fabricante ou com o modelo. Procure por um encaixe estreito com cerca de 10 cm de comprimento, com abas nas extremidades. Pelo menos um dos slots já deve ter um pente de memória instalado.
-
Remova a memória antiga (se estiver fazendo um upgrade). Está trocando a RAM do seu computador? Pressione as presilhas nas extremidades do slot de memória para soltar os pentes. Não deve ser preciso fazer força.
- Está difícil remover a memória? É provável que você não tenha pressionado as presilhas até o fim. Em alguns casos, pode ser preciso pressioná-las com uma mão e puxar a memória com a outra.
-
Retire a nova memória da embalagem protetora. Remova cuidadosamente o pente da embalagem, segurando-o pelas extremidades laterais para não encostar na parte inferior ou nos circuitos da placa.
-
Insira a memória RAM no slot dela. Alinhe a ranhura do pente com a quebra no slot e aplique pressão uniforme por toda a memória para inseri-la, até que ela trave no encaixe da placa-mãe. Só é possível inserir a memória de um jeito, portanto, se não estiver dando certa, inverta-a e tente novamente. É preciso fazer uma leve pressão, mas você nunca deve forçar a RAM no encaixe.
- Se comprou um par combinado de memória, instale as partes nos soquetes correspondentes. Alguns modelos são separados por cor, mas é preciso conferir o diagrama da placa-mãe no manual para saber onde colocar cada memória.
- Repita o processo acima com todos os pentes de RAM que deseja instalar.
- Aproveite que o PC está aberto e remova a poeira dele com um jato de ar comprimido, ajudando a minimizar problemas de superaquecimento e performance. Você deve encontrar latas de ar comprimido em lojas de materiais de escritório.
-
Feche novamente o gabinete do PC. Depois de instalar os pentes de memória RAM, também o micro e parafuse-o novamente. Não é uma boa ideia usar o computador aberto, pois isso acaba reduzindo a eficiência das ventoinhas. Conecte novamente os acessórios e periféricos para poder ligar a máquina.
-
Ligue o computador. Ele deve iniciar normalmente, mas também pode executar um autodiagnóstico na inicialização para verificar a instalação da memória RAM. Se isso não acontecer, você pode conferir a instalação após a inicialização do sistema operacional.
- Se o PC não ligar, a memória provavelmente não foi instalada corretamente. Desligue-o e abra-o novamente, realizando sempre os procedimento de segurança necessários. Em seguida, remova e reinstale a RAM, verificando sempre se ela se encaixou certinho no slot.
-
Confira a RAM no Windows. Pressione Windows + Pause/Break para abrir a janela de Propriedades do Sistema. A memória RAM deve ser listada na parte inferior da janela.
- Cada sistema operacional calcula a memória de forma diferente, e alguns micros dedicam uma quantidade dela a funções específicas, como o vídeo, diminuindo a quantia disponível. Por exemplo, você pode ter comprado 8 GB de RAM mas ter apenas 7,78 GB de memória utilizável.
-
Faça um teste de RAM caso encontre problemas. Não sabe bem se a memória foi instalada corretamente? O computador não está rodando como costumava? Nesse caso, é melhor fazer um teste da RAM utilizando a ferramenta de Diagnóstico de Memória do Windows. O processo pode levar um tempinho, mas ele vai ser capaz de identificar erros e reconhecer os pentes.
- Para executar o diagnóstico, pressione a tecla Windows e digite memória na barra de pesquisa. Clique em "Diagnóstico de memória do Windows" para abrir a ferramenta. Em seguida, clique em Reiniciar agora e checar por problemas .
Publicidade
-
Compre a RAM para o seu iMac. O tipo de memória necessária depende do modelo do computador, e você precisa conferir essa informação e descobrir a quantidade máxima de RAM suportada pelo micro acessando a página de suporte da Apple: https://support.apple.com/en-us/HT201191 .
-
Desligue o computador. Antes de prosseguir, desligue completamente o iMac e desconecte-o da tomada. Remova também os periféricos conectados a ele.
- Como as peças internas costumam esquentar muito com o uso, o recomendado é esperar pelo menos dez minutos após o desligamento para instalar a memória.
-
Coloque o iMac sobre uma toalha macia e limpa. Proteja a tela colocando-a virada para baixo sobre uma superfície plana e macia, como uma toalha ou um pano. [1] X Fonte de pesquisa
-
Abra a porta de acesso de memória do iMac. Os passos para isso dependem do modelo do seu computador:
- Modelos de 27" e 21" (2012 ou mais recentes): pressione o pequeno botão cinza acima da porta de energia para abrir o compartimento de memória. Levante a portinha atrás do monitor e guarde-a. Em seguida, pressione as duas alavancas para os lados (para fora) e libere a memória, puxando as alavancas na sua direção.
- Modelos de 20" e 17" (lançados em 2006): use uma chave Phillips para desaparafusar a porta de acesso da memória, na extremidade inferior do monitor. Separe a porta após removê-la e pressione os clipes ejetores da porta para fora (para os lados).
- Outros modelos: use uma chave Philips para remover o parafuso no centro da porta de acesso, localizada na parte inferior do monitor. Remova a porta completamente e deixe-a de lado. Retire as abas do compartimento de memória, deixando os pentes visíveis.
-
Remova a memória existente (se estiver substituindo-a). Faça o seguinte:
- Modelos de 27" e 21" (2012 ou mais recentes): puxe a RAM para fora e para cima. O pente não deve oferecer resistência. Observe bem a ranhura da memória para ver como deve inserir o novo pente.
- Modelos de 20" e 17" (lançados em 2006): puxe a RAM para removê-la, observando a direção da ranhura para saber como inserir o novo pente.
- Outros modelos: puxe a aba em sua direção, com cuidado, para ejetar a memória instalada. Observe a orientação do pente para saber como instalar a nova RAM.
-
Insira a nova memória. O processo também é um pouco diferente, dependendo do modelo do computador:
- Modelos de 27" e 21" (2012 ou mais recentes): alinhe o pente com o slot, com a ranhura virada para baixo. Se tudo estiver alinhadinho, basta pressionar a memória até que ela se encaixe.
- Modelos de 20" e 17" (lançados em 2006): deslize a RAM dentro do slot, com o lado da ranhura para dentro. Pressione de leve com os dedões, até sentir um clique leve. Pressione os clipes ejetores para dentro para travar a memória.
- Outros modelos: encaixe a memória no slot, com a ranhura virada para cima (na direção da parte superior do monitor), até sentir um clique.
-
Reinstale a porta de acesso de memória. Caso seu modelo tenha abinhas de plástico que removeu, encaixe-as no lugar primeiro. Em seguida, coloque a porta seguindo o mesmo processo que usou para removê-la.
- Se pressionou um botão para destravar a porta, não é preciso pressioná-lo de novo na hora de encaixá-la.
-
Vire o computador novamente e ligue-o. O sistema vai executar um autodiagnóstico e detectar a memória imediatamente.Publicidade
-
Descubra qual o tipo de memória RAM compatível com seu notebook. Existem diversos modelos e velocidades de memórias, e a sua compra vai depender do computador que tem em casa. Confira o manual do micro ou o site do fabricante para encontrar as especificações.
- Se estiver usando um Macbook, acesse o site de suporte da Apple para descobrir qual tipo de RAM comprar ( https://support.apple.com/en-us/HT201165 ).
-
Desligue o computador e desconecte-o da tomada. Salve seus documentos e desligue o computador. Se ele estiver conectado a algum cabo, remova-o. Pressione também o botão de força por cinco segundos para eliminar a energia residual acumulada.
- Se estiver usando um Mac, clique no menu Apple no canto superior esquerdo e selecione a opção Desligar .
- Se estiver usando um sistema Windows, abra o menu iniciar, clique no botão de energia e selecione a opção Desligar .
-
Coloque o notebook de cabeça para baixo em uma superfície plana. A parte inferior dele deve estar virada para cima.
-
Aterre-se. Antes de abrir os painéis do notebook, você deve se aterrar para eliminar a eletricidade estática e evitar danos aos componentes internos. Para isso, basta encostar em uma parte de metal do computador, desde que ele já esteja desconectado da tomada. [2] X Fonte de pesquisa Se ele estiver apenas em modo de stand by, isso não vai adiantar.
-
Identifique os slots de RAM. Esse processo pode ser um pouco complicado, já que cada modelo de notebook é diferente. O ideal é conferir o site do fabricante ou o Manuel de instruções para descobrir como acessar a memória do computador. Normalmente, deve ser preciso remover a bateria ou desparafusar a parte inferior do notebook e removê-la.
-
Confira quantos encaixes você tem. A memória RAM do notebook pode ser acessada após a remoção do painel inferior do computador. Como existem alguns painéis diferentes, procure pelo identificado com o ícone da memória ou confira o manual de usuário.
- A maioria dos notebooks tem apenas um ou dois slots de RAM, ao passo que os modelos mais modernos e poderosos costumam ter mais.
- Em alguns casos, pode ser preciso usar uma chave Phillips para remover o painel.
-
Verifique se a memória precisa ser instalada em pares. Em alguns casos, isso é necessário pelo fato dos pares serem do mesmo tamanho e terem a mesma velocidade, rodando como dual-channel. Se vai instalar apenas um pente ou dois pentes com tamanhos diferentes, sinal de que não comprou um par.
-
Remova a memória antiga (se estiver fazendo um upgrade). Se está trocando a memória, comece soltando as presilhas nas laterais do soquete, pressionando-as para baixo ou para os lados, em direções opostas. O pente de memória deve se soltar e sair em um ângulo de 45°. Agora, basta puxá-lo para removê-lo.
-
Retire a nova memória da embalagem protetora. Segure o pente apenas pelas laterais, sem tocar nos contatos ou nos circuitos.
-
Alinhe a ranhura do pente com a quebra no encaixe. A memória não vai encaixar corretamente se a ranhura não estiver alinhada com a quebra. Insira o pente em um ângulo de 45°, até que ele trave.
- Se tiver vários slots livres, instale a memória primeiro no menor número.
-
Feche o notebook e ligue-o novamente. Recoloque os painéis, vire o computador e ligue-o. O sistema deve iniciar normalmente, detectando a RAM automaticamente.
- Se estiver usando o computador e não sabe bem se a memória foi instalada corretamente, pressione Windows e digite memória na barra de busca. Clique em Diagnóstico de Memória do Windows . Na janela da ferramenta, clique em Reiniciar agora e checar por problemas para executar um teste.
Publicidade
Dicas
- Não se assuste caso o computador mostre um pouco menos de RAM do que você comprou. Isso provavelmente é resultado de diferença de medição ou de alocação de memória. Se o valor divertir muito, pode ser que o pente não foi bem encaixado ou está com defeito.
- Caso o computador apite ao ligar, talvez você tenha instalado um tipo incorreto de memória ou tenha feito algo errado na instalação. Confira o manual da placa-mãe para descobrir o que os apitos significam.
- Uma boa opção é usar o site da fabricante de memórias Crucial ( http://www.crucial.com/ ), já que eles têm um conselheiro de memória capaz de dizer quanto de RAM seu computador aguenta e quais tipos são compatíveis.
Publicidade
Avisos
- Não insira os pentes de RAM de trás pra frente. Se o computador for ligado assim, você provavelmente danificará o pente e pode até mesmo causar danos à placa-mãe.
- Se não se sente confortável mexendo nos componentes do computador, leve-o até uma assistência técnica profissional. Esse procedimento não costuma ser muito caro.
- Lembre-se de descarregar a eletricidade estática de seu corpo antes de encostar na memória, já que ela é extremamente sensível à estática. Para fazer isso, encoste em algo de metal antes de encostar nos componentes do computador.
- Não encoste nas partes de metal da RAM, ou você pode danificar o pente.
Publicidade
Referências
Publicidade