Qual o Nível da Minha Inteligência Emocional?
A inteligência emocional está basicamente ligada à facilidade com que uma pessoa consegue lidar com as emoções, tanto suas quanto de terceiros. Nesse sentido, é natural que alguns sejam mais habilidosos que outros. Em que nível você está? É o que estamos aqui para ajudar a descobrir.
Basta responder às perguntas abaixo e, com os resultados, vamos indicar seu nível de inteligência emocional. Como o assunto é complexo, é claro que testes da internet não conseguem ser 100% precisos… Mas já são um bom começo!

Visão Geral das Perguntas
- Sim, consigo interpretar as pessoas só de olhar para elas.
- Às vezes, sei o que uma pessoa está pensando só pela aparência. Mas não acontece no geral.
- Geralmente, sei o que uma pessoa está pensando só pela aparência. Mas não acontece sempre.
- Não. Tenho dificuldade para descobrir o que as pessoas estão pensando só pela aparência.
- Pergunto se está tudo bem. Se ele ficou magoado comigo, quero saber por quê.
- Espero para ver se ele volta atrás. Talvez só precise de espaço.
- Sondo as outras pessoas para descobrir se fiz algo errado. Pode ser que nossos amigos em comum saibam.
- Ignoro a existência dele. Se é para fazer a linha infantil, ótimo.
- Pergunto onde ela está, se está tudo bem e se precisa de ajuda. Seja o que for, vamos enfrentar essa juntos.
- Fico na linha e tento animá-la, mas não forço a barra. Não quero falar nada errado.
- Converso com ela como se tudo estivesse normal, sem mencionar o choro. Se ela está com algum problema, é melhor ir direto ao ponto.
- Sugiro que ela converse com outra pessoa. Não sei muito bem lidar com situações assim.
- Ela parece entediada, irritada ou até desconfortável. Como se não quisesse conversar com ele.
- Ela provavelmente está um pouco nervosa, tentando segurar as pontas. Socializar pode ser difícil!
- Ela provavelmente está um pouco distraída com alguma coisa na festa.
- Ela provavelmente está ouvindo com atenção e processando o que o rapaz diz.
- Ele provavelmente está decepcionado com o presente, mas não quer deixar óbvio.
- Ele provavelmente está feliz com o presente, mas não tão feliz assim.
- Ele provavelmente está um pouco confuso com o presente, mas muito feliz mesmo assim.
- Ele está completamente satisfeito e empolgado com o presente.
- Que ela está surpresa ou chocada com alguma coisa.
- Que ela está decepcionada ou confusa com alguma coisa.
- Que ela está magoada ou irritada com alguma coisa.
- Que ela está calma ou satisfeita com alguma coisa.
- Não ligo. A pessoa provavelmente está tendo um dia ruim, e isso não precisa me afetar.
- Não faço nada. Me sinto mal por um tempo, mas logo volto ao normal.
- Provavelmente lanço um olhar fulminante à pessoa, mas tento não piorar a situação.
- Costumo pagar na mesma moeda. Talvez ela pense duas vezes antes de fazer grosseria comigo de novo.
- Quase nunca sinto minhas emoções tomarem conta.
- Raramente sinto minhas emoções tomarem conta.
- Às vezes, sinto minhas emoções tomarem conta.
- Costumo sentir minhas emoções tomarem conta e me levarem.
- Me pergunto por que estou triste e, se houver solução, tento resolver o problema original.
- Tento me distrair fazendo algo interessante. Não gosto de ficar triste, mas acho que é normal.
- Deixo a tristeza chegar e passar naturalmente. Não tenho motivo para combatê-la.
- Tento ignorá-la. Odeio ficar triste e faço tudo ao meu alcance para evitar isso.
- Ouço, reflito se a crítica é válida e, depois, a absorvo ou ignoro com base na minha conclusão.
- Posso ouvir, mas provavelmente não reflito sobre a crítica. Essa pessoa não me conhece.
- Absorvo a crítica. Sempre é bom receber perspectivas externas.
- Ignoro a crítica. A pessoa não sabe o que é melhor para mim — só eu sei.
- Sim! Acho que ficar desconfortável é o melhor jeito de crescer.
- Só às vezes, quando tenho a chance de pensar a respeito.
- Não mesmo, mas saio quando preciso.
- Não, e tento não sair. Isso só me estressa.
- Peço ajuda quando é o melhor jeito de fazer alguma coisa.
- Só peço ajuda depois de não conseguir fazer algo por conta própria.
- Sempre peço ajuda, mesmo conseguindo fazer tudo por minha conta.
- Nunca peço ajuda. Dou meus pulos, de um jeito ou de outro.
Mais Quizzes
por que<\/i> sente e o que fazer a respeito. Quando se depara com emo\u00e7\u00f5es \"negativas\", como raiva, tristeza, ansiedade ou qualquer outra, voc\u00ea as encara com a mente aberta e a cabe\u00e7a no lugar. Al\u00e9m disso, tem plena no\u00e7\u00e3o de como aceitar e processar esses sentimentos de forma saud\u00e1vel. Por outro lado, quando nota emo\u00e7\u00f5es positivas, costuma espalhar amor e alegria aos outros — para que eles tamb\u00e9m se sintam assim.
O mais legal \u00e9 que voc\u00ea est\u00e1 a par n\u00e3o apenas dos pr\u00f3prios sentimentos, mas tamb\u00e9m das pessoas ao redor! Seu discernimento do que elas sentem a partir de ind\u00edcios como linguagem corporal, comportamento e palavras indica uma capacidade de navegar por discuss\u00f5es e demais situa\u00e7\u00f5es complexas com gra\u00e7a e facilidade. \u00c9 isso que impede que as coisas piorem. Voc\u00ea sabe se comunicar e, por isso, \u00e9 uma excelente companhia de modo geral.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Melhorar-a-Intelig%C3%AAncia-Emocional"}],"link_data":[{"title":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente","id":18183,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","relUrl":"\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/8\/82\/Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg\/-crop-200-200-200px-Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg","alt":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente"},{"title":"Como Melhorar a Intelig\u00eancia Emocional","id":32069,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Melhorar-a-Intelig%C3%AAncia-Emocional","relUrl":"\/Melhorar-a-Intelig%C3%AAncia-Emocional","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/b\/ba\/Develop-Emotional-Intelligence-Step-14.jpg\/-crop-200-200-200px-Develop-Emotional-Intelligence-Step-14.jpg","alt":"Como Melhorar a Intelig\u00eancia Emocional"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""},{"number":2,"text":"Voc\u00ea tem muita intelig\u00eancia emocional.","meaning":"Em geral, voc\u00ea sabe interpretar as pr\u00f3prias emo\u00e7\u00f5es, assim como reconhecer e responder aos sentimentos dos outros. Mesmo n\u00e3o acertando todas as vezes, isso faz parte da experi\u00eancia de ser humano.
No dia a dia, voc\u00ea entende o que sente, por que<\/i> sente e o que fazer a respeito. Quando est\u00e1 triste, por exemplo, sabe que estrat\u00e9gias como ver um bom filme ou tomar um banho de sol s\u00e3o tiro e queda. \u00c0s vezes, emo\u00e7\u00f5es mais intensas podem tomar conta e causar confus\u00e3o ou agita\u00e7\u00e3o, mas \u00e9 natural! Todos navegamos pela vida em um ritmo pr\u00f3prio, aprendendo \u00e0 medida que o tempo passa.
Voc\u00ea tamb\u00e9m entende as emo\u00e7\u00f5es dos outros relativamente bem, tudo gra\u00e7as a aspectos como linguagem corporal, express\u00f5es faciais, comportamento ou palavras — e, por consequ\u00eancia, sabe quando precisa tomar cuidado especial ao lidar com eles. \u00c0s vezes, d\u00e1 at\u00e9 para deduzir como aliviar circunst\u00e2ncias tensas! Mesmo faltando um pouco de tato da sua parte em alguns casos, voc\u00ea sempre identifica seus pr\u00f3prios erros ao lidar com as pessoas.
A intelig\u00eancia emocional \u00e9 uma habilidade e, assim como qualquer outra, pode ser desenvolvida para que voc\u00ea entenda melhor seus sentimentos (e os dos outros)! Uma das formas mais eficazes de fazer isso \u00e9 escrever um di\u00e1rio<\/a>. Reflita sobre o que voc\u00ea est\u00e1 sentindo agora (e por qu\u00ea). Isso vai fazer uma diferen\u00e7a enorme.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Entender-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente"}],"link_data":[{"title":"Como Entender Suas Emo\u00e7\u00f5es","id":56844,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Entender-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es","relUrl":"\/Entender-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/d\/db\/Understand-Your-Emotions-Step-13.jpg\/-crop-200-200-200px-Understand-Your-Emotions-Step-13.jpg","alt":"Como Entender Suas Emo\u00e7\u00f5es"},{"title":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente","id":18183,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","relUrl":"\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/8\/82\/Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg\/-crop-200-200-200px-Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg","alt":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""},{"number":3,"text":"Voc\u00ea pode desenvolver sua intelig\u00eancia emocional.","meaning":"Com base nas respostas, parece que sua intelig\u00eancia emocional n\u00e3o est\u00e1 t\u00e3o desenvolvida. Mas n\u00e3o se preocupe: acontece com muita gente! Nem todo mundo nasce dominando os pr\u00f3prios sentimentos (ou os sentimentos dos outros) — e, na verdade, ningu\u00e9m tem total dom\u00ednio sobre o assunto. Assim como qualquer habilidade, a intelig\u00eancia emocional exige pr\u00e1tica.
Isso quer dizer que, \u00e0s vezes, voc\u00ea pode ter dificuldade para regular emo\u00e7\u00f5es intensas, como raiva e tristeza. Em certas ocasi\u00f5es, talvez nem saiba muito bem o que est\u00e1 sentindo\u2026 Uma experi\u00eancia confusa e estressante, para dizer o m\u00ednimo. Outra possibilidade \u00e9 n\u00e3o conseguir muito bem interpretar os sentimentos alheios ou at\u00e9 ter pouco tato social, o que faz parecer que voc\u00ea est\u00e1 sempre um passo atr\u00e1s dos outros em termos de desenvolvimento.
Isso acontece com todo mundo, mas a boa not\u00edcia \u00e9 que d\u00e1 para desenvolver sua intelig\u00eancia emocional! Uma das formas mais eficazes \u00e9 escrever um di\u00e1rio<\/a> no qual voc\u00ea reflita sobre o que est\u00e1 sentindo agora (e por qu\u00ea). Voc\u00ea pode ainda desabafar com pessoas de confian\u00e7a ou at\u00e9 consultar um terapeuta<\/a> profissional que ajude a elaborar estrat\u00e9gias saud\u00e1veis para lidar com situa\u00e7\u00f5es complexas.","edit_links":[{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente"},{"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Obter-o-Controle-de-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es"}],"link_data":[{"title":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente","id":18183,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","relUrl":"\/Se-Tornar-Mais-Forte-Emocionalmente","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/8\/82\/Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg\/-crop-200-200-200px-Become-Stronger-Emotionally-Step-36.jpg","alt":"Como Se Tornar Mais Forte Emocionalmente"},{"title":"Como Obter o Controle de Suas Emo\u00e7\u00f5es","id":14324,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Obter-o-Controle-de-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es","relUrl":"\/Obter-o-Controle-de-Suas-Emo%C3%A7%C3%B5es","image":"https:\/\/www.wikihow.com\/images\/thumb\/9\/94\/Gain-Control-of-Your-Emotions-Step-30-Version-2.jpg\/-crop-200-200-200px-Gain-Control-of-Your-Emotions-Step-30-Version-2.jpg","alt":"Como Obter o Controle de Suas Emo\u00e7\u00f5es"}],"minimum":0,"image":"","image_url":""}]" class="quiz_results_data"/><\/picture>","alt":"Teste: Eu Sou T\u00f3xico?"},{"title":"Quiz: Eu Sofro com Ansiedade no Relacionamento?","id":133670,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Eu-Tenho-Ansiedade-no-Relacionamento-Quiz","relUrl":"\/Eu-Tenho-Ansiedade-no-Relacionamento-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Quiz: Eu Sofro com Ansiedade no Relacionamento?"},{"title":"Quiz: Qual \u00c9 Meu Estilo de Apego?","id":133773,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Descobrir-Meu-Estilo-de-Apego-Quiz","relUrl":"\/Descobrir-Meu-Estilo-de-Apego-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Quiz: Qual \u00c9 Meu Estilo de Apego?"}],"number":1},{"text":"Quero saber mais sobre mim e meus sentimentos.","result":"Legal! Vamos explorar sua personalidade e emo\u00e7\u00f5es com os seguintes testes:","next_quizzes":[{"title":"Quiz: Eu tenho Transtornos de Raiva?","id":133676,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Eu-Tenho-Problemas-Com-a-Raiva-Quiz","relUrl":"\/Eu-Tenho-Problemas-Com-a-Raiva-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Quiz: Eu tenho Transtornos de Raiva?"},{"title":"Teste - Qual \u00e9 a Ferida da Minha Crian\u00e7a Interior?","id":133681,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Qual-%C3%A9-a-Minha-Crian%C3%A7a-Interior-Ferida-Quiz","relUrl":"\/Qual-%C3%A9-a-Minha-Crian%C3%A7a-Interior-Ferida-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Teste - Qual \u00e9 a Ferida da Minha Crian\u00e7a Interior?"},{"title":"Teste: Qual \u00c9 A Minha Mentalidade?","id":133567,"url":"https:\/\/pt.wikihow.com\/Qual-%C3%A9-a-Minha-Mentalidade-Quiz","relUrl":"\/Qual-%C3%A9-a-Minha-Mentalidade-Quiz","image":"
<\/picture>","alt":"Teste: Qual \u00c9 A Minha Mentalidade?"}],"number":2}]}" class="quiz_questionnaire_data"/>
Tudo sobre inteligência emocional
A inteligência emocional
é a capacidade de reconhecer, processar e reagir aos seus sentimentos — e aos dos outros — de forma saudável e produtiva.
Trata-se de algo que as pessoas constantemente praticam e desenvolvem à medida que navegam pela vida e têm interações sociais, embora algumas sejam mais habilidosas que outras.
Formas de manifestação da inteligência emocional
- Pensar nas suas ações e palavras, em vez de agir impulsivamente.
- Reconhecer quando as pessoas estão felizes, não magoadas, e reagir de acordo com isso.
- Entender o que você está sentindo, o motivo dos seus sentimentos, e o que fazer a respeito.
- Saber que todas as pessoas pensam e agem de forma diferente, tendo a mente aberta para encarar essa realidade.
- Entender seus próprios pontos fortes e fracos enquanto pessoa, sempre buscando melhorar.
- Comunicar-se de forma aberta e eficaz.
Como desenvolver a inteligência emocional?
Examine suas emoções no momento que elas surgirem.
Nem sempre é fácil, mas é o primeiro passo para se tornar uma pessoa emocionalmente inteligente! Da próxima vez que você notar uma emoção forte em si, tente parar e fazer algumas reflexões. Por exemplo: o que você sente no momento? O que causou esse sentimento? Qual foi sua reação inicial? E qual deveria ter sido? O que fazer agora para seguir em frente?
Registre suas emoções em um diário. A inteligência emocional também é um padrão de emoções e comportamentos. Com o diário, você vai entender melhor o que sente a longo prazo, o que pode abrir espaço para lições importantes e produtivas. Por exemplo: talvez você se dê conta de que faz tempo que está triste em relação a determinado assunto, o que pode ser indício de que precisa processar esse sentimento de maneira mais ativa para aprimorar sua vida.
Reflita sobre as pessoas que você conhece.
A inteligência emocional não se resume a você; ela tem a ver com a sua forma de perceber e se comportar em relação às outras pessoas! Se você notar que um amigo, familiar ou até desconhecido está agindo de forma estranha, pense: que emoções esse indivíduo está expressando (ou tentando expressar)? Há algo na situação que traga algum contexto para essa emoção? Ela tem a ver com você? Mesmo que não tenha, dá para ajudar de alguma forma?
Como a inteligência emocional pode contribuir com seu crescimento?
- Aprimorando suas relações interpessoais.
- Ajudando você a entender e processar emoções, principalmente as mais complexas.
- Tornando você mais capaz e fácil de lidar do ponto de vista profissional.
- Ajudando você a responder de forma mais rápida e adequada a várias situações, incluindo emergências.
- Tornando você uma pessoa mais aberta, solidária e experiente.
Quer saber mais?
Para mais informações sobre inteligência emocional, confira estes materiais: