Este artigo foi coescrito por Kelli Miller, LCSW, MSW
. Kelli Miller é Psicoterapeuta, Autora e apresentadora de programas de TV e rádio em Los Angeles, California. Kelli possui uma clínica particular e é especialista em relacionamentos de casais e família, depressão, ansiedade, sexualidade, maternidade e muito mais. Kelli também coordena grupos de tratamento ao vício de álcool e drogas. Como autora, recebeu o Next Generation Indie Book Award pelo livro "Thriving with ADHD: A Workbook for Kids". Também escreveu "Professor Kelli's Guide to Finding a Husband". Kelli foi apresentadora do "The Dr. Debra and Therapist Kelli Show" no LA Talk Radio. Você pode conferir o trabalho dela no YouTube, em https://www.youtube.com/user/kellibmiller, no Instagram, em @kellimillertherapy e no website: www.kellimillertherapy.com. Recebeu seu título de Mestra em Assistência Social pela University of Pennsylvania e formou-se em Sociologia/Saúde pela University of Florida.
Este artigo foi visualizado 13 225 vezes.
Passar por um término de relacionamento sempre é difícil, mas fica ainda pior quando o ou a ex envia "sinais ambíguos" — ou seja, não deixa suas intenções claras. Embora seja impossível controlar as atitudes da pessoa, você pode controlar suas próprias reações (ou até a inexistência delas). Leia este artigo para aprender a interpretar os sinais e superar o fim de vez!
Passos
-
Explique à pessoa o que você vai e não vai aceitar. Se o término foi tenso, é melhor você e sua (ou seu) ex ficarem um tempo sem conversar e até deixarem de seguir um ao outro nas mídias sociais. Caso pretendam continuar amigos, conviver em grupo ou conversar pela internet, façam isso ocasionalmente — não todos os dias. [1] X Fonte de pesquisa
- Diga coisas como "Acho que precisamos conversar sobre o que tá acontecendo. Tudo bem sermos amigos, mas não quero mais te encontrar a dois. Se houver mais gente por perto, aí sim fico tranquilo".
- Isso é ainda mais importante se você pretende reatar com a pessoa, mas ela não quer.
Publicidade
-
Você pode reforçar essa ideia se a pessoa ainda agir como se vocês estivessem juntos. "Explique" que o relacionamento chegou ao fim e confirme que ela sabe disso. Se a resposta for positiva, diga em seguida que é hora de os dois começarem a agir como solteiros. [2] X Fonte de pesquisa
- Algumas pessoas têm dificuldade para se adaptar à vida de solteiro, ainda mais depois que passam muito tempo com alguém. Tente não fazer pela sua ex as coisas que você fazia quando ainda estava com ela, ou a situação vai ficar ainda mais confusa.
- Caso sua intenção seja reatar com a pessoa, é melhor chamá-la para uma conversa séria sobre o assunto. Se ela está enviando sinais confusos, então talvez também tenha o mesmo objetivo que você.
-
É muito fácil a pessoa dizer que sente sua falta e que quer você de volta! No entanto, se as ações dela não forem condizentes com isso, então algo está errado. Desconfie de tudo que sua ex disser — a menos que o comportamento dela seja coerente. [3] X Fonte de pesquisa
- Por exemplo: sua ex pode dizer que vem tentando melhorar enquanto pessoa porque quer reatar com você. Mas será que isso está acontecendo de verdade? Sem terapia ou outras formas de melhorar para valer, significa que ela não está levando o processo a sério.
- Se sua ex falar coisas legais, mas não agir de acordo com elas, provavelmente quer dizer que não quer voltar com você.
Publicidade
-
Sabe aquela expressão "procurar pelo em ovo"? Não caia nela! Não é porque a pessoa curtiu sua foto no Instagram que necessariamente quer reatar! Por mais que seja estranho ver o nome da sua ex nas notificações, curtidas em posts nas mídias sociais não são sinais definitivos de nada. Encare esse tipo de coisa como bobeira (até mesmo para não ficar abalado). [4] X Fonte de pesquisa
- Muitas pessoas dão esses sinais de interesse só porque querem que os outros pensem nelas. Coisas como curtir fotos e responder a stories no Instagram se encaixam nessa categoria!
-
Pode ser que a pessoa não se dê conta de que está enviando sinais confusos. Se ela ainda gosta de você enquanto amigo ou conhecido, vai parar de pegar no seu pé ou tentar reatar o relacionamento de uma vez. Explique, de forma clara, que o comportamento dela está causando confusão — e peça para ela mudar de atitude. [5] X Fonte de pesquisa
- Fale algo como "Não sei se você se dá conta disso, mas fico muito confuso quando recebo suas mensagens um dia e, no outro, você some. Vamos conversar sobre o que tá acontecendo?".
- Se você quer reatar o relacionamento, aproveite esse momento para explicar o que está sentindo. Caso contrário, apenas reforce que os dois estão solteiros.
Publicidade
-
Não conte com a pessoa para nada. Tente não pedir ajuda da sua ex, seja em sentido físico, emocional ou financeiro. Por mais que vocês levem um tempo para separar suas vidas, lembre-se de que você é um adulto independente e forte e consegue se cuidar sozinho. [6] X Fonte de pesquisa
- Não depender da sua ex pode ajudar a acabar com esses sinais confusos que ela envia.
- Se você quer voltar com ela, então talvez sua independência ajude a mostrar o que ela está perdendo.
-
Suas tentativas de contato também enviam sinais confusos à pessoa! Se você não tem a menor intenção de reatar, não mande mensagem, ligue e nem entre em contato com sua ex de outras formas. Concentre-se em tocar sua vida e torcer para ela fazer o mesmo. [7] X Fonte de pesquisa
- Isso fica ainda mais importante se você acha que quase todas as iniciativas de contato entre os dois partem de você.
- Pode até parecer contraproducente, mas é importante não entrar em contato mesmo que você queira reatar o relacionamento. Quanto maior for sua insistência, menores são suas chances.
Publicidade
-
Trate a pessoa como ela é: sua ex . Se você ainda tiver esperanças de voltar com ela algum dia, é claro que as coisas vão ficar um tanto confusas. Lembre-se de que o relacionamento acabou por um motivo e que sua decisão é final. [8] X Fonte de pesquisa
- É normal sentir certa "abstinência" logo após o fim do relacionamento, quando as lembranças positivas estão à tona. Mas pense nas coisas ruins também!
-
Isso vai deixar claro que você já não está interessado nela. Se ela mandar WhatsApp, não responda; se reagir aos seus stories no Instagram, bloqueie o perfil dela; e assim por diante. Sua ex pode mandar quantos sinais confusos quiser... Você não tem a obrigação de responder a nenhum! [9] X Fonte de pesquisa
- No geral, é mais fácil superar um término cortando todo o contato — pelo menos por um tempo. Se você tiver dificuldade de tocar a vida, evite sua ex por cerca de um mês e veja o que sente depois disso.
Publicidade
WikiHows Relacionados
Referências
- ↑ https://www.refinery29.com/en-us/dealing-with-an-ex-tips
- ↑ https://www.womenshealthmag.com/relationships/a29473354/mixed-signals-meaning/
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/modern-dating/202012/5-mixed-signals-are-in-fact-signals
- ↑ https://www.womenshealthmag.com/relationships/a29473354/mixed-signals-meaning/
- ↑ https://www.refinery29.com/en-us/dealing-with-an-ex-tips
- ↑ https://psychcentral.com/pro/recovery-expert/2019/04/narcissists-mixed-messages#4
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/modern-dating/202012/5-mixed-signals-are-in-fact-signals
- ↑ https://www.psychologytoday.com/us/blog/modern-dating/202012/5-mixed-signals-are-in-fact-signals
- ↑ https://www.refinery29.com/en-us/dealing-with-an-ex-tips
Sobre este guia wikiHow
Aviso Médico
O conteúdo deste artigo não foi feito para substituir orientações médicas, assim como exames, diagnósticos ou tratamentos. Entre em contato com um médico ou outro profissional de saúde sempre que quiser começar, mudar ou interromper qualquer tipo de tratamento de saúde.
Este artigo foi útil?
Artigos Relacionados
Inscreva-se na Newsletter Gratuita do wikiHow!
Receba tutoriais úteis em seu email semanalmente!
Inscreva-me!