Baixe em PDF
Baixe em PDF
Você está tendo dificuldades com o Inglês? Seja na escola ou na vida cotidiana, saber interpretar textos em inglês é muito importante para ter melhor acesso aos conteúdos escritos fora do país. Abaixo, estão algumas informações gerais que podem ajudar você na escola, no vestibular, nos cursinhos e na vida!
Passos
-
Em qual parte do texto esta a resposta? Na maioria dos casos, há uma frase específica que é a resposta da pergunta. Em muitos casos o parágrafo onde está a resposta inclui comparações, exemplos ou argumentos extras que não são necessários para a resposta completa, podem até confundir ou fazer uma resposta ser totalmente errada se forem indevidamente incluídos.
-
Ficou em dúvida? Volte a pergunta, perguntas como "O que o autor disse sobre ..." , "Qual a conclusão do estudo ..." , "O que são ... mencionadas no texto ..." , "Para que servem ..." e etc costumam estar presentes no texto, na frase onde esta a resposta.
-
Pronomes, advérbios, sujeitos, objetos e conectivos não são enfeites! Trocar o entendimento de "é por isso que ..." por "é através de ..." , ou "ficou por tantos anos ..." por "a tantos anos atrás ..." , "nunca antes ..." por "talvez fosse possível ..." e etc acabam invariavelmente levando a respostas erradas. Os entendimentos imprecisos como "perdeu valor" sem dizer "perdeu valor porque ..." ou "perdeu valor depois que ..." , "sempre mudam" sem dizer "mudam com ..." ou "mudam velozmente ou lentamente" , são respostas incompletas em questões dissertativas. Em questões de múltipla escolha é comum algumas alternativas apresentarem essas variações, assim quem não presta muita atenção acaba marcando a alternativa errada.
-
Que palavra é essa? Antes de mais nada, é um substantivo, verbo, adjetivo ou advérbio? Em boa parte dos casos é bastante fácil identificar pela simples posição da palavra na frase. Algumas vezes o contexto dá "dicas", por exemplo, um substantivo qualquer é o nome de alguma objeto doméstico, se o parágrafo esta no contexto de uma cozinha, é possível deduzir qual é o objeto. Verbos, adjetivos e advérbios costumam ter sinônimos muito comuns e que não alteram o entendimento (mas podem alterar o significado!), como por exemplo os sinônimos: cair, derramar, derrubar, decair e afundar. É muito útil saber os sufixos e prefixos das palavras, boa parte das palavras desconhecidas são na verdade derivadas de palavras conhecidas.
-
Phrasal verbs e expressões. Um phrasal verb como "think trough" pode ser desconhecido, mas as palavras "think" e "trough" não. No exemplo, sabendo-se que a primeira é "pensar" e a segunda é "através" , deduz-se que o phrasal verb é "pensar bastante" . O "através" do phrasal verb indica o processo de passar por etapas ou métodos enquanto se esta pensando. Em inglês também é muito comum as palavras formadas por duas outras palavras, como "sunrise" . Se "sun" é Sol e "rise" é subir, então "sunrise" é subir do Sol, ou nascer do Sol.
-
Voz passiva ou ativa? A voz passiva ou ativa não interfere nos fatos! Algumas vezes as respostas podem estar erradas porque inverteram o sujeito e o objeto, ou porque inverteram causa e consequência. Em questões de múltipla escolha esta também é uma coisa muito comum, algumas alternativas invertem a causa e a consequência, ou trocarem o sujeito pelo objeto e vice-versa.
-
Espaços para completar? Algumas questões de múltipla escolha oferecem alternativas para completar uma frase ou diálogo. Se uma alternativa é gramaticalmente incorreta, como um verbo no tempo errado ou um substantivo onde deveria haver um advérbio, então a alternativa é certamente errada. Mas nem toda alternativa gramaticalmente correta é a alternativa correta! Nesses casos, o importante é o contexto, as frases seguintes e anteriores precisam ser levadas em consideração para saber qual das alternativas é a correta.Publicidade
Dicas
- Em questões dissertativas não é preciso escrever um parágrafo inteiro, inclusive porque respostas muito grandes correm o risco de perder pontos por incluir argumentos ou explicações extras indevidas, ou misturar argumentos e conclusões ou inverter a ordem original do texto. Se as perguntas pedem respostas em português, não perca tempo copiando frases em inglês do texto.
- Em questões de múltipla escolha sempre há alternativas que aparentemente parecem corretas, mas lendo atentamente não são. Por exemplo: uma das alternativas pode dizer "O estudo concluiu que ... não prejudica ..." , quando na verdade, no texto é dito que sim, que prejudica. Pode perguntar "Qual a profissão ..." e nas alternativas aparecem atividades mencionadas no texto, como esportes, frequentar uma universidade, uma empresa, entregar encomendas, mas todas elas estavam em outro contexto, podem ser coisas que eram apenas uma atividade que foi feita no passado, que é desejada para o futuro, que uma outra pessoa faz ou que a pessoa fez apenas durante um fim de semana, etc, quando somente uma dessas atividades é, de fato, a resposta da pergunta. Outro tipo de alternativa errada muito comum é aquela que mistura a conclusão real do texto com opinião pessoal, muitas vezes uma opinião pessoal conclui algo diferente do que é concluído no texto e esta lá numa alternativa que parece correta.
- Assunto do texto? . O título é uma dica, é muito comum o título resumir tudo que se fala no texto. Os parágrafos de introdução e de conclusão também são bons lugares para se identificar o assunto. O assunto num texto não deve ser muito grande e nem pequeno demais, por exemplo: se um texto trata de crianças e atividades físicas e saúde, o assunto principal não são os pais, o comportamento dos pais, a escola ou se as crianças são mais ou menos agressivas, o principal seria a saúde das crianças que praticam atividades físicas ou se as atividades físicas são benéficas para as crianças.
- Exames internacionais . O mesmo processo para responder questões de vestibular é válido para os exames internacionais, a única diferença é que todas as respostas tambem estarão em inglês.
Publicidade
Avisos
- Estes Passos não são essenciais numa questão, pois são processos muito mais inconscientes do que conscientes durante a prova.
Publicidade
Referências
- A Unicamp publica provas comentadas todos os anos, descrevendo detalhadamente o grau de dificuldade de cada questão e os erros mais comuns que foram encontrados na correção das provas.
- Metodologia de ensino da Cultura Inglesa.
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 76 279 vezes.
Publicidade