PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

Ter percepção sobre os sentimentos e pensamentos de outras pessoas é uma habilidade importante que o ajudará nos relacionamentos interpessoais. Embora cada pessoa seja diferente, somos todos iguais. Aqui você entenderá como reconhecer até as dicas mais sutis.

Método 1
Método 1 de 4:

Estabelecendo um padrão

PDF download Baixe em PDF
  1. Para conseguir interpretar alguém, você precisar conhecer bem a pessoa. Conhecendo alguém pessoalmente, você terá uma ideia melhor do que ela gosta e não gosta, quais são seus hábitos e quais são suas características inatas.
    • Por exemplo, você pode ter um amigo que é normalmente muito inquieto. Dessa forma, isso pode não ser um sinal de que ele está mentindo ou está nervoso. Se não se conhecessem, você diria que ele está nervoso ou ansioso, mas não é o caso, ele já é assim.
    • Preste atenção aos hábitos dos outros. Eles mantém contato visual o tempo todo? Suas vozes mudam quando estão nervosos? Quando estão preocupados, transmitem isso? Isso poderá ajudá-lo a aprender a prestar atenção quando tentar interpretar as pessoas.
  2. Quando estiver interpretando alguém, deve estar olhando e ouvindo. Você não deve dominar a conversa. Faça sua pergunta e deixe rolar. Relaxe.
    • Será melhor fazer perguntas curtas, diretas ao ponto e pertinentes. Se disser “Como vai sua família?”, a pessoa poderá divagar muito e você não vai conseguir o que quer. Se disser “Que livro você está lendo?” poderá conseguir mais informações pessoais.
  3. Alguém que normalmente é carinhoso, mas que não parece fisicamente presente e parece não querer aproximar-se de ninguém está com algum problema. Assim que perceber como a pessoa se comporta no dia a dia, compreenda o que estiver fora do comum.
    • Se algo não estiver encaixando, pergunte o motivo, pelo menos inicialmente. A pessoa pode estar somente cansada, ter brigado com o marido ou com o chefe, ou estar passando por algum probleminha pessoal. Não ache que é um reflexo de seu relacionamento com a pessoa antes de descobrir todos os detalhes.
  4. Perceber uma pista de alguém não é o suficiente para chegar a uma conclusão. Afinal de contas, alguém pode estar se afastando de você simplesmente porque a cadeira dela não é confortável. Se estiver focando muito nos sinais não verbais, analise três ou quatro sinais antes de começar a tirar conclusões.
    • Tente pegar pistas pelas palavras, pelo tom de voz, pelo corpo e pelo rosto. Assim que conseguir alinhar todos os sinais, pode ser mais seguro para concluir. Mas é claro, uma boa forma de ter certeza sobre sua conclusão é ser direto e perguntar.
  5. Como um mero mortal, você não é infalível. Quando você vê algo bonito, tem muitas chances de gostar. Se estiver usando um lindo terno italiano, você provavelmente irá confiar. Você deve? Não necessariamente.
    • As pessoas normalmente pensam em pessoas perigosas como bêbados pela rua, sujos e carregando uma faca. Na realidade, a maioria dos psicopatas é charmoso. Embora isso seja algo quase impossível de controlar, lembre-se que seu subconsciente diz para você julgar um livro pela capa, sendo que essa não é a opção mais segura.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 4:

Preste atenção à linguagem corporal

PDF download Baixe em PDF
  1. A linguagem corporal pode dizer muito sobre o que alguém está sentindo, principalmente se estão confortáveis. Pode ser um reflexo do assunto em questão ou um problema interpessoal. Aqui estão algumas dicas que indicam o nível de conforto de uma pessoa.
    • Dicas de linguagem corporal positiva ou confortável:
      • Inclinação para a frente.
      • Braços e pernas relaxados.
      • Contato visual.
      • Sorriso que não pareça forçado.
    • Dicas de linguagem corporal negativa ou desconfortável:
      • Inclinação para trás.
      • Braços e pernas cruzados.
      • Braços e pernas em movimento, batidinhas nervosas com os dedos ou com a perna, por exemplo.
      • Olhar distante enquanto fala.
  2. Você também deve prestar atenção a expressões faciais transitórias. Olhe para a pessoa atentamente para verificar pequenos movimentos da boca que possam demonstrar o que ela realmente está pensando. Por exemplo, uma pessoa pode sorrir para você, mas se os lábios dela se contraíram, significa que ela está pensando em algo negativo.
    • Qualquer coisa contraída ou tensa, mesmo por um segundo, pode ser um sinal. A sobrancelha enrugada, um maxilar tenso, todos são sinais de ansiedade.
    • Se os olhos da pessoa fecham-se por mais tempo do que uma piscada normal, ela provavelmente está pensando e tendo um momento para entender a situação. Normalmente é o sinal de alguém que está perdendo o controle, seja delas mesmas ou da situação.
  3. Por exemplo, se uma pessoa costuma abraçá-lo quando o vê, mas não faz isso, pode significar que está tenso em relação a você. Da mesma forma, pense em outras coisas como um aperto de mão fraco, que pode indicar nervosismo ou indecisão.
    • O toque é um item difícil. Cada pessoa tem uma ideia diferente em relação a isso e só porque alguém toca você, não quer dizer que a pessoa está interessada. Se estiver curioso a respeito disso, monitore a pessoa e veja como ela age normalmente quando está perto de outras pessoas.
  4. Isto pode estar relacionado ao estado de espírito dela. Por exemplo, se uma pessoa mantém uma grande distância física, pode significar que ela não quer ser vulnerável ou íntima. Também pode significar que ela está com pressa! É preciso ter cuidado.
    • Algumas pessoas não ficam confortáveis em manter certa proximidade com as pessoas, independentemente da situação. Portanto, quando alguém mantém distância não quer dizer sempre que é algo relacionado a você. O mesmo vale para o oposto, cada pessoa tem um conceito a respeito de distância. Se alguém está desrespeitando o seu, pode nem estar percebendo isso.
  5. 5
    Considere a relevância cultural da linguagem corporal. O contexto cultural da pessoa afetará sua linguagem corporal, suas expressões faciais e seu nível de proximidade física. É importante levar essas características em consideração quando se tenta interpretar as pessoas. Você não quer tirar conclusões erradas sobre alguém porque fez uma interpretação enviesada. [1]
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 4:

Percebendo as dicas vocais

PDF download Baixe em PDF
  1. A voz de alguém pode dizer muito sobre o que a pessoa está sentindo. Procure inconsistências no tom de voz ou no volume. A pessoa parece feliz e nervosa? Provavelmente, está tentando encobrir algo.
    • Preste atenção ao volume. A pessoa está falando mais alto ou mais baixo do que o normal?
    • Veja se a pessoa está hesitando, dizendo “Um” ou “Ahn” frequentemente. Se for o caso, ela pode estar nervosa, mentindo ou tentando ganhar tempo.
    • Veja se o tom de voz transmite alguma emoção que a pessoa não está demonstrando claramente. Por exemplo, a pessoa parece sarcástica ou brava? Ela pode sentir a necessidade de tratar a situação de forma passiva. Se for o caso, é melhor deixar tudo claro.
    DICA DE ESPECIALISTA

    Dan Klein

    Coach de Improviso
    Dan Klein é um especialista em improviso que estuda no Departamento de Teatro e Estudos de Performance da Stanford University, assim como na Stanford's Graduate School of Business. Dan ensina sobre improviso, criatividade e storytelling a estudantes e organizações do mundo todo há mais de 20 anos. Formou-se na Stanford University em 1991.
    Dan Klein
    Coach de Improviso

    Procure contradições entre palavras, tom de voz e linguagem corporal. Nesses casos, as palavras representam apenas 7% daquilo que o interlocutor recebe. Por exemplo, quando as pessoas notam uma contradição entre as palavras e o tom de voz, elas prestam mais atenção no tom de voz. Os gestos também chamam mais atenção que as palavras.

  2. As respostas curtas podem significar que a pessoa está frustrada ou ocupada, enquanto as longas podem indicar que a pessoa está interessada e feliz com a conversa.
  3. Quando as pessoas falam, sempre há um processo atrás do conteúdo. Se alguém disser a você “Você está namorando outra dentista?”, o uso da palavra “outra” indica que, na verdade, a pessoa está dizendo “Você acabou de namorar uma dentista e não deu certo, agora você está namorando outra?”.
    Publicidade
Método 4
Método 4 de 4:

Interpretando as pessoas em contextos diferentes

PDF download Baixe em PDF
  1. Em um encontro, você deve ter certeza de que a pessoa está interessada em você. É comum que as pessoas (homens e mulheres) pareçam interessadas quando estão sendo apenas sociáveis. Fique alerta.
    • Preste atenção à linguagem corporal, a pessoa está se inclinando para a frente? Tem uma linguagem corporal relaxada, não está com os braços cruzados ou com os ombros tensos? Esses são bons sinais de que a pessoa está confortável e interessada em você.
    • Em um encontro, tente ver quanto a pessoa fala e se está engajada na conversa. Se ela está interessada, inclinará para a frente, acenar com a cabeça quando você falar e fazer perguntas.
    • Veja se a pessoa está sorrindo. Se ela parecer tensa e não sorrir durante todo o encontro, pode estar desconfortável.
    • No final do encontro, veja como a pessoa o aborda. Este é o momento em que costuma acontecer as interação com toque. A pessoa o beija ou o abraça? Fica longe? Você conseguirá ter alguma ideia de como a pessoa se sente em relação a você.
  2. As entrevistas de emprego são estressantes e pode ser difícil saber se teve um bom resultado. Tente procurar movimentos corporais positivos para saber se a entrevista teve um bom resultado. Saiba que, nesse contexto, ambas as partes estão em alerta para boas impressões, portanto as informações que conseguir podem não ser tão precisas.
    • Novamente, você precisa verificar se o entrevistador está passando uma linguagem corporal positiva, como inclinar-se em sua direção e fazer perguntas. Esses sinais indicam que a pessoa está interessada em você e no que estiver dizendo.
    • Se seu entrevistador estiver mexendo em papéis ou olhando para a tela do computador ou celular, ele pode estar perdendo o interesse. Tente recapturar sua atenção se parecer que ele está impaciente ou entediado.
    • Quando sair, veja como o entrevistador se despede de você. Ele dá um aperto de mão forte e um sorriso sincero? Estes são bons sinais de indicam que a entrevista deu certo.
  3. Um dos motivos mais comuns para querer interpretar as pessoas é descobrir se ela está mentindo. Quando procurar isso, preste atenção à linguagem corporal e as pistas relacionadas ao nervosismo.
    • Veja se a voz da pessoa muda ou se ela começa a mudar a linguagem corporal repentinamente. Por exemplo, se seu esposo normalmente a abraça e a toca muito mas, de repente, para de fazer isso quando você perguntar sobre algo, pode estar mentindo.
    • Veja se a pessoa mantém um contato visual constante. Se a pessoa olha para o outro lado ou vira o corpo, pode estar mentindo.
    • Veja se a pessoa para de usar a palavra “eu”. As pesquisas mostram que, às vezes, quando as pessoas querem se distanciar de uma mentira, evitam usar a palavra “eu” e fala de si próprias na terceira pessoa (por exemplo, “Este cara adora um jogo de futebol”).
    • Veja se a pessoa está dizendo algo elaborado e detalhado demais. Às vezes, quando as pessoas mentem, ensaiam uma história antes. Se for o caso, perceba se a história parece ensaiada ou enfeitada demais.
    • A pessoa costuma ficar inquieta e mover-se muito. Esta é a dica final de que a pessoa está nervosa. Se a pessoa mover-se demais, balançar os pés, morder um lápis, pode significar que está mentindo.
    Publicidade

Dicas

  • Tentar entender as coisas por meio da linguagem corporal e outras dicas até ajuda, mas se realmente precisar saber de algo, pergunte diretamente à pessoa.
  • Lembre-se que a linguagem corporal pode variar entre as pessoas. Algumas pessoas sentem-se mais confortáveis quando estão com os braços cruzados, portanto isso pode não ser um sinal de que esteja confortável ou de que esteja distanciando-se.
  • Se quiser aprender a identificar sinais de mentiras ou enganos, veja as crianças quando estão tentando mentir. Eles usam métodos comuns que o ajudarão a identificar os mesmos sinais nos adultos com mais facilidade.
Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 37 840 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade