Baixe em PDF
Baixe em PDF
“Duvido” (também conhecido no Brasil como “desconfio”) é um jogo de cartas para jogar em grupo no qual você deve se livrar de todas as cartas de sua mão usando muita coragem e um pouco de blefe! É um jogo muito divertido! Apenas tome cuidado para não cair em uma mentira!
Passos
-
Embaralhe e distribua um baralho de 52 cartas. As cartas devem ser distribuídas igualmente entre os jogadores. O numero ideal de jogadores para este jogo varia de 3 a 6 para não prolongar ou complicar demais a brincadeira. No entanto, é possível jogar com até 10 pessoas. Alguns jogadores vão acabar com mais ou menos cartas que outros, mas isso não afetará o resultado do jogo. Antes de começar, lembre-se de que seu objetivo principal é se livrar de todas as suas cartas antes de qualquer pessoa.ref> http://www.52pickup.net/card-games/bullshit/ </ref>
-
Decidam quem vai primeiro. Pode ser quem dá as cartas, a pessoa que tem o Ás de espadas, o dois de paus ou quem tem mais cartas (caso a distribuição não tenha sido igual para todos). Esta pessoa desce uma carta (ou várias) na mesa, com a face escondida, e diz ao outro jogador que tipo de carta acabou de usar. [1] X Fonte de pesquisa
-
Continue descendo as cartas na mesa no sentido horário e em ordem crescente. Por exemplo, se o primeiro jogador desce um ou mais Ases, o próximo jogador deve descer um ou mais Dois, o terceiro deve descer Três ou mais Dois e assim por diante. Quando for a sua vez e você descer as cartas, você deve dizer, “Um ás”, “Dois dois” ou “Três reis" e assim por diante. Talvez você não tenha as cartas que devem ser jogadas, mas não tem problema: a parte divertida está em blefar! [2] X Fonte de pesquisa
- Se você não tem nenhuma das cartas, é melhor não descer três cartas em um blefe e, muito menos, quatro! Se você disser que desceu 3 cartas que não tem, é muito provável que um jogador possa ter 2 dessas cartas e, portanto, vão saber que você está blefando e falar “duvido!”.
- Você também pode se fingir de bobo. Digamos que seja a sua vez de descer Damas e você tem duas delas. Diga “o que eu tenho que descer mesmo?” e finja que está confuso, enquanto olha pelas suas cartas antes de descê-las. Seu objetivo é fazer com que elas acreditem em você quando estiver blefando e que duvidem quando estiver falando a verdade.
-
Diga “duvido!” para todas as pessoas que você acha que estão mentindo. Se você sabe que alguém está mentindo porque tem as cartas na sua mão, ou porque estão ficando com poucas cartas, ou porque você simplesmente acha que eles não estão falando a verdade, diga “duvido!” depois que a pessoa colocar as cartas na mesa e anunciar o que são. Isto implica uma acusação e uma revelação, em que a pessoa que acabou de jogar deve mostrar para todos da mesa as cartas que acabou de descer.
- Se as cartas não forem as que o jogador disse que eram e a pessoa que disse “duvido!” estava certa, o jogador que blefou leva consigo todas as cartas do monte e fica com todas na mão.
- Se as cartas são o que o jogador disse que eram e o acusador estava errado, todas as cartas do monte vão para a mão do acusador. Se duas ou mais pessoas falam “duvido!” e estão erradas, o monte é dividido entre elas.
-
Continue o jogo mesmo depois de alguém falar “duvido!”. Outra rodada deve começar com a última pessoa que jogou. Enquanto o jogo progride, fica mais difícil se safar das mentiras durante a rodada, principalmente se a quantidade de cartas que você tem em mãos vai diminuindo. No fim, tudo vai ser uma questão de sorte e de quão boa sua cara de blefe é. Apenas tente não fazer nenhuma jogada muito arriscada e não diga "duvido!", a não ser que você tenha certeza de que a pessoa jogando estava mesmo mentindo sobre as cartas.
-
Ganhe o jogo descendo todas as cartas na sua mão. Uma vez que uma pessoa desceu todas as cartas, ela será a vencedora. É óbvio que a maioria das pessoas vai dizer “duvido!” na última jogada, mas você pode se dar bem se fizer sua ultima jogada de maneira rápida e sutil ou falando "duvido!" na pessoa antes de você com a esperança de poder começar a próxima rodada. “Duvido” é um jogo de estratégia. Quanto mais você joga, melhor fica.
- Depois que um jogador ganhar, você pode continuar jogando até que sobre apenas duas ou três pessoas.
- Caso tenha apenas uma carta sobrando, não anuncie para todos e nem deixe que as pessoas saibam que você está quase ganhando.
- Você também pode traçar uma estratégia mais arriscada: se tiver apenas uma carta sobrando, finja que está contando e diga "Nossa, que bom! Tenho um Três.” A estratégia pode até falhar, mas você certamente chamará a atenção de seus amigos.
Publicidade
-
Jogue com um ou mais decks embaralhados. Isto é uma boa ideia se você está jogando com cinco ou mais pessoas. Fará com que o jogo dure mais e será mais difícil saber quem está realmente blefando. [3] X Fonte de pesquisa
-
Mude a sequência das cartas. Em vez de jogá-las em ordem crescente, jogue em ordem decrescente. Comece com Dois, depois Ás, depois Reis, Damas e assim por diante. Você também pode jogar com a próxima carta mais alta ou a carta mais baixa da pessoa que foi antes de você. Assim, se a pessoa desce um Nove, você pode descer um Dez ou um Oito. [4] X Fonte de pesquisa
- Também é possível deixar que o próximo jogador desça a mesma carta que o jogador anterior, ou a próxima carta mais alta ou mais baixa. Assim o jogo pode ficar mais fácil e os jogadores podem descer cartas sem precisar blefar toda hora.
- Outra variação bem fácil é jogar de acordo com os naipes e desconsiderar os números e figuras.
-
Deixe os jogadores descerem mais cartas do que falaram que tinham. Esta regra deve ser decidida antes do jogo começar para evitar trapaça. Se a regra está valendo, o jogador pode dizer que está descendo três cartas, por exemplo, mas está escondendo uma. Você pode falar “duvido!” neste jogador para ver se ele está colocando o número certo de cartas. Se ele mentiu, terá que pegar todas as cartas do monte. [5] X Fonte de pesquisa
-
Deixe os jogadores descerem cartas quando não for o turno deles, com exceção do jogador mais recente. Sigam as mesmas regras, mas qualquer um pode descer cartas se o jogador da rodada demorar demais.
-
Permita que pessoas com quatro cartas do mesmo valor as descartem no turno delas. Elas precisam dizer qual o valor das cartas. Isso ajuda a agilizar o jogo. Digamos, por exemplo, que você tenha 3 noves. Diga duvido quando alguém descartar um nove e, na sequência, descarte os seus. Isso é especialmente eficiente se a pilha possuir 3 cartas, menos o nove. O número de cartas em sua mão acaba caindo. Assim que esse valor for descartado, pule para o próximo. Se alguém descartou todos os noves, você poderá buscar descartar setes, oitos, etc..Publicidade
Dicas
- Se blefar e não for descoberto, você pode provocar seus amigos, se quiser que eles saibam que você estava mentindo. Isto pode deixar o jogo mais divertido.
- Você não precisa deixar suas cartas organizadas como um leque, principalmente se está perto de ganhar. Deixe em segredo o número de cartas que você tem.
- Ganhar muitas cartas quando alguém pega sua mentira não é necessariamente algo ruim: você provavelmente vai ter um pouco de todas as cartas e não terá muito a perder. Portanto, você pode se arriscar mais. Diga bastante a verdade ou minta bastante, pois, de qualquer maneira, você tem muitas cartas!
- Uma tática boa é distrair o outro jogador enquanto estiver no seu turno. É justo desviar a atenção do jogadores do que você está fazendo, e isso pode acabar ajudando sua jogada.
- Pode parecer óbvio, mas SEMPRE diga “Duvido" para o jogador que desceu a(s) última(s) carta(s). Muitas vezes, as pessoas mentem na última jogada. Se você estiver errado, elas vão ganhar de qualquer jeito. Mas se estiver certo, você poderá continuar jogando e o jogador provavelmente vai perder.
Publicidade
Avisos
- Esteja preparado para um jogo longo, principalmente se tiver muitos jogadores.
- Mantenha sempre o bom humor, mesmo que alguém descubra o seu blefe. Este jogo pode fazer as pessoas perderem o controle se ficarem muito sérias ou se recusarem a admitir o blefe.
Publicidade
Materiais Necessários
- Um baralho de 52 cartas.
- 3 ou mais jogadores.
Referências
Publicidade