PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

O futebol é um esporte divertido e competitivo, além de ser o mais praticado em todo o mundo. Às vezes, é chamado de “The Beautiful Game” (O Belo Jogo) pela sua mistura de técnica, jogo de equipe e contribuições individuais. Caso esteja interessado em jogar futebol, aprenda as regras básicas e treine os fundamentos do esporte; dedique-se muito, divirta-se e tenha sempre uma bola de futebol em mãos!

Parte 1
Parte 1 de 3:

Desenvolvendo as habilidades básicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Aprenda a controlar a bola enquanto se movimenta pelo campo. Para que sua equipe mantenha a posse de bola, é fundamental saber carregá-la; isso se resume a encostar nela com força suficiente para levá-la para frente, mas sem excessos, para que ela não saia de seu controle. [1]
    • Carregue-a com a parte interna do pé, (a “chapa”, na região do dedão do pé), ou com a parte externa. Para os iniciantes, a primeira técnica deverá ser mais simples.
    • Aprenda a controlar a bola nas mais diferentes velocidades. Depois de deixar o defensor para trás, a movimentação será bem mais diferente do que quando o adversário estiver em sua frente.
  2. Watermark wikiHow to Jogar Futebol
    Desenvolva o passe . Basicamente, esse fundamento se resume a colocar a bola onde você deseja; para fazer o passe, é preciso chutá-la com a parte interna do pé (de “chapa”), de forma que ela não tenha tanta força, mas sim uma maior precisão. Ao aperfeiçoar o fundamental do passe básico, você poderá tentar outros tipos. [2]
    • Realize o passe deixando os dedos do pé apontados para cima, com o calcanhar no chão.
    • Antecipe em que lugar o seu companheiro estará. Caso ele esteja correndo, o passe deverá ser feito com mais força, para frente, de forma que ele continue correndo até a bola.
    • Para proteger a bola, use a parte interna do pé, mas vire-a mais para frente (um ângulo de 45° na direção do alvo, em vez de quase 90° ao atingir a bola.
    • O passe de “três dedos” exige mais treino, já que você precisa bater na bola com a parte externa do pé, com a perna indo de um lado a outro.
  3. Watermark wikiHow to Jogar Futebol
    Aperfeiçoe sua capacidade de finalização . Quando estiver perto da meta do adversário, é necessário ter precisão, usando o ponto certo da “chapa” do pé, como se fosse um passe. No entanto, como você poderá estar mais longe do gol, você deve aplicar mais força (mas sem deixar a precisão de lado) ao mesmo tempo. [3]
    • Atinja a bola na parte do meio dos cadarços da sua chuteira, mantendo o pé apontado para o chão. Termine o movimento ainda com ele apontado para o chão.
    • Use os quadris para ajustar o corpo ao chute. Leve o pé com força para frente, para dar mais rapidez à bola, fazendo o movimento completo.
  4. Watermark wikiHow to Jogar Futebol
    Impedir que os adversários façam gols é uma conquista por muitas vezes subestimada no futebol. Há três aspectos básicos que devem ser relembrados ao defender-se contra um jogador no futebol: [4]
    • Não seja enganado se um adversário for para uma direção, mas acabar fingindo e ir para outra, além de tentar dribles, fintas e outras formas de ludibriá-lo. O importante é sempre estar de olho na bola.
    • Fique sempre entre a bola e o gol, ou seja, nunca deixe-a passar.
    • Assim que o atacante tocar na bola para manter o controle dela, você precisa dar o bote para tentar roubá-la ou tirá-la de seu controle. É a antecipação do movimento do rival, uma habilidade importante para atrapalhar e obter a posse de bola.
    Publicidade
Parte 2
Parte 2 de 3:

Jogando de acordo com as regras

PDF download Baixe em PDF
  1. A partida é vencida ao marcar mais gols do que o adversário; o gol se caracteriza por colocar a bola além da linha delimitada pelas balizas, protegida pelo goleiro. A bola precisa passar completamente, não apenas uma parte. [5]
    • Os goleiros, quando na própria grande área, são os únicos que podem utilizar os braços e mãos para tocar na bola. Jogadores de linha não podem levar a mão e o braço à bola; as outras partes do corpo são permitidas.
    • O tempo regulamentar de um jogo é de 90 minutos, divididos em dois tempos de 45 minutos cada.
  2. Cada equipe terá 11 atletas em campo para iniciar a partida; elas podem ser alteradas de acordo com o que o técnico preferir (ao mudar o esquema tático), mas o “padrão” é ter quatro defensores (dois zagueiros e dois laterais), quatro meio-campistas, dois atacantes e o goleiro. [6]
    • Os zagueiros ficam atrás da linha do meio-campo, com o objetivo de evitar que o adversário marque gols. Além disso, precisam tirar a bola de perto do gol em momentos de perigo, e são fisicamente maiores do que os outros atletas. Os laterais têm responsabilidade defensiva e ofensiva, precisando ajudar na marcação e apoiar o ataque com cruzamentos, passes e chutes.
    • Os meio-campistas também devem ajudar na defesa e no ataque, armando boas jogadas com passes precisos para fazer o gol, além de evitar que os adversários consigam pegar a defesa totalmente exposta.
    • Os atacantes são os jogadores com mais oportunidades de marcarem gols. Os que jogam pelas pontas precisam ser rápidos e ágeis, com bom passe e chute, enquanto os que ficam no meio da área (os centroavantes) precisam saber chutar com força e precisão, proteger a bola e devem ter bastante força física.
    • O goleiro protege a meta e, como dito anteriormente, é o único que pode utilizar as mãos (na própria grande área, apenas). Ele precisa ser ágil, flexível, antecipando rapidamente a direção da bola e ter boa comunicação.
  3. Todos os jogadores de cada time devem estar no próprio campo nesse momento; assim que o juiz apitar, os atletas podem se movimentar livremente, apenas tomando cuidado para não ficarem em impedimento. [7]
    • O time que vencer o cara ou coroa, antes do início do jogo, pode escolher o campo que defenderá no primeiro tempo, ou dar a saída com a bola; ao escolher a última opção, o adversário (que perdeu o sorteio) terá a oportunidade de escolher o lado do campo.
  4. Quando a bola sai do campo através de uma das linhas laterais, ocorre a cobrança de um arremesso lateral por parte da equipe que não tocou por último na bola. A execução deve ser feito no local em que ela saiu do campo. [8]
    • O jogador pode tomar impulso para bater o lateral, mas deve parar antes de entrar no campo e soltar a bola perto do local em que ela saiu.
    • Para que a cobrança seja válida, o jogador precisa levar a bola para trás da cabeça usando as duas mãos, e arremessando após passá-la sobre a cabeça.
    • Não é permitido que o atleta tire os pés do chão ao realizar o movimento.
  5. Quando a bola passa da linha de fundo e foi tocada por um jogador da equipe defensora por último, o time que estiver atacando poderá cobrar um tiro de canto (escanteio). [9]
    • Por outro lado, se a bola sair pela linha de fundo, mas o último toque foi de um jogador de ataque, o time na defesa deve cobrar um tiro de meta, colocando-a dentro da pequena área para repor a bola em jogo.
  6. Ela existe para que os times não fiquem com jogadores “plantados” na área adversária o tempo inteiro. O impedimento ocorre quando, no momento do passe, o jogador de ataque que recebe a bola está atrás do último defensor adversário (excluindo o goleiro) [10] . No entanto, se no momento do passe, o jogador que receber a bola ainda estiver no próprio campo (mesmo que na frente de todos os atletas do outro time), não há impedimento.
    • Nunca há impedimento em cobranças de lateral, escanteio e tiro de meta.
    • Quando marcado o impedimento, a equipe adversária recebe a posse de bola.
  7. O primeiro tipo permite que o jogador chute a bola para o gol sem que qualquer outro companheiro de time toque na bola antes; no segundo, é preciso que um colega toque na bola antes que ela entre, para que o gol seja válido (ou fazer um cruzamento para que alguém marque o tento, por exemplo). [11]
    • Os tiros livres diretos ocorrem quando há uma falta cometida pelo adversário (seja por contato ou por mão na bola), enquanto os indiretos são marcados pelo juiz quando há outros tipos de infração (jogada temerária, como entrar com o pé alto em disputa de bola, ou quando o goleiro agarra a bola com a mão em um recuo com o pé de um companheiro).
    • Quando um tiro livre indireto é assinalado, o árbitro ficará com uma mão erguida até que a bola seja tocada por um segundo jogador.
  8. Nessa cobrança, todos os outros jogadores, com exceção do goleiro e do atleta que cobrará o pênalti, deverão ficar fora da área. O goleiro pode se movimentar lateralmente sobre a linha do gol. [12]
    • Na cobrança, a bola é colocada na marca de pênalti. Após ser atingida, a bola está “viva”, ou seja, poderá ser recuperada por qualquer time se bater na trave ou o goleiro espalmar. Apenas o jogador que cobrou o pênalti não poderá pegar o rebote se ela atingiu a trave.
    • Qualquer atleta pode bater o pênalti, não apenas o que sofreu a falta dentro da área.
  9. O juiz poderá mostrar o cartão amarelo como forma de “aviso” para o jogador; ao tomar dois amarelos, o atleta recebe também o cartão vermelho, ou seja, é expulso do jogo. As infrações a seguir podem fazer com que você leve um cartão amarelo: [13]
    • Praticar jogadas perigosas, como tentar chutar a bola perto da cabeça de um adversário ou entrar de sola.
    • Praticar obstrução de forma ilegal. Isso é caracterizado quando um jogador fica, intencionalmente, em uma posição entre a bola e o adversário quando já estiver fora da disputa de bola.
    • Fazer uma falta dura no goleiro adversário.
    • Quando houver um recuo de bola e o goleiro colocar a mão nela.
    • Cometer falta em um contra-ataque (mesmo que não seja violenta).
    • O goleiro demorar mais do que seis segundos para fazer a reposição de bola.
    • Fazer “cera”, ou seja, demorar para cobrar uma falta ou tiro de meta, por exemplo.
  10. Saiba o que pode ser punido com um cartão vermelho, algo que pode acontecer mesmo se o atleta não houver recebido um cartão amarelo anteriormente. Geralmente, a expulsão ocorre quando um mesmo jogador leva dois cartões amarelos; no entanto, se uma das ações abaixo acontecer, o juiz poderá exibir o vermelho diretamente. Algumas delas são: [14]
    • Chutar outro jogador intencionalmente.
    • Entrar de carrinho e fazer contato com o adversário.
    • Puxar a camisa de forma acintosa.
    • Fazer uma falta por trás.
    • Passar o pé no adversário.
    • Atingir, empurrar, segurar ou cuspir em um jogador.
    • Colocar a mão na bola (jogadores de linha, ou o goleiro quando fora de sua própria área).
    • Quando o jogador é expulso após receber dois cartões amarelos ou um vermelho, ele não pode ser substituído, deixando a equipe com um atleta a menos (10 contra 11, por exemplo).
    Publicidade
Parte 3
Parte 3 de 3:

Desenvolvendo seu estilo e habilidade

PDF download Baixe em PDF
  1. Algumas estimativas mostram que jogadores profissionais de futebol correm de 9,5 a 13 km durante uma partida de 90 minutos; é bastante tempo em movimentação, e grande parte será feita sem a bola. Aprenda como encontrar espaço, como correr para o lugar em que seus companheiros esperam que esteja e como deixar para trás um defensor que está marcando-o. [15]
  2. Ela deve ser atingida bem com o meio da testa, nunca com o “cocuruto”. Ao se ajeitar para cabeceá-la, não erga a cabeça para trás; isso deve ser realizado com a parte superior do tronco. Dessa forma, a testada terá mais força e não haverá desgaste do pescoço; a bola deve ser atingida por você, e não o contrário. [16]
    • Em partidas de crianças, as cabeçadas estão sendo proibidas devido às crescentes preocupações com as concussões e lesões no pescoço. Portanto, se o jogo for apenas para se divertir, discuta com seus amigos se as cabeçadas serão válidas.
  3. Treine embaixadinhas usando os pés e o corpo. Essa é uma ótima maneira de desenvolver o controle de bola, mesmo que não sejam utilizadas durante as partidas, se tornando um bom exercício. [17]
    • Por exemplo: ao receber um passe aéreo, você deve matá-la no peito diretamente para os pés, obtendo controle dela rapidamente; as embaixadinhas podem permitir um melhor controle quando isso ocorrer no jogo.
    • As embaixadinhas melhoram o seu domínio; ao saber exatamente o movimento a ser feito, é muito mais fácil saber como “matar” a bola. O primeiro toque nela é importantíssimo no futebol.
  4. É fundamental saber carregar, passar e chutar a bola com o outro pé; bons zagueiros vão marcá-lo de forma que não consiga empregar o pé “bom” para fazer as jogadas, forçando com que utilize o outro para passar e chutar. Caso tenha dificuldade em fazer isso, sua desvantagem será bem maior. [18]
    • No treino, experimente usar o pé “ruim” ao dominar a bola ou ao chutar. O corpo tem “memória muscular” e se acostumará ao desenvolvimento de habilidade com esse outro pé.
  5. É preciso aprender a bater escanteios diretamente no meio da grande área, uma bola aérea, para que um companheiro consiga cabeceá-la (ou até chutar). As faltas podem ser batidas rapidamente, com um passe, e também cobradas para a área ou chutadas diretamente para o gol, dependendo do local da infração. [19]
    • Os escanteios são cobrados de um dos quatro cantos do campo, de acordo com o local da linha de fundo em que a bola saiu. As faltas podem ocorrer em qualquer ponto do campo; quando são marcadas dentro da grande área, é determinada penalidade máxima.
    • Os escanteios geralmente são batidos de chapa, e muito raramente de três dedos, dependendo do pé “bom” do jogador e o lado do campo.
    • A falta também pode ser batida dessas duas formas, além do chute “de bico” (com a ponta do pé) ou simplesmente tocando a bola para um companheiro.
  6. Tente desenvolver uma maneira própria, que seja adequada para você; gosta de aplicar dribles nos adversários? Prefere ganhar deles na velocidade? Usa bem o corpo para dominar a bola na área e chutar para o gol? Ou gosta de ficar na zaga e desarmar os atacantes? [20]
    • Descubra qual é o seu estilo de jogo, defina objetivos para se tornar um atleta completo em todos os fundamentos e não esqueça de se divertir!
    Publicidade

Dicas

  • Tente melhorar a sua resistência cardiovascular. Correr de uma a uma hora e meia todos os jogos poderá deixá-lo bastante cansado se não estiver em forma.
  • Quando estiver cara a cara com o goleiro, você pode fingir o chute; provavelmente, ele será enganado e pulará para um dos lados. Chute logo depois, mirando um dos cantos.
  • Treine os fundamentos lentamente, no início, e depois aumente a intensidade para desenvolver suas habilidades.
  • Não toque a bola com as mãos, ao menos que seja o goleiro ou esteja cobrando um arremesso lateral!
  • Adote uma alimentação equilibrada para manter bons níveis de energia, que são necessários para continuar praticando atividade física. [21]
Publicidade

Materiais Necessários

  • Bola de futebol.
  • Chuteiras (ao jogar na grama, elas precisam ter travas).
  • Caneleiras.
  • Meias de cano alto.
  • Bermudas ou calças de moletom (elas devem permitir uma boa movimentação).
  • Garrafa d’água.
  • Um campo ou local aberto com bastante espaço.

Sobre este guia wikiHow

Resumo do Artigo X

Para jogar futebol, serão necessários dois times. O objetivo do jogo é marcar mais pontos que o time adversário chutando a bola para o gol deles. Segundo as regras oficiais, cada time tem 11 jogadores e uma partida dura 90 minutos. Para começar, distribua as posições para cada jogador. Cada time deve ter um goleiro, zagueiros, meias e atacantes. Se você é o goleiro, sua função é impedir o outro time de fazer pontos bloqueando a bola e impedindo-a de entrar no seu gol, e você é o único jogador em campo que pode usar as mãos para isso. Se você é da zaga, sua função é ajudar o goleiro, evitando que os oponentes consigam chutar ao gol. Além disso, tente roubar a bola dos jogadores adversários e passar para os meias ou atacantes do seu time. Já como meia, você deverá levar a bola até o gol do outro time. Você correrá o campo inteiro, ajudando na defesa e no ataque para manter a posse de bola com os seus atacantes. E, se você é atacante, sua função é chutar a bola para o gol da equipe adversária para marcar pontos. Quando não estiver jogando, pratique fazer dribles com a bola pelo campo correndo em diferentes velocidades, o que o ajudará a manter a posse de bola de seu time durante a partida. Você também deve treinar seus chutes a gol usando o gol ou cones para se preparar melhor para o próximo jogo. Além disso, tente pedir para um amigo para praticarem juntos, treinando passes e recepção da bola. Se você quer aprender a fazer treinos simulados para melhorar suas habilidades futebolísticas, continue lendo o artigo!

Esta página foi acessada 408 720 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade