Baixe em PDF Baixe em PDF

Modelos do console Playstation 3 que possuem retrocompatibilidade podem rodar normalmente os games do Playstation 2, como se fossem do PS3. Caso o console não aceite DVDs do PS2, é possível encontrar os títulos mais conhecidos na PlayStation Store. Usuários que destravaram o PS3 também poderão rodar jogos da geração anterior, mesmo se o modelo não possuir suporte a eles originalmente.

Método 1
Método 1 de 3:

Usando um Playstation 3 retrocompatível

Baixe em PDF
  1. Os modelos “fat” (os mais “robustos”) são os primeiros PS3 fabricados por volta de 2006, que são os únicos que rodam games do PS2 “de fábrica”, com algumas exceções. As versões “slim” e “super slim” (mais finas e portáteis) não são retrocompatíveis. [1]
    • Caso não possua um Playstation 3 retrocompatível, a única maneira de jogar games da geração anterior – sem realizar o “jailbreak” – é comprando e baixando os títulos disponíveis na PS Store.
    • O “jailbreak” é um processo que permite ao usuário jogar games do PS2 no PS3. Porém, isso invalida a garantia e pode fazer com que você seja banido da PlayStation Network.
  2. Nem todos os modelos “fat” são retrocompatíveis, mas todos os PS3 com capacidade para reproduzir DVDs de PS2 são “fat”. Donos desse modelo do console devem analisar o número de entradas USB na frente do console; quatro portas indicam que ele é retrocompatível. Do contrário – quando o console tiver duas portas –, ele não pode rodar discos da geração anterior.
  3. Encontre um adesivo na parte de trás do Playstation 3 e veja os últimos dígitos; eles representam o modelo do console, sinalizando a presença ou não de retrocompatibilidade: [2]
    • CECHAxx (60 GB) e CECHBxx (20 GB): retrocompatibilidade total do hardware.
    • CECHCxx (60 GB) e CECHExx (80 GB): emulação limitada de games de PS2. Certos jogos podem apresentar problemas.
    • CECHGxx e superiores: não podem rodar DVDs de PS2.
  4. A maioria dos games de PS2 funcionará em PS3 compatíveis, sem defeitos, mas alguns apresentarão algumas limitações, mais comuns nos modelos CECHCxx (60 GB) ou CECHExx (80 GB) (que utilizam a emulação por software em vez da retrocompatibilidade total do hardware).
  5. Caso o jogo seja compatível com o modelo, ele será iniciado como um game de PS3, com a exibição do logo de PS2 e a inicialização.
  6. Assim que o jogo for iniciado, será preciso conectar um controle; pressione o botão PS (entre os analógicos) e assinale o controle à “Entrada 1”. O game reconhecerá o controle DualShock 3 ou SixAxis.
    • Controles de terceiros podem não funcionar corretamente em jogos de PS2. Experimente o controle oficial da Sony caso não funcionem.
  7. Para salvar o progresso dos jogos do PS2, é preciso criar um Cartão de Memória virtual, que o jogo interpretará como um cartão físico. Faça isso a partir da tela inicial (XMB) do PS3.
    • Pressione o botão PS e abra a XMB.
    • Entre no menu “Jogos” e selecione “Utilitário de Cartão de Memória (PS/PS2)".
    • Selecione “Novo Cartão de Memória Interno” e depois “Cartão de Memória Interno (PS2)".
    • Defina o Cartão de Memória para a “Entrada 1”. O game de PS2 poderá acessar o cartão virtual.
  8. A retrocompatibilidade do PS3 terá algumas preferências relacionadas ao PS2 que devem ser configuradas, aumentando a qualidade de imagem dos games de PS2:
    • Abra o menu “Configurações”, na XMB, e escolha “Configurações de Jogo".
    • Configure as opções de “Upscale” (Escalonamento). Essa opção define se a imagem será esticada ou aproximada para se adequar à tela de sua TV. Deixar em "Desativado" fará com que a resolução original seja utilizada, muito possivelmente resultando em barras pretas em volta da imagem, enquanto "Normal" faz com que a resolução fique compatível com o tamanho do televisor. "Tela Cheia" esticará a imagem até que ela preencha a tela da TV. Caso nenhuma das opções agrade, deixe em “Desativado”.
    • Escolha as preferências de “Suavização”. Essa opção deixa games mais antigos (do PS2) com gráficos um pouco melhores e mais polidos, devido à diferença da resolução utilizada na geração passada, em especial nos títulos com gráficos em 3D. Porém, em certos jogos, isso pouco adianta, deixando o visual ainda pior.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 3:

Comprando e jogando os “Clássicos do PS2”

Baixe em PDF
  1. Isso pode ser feito do PS3 ou ao entrar em sua conta aqui , em um computador ou dispositivo móvel.
    • Os “Clássicos de PS2” podem ser baixados da PS Store e jogados em qualquer modelo de PS3, que sejam ou não retrocompatíveis.
    • Nota: caso esteja usando a loja da web, a opção “Games do PS2” funciona apenas para os jogos compatíveis com o PS4.
    • Clássicos do PS1 também podem ser jogados no PS3.
  2. A seleção dos games depende da região da sua conta (americana, brasileira, europeia, etc); nem todos os jogos de PS2 estão disponíveis.
  3. Após adicionar itens ao carrinho, você pode finalizar as compras; é necessário ter um método de pagamento válido ou dinheiro na "Carteira" (obtido através de cartões de presente).
    • Leia este artigo para obter mais informações em relação aos métodos de pagamento.
  4. Após finalizar o pagamento, você poderá baixar os jogos de PS2 da página de confirmação de compra ou abrir a lista “Downloads” na PS Store e começar a fazer o download.
  5. Os clássicos do PS2 ficarão listados junto aos outros títulos instalados, na seção “Jogos” da tela inicial. Pressione “X” sobre o game para abri-lo.
  6. Para salvar o progresso em games da coleção “Clássicos PS2”, é necessário criar um "Cartão de Memória" virtual, o que pode ser feito da tela inicial do PS3 (XMB).
    • Pressione o botão PS e abra a XMB.
    • Selecione "Utilitário de Cartão de Memória (PS/PS2)" no menu “Jogos”.
    • Escolha a opção "Novo Cartão de Memória Interno" e depois “Cartão de Memória Interno (PS2)".
    • Assinale o Cartão de Memória à “Entrada 1”. Todos os games Clássicos do PS2 poderão acessar o cartão virtual e salvar o progresso realizado.
    Publicidade
Método 3
Método 3 de 3:

Utilizando um PS3 modificado

Baixe em PDF
  1. Usuários de consoles Playstation 3 com “jailbreak” podem jogar praticamente todos os games de PS2; o processo é um pouco mais complicado e isso invalida a garantia do aparelho, além de fazer com que exista o risco de ser banido da PSN. Veja este artigo para saber como fazer o Jailbreak.
    • É necessário ter instalado o multiMAN, o gerenciador de games do PS3 mais utilizado em modelos com “jailbreak”. A maioria dos pacotes de ferramentas customizadas para o console terão o multiMAN incluído.
  2. O game não será jogado diretamente de um DVD, nesse método; em vez disso, é preciso criar uma imagem dele no PC, adicionando o emulador do “Clássicos PS2”, para que o console “interprete” a imagem como um game baixado da coleção na PS Store. Tudo é feito diretamente do computador, transferindo o arquivo finalizado ao PS3 com “jailbreak”.
  3. É necessário instalar um programa que crie a imagem do disco:
    • Windows: baixe e instale o InfraRecorder, um criador de imagens gratuito e de código aberto. Clique em “Read Disc” (Ler Disco) e siga as instruções para criar um arquivo .ISO do disco.
    • Mac: abra o utilitário de disco na pasta “Utilitários”. Clique no menu “Arquivo”, em "Novo" → "Imagem do Disco do <Drive de Mídia>". Crie o arquivo de imagem na área de trabalho; assim que o item com extensão .CDR for criado, abra o "Terminal" e digite hdiutil convert ~/Desktop/ original .cdr -format UDTO -o ~/Desktop/ converted .iso . Isso transforma o arquivo .CDR em uma imagem (.ISO).
  4. Este Passo pode ser completado tanto através de um pendrive quanto por um cliente de FTP. Use o programa multiMAN para colocar os arquivos no diretório "dev_hdd0/PS2ISO" do PS3.
  5. São dois os pacotes que precisarão ser adquiridos e instalados no console. Em um mecanismo de busca, pesquise pelos seguintes arquivos: [3]
    • ReactPSN.pkg.
    • PS2 Classics Placeholder R3.
  6. O arquivo ReactPSN.pkg deve ser transferido ao dispositivo USB, enquanto o PS2 Classics Placeholder R3 precisar ser extraído para a raiz do pen drive, de forma que os seguintes itens estejam no dispositivo: [PS2U10000]_PS2_Classics_Placeholder_R3.pkg, exdata (pasta) e klicensee (pasta). Verifique se estão todos na raiz do pendrive (ou seja, dentro de nenhuma pasta).
  7. Ela está mais próxima ao leitor de Blu-ray.
  8. Selecione o arquivo – que está no pendrive – para que ele seja instalado. Após a conclusão do processo, ele deverá aparecer na seção “Jogos”; não o execute ainda.
  9. Siga os mesmos passos para instalar o emulador do “PS2 Clássicos” no PS3.
  10. Dê a ela o nome "aa", pois isso é necessário para continuar com a instalação.
  11. Depois de alguns segundos, o PS3 será reiniciado e a conta "aa" será renomeada para “reActPSN v2.0 1rjf 0edatr” ou algo parecido.
  12. Não é necessário usar a conta recém-criada; faça login com a que normalmente usa.
  13. Aqui, todos os games antigos podem ser encontrados, incluindo os do PS2.
  14. Uma lista de todos os arquivos .ISO copiados do computador ao PS3 será exibida.
  15. O multiMAN iniciará a leitura da imagem .ISO para convertê-la em um arquivo que possa ser reconhecido pelo PS3. Isso pode demorar um pouco; depois que a conversão terminar, a seção "PS2 Classics" surgirá antes do título do game.
  16. Você voltará ao menu inicial após selecioná-lo.
  17. O jogo convertido será carregado e iniciado. [4]
    Publicidade

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 259 669 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade