PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

King’s Cup é um popular jogo com bebidas que é perfeito para qualquer festa ou pequenas reuniões. Há várias versões do jogo e também diferentes nomes como “Circle of Death” (Círculo da Morte), “Ring of Fire” (Anel de Fogo) ou simplesmente “Kings”. As regras clássicas do jogo podem ser encontradas abaixo, bem como algumas famosas variações e regras adicionais.

Método 1
Método 1 de 3:

Regras clássicas

PDF download Baixe em PDF
  1. Organize seu King’s Cup colocando um copo plástico ou de vidro vazio no centro da mesa. Espalhe um baralho (sem Coringas) formando um círculo em volta do copo, com as cartas viradas para baixo. Cada jogador deve ter também seu próprio copo à sua frente, com o tipo de bebida que preferir (quanto mais variado, melhor!).
  2. King’s Cup tem regras bastante detalhadas e é importante que todos os jogadores estejam familiarizados com elas. Basicamente, cada carta corresponde a uma ação que um ou todos os jogadores terão que fazer. Caso um jogador não cumpra com a ação ou leve muito tempo, ele pode ser penalizado com um drink de punição. Os drinks de punição geralmente devem durar 5 segundos, embora os jogadores possam definir um tempo diferente. Como dito, há muitas variações do jogo, mas as regras mais comuns estão descritas abaixo:
    • Às para cachoeira. Se um jogador puxa um “Às”, todos na mesa devem tomar sua bebida, começando pelo jogador que puxou a carta. Cada jogador só pode começar a beber seu copo quando a pessoa da sua direita começar e só poderá parar quando ela tiver parado. Assim, a pessoa à esquerda de quem puxou o Às só poderá parar de beber quando todos na mesa tiverem parado.
    • 2 para você Se um jogador puxa um “2” (de qualquer cor ou naipe), ele pode escolher algum jogador da mesa para beber. O jogador terá que beber pelo tempo acordado no início do jogo (geralmente 5 segundos).
    • 3 para mim Se um jogador puxa um “3”, ele mesmo deve beber.
    • 4 para o chão Se um jogador puxa um “4”, todos na mesa têm que se abaixar e tocar o chão. O último a tocar terá que tomar sua bebida.
    • 5 para os homens Se um jogador puxa um “5”, todos os homens da mesa bebem.
    • 6 para mulheres Se um jogador puxa um “6”, as mulheres bebem.
    • 7 para o céu Se um jogador puxa um “7”, todos na mesa precisam levantar as duas mãos. O último a levantá-las tem que beber.
    • 8 para os amigos Se um jogador puxa um “8”, ele deve escolher outra pessoa da mesa que beberá com ele sempre que for sua vez de beber (e vice-versa). Se um dos jogadores se esquecer de beber quando sua ‘dupla’ estiver bebendo, ambos deverão tomar uma bebida extra de punição. A dupla continuará até que outra pessoa puxe um “8” e escolha alguém.
    • 9 para rima Se um jogador puxa um “9”, ele deve dizer uma palavra em voz alta. A partir daí, todos os jogadores, em sentido horário, deverão dizer uma palavra que rime com aquela, dentro de 5 segundos. A sequência deverá se manter até que alguém não consiga dizer uma palavra no tempo certo. O perdedor bebe.
    • 10 para ‘eu nunca’. Se um jogador puxa um “10”, todos na mesa deverão levantar três dedos de uma mão. Então, começando pelo jogador que puxou a carta, ele deverá iniciar uma frase com “Eu nunca...” e dizer algo que nunca tenha feito. Os jogadores da mesa que já tiverem feito aquilo devem baixar um dedo. A sequência segue pela mesa até que um dos jogadores abaixe os três dedos. Este jogador deverá beber.
    • Valete para ditar regras. Se um jogador puxa um “Valete”, ele terá o poder de ditar uma regra que deverá ser seguida por todos até o final do jogo. Por exemplo: ninguém poderá ir ao banheiro, ninguém poderá chamar os outros jogadores pelo primeiro nome, etc. Aquele que descumprir a regra toma um drink de punição. A única maneira de uma regra deixar de valer é outro jogador puxar um Valete e definir uma regra que determine ‘a regra anterior não é mais válida’.
    • Dama para perguntar. Se um jogador puxa uma “Dama”, ele se transforma no ‘Questionador’. A partir de então, sempre que o Questionador perguntar algo e alguém responder, este alguém terá que beber. O Questionador poderá utilizar seu poder para enganar os outros jogadores com perguntas aparentemente inocentes, como “Que horas são?”. O Questionador só perde seu poder quando outra pessoa puxa uma Dama e vira, então, o novo Questionador.
    • Rei para o Copo do Rei (King’s Cup). Quando um jogador puxa um “Rei”, ele deve despejar a sua bebida no copo do centro da mesa. Quando o quarto Rei é puxado por alguém, este jogador que puxou a última carta deve tomar toda a mistura daquele copo, finalizando o jogo.
  3. Escolha uma pessoa aleatoriamente para começar. Ela puxará uma carta do círculo e mostrará a todos na mesa. Dependendo da carta sorteada, um ou todos os jogadores deverão cumprir com a ação indicada. Uma vez completa a ação, o jogo segue em sentido horário.
    • O jogo termina quando o último Rei é puxado e o copo no meio da mesa é tomado até o fim, independente do que tenha sido misturado nele.
Método 2
Método 2 de 3:

Variações

PDF download Baixe em PDF
  1. Há uma infinidade de variações relacionadas às ações que cada carta poderá determinar. Você pode ajustar o jogo com diferentes regras, de acordo com o grupo que for jogar e com o que parecer mais divertido. Algumas variações famosas seguem abaixo:
    • Às para corrida. Se um jogado puxa um “Às”, ele deve escolher outro jogador e ambos disputarão quem vira toda a bebida dos seus respectivos copos primeiro.
    • Às para se estapear. Se um jogador puxa um “Às”, todos na mesa devem dar um tapa na própria cara. O último a fazer terá que beber.
    • 2 para trocar lugares. Se um jogador puxa um “2”, todos terão que trocar de lugar. O último a permanecer sentado terá que beber.
    • 3 para mudar de direção. Se um jogador puxa um “3”, a direção do jogo muda para o sentido anti-horário.
    • 4 para Dinossauro. Se um jogador puxa um “4”, ele pode utilizar um pincel atômico para desenhar um dinossauro no rosto de outro jogador.
    • 5 para mergulho. Se um jogador puxa um “5”, todos devem se enfiar embaixo da mesa. O último a entrar deve beber.
    • 6 para o Mestre do Polegar. Se um jogador puxa um “6”, ele se transforma no ‘Mestre do Polegar’. Todas as vezes que ele colocar seu polegar sobre a mesa, todos terão que fazer o mesmo. O último a colocá-lo, deve beber.
    • 7 para olhar de cobra Se um jogador puxa um “7”, ele passará a ter o ‘olhar de cobra’. Todas as vezes que esse jogador trocar olhares com outro, o outro terá que beber.
    • 8 para ‘Direto’ Há duas variações. Em uma delas, o jogador que puxar o “8” fará com que a pessoa diretamente a sua frente (cruzando a mesa) beba. Outra variação diz que aquele que puxar o 8 deverá virar uma dose de alguma bebida a ser definida pelo grupo.
  2. Outra variação do jogo é a regra das cores. Nesta versão, ao invés das ações serem definidas pelos números, são pelas cores das cartas. Assim, o jogo é organizado exatamente da mesma forma e, a cada carta retirada, a ação será determinada pelo fato da carta ser preta ou vermelha. O Às, Valete, Dama e Rei seguem com as mesmas instruções originais. As regras das cores são:
    • Vermelho para frente. Se um jogador tira uma carta vermelha, ele bebe do seu copo durante tantos segundos correspondentes ao número da carta virada.
    • Prato para trás. Se um jogador tira uma carta preta, ele deve escolher outro jogador que beberá de acordo com a mesma regra de tempo descrita acima.
  3. Caso os jogadores não queiram manter a regra de beber o ‘Copo do Rei’ do centro da mesa, ela pode ser alterada pela ‘Regra das Categorias’. Sempre que um Rei for puxado, o jogador que tirou a carta deverá eleger uma categoria qualquer (como “Raça de Cães”, “Marcas de Carro”, etc), e todos deverão dizer algum nome/marca daquela categoria dentro de 5 segundos. Aquele(s) que não disser(em), deve(m) beber.
  4. Nesta versão do jogo, as cartas ficam todas amontoadas em círculo em volta do copo central. O jogo segue normalmente, com a diferença que o copo do meio será tomado pelo primeiro a romper o círculo contínuo de cartas em volta do copo.
Método 3
Método 3 de 3:

Regras adicionais

PDF download Baixe em PDF
  1. Nesta regra, todos devem imaginar que há um pequeno duende sobre seus copos. Todas as vezes que algum jogador for beber do seu copo, deverá retirar o duende e colocá-lo novamente depois. Aquele que se esquecer deste passo deverá tomar um drink de punição.
  2. Nesta regra os jogadores são proibidos de dizer “bêbado”, “bebi” ou “beber” durante todo o jogo. Sempre que alguém disser uma das palavras acidentalmente, terá que tomar um drink de punição.
  3. Nesta regra os jogadores destros só poderão pegar seu copo com a mão esquerda e vice-versa. Caso algum jogador pegue o copo com a mão errada, deverá tomar um drink de punição.
  4. Nesta regra, os jogadores não poderão apontar para os outros durante o jogo. Sempre que o fizerem, tomarão um drink de punição.
  5. Nesta regra, os jogadores definirão uma parte do corpo que não poderá ser tocada durante todo o jogo. Se alguém tocá-la, deverá beber um drink de punição.
  6. Nesta regra, fica proibido ‘xingar’ durante a partida. Sempre que alguém disser que que ‘jura’, deverá tomar o drink de punição.
  7. 7
    Regra do Apelido. Nesta regra, cada jogador recebe um apelido no começo do jogo. Sempre que alguém chamar o outro jogador por algo que não seja seu apelido, terá que tomar um drink de punição.

Avisos

  • Se for dirigir, não beba.
  • Beba sempre de forma responsável.
  • Somente jogue este jogo se você tiver idade permitida para isso (18 anos no Brasil).

Materiais Necessários

  • Bastante gente.
  • Uma mesa e cadeiras.
  • Um baralho.
  • Bebidas diversas.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 49 582 vezes.

Este artigo foi útil?