Baixe em PDF
Baixe em PDF
O Softbol é um divertido jogo para pessoas de todas as idades e sexos. Embora nem todos possam ter um treinador de alto nível para ensinar os princípios básicos, aprender a jogar softball é fácil.
Passos
-
Entenda a diferença entre softbol e beisebol. Softbol e beisebol são duas variantes do mesmo jogo, com algumas diferenças. A principal diferença é que a bola de softball é lançada de baixo pra cima, enquanto que a de beisebol é de cima pra baixo. Como o próprio nome indica, existe também uma diferença nas bolas usadas.
- As bolas de softbol são maiores e um pouco mais pesadas do que as de beisebol, apesar de serem menos densas. Muitas vezes, você as encontra em tons de neon verde ou amarelo, além do branco clássico.
- Campos de softball são menores do que os campos de beisebol e os jogos duram sete “innings” ao invés de nove.
- Os tacos usados no softbol são um pouco mais curtos e largos do que os usados no beisebol.
-
Entenda a diferença entre “fastpitch” e “slowpitch”. Existem dois subtipos de softbol, com as mesmas regras gerais e pequenas diferenças entre eles.
- “Slowpitch” é o jogo misto, com homens e mulheres misturados. Como o nome insinua, a bola é lançada lentamente no ar [1] X Fonte de pesquisa
- “Fastpitch” é jogado principalmente por mulheres. Sua principal diferença é o lançamento rápido da bola.
-
Entenda as regras. Cada jogo de softbol é jogado por sete “innings” (ou entradas), cada um dividido em duas partes, a parte de cima (“top half”), que é quando o time visitante ataca, e a parte de baixo (“bottom half”), quando o time que joga em casa vai para o ataque. Cada metade de um turno é jogada até que a equipe de ataque sofra três foras (“outs”).
- O arremessador (“pitcher”) lança a bola para o rebatedor até que uma de três coisas aconteça: ou o rebatedor sofre três “strikes”, que é quando ele não consegue rebater direito uma bola que foi lançada dentro do “strike zone”; o “pitcher” lança quatro “balls”, que é quando a bola é lançada fora da “strike zone”; o rebatedor consegue rebater a bola com sucesso.
- Para fazer o rebatedor sofrer um “out”, o pitcher pode lançar 3 “strikes” ou um dos jogadores de campo (“fielders”) pode pegar uma bola rebatida ainda no ar, colocando o rebatedor automaticamente para fora.
- Para colocar um corredor para fora, os jogadores de campo terão que pegar a bola rapidamente, tentando tocar (“tag”) o corredor enquanto correm entre as bases. Outra opção é conseguir uma saída forçada (“forced out”), que é quando você joga a bola para um jogador de defesa na base que o corredor está correndo (a primeira base é sempre a base mais segura para lançar a bola por este motivo).
- O rebatedor da vez vai para a “home plate”, que é a base inicial, tentar uma rebatida e correr por todo o campo, percorrendo todas as bases, até que chegue de volta a “home plate”. Cada vez que um jogador faz uma volta completa, ele marca um ponto.
- Ao final das 7 entradas, o time que tiver mais pontos ganha o jogo. Se o jogo estiver empatado, pode-se escolher terminá-lo assim ou jogar entradas extras até que o empate se encerre.
-
Entenda as posições. Quando uma equipe está lançando, cada jogador assume uma posição específica no campo e permanece no lugar até receber uma instrução diferente. Há duas partes do campo, o campo interno (“infield”) e o campo externo (“outfield”).
- O “infield” é a parte de terra do campo que concentra os jogadores “pitcher”, apanhador (“catcher”) e os jogadores de primeira, segunda e terceira base, além do jogador “shortstop”, que fica entre a segunda e terceira bases.
- “Outfield” é a parte gramada do campo e tem três posições principais: de esquerda, de direita e de centro. Dependendo do campeonato ou jogo específico, os jogadores de centro do “outfield” podem ser divididos em 2, o de centro-esquerda e de centro-direita.
- Muito embora o “pitcher” e o “catcher” sejam jogadores do “infield”, eles ocupam funções especializadas que requerem entrosamento. Assim, muitas vezes eles treinam separados do time.
Publicidade
-
Encontre a luva adequada. Sua luva será usada quando você não estiver rebatendo. Ela é feita de couro e é usada em sua mão secundária.
- Se você comprar uma luva nova, você vai ter que amaciá-la. Existem vários métodos para se fazer isso, incluindo a de assar no forno com óleo especial, deixando-a ao sol ou fazendo vários jogos com ela.
- Jogar na posição do “catcher” requer uma luva especial. Considere isso antes de comprar uma.
-
Escolha um taco. Tacos de softbol não são todos iguais e devem ser escolhidos de acordo com sua força e tamanho. Existem 3 fatores a serem considerados num taco: o comprimento, o peso e o estilo.
- Para encontrar um taco do comprimento adequado, fique em pé e segure o bastão sobre o botão na parte superior. Se você encostar o taco no solo, sem esticar ou dobrar o braço, o taco é adequado.
- Para encontrar um taco do peso adequado, verifique a medida conhecida como “drop”, que é a diferença numérica entre a altura (em polegadas) e peso (em onças). A diferença deverá variar entre -8 e -12 . Tacos mais leves (perto de -12) são bons para rebatedores mais fracos, enquanto os tacos pesados (perto de -8) são mais adequados para rebatedores mais fortes.
- Existem dois tipos principais de tacos softball, os de alumínio ou os de madeira composta. Ambos são ótimos para iniciantes ou profissionais, mas normalmente o de alumínio é o mais utilizado. Estes também estão disponíveis em camadas simples ou duplas. Os de camadas simples são mais baratos, mas menos efetivos do que os de dupla-camada. [2] X Fonte de pesquisa
-
Compre um capacete. Jogar softbol pode ser muito perigoso se você não tomar certas precauções de segurança, especialmente no estilo “fastpitch”. A maioria das ligas exige que todos os batedores usem um capacete completo apropriado, mas mesmo que não haja a exigência, é melhor usar o capacete sempre que estiver para rebater.
-
Compre os calçados apropriados. O tênis especial de softbol é conhecido como “cleats”, e é usado também em outros esportes em que é necessário a trava para dar aderência ao solo enquanto estiver correndo. Escolha os “cleats” com solado de borracha ou plástico, pois as travas de metal são proibidas na maioria das ligas pelo perigo que representam aos jogadores.
-
Verifique se precisa de equipamento adicional. Luvas para melhorar a aderência ao taco e roupas especiais ou uniformes são os mais comuns. Se for jogar de “catcher”, você terá que comprar também o equipamento de segurança específico da posição, como protetores de tronco e canelas.Publicidade
-
Tome sua posição. Não basta estar na posição indicada quando chega a sua vez de rebater. Você precisa acertar sua postura, seguindo as dicas abaixo:
- Mantenha os pés na largura dos ombros e alinhados, de modo que nenhum esteja à frente do outro.
- Dobre os joelhos e incline-se para a frente na posição "pronto". Suas costas não devem estar na vertical, mas devem ter uma ligeira inclinação para a frente.
- Coloque o seu peso sobre o pé de trás. Quando você fizer o movimento de rebatida, use esse peso a seu favor, empurrando-o para a frente, aumentando a força da rebatida.
- Mantenha a distância apropriada da “home plate”. Para saber o quão distante você deve se manter, estique o taco perpendicularmente ao seu corpo, como se estivesse na posição máxima do movimento de rebatida. A parte mais grossa do taco deve estar sobre a “home plate”.
-
Segure o taco na posição correta. Segure na parte fina do taco, junto da base. Suas mãos devem ficar apoiadas sobre a base.
- Alinhe seus dedos e encoste sempre uma mão na outra, uma em cima da outra.
- Levante o taco: ele nunca deve estar plenamente na vertical ou horizontal, ele deve estar ligeiramente inclinado por cima de seu ombro.
- Recue o taco o suficiente. Suas mãos devem estar bem próximas ao ouvido.
-
Prepare o movimento. Mantenha a posição correta, segurando o taco também corretamente acima e para trás de você e com os seus joelhos dobrados.
-
Faça o movimento para bater a bola. Quando você fizer o movimento, mantenha o nível do taco ao invés de procurar a bola. Escolha o lançamento mais apropriado e fácil de ser rebatido, evitando os “strikes” ou ser colocado para fora com uma rebatida ruim.
- Faça o movimento da rebatida (“swing”) completo, de ombro a ombro. No início do movimento, seu queixo deve estar apoiado no ombro da frente e seu movimento deve dar a volta completa, fazendo com que ele finalize o movimento no outro ombro.
- Bote força no “swing” e complete o movimento até o fim. Quando acertar a bola, não pare o movimento logo após o contato e nem deixe cair o bastão. Isso fará com que você perca metade da força. Use toda a sua força no “swing” para dar a volta completa em torno de seu corpo.
- Mova seus pés. Alguns rebatedores preferem dar um pequeno passo com o pé da frente, mas o pé de trás deve ficar sempre no chão. Ao invés de avançar com o pé de trás, use a técnica do "esmaga-barata" (“squish the bug”). Você deve girar sobre a planta do seu pé de trás como se estivesse esmagando uma barata com ele.
- Gire o seu corpo com o “swing”. Bons rebatedores evitam a rigidez do corpo movendo seu torso em sincronia com os braços e pés, aumentando a potência do “swing”.
- Mantenha seu olho na bola. Nunca olhe para o campo ou para outros jogadores quando estiver no “swing”. Mantenha sempre os olhos na bola para garantir o contato.
- Depois de bater na bola, não jogue o bastão. Deixe-o, tão suavemente quanto possível, fora da linha de base para que ninguém tropece nele.
-
Corra para a primeira base após o seu “swing”. Seu objetivo no jogo é alcançar as bases, então aproveite toda a oportunidade que tiver para correr e chegar numa com segurança.
- Assim que terminar o “swing”, independentemente do caminho que a bola vá tomar, corra em direção à primeira base.
- Não fique parado aguardando o resultado da rebatida. Corra o mais rápido possível. Se a jogada não for completada, por um “out” ou “foul”, o técnico da primeira base lhe orientará o que deve fazer.
Publicidade
-
Alongue seus braços antes de lançar. Se não fizer um aquecimento, você pode se lesionar facilmente.
-
Pratique de perto no início. Você terá a tentação de achar que é fácil lançar de 40 metros de distância da “home plate”, mas não é isso que deve fazer.
- Jogando de muito longe você terá mais chances de lesões e provavelmente seus lançamentos (“pitches”) serão ruins.
- Comece a lançar a 3 metros de distância de seu alvo. Embora isso pareça muito perto, é apenas o começo para seu braço se acostumar e você poder começar a se afastar.
- Para começar no modo mais básico, ajoelhe-se e coloque seu cotovelo do braço que vai lançar no lugar correto. Dessa forma você forçará sempre o movimento correto de sua munheca. Após um certo tempo, você poderá começar a fazer o movimento de pé.
-
Aumente a distância a cada cerca de 20 lançamentos. Só afaste-se quando se sentir mais confortável. Mas nunca afaste-se demais de seu alvo.
- Fique na postura correta. Você deve começar seu lançamento com o ombro do braço que irá lançar de costas para o alvo. Você deve começar o movimento de lado para o alvo. Seus pés devem estar na largura dos ombros e não abertos.
- Para começar o lançamento, você precisa segurar a bola dentro de sua luva, perto de seu peito. Segure sempre a bola enquanto ela estiver na luva.
-
Segure a bola da forma correta. A melhor forma de segurar a bola é alinhar as pontas dos dedos à costura da bola.
-
Faça o movimento de lançamento. Deixe o braço cair para baixo e depois puxe-o para trás. Na sequência, traga-o para cima, passando por sua cabeça para fazer o lançamento.
- Não puxe seu cotovelo como se estivesse puxando um estilingue ou arco e flecha. Isso limitará a potência (e a distância) do seu arremesso.
- Não se preocupe em deixar cair o braço até embaixo antes de trazê-lo de volta para cima. Você faz esse movimento para dar potência ao arremesso.
-
Mire no alvo. Se estiver praticando apenas ou mesmo jogando, seu alvo deve ser sempre o peito de seu parceiro (“catcher”).
-
Faça o lançamento. Traga o seu braço para baixo e para trás e, em seguida, passe-o em torno de sua cabeça. Solte a bola quando seu braço estiver totalmente estendido na sua frente, perpendicular ao seu corpo.
- Você deve manter o movimento mesmo depois de soltar a bola. Sua mão jogando deve acabar o movimento em sua coxa oposta.
- Vire seus ombros e cabeça sempre em direção ao seu alvo. Mantenha contato visual com o alvo para ajudar a direcionar os músculos do seu corpo no lançamento. Se desviar o olhar, o lançamento pode também desviar do alvo.
- Dê um pequeno passo com o pé da frente e gire o seu pé de trás de forma semelhante a quando está rebatendo.
- Use a sua mão com luva para apontar para o seu alvo e, em seguida, solte seu braço para o lado a cada lançamento. Sua luva deve estar sempre ao seu lado até o final do lançamento.
-
Não se preocupe com a velocidade do lançamento no início do treino. A parte mais importante do “pitch” é a precisão. Quando você está começando, foque simplesmente em atingir o alvo ao invés de tentar lançar mais rápido.Publicidade
-
Vista a luva corretamente. Quando você está apanhando a bola, é importante que a sua luva esteja em frente de você, junto a seu peito.
- Nunca segure a luva de modo que consiga ver o seu punho ou com a ponta virada para baixo. Se você pegar uma bola nela nesta posição ele poderia rolar para cima e atingir seu rosto.
- Evite segurar sua luva diretamente na vertical para que a bola não caia após ser apanhada.
- Segure a luva aberta para que haja espaço para a bola se encaixar. Se a sua luva estiver parcialmente fechada, a bola vai bater na borda e cair no chão.
-
Fique na posição “a postos”. Se estiver praticando, a melhor posição “à postos” é com os joelhos levemente flexionados e seu tronco ligeiramente inclinado para a frente sobre a planta de seus pés. Isso permite que você atinja qualquer direção para pegar uma bola que não fizer um caminho em linha reta.
- Nunca descanse os cotovelos sobre os joelhos na posição “à postos”, já que isso bloqueia o movimento de suas pernas quando do lançamento.
- Manter os pés muito juntos vai deixá-lo mais suscetível a um tropeço ou dificultar seu movimento se tiver que pegar uma bola à distância.
- Mantenha sempre o olho na bola. As bolas de softbol, ao contrário do que o nome sugere, podem machucar você se o atingirem. Esteja sempre com a luva pronta para apanhar a bola que vem em sua direção.
-
Pratique antes do jogo. A melhor maneira de treinar para apanhar uma bola é simplesmente fazendo o “jogo de catch”. Com um companheiro, jogue a bola de um para o outro estando um na posição “a postos”.
- Para começar, peça que lhe lancem bolas em direção ao seu peito. Esta é a técnica mais básica de apanhar a bola e vai ajudar no aquecimento.
- Aperte a bola em sua luva cada vez que apanhá-la, evitando deixá-la cair.
- Peça ao seu companheiro para lançar bolas suavemente no início e ir aumentando a força ao longo do treino. Isso vai lhe ajudar a se acostumar com a força que deve imprimir ao apanhar a bola.
-
Aprenda a apanhar bolas rasteiras. Bolas que rolam pelo chão requerem uma técnica diferente de apanhar.
- Fique na posição “a postos” e, ao invés de segurar sua luva em frente a seu peito, segure-a no chão. A ponta deve tocar a terra ou grama para evitar que a bola role sob ela.
- Esteja pronto para mudar a direção da luva, já que pedrinhas ou buracos na grama podem mudar a direção da bola inesperadamente.
- Apesar de que sua luva deva estar aberta para a bola com a ponta para o chão, não segure a luva de forma com que a bola role e bata em seu rosto. Mantenha-a num pequeno ângulo para evitar isso.
- Sempre levante-se após pegar uma bola rasteira para na sequência fazer um lançamento. Não faça lançamento quando estiver junto ao chão.
-
Aprenda a apanhar bolas no ar (“pop-fly”). A “pop-fly” é uma bola voa bem alto e estará vindo de cima. Estas podem ser perigosas se você não souber como pegá-las, pois podem cair e lhe ferir com muita facilidade.
- Mantenha sua luva perto de seu rosto, ao invés de seu peito. No entanto, não estique muito a sua mão, já que terá menos controle sobre ela.
- Fique na posição “à postos” e mexa-se de lado a lado para pegar a bola. Nunca corra de costas, e sim de lado, em direção ao ponto estimado que ela chegará ao chão.
- Nunca tente alcançar a bola. Prefira se posicionar abaixo dela, para pegá-la na sua frente. Esticar a mão para alcançar a bola aumenta a probabilidade de a bola escapar da luva.
- Tape o sol com a luva antes de apanhar a bola, para ajudar a identificar onde ela irá cair.
- Traga a bola de volta a seu peito antes de começar um lançamento. Isso vai ajudá-lo a colocar-se na posição correta de lançamento.
- Você não tem que ser um super atleta para jogar softbol, mas você deve conhecer as regras para dar chances de vitória à sua equipe.
Publicidade
Referências
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 31 263 vezes.
Publicidade