O antigo jogo “Pai Sho” é um jogo de tabuleiro inventado pelos criadores de Avatar: A Lenda de Aang e Avatar: A lenda de Korra, Michael Dante DiMartino e Bryan Konietzko. O jogo faz aparições no desenho e um equivalente online pode ser jogado em http://www.nick.com/games/legend-of-korra-pai-sho.html . Porém, se você quiser um tabuleiro de verdade, terá que construir um, pois eles não estão à venda. O jogo de Pai Sho possui regras oficiais e regras criadas por fãs. As criadas por fãs são parcialmente inspiradas pelo arranjo oriental de flores, ou Ikebana. Essa variação é geralmente jogada em dupla, apesar de mais jogadores poderem participar com algumas alterações nas regras. Note que estas regras são emprestadas de Pai sho project e foram lançadas sob licença de criação coletiva. Quaisquer mudanças feitas na wiki Pai Sho Project podem ser adicionadas a este artigo, já que as regras do jogo ainda estão sob debate.
Regras Online
Você começa com 6 tipos de peças: água, terra, fogo, vento, avatar e lótus. A peça de terra derrota o fogo. A peça de fogo derrota o vento. A peça de vento derrota a água. A peça de água derrota a de terra. As peças são jogadas em casas. Quando a peça avatar é colocada ao lado de qualquer outra peça, ela será destruída. Se qualquer peça exceto a lótus se mover ao lado da peça avatar, ela irá capturar o avatar, que voltará para o início do jogo. A lótus está em cheque se uma peça estiver ao seu lado e, caso a lótus não puder se mover na rodada em que estiver em cheque, ela será destruída e o oponente ganhará o jogo.
Passos
-
O objetivo - Organizar suas peças de forma que elas deem o máximo possível de pontos gerando “harmonias”, ao mesmo tempo evitando a geração de “desarmonias”.
-
As regras - Cada jogador pode efetuar um de quarto movimentos possíveis durante seu turno:
- Jogue uma peça em uma intersecção
- Mova uma das peças para cima, baixo, esquerda ou direita em um intersecção adjacente, contanto que ela não interfira com a regra das peças.
- Use a peça Roda para girar as peças em volta dela em sentido horário.
- Passe a vez deles.
- Uma peça não pode terminar sua vez em um ponto ocupado por outra peça caso ela não possa capturá-la.
- Um jogador não pode mover uma peça um número de casas menor do que seu valor máximo de movimentação.
- Flores podem terminar seu turno em uma intersecção composta de casas vermelhas e brancas independente de sua cor.
- Peças de flor colocadas em intersecção de uma cor oposta por uma peça capaz de mover outras peças são devolvidas na pilha de reserva do jogador.
-
Harmonias – Certas peças de flor combinam com outras peças (uma “harmonia”) ou elas rejeitam outras peças (“desarmonia”). Ao final de cada jogo, cada peça que está em harmonia com a peça ao seu lado ganha 1 ponto. Cada peça que está em desarmonia com a peça ao seu lado remove um ponto de seu jogador. Peças devem ser do mesmo jogador para criar harmonias e desarmonias. As harmonias são exibidas mais abaixo nesta página. Para formar uma harmonia, as duas peças devem estar em sua posse e conectadas por qualquer número de linhas e uma direção cardinal. Não pode existir uma peça oposta ou desarmoniosa entre suas duas peças. Porém, não há problema se existirem peças barco ou neutras entre suas duas peças.
-
Removendo peças – Mover uma peça sobre outra poderá ou não removê-la do tabuleiro. Para mover uma peça, você deverá usar outra oposta à sua e que pertença ao seu oponente. As regras O Dragão e a Lótus ainda se aplicam aqui e todas as peças removidas são colocadas dentro do caldeirão.
-
Terminando o jogo – O jogo acaba quando um jogador é deixado com apenas três peças harmoniosas, quando um jogador desiste, ou quando um jogador forma uma corrente consistente de harmonias em volta do ponto central e ganha o jogo.
-
Como pontuar – Ao final do jogo, cada jogador conta seus pontos acumulados por todas as harmonias que ele completou. Flores vermelhas em casas vermelhas e flores brancas em casas brancas em harmonia formam um ponto extra como bônus. Todas as peças de um jogador que estão dentro de 3 casas da peça Lótus Branca ganham também um ponto extra. Cada jogador então subtrai 1 ponto por cada peça que tiver no tabuleiro. O jogador com mais pontos remanescentes ganha.Publicidade
Materiais Necessários
- O Tabuleiro: O Pai Sho é jogado em um tabuleiro circular com uma grade quadrada de casas 18 x 18 com suas bordas cortadas. No centro existe um formato de diamante dividido em alas com branco e vermelho em cantos opostos. Um total de 256 casas são necessárias em um tabuleiro de Pai Sho. Procure na internet por uma imagem exata do tabuleiro.
- As peças: O jogador tem 12 tipos diferentes de peças divididas em três grupos (formando um total de 54 peças por jogador), que são as flores brancas, as flores vermelhas e peças não flores.
- 3 Dragões Brancos
- 3 Lótus Brancas
- 6 Jasmins
- 6 Lírios Brancos
- 6 Jades Brancas
- 6 Rosas
- 6 Crisântemos
- 6 Rododendros
- 3 Línguas de Vaca
- 3 Rodas
- 3 Rochas
- 3 Barcos