PDF download Baixe em PDF PDF download Baixe em PDF

São diversas as razões para juntar duas vigas de madeira; uma pode não ser comprida o suficiente, ou você pode precisar de duas unidas em cima de uma coluna. Através de vários métodos de marcenaria muito práticos, você conseguirá articular as vigas em todas as situações. Veja as perguntas mais frequentes e as respostas para realizar esse trabalho com eficácia e segurança.

Question 1 de 5:

Como juntar uma viga de piso com a outra?

PDF download Baixe em PDF
  1. Sobreponha a ponta das vigas de piso em cerca de 30 cm e faça um orifício de 12 mm com uma furadeira, nas duas vigas e bem no meio da parte em que estão sobrepostas. Coloque um parafuso sextavado M12 e uma arruela pelo buraco em uma das vigas; na outra, coloque um conector de vigas de madeira, sobre a ponta do parafuso entre as vigas. Afixe o parafuso no orifício da outra viga e coloque uma porca e uma arruela na ponta, também a afixando muito bem com uma chave inglesa. [1]
    • O conector de vigas de madeira é como um anel, com vários espinhos afiados virados para fora em volta. Para evitar a movimentação das vigas, os espinhos devem ser fincados nas duas.
    • É uma boa opção para conectar vigas embaixo do piso ou de um deque, onde não ficarão visíveis.
    • O resultado será de uma viga de piso mais resistente, já que as duas ficarão presas lado a lado, e não pelas pontas.
    Publicidade
Question 2 de 5:

Como unir duas vigas em uma coluna?

PDF download Baixe em PDF
  1. Escolha um que tenha a largura da coluna e a grossura correspondente às duas vigas. Coloque o suporte sobre a coluna e encaixe nela parafusos estruturais ou voltados para madeira. Posicione as duas vigas na parte superior do suporte, uma ao lado da outra, e martele esses parafusos nas laterais do suporte, entrando nas vigas. [2]
    • Por exemplo, ao conectar 2 vigas grossas, de 5 cm, a uma coluna de 13 x 13 cm, use um suporte para vigas de 10 cm de largura em um lado e de 13 cm de largura no outro.
    • É um método recomendado para usar itens de construção prontos, sem a necessidade de tirar novas medidas e ter que cortar a madeira.
    • No final, a coluna terá um suporte no topo, dando sustentação às vigas no meio.
  2. Com uma serra circular, faça um entalhe nessa parte, de forma que corresponda à altura das vigas e que seja profundo o suficiente para a grossura das duas vigas. Coloque as duas vigas no entalhe, uma ao lado da outra, e faça dois buracos de 1,3 cm de largura à esquerda e direita do meio das vigas, apoiando-as nas diagonais uma das outras, passando através delas e da coluna. Coloque um parafuso de cabeça cilíndrica de 1,3 cm de diâmetro com uma arruela em cada buraco, e termine afixando uma porca no fim de cada parafuso. Aperte as porcas até o fim com uma chave inglesa. [3]
    • Por exemplo: ao usar vigas de 15 cm por 15 cm, o entalhe deve ter 15 cm de altura e 7,6 cm de profundidade.
    • Use esta técnica quando não possuir produtos disponíveis ou quiser que as vigas tenham exatamente a mesma altura do que a coluna.
    • Como resultado, as vigas ficarão na mesma altura da lateral e do topo da coluna.
    • Nunca parafuse as vigas à lateral de uma coluna sem fazer o entalhe, já que a pressão para baixo de qualquer peso pode fazer com que tudo ceda.
    Publicidade
Question 3 de 5:

Qual o encaixe mais forte para vigas de madeira?

PDF download Baixe em PDF
  1. Para utilizá-lo, faça um entalhe que seja 1/3 da grossura da madeira e a 2/3 de profundidade em uma das vigas (no local em que a outra viga será encaixada). Faça também uma cavilha com a mesma largura e profundidade que a cavidade na ponta da outra viga. Aplique cola de madeira e encaixe-a na cavidade, afixando-as bem enquanto a cola estiver secando. [4]
    • Há diversas maneiras de fazer esse encaixe com ferramentas manuais ou elétricas. Por exemplo: você pode usar uma broca em espiral para madeira e cortar o encaixe, e uma serra de bancada com um gabarito para cortar a cavilha.
    • Recomenda-se usar esse encaixe se ele ficar visível, já que é bonito e não deixa a parte interna exposta.
    • O encaixe furo-espiga pode ser usado para conectar as vigas de uma ponta a outra ou em 90°.
    • Ele também dá a impressão de que as vigas estão apenas coladas uma na outra sem nada as segurando.
Question 4 de 5:

Como conectar as vigas de madeira de ponta a ponta?

PDF download Baixe em PDF
  1. Nas pontas das duas vigas de madeira, faça entalhes iguais, com metade da profundidade da grossura da madeira e do mesmo comprimento, usando uma serra de bancada ou circular. Passe cola de madeira nos entalhes, encaixe as vigas como se fosse um quebra-cabeça, e fixe-as até que a cola seque. [5]
    • Recomenda-se usar o método quando possuir duas vigas de madeira, mas que você queira transformar em uma só mais comprida; o encaixe de meia-madeira praticamente “desaparece” e é difícil de ser visto após juntar as pontas.
    • Ele dá a impressão de que é apenas uma viga bem comprida, já que o encaixe é perfeito.
    • Você decide a profundidade dos entalhes nas pontas da madeira. Quanto mais for possível sobrepor as duas vigas, mais forte será o encaixe de meia-madeira.
    • Outra opção é colocar um parafuso que passe pelas duas vigas bem na parte em que estão ligadas para evitar que fiquem muito soltas. É uma ótima ideia para quem vai fazer uma viga que precisará suportar muito peso.
    • Há outros tipos de encaixes para conectar vigas de ponta a ponta, mas a de meia-madeira é a mais confiável e resistente, o que significa que são indicados para outros projetos de marcenaria, não para uso com vigas.
    Publicidade
Question 5 de 5:

Como juntar vigas de madeira em 90°?

PDF download Baixe em PDF
  1. Corte a ponta das duas vigas de madeira em ângulos opostos de 45° usando uma serra esquadria. Passe cola nos dois pontos cortados e junte as vigas. Encaixe parafusos estruturais ou para madeira através das duas vigas e dos dois lados do encaixe meia-esquadria de 45°, de modo que os pregos saiam de uma viga até a oposta bem no ponto do encaixe. [6]
    • Os encaixes meia-esquadria funcionam melhor para juntar madeira estrutural, como as vigas, de uma forma melhor do que apenas apoiar uma ponta contra a outra, que é evidentemente mais frágil.
    • Ela também funciona para uma articulação mais robusta e de 90°, porém muito mais fácil de se fazer do que o encaixe furo-espiga, por exemplo.
    • Esse encaixe é semelhante aos cantos de uma moldura fotográfica de madeira.

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 14 040 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade