Baixe em PDF
Baixe em PDF
Comprou uma jaqueta de couro maneiríssima, mas meio desconfortável? Acredite ou não, mas isso é bastante comum — é preciso laceá-la. Você não precisa utilizar uma jaqueta dura e desconfortável por muito tempo, fique tranquilo; existem diversos modos de laceá-la rapidamente. O mais simples deles? Utilize-a sempre que puder.
Passos
-
Vista a jaqueta. O couro ficará laceado com o tempo após o uso cotidiano. Se deseja tornar a jaqueta mais confortável rapidamente, utilize-a todos os dias!
- As atividades que exigem mais movimentos pressionam mais o couro e o laceiam mais rapidamente. Por exemplo, vestir a jaqueta para uma caminhada ou escalada a laceará mais do que ficar sentado na frente do computador com ela.
-
Vista a jaqueta mesmo quando não precisar dela. Além de utilizá-la ao sair de casa, vista-a quando normalmente não o faria (como ao andar pela casa) para acelerar o processo. Tome cuidado para não utilizá-la em atividades que possam rasgar ou danificar a jaqueta, entretanto. [1] X Fonte de pesquisa Utilizar a jaqueta nas atividades abaixo (entre outras) a laceará mais rapidamente:
- Se quiser acelerar o processo de laceamento, utilize a jaqueta ao dormir, desde que isso não seja desconfortável demais.
-
Experimente técnicas de desgaste pouco convencionais. Dependendo do tipo de couro, as jaquetas podem ser muito duráveis. Para lacear o tecido mais rapidamente, utilize algumas técnicas que vão além do uso cotidiano como: [2] X Fonte de pesquisa
- Dobrar a jaqueta e utilizá-la como travesseiro.
- Utilizar a jaqueta como cobertor.
- Fazer uma bola com a jaqueta e chutá-la.
- Utilizar a jaqueta como uma sacola (não carregue objetos pesados demais).
- Utilizar a jaqueta para alongar os braços e pernas.
-
Experimente abrasivos médios. Alguns especialistas em couro sugerem o uso de abrasivos para lacear e amolecer pontos muito rígidos no tecido. [3] X Fonte de pesquisa Ao optar por tal método, vá com calma e confira os resultados frequentemente. É difícil reparar o couro, logo, os danos podem ser permanentes.
- Dê preferência para abrasivos suaves como palha de aço, lixas d'água com gramatura alta ou escova de náilon. O uso de opções mais fortes como uma lixa d'água grossa pode desgastar demais o tecido.
- Desgaste as áreas das articulações (cotovelos e ombros) e os arredores das costuras. Lembre-se, entretanto, de que esse método desgastará o couro .
-
Utilize um hidratante de couro para remover a rigidez causada pelo ressecamento. Muitas pessoas se esquecem de que o couro é feito de pele animal e que pode endurecer e rachar ao ressecar (assim como a pele humana). Caso sua jaqueta esteja rígida, sem brilho ou rachada, um hidratante de couro deve protegê-la e torná-la mais confortável.
- O preço dos hidratantes varia de R$ 10,00 a R$ 100,00, dependendo do fabricante. [4] X Fonte de pesquisa As principais marcas no Brasil são: 3M, Drywash e Hidracouro.
- Sempre procure um hidratante adequado para o tipo de couro. O couro tem quatro principais fontes (boi, cordeiro, cabra e cavalo) e cada uma tem uma textura própria. Os hidratantes normalmente são formulados para um tipo específico. Os modelos mais leves são melhores para couros mais maleáveis como de cordeiro e cabra, enquanto os hidratantes mais pesados são melhores para couros de cavalo e boi.
Publicidade
-
Vista a jaqueta ao caminhar na garoa. É de conhecimento popular que o couro fica mais elástico quando molhado e, desde que você não exagere, é possível aproveitar a água para lacear uma jaqueta. Um modo fácil de se fazer isso (e praticar uma atividade física ao mesmo tempo) é caminhar com a jaqueta em uma garoa fina. As gotas devem umedecer a jaqueta o suficiente para torná-la maleável, não a ponto de danificá-la.
- Não utilize a jaqueta durante uma tempestade, pois o excesso de água pode manchar ou danificar o couro permanentemente.
-
Movimente-se com a jaqueta úmida. Antes que o couro seque, estique-o um pouco dobrando os cotovelos, girando os braços e movimentando os ombros. Se conseguir, corra, pule, faça flexões ou dance para esticar bem o couro sem rasgá-lo. Os movimentos são importantes: qualquer coisa que crie dobras nas articulações do couro será útil.
-
Deixe a jaqueta secar em você. Após sair da chuva, continue vestindo a jaqueta por mais algumas horas. Conforme a água evapora, o couro esticado encolherá lentamente até secar completamente. Como você está vestindo a jaqueta, ela encolherá em volta de seu corpo, assumindo um formato específico para você. [5] X Fonte de pesquisa
- Caso precise tirar a jaqueta antes dela secar, encha-a com um amontoado de roupas para que ela não encolha.
-
Caso não esteja chovendo, utilize uma garrafa spray. A água é o que importa, não o lugar de onde ela vem. Se não deseja esperar uma garoa, coloque um pouco de água em uma garrafa e borrife-a sobre a jaqueta. Vista-a enquanto ela seca e tome cuidado para não exagerar na água; a ideia é simular uma garoa, não uma tempestade.
- Caso você borrife água demais, remova o excesso com uma toalha. O couro não será danificado caso não fique molhado por tempo demais.
-
Se preferir, utilize uma toalha úmida. Umedeça uma toalha de rosto e torça-a para remover o excesso de água. Em seguida, passe a toalha sobre toda a jaqueta.Publicidade
-
Não encharque a jaqueta. Como já foi mencionado, o laceamento com umidade tem uma única ressalva: evite o excesso . Encharcar a jaqueta pode danificá-la gravemente. A jaqueta pode ficar mais rígida e ressecada quando a água secar por conta da remoção dos óleos naturais do couro pelo excesso de água. [6] X Fonte de pesquisa A prevenção é a melhor opção: evite que a jaqueta fique molhada demais.
- Tome cuidado caso alguém o instrua a colocar a jaqueta na máquina de lavar e secar. Por mais que a secadora evite que o couro passe muito tempo molhado (evitando danos permanentes), a jaqueta pode encolher e mudar de aparência ao ser lavada na máquina.
- Caso a jaqueta seja molhada por acidente, seque-a com uma toalha e aplique uma camada de hidratante de couro para repor os óleos naturais enquanto o tecido seca. [7] X Fonte de pesquisa
-
Não laceie a jaqueta com força excessiva. Por mais que o couro seja bastante durável, é difícil reverter os danos. Lembre-se disso ao lacear a jaqueta; ela deve resistir a certo desgaste, mas você nunca deve tentar nada que possa rasgar ou danificar o tecido. Ao experimentar qualquer técnica drástica, você pode danificar permanentemente a jaqueta.
- Saiba que as jaquetas de couro de cordeiro e cabra costumam ser mais macias e delicadas do que os modelos de boi e cavalo.
- Os rasgos nas costuras podem ser remendados, mas os rasgos no meio do couro podem ser mais difíceis de se remendar. Em alguns casos, você pode precisar de cola ou de um patch .
-
Não ignore a etiqueta de cuidados da jaqueta. Sempre que estiver na dúvida sobre como cuidar de uma peça de roupa, confira a etiqueta. Como cada jaqueta é diferente, as instruções de cuidado podem até mesmo contrariar as instruções contida no artigo. Na dúvida, siga as instruções da etiqueta, não os Métodos acima.Publicidade
Dicas
- Tenha paciência. O laceamento natural ocorre através de soluções graduais que esticam o couro com o tempo.
- De nada adianta ter uma jaqueta laceada e confortável se você não cuidar bem dela. Clique aqui para obter mais informações sobre como manter uma jaqueta de couro.
Publicidade
Avisos
- Tome cuidado para não causar danos irreparáveis na jaqueta ao tentar laceá-la.
Publicidade
Materiais Necessários
- Jaqueta
- Água
- Toalha de rosto
Referências
- ↑ http://www.mademan.com/mm/how-repair-tear-leather-jacket.html
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2009/12/08/tips-for-breaking-in-a-leather-jacket-the-schott-nyc-jacket-giveaway/
- ↑ http://www.artofmanliness.com/2009/12/08/tips-for-breaking-in-a-leather-jacket-the-schott-nyc-jacket-giveaway/
- ↑ http://www.chemicalguys.com/Leather_Care_Kit_16_oz_2_Pack_p/spi_109_16.htm
- ↑ http://www.whowhatwear.com/how-to-wear-in-leather-jacket-diy-hack/
- ↑ http://www.leathertherapy.com/pages/Rescuing-Wet-Leather.html
- ↑ http://www.leathertherapy.com/pages/Rescuing-Wet-Leather.html
Sobre este guia wikiHow
Esta página foi acessada 30 106 vezes.
Publicidade