Baixe em PDF Baixe em PDF

A viscose é uma fibra não estática facilmente tingível e feita de celulose vinda da madeira. Este tecido também é conhecido como "imitação de seda". Como a viscose tem um alto teor de absorção de líquidos (13%, comparado ao 8% do algodão) e uma profundidade de tons, ela permite que seja tingida com cores vibrantes e cheias de matizes diferentes. Apesar dessas vantagens, esse tecido pode exigir cuidados na hora da lavagem.

Método 1
Método 1 de 2:

Lavagem de roupas de viscose

Baixe em PDF
  1. [1] As roupas de viscose costumam ser delicadas, mas ainda assim podem sem lavadas na máquina, desde que se observe os cuidados necessários. Há também itens que devem ser lavados à mão. De qualquer forma, para evitar que suas roupas de viscose acabem rasgadas, desbotadas ou permanentemente danificadas, sempre siga as instruções da etiqueta.
    • Apesar deste artigo trazer dicas sobre como lavar à mão e na máquina, sempre prefira as instruções da etiqueta de determinada roupa. As informações que constam neste texto procuram dar uma orientação geral, mas pode ser que o seu item exija cuidados mais específicos.
  2. [2] É sempre mais garantido lavar à mão do que na máquina. A viscose torna-se mais frágil quando molhada, e as chances de danos diminuem se estiver sendo lavada à mão. Use um sabão de coco para roupas delicadas, sabão de coco comum ou sabão em pó diluído na água. Massageie o sabão no tecido até que a espuma se espalhe uniformemente. Lave com cuidado para não esticar demais ou rasgar o tecido.
    • Nunca torça ou esprema com força, pois você pode acabar rompendo as fibras delicadas do tecido. Em vez disso, dê um chacoalhão e deixe secar naturalmente.
  3. Caso a sua roupa possa ser lavada na máquina, não a misture com itens de outros tecidos. Por exemplo, o jeans pode acabar rasgando e gastando a viscose durante a lavagem.
    • Para garantir bons resultados, é melhor usar um sabão para roupas delicadas.
  4. Procure sacos que vêm com zíper. Antigamente, colocavam-se as roupas delicadas dentro de fronhas de travesseiro. O saco vai impedir o contato direto da viscose com outros tecidos, evitando que ela rasgue.
  5. Depois de lavar, chacoalhe cada item de viscose separadamente para tirar um pouco do excesso de água. Desamasse o tecido com as mãos e estenda no varal. Cuidado com varais de metal, pois eles podem enferrujar e estragar suas roupas.
    • Caso não haja um varal à disposição, pode-se também deixar a roupa estendida em cima de uma superfície plana.
  6. Suas roupas de viscose podem acabar encolhendo e durando menos por causa da secadora. [3] Caso tenha mesmo que usá-la, diminua o estrago deixando a máquina na temperatura mais baixa.
  7. Caso não tome esse cuidado, o calor do ferro pode queimar e derreter as fibras do tecido, deixando aquele aspecto "plastificado" permanentemente. [4] E é melhor passar a roupa enquanto ela ainda está um pouco úmida.
    • Caso a roupa não possa ser virada do avesso, coloque um outro tecido entre o ferro e a viscose para proteger o tecido.
    Publicidade
Método 2
Método 2 de 2:

Lavando tapetes de viscose

Baixe em PDF
  1. [5] A viscose é uma fibra frágil e desbota facilmente. Por isso, é fácil danificar ou desbotar o tapete na hora de limpá-lo sem orientação e produtos profissionais. Evite danos permanentes.
  2. O objetivo é retirar a sujeira sem molhá-lo. Uma ideia é estendê-lo e dar pancadinhas com uma vara para retirar o pó e a sujeira.
  3. Depois de chacoalhar o tapete, passe aspirador para retirar as sujeiras mais teimosas. Passe o aspirador várias vezes tanto no sentido das fibras como no sentido contrário a elas, deixando o aparelho por mais tempo nas áreas mais sujas.
    • Se possível, use um bocal com uma escova com cerdas delicadas para não rasgar as fibras de viscose. [6]
  4. Prefira um cômodo com piso de cerâmica ou outro de fácil limpeza. Será preciso esfregar um pouco o tapete e talvez um pouco da tinta dele acabe saindo. Confira se não há nada por perto que possa acabar manchando com essa tinta.
  5. A água deve estar morna e com algumas gotas de sabão líquido. Use a menor quantidade possível de sabão para não ter que enxaguar depois — quanto menos água for usada, menores os riscos da tinta desbotar. Você pode usar uma escova para limpar vidros ou outra mais macia. Esfregue as partes mais sujas com cuidado para não danificar as fibras delicadas da viscose.
    • É uma boa ideia testar a solução de água e sabão em uma pequena e discreta parte do tapete antes de limpá-lo. Assim você pode conferir se a solução de limpeza não vai manchar o tapete.
  6. As fibras de viscose ficam amareladas quando molhadas. Para evitar esse problema, depois de limpar com água morna e sabão, passe uma mistura de água com vinagre. O ácido acético presente no vinagre evita que o tapete fique muito amarelado.
  7. Desta forma é possível remover o excesso de líquido.
    • Ao passar o aspirador, evite bocais que possam danificar as fibras delicadas da viscose.
  8. As fibras de viscose endurecem durante a secagem, podendo deixar alguns caroços. Ao borrifar amaciante diluído, pode-se diminuir esse problema.
    • Mesmo borrifando o amaciante, pode sobrar um caroço aqui e outro ali. Desembarace as fibras com cuidado, com as mãos.
  9. Desta forma ele vai ficar menos amarelado na parte da frente devido ao processo de secagem das fibras. Deixe o tapete em uma superfície limpa e plana.
  10. Esse cuidado é necessário para evitar que a tinta que pode se soltar acabe manchando outros itens. Cuidado extra com tecidos claros: manchas causadas pela tinta que sai do tapete podem ser permanentes.
    Publicidade

Materiais Necessários

Roupas de Viscose (também conhecidas como “rayon”)

  • Sabão de coco para roupas delicadas;
  • Tanque para lavar à mão;
  • Máquina/secadora/sacos para lavar roupas delicadas (caso decida lavar e secar na máquina);
  • Varal.

Tapetes de viscose

  • Água morna;
  • Sabão líquido;
  • Aspirador de pó que possa aspirar líquidos também;
  • Bocal para aspirador com cerdas macias;
  • Vinagre;
  • Amaciante de roupas e borrifador (opcional).

Sobre este guia wikiHow

Esta página foi acessada 77 268 vezes.

Este artigo foi útil?

Publicidade